Pisos aquecidos a água sob ladrilhos: instruções de instalação passo a passo

Estes sistemas de aquecimento não possuem o método de instalação mais fácil e não são aceitáveis ​​em todos os lugares.Pisos aquecidos a água sob ladrilhos são mais frequentemente instalados por proprietários de casas particulares e chalés. Esta é uma opção cómoda e estética para o aquecimento de uma casa, que pode ser utilizada como método de aquecimento principal ou adicional.

O artigo que propomos descreve detalhadamente as regras para o projeto e construção de sistemas de piso radiante com refrigerante de água. Diremos a você como instalar o próprio sistema de aquecimento e, em seguida, colocar ladrilhos sobre ele. Tendo em conta os nossos conselhos, o resultado será perfeito.

Especificações e princípio de operação

Um piso aquecido a água consiste em tubos estreitos colocados em uma mesa de acordo com um determinado padrão. Os tubos são conectados a um coletor e o coletor a um dispositivo de aquecimento, geralmente uma caldeira. A água quente flui pelo circuito, que aquece o revestimento do piso e depois o ar do ambiente.

A peculiaridade de um piso aquecido a água é que sua instalação geralmente requer obras “úmidas”, ou seja, preenchendo a mesa. Além disso, as normas técnicas não recomendam categoricamente a instalação de tais sistemas em edifícios de vários andares. Mas para proprietários de construção de habitação privada, esta opção pode ser muito atrativa.

Apesar das dificuldades de instalação, o custo de operação de um piso d'água, se devidamente calculado e implementado, será visivelmente menor do que os análogos elétricos. A água nesse sistema não deve ser muito aquecida, cerca de 30-40 graus.Ao mesmo tempo, a sala aquece uniformemente e a perda de calor é mínima.

Regras de projeto e cálculo

Como qualquer obra, a instalação de piso aquecido a água deve começar com um projeto. Uma folha de caderno normal com padrão xadrez é adequada para isso. Recomenda-se manter com a maior precisão possível a escala de cada sala em que tal sistema será instalado.

Primeiramente, deve-se traçar o contorno do ambiente, marcando a porta, janelas, parede externa e outros elementos semelhantes. Se a sala for grande e forem planejadas juntas de descompressão, elas também deverão ser refletidas no plano.

O tubo do piso radiante não deve coincidir com essa linha. Se houver uma interseção, a seção do tubo nesta seção deverá ser escondida sob um pedaço de tubo corrugado protetor. Ele é colocado em cima do tubo de piso aquecido.

Diagrama de piso aquecido a água
Este diagrama mostra em detalhes todas as camadas e elementos de um piso aquecido a água: fita amortecedora, isolamento, tubos, betonilha, revestimento de piso

Depois disso, a planta indica o local de instalação dos móveis fixos que se ajustam perfeitamente ao chão. Não faz sentido instalar um circuito de aquecimento nestes locais. Isto pode até criar tensão desnecessária no circuito de aquecimento.

O plano deve ser salvo e usado sempre que o ambiente for reformado ou a mobília for reorganizada. Agora você deve escolher um local conveniente para colocar o gabinete múltiplo.

Depois disso, você precisa decidir sobre o layout da tubulação e desenhá-la na planta, levando em consideração alguns requisitos:

  1. O comprimento de um circuito, ou seja, o tubo conectado ao coletor não deve ter mais de 100-120 metros lineares.
  2. O comprimento dos circuitos individuais conectados a um coletor comum deve ser aproximadamente o mesmo, a diferença não deve ultrapassar 15 m.
  3. A distância entre os tubos do circuito deve ser de 150 mm, mas para áreas com clima rigoroso de inverno, o passo pode ser ligeiramente reduzido para aumentar a intensidade de aquecimento.
  4. Não se deve colocar o tubo diretamente ao longo da parede, é necessário fazer um recuo de aproximadamente 150-300 mm.
  5. O circuito deve consistir em um tubo sólido; amarrações, torções, soldas e quaisquer outras conexões são inaceitáveis.

Cálculo do número de tubos e elaboração pode ser confiado a um engenheiro profissional que levará em consideração não só as características do sistema, mas também as características do equipamento de aquecimento. Uma maneira mais fácil é usar um programa especial ou calculadora online projetada especificamente para tais fins.

Esses programas usam uma determinada versão de referência de um piso aquecido a água como amostra e a corrigem usando fatores de correção dependendo de parâmetros específicos. Será necessário inserir informações sobre o diâmetro e material dos tubos, passo de instalação, características do revestimento do piso, betonilha, etc.

Esquema para tubos de piso aquecido a água
Este diagrama mostra três opções para instalar tubos de piso aquecido a água. Se o fluxo quente e o “retorno” forem colocados em paralelo (a primeira e a terceira opções), o piso aquecerá uniformemente

A disposição dos tubos do piso radiante é efectuada de acordo com dois esquemas principais: “cobra” ou “caracol”. “Caracol” é o preferido. Neste caso, os tubos através dos quais a água quente entra no sistema são colocados paralelamente aos tubos através dos quais o refrigerante resfriado se move. Com isso, parte do calor das áreas quentes é transferida para a parte resfriada do circuito, o que garante um aquecimento mais uniforme do ambiente.

“Snake” é um esquema de colocação sequencial de tubos, mais adequado para salas com área pequena. Às vezes, ambos os esquemas de layout são usados: em grandes áreas - um “caracol”, e em áreas pequenas, por exemplo, em um corredor curto, em um banheiro, uma “cobra” é usada. Também faz sentido esclarecer as características da caldeira da qual será fornecido o refrigerante.

O piso aquecido não deve ser aquecido a mais de 30-40 graus, esta é aproximadamente a temperatura do meio de aquecimento. Alguns modelos de caldeiras são projetados para temperaturas mais elevadas. O equipamento pode precisar ser ajustado ou completamente substituído.

Com regras para cálculo de tubos, escolha de material e determinação da etapa de assentamento Leia o artigo, inteiramente dedicado à concepção de sistemas de piso radiante a água.

Etapas de instalação do sistema

Normalmente, os trabalhos de colocação de pisos aquecidos a água são realizados na seguinte ordem:

  1. Remoção de piso antigo.
  2. Limpeza e nivelamento da base.
  3. Instalação de fita amortecedora.
  4. Colocação de isolamento térmico.
  5. Instalação de filme reflexivo.
  6. Colocação de tubos de acordo com esquema previamente traçado.
  7. Derramando betonilha.
  8. Colocação de piso.

Razão para instalação de pisos de água Não é difícil se preparar para os ladrilhos. É necessário remover todas as camadas desnecessárias se se trata de desmontar o piso antigo. Depois disso, a superfície deve ser nivelada, por exemplo, as depressões e fissuras devem ser seladas com argamassa de reparo. Depois disso, são removidos o pó e outros contaminantes: manchas de graxa, tinta, etc.

É claro que os resultados do trabalho não serão visíveis após a instalação do sistema de piso aquecido, mas ainda assim a preparação da base deve ser nivelada da melhor forma possível. Desníveis e sujeira podem prejudicar a qualidade da instalação posterior.

Uma fita amortecedora especial é colocada ao longo das paredes.Alguns artesãos inexperientes simplesmente encostam o material na parede, esperando que o vazamento subsequente o pressione firmemente contra a superfície.

Erros ao instalar pisos aquecidos a água
Desvantagens na instalação de piso aquecido a água: o filme é cortado rente à parede e não colocado sob o isolamento térmico, a fita amortecedora simplesmente fica ao longo das paredes, não é fixada

Essa tática não se justifica: formam-se vazios entre a fita e a parede e o material fica deformado. A fita deve ser fixada na parede com parafusos auto-roscantes para que fique bem ajustada e mantenha a posição correta. A espuma de poliestireno extrudado é frequentemente usada como material de isolamento térmico.

Este é um material confiável que vem na forma de placas com juntas convenientes. Se a base sobre a qual as lajes são assentadas estiver nivelada, elas não oscilarão após o assentamento. Um filme reflexivo é colocado no topo. É muito cómodo se estiver equipado com marcações que facilitem a colocação dos tubos.

Pode ser usado mais opções modernas de isolamento, projetado especificamente para a colocação de pisos aquecidos. Na superfície de tais materiais existem reentrâncias especiais que facilitam significativamente a colocação de tubos. Nenhum filme é necessário para tal isolamento.

Instalação correta de pisos aquecidos a água
Um exemplo da instalação correta de filme e fita amortecedora sob um piso aquecido a água: o filme está bem preso sob o isolamento, a fita se ajusta perfeitamente à parede

Não corte o filme rente à parede. O material é colocado sob uma camada de material isolante térmico para que fique levemente esticado e não se mova. Você precisa colocar uma grade de montagem no filme, após a qual você pode começar a colocar os tubos.

Mais frequentemente usado para pisos aquecidos tubos de metal-plástico, como o mais confiável e relativamente barato. Eles também são usados ​​ativamente na construção de sistemas de aquecimento de piso. tubos de polietileno reticulado e tubos macios de cobre.

Os tubos são colocados na grelha de acordo com o projecto previamente elaborado e fixados com pinças plásticas normais em incrementos de cerca de um metro. Não prenda os tubos à malha com muita força. Quando expostos ao calor, podem expandir-se ligeiramente e, quando resfriados, podem contrair-se. Você precisa deixar um pouco de espaço para esse processo.

Colocação de tubos para pisos aquecidos a água
Esta foto mostra a colocação correta de tubos de piso aquecido a água: a distância entre eles é mantida com exatidão, as estruturas são cuidadosamente dobradas no ângulo correto

Ao colocar bobinas, você deve observar cuidadosamente distância entre tubos e distância da parede. Se essas distâncias “caminharem”, no futuro o piso será aquecido de forma desigual.As sobrecargas logo levarão a falhas no sistema e os reparos serão bastante caros.

Instalação descuidada de tubos de piso aquecido a água
Este é um exemplo de instalação descuidada de tubos de piso aquecido a água: as curvas não são claras, a distância entre os tubos em certas áreas flutua visivelmente

Agora você precisa instalar o coletor e conectar a ele o circuito de piso aquecido. Você mesmo pode montar este dispositivo, mas será mais fácil e barato comprar um modelo pronto. Parece unidade de mistura múltipla como um armário elegante, no seu interior existem comandos para o sistema de piso radiante e conectores para ligação de tubos.

Diagrama do coletor de piso aquecido a água
Este diagrama mostra a localização do coletor e do piso aquecido a água no sistema de aquecimento autônomo de uma casa particular ou chalé

Cada circuito é conectado duas vezes ao coletor: ao orifício por onde fluirá a água quente e ao conector de saída projetado para retornar o refrigerante resfriado ao trocador de calor da caldeira. Os tubos são fixados com porcas de fixação especiais, fornecidas com o coletor.

Obviamente, o coletor deve ser conectado à caldeira de aquecimento de acordo com as instruções do fabricante. Antes de despejar, você deve verificar o funcionamento do novo sistema de piso aquecido, ou seja, realizar testes de pressão.

Para isso, ligue a caldeira e forneça água quente ao sistema sob pressão 50% superior à norma de funcionamento. O sistema deve permanecer neste estado por aproximadamente duas horas.

Neste momento é necessário inspecionar as tubulações e identificar deficiências, por exemplo:

  • locais onde o tubo é fixado com braçadeira de fixação;
  • a presença de vazamentos na junção da tubulação com outros elementos do sistema;
  • violação da integridade do circuito de aquecimento.

Se forem encontradas deficiências, elas deverão ser eliminadas e, em seguida, o sistema deverá ser testado novamente quanto à pressão.Depois disso, você pode começar a despejar a betonilha. Durante o processo, os tubos colocados devem ser manuseados com muito cuidado para não movê-los ou danificá-los acidentalmente.

Proteção de tubos de piso aquecido a água
Após a fixação dos tubos do piso aquecido a água, eles devem ser cobertos com algum tipo de material protetor para evitar danos acidentais.

Para preparar a solução, devem ser utilizadas misturas especiais de construção secas destinadas à instalação de pisos aquecidos. Tais composições são projetadas para um processo de aquecimento constante de estruturas colocadas na espessura da betonilha. A embalagem do CCC costuma indicar o método de seu preparo, que deve ser seguido.

Um ponto importante é o prazo de validade da composição acabada. Este período de tempo deve ser levado em consideração na execução do trabalho. Antes do vazamento, os tubos são enchidos com água fria para compensar a pressão da composição e evitar deformações.

Grossura laços sobre tubos deve ter cerca de três centímetros. Agora é necessário aguardar a secagem completa da betonilha para só então iniciar o assentamento do piso.

Betonilha de piso aquecido a água
Para preparar a solução, utilize SSS especial destinado à instalação de pisos aquecidos a água. A camada de betonilha acima dos tubos deve ter pelo menos três centímetros

As nuances da colocação de pisos

O processo de instalação deste piso não é tão complicado, mas requer atenção e estrito cumprimento da tecnologia. Aqui também você precisa começar com um projeto, escolher um design e um layout de elementos individuais.

Este pode ser o método horizontal usual, ou uma versão diagonal, ou mesmo pinturas inteiras feitas de azulejos. Quanto mais complexo o design, mais elementos terão que ser cortados.

Nem sempre é possível colocar apenas ladrilhos inteiros.É necessário planejar o layout de forma que os elementos recortados não fiquem à vista: no canto mais distante, embaixo dos móveis, etc.

Para determinar quantas peças são necessárias para uma sala específica, você pode usar uma das calculadoras online. Isso é mais conveniente, embora você possa realizar cálculos manualmente usando um plano elaborado.

Para o piso, deve-se escolher ladrilhos com superfície rugosa. Um ponto importante é a classe de abrasão do material. Quanto mais pessoas e com mais frequência visitam as instalações, maior deve ser este indicador. Ao comprar, você deve considerar não apenas o design, mas também o número do lote. Todos os pacotes de peças devem ser do mesmo lote.

Elementos com o mesmo design de lotes diferentes podem diferir na tonalidade. A diferença é pequena, mas após a instalação ficará óbvia. Mesmo após o início da instalação, você deve guardar a embalagem com o número do lote, caso precise adquirir mais itens.

Além dos ladrilhos, é necessário adquirir adesivo para ladrilhos, espátula dentada para aplicação, batentes plásticos em forma de cruz, primer e rejunte. As ferramentas que você também pode precisar são uma espátula comum, uma espátula de borracha para rejunte, um pano, uma fita métrica e um nível de construção, cortador de azulejos e assim por diante.

Se colocação de pisos aquecidos feito corretamente, a base dos ladrilhos ficará lisa e limpa. Deve ser tratado com primer de acordo com as instruções e aguardar a secagem. Depois disso, proceda diretamente ao assentamento dos ladrilhos. Eles começam no canto ou no centro, ou seja, das áreas mais visíveis.

Primeiro você precisa fazer marcações na base.Para fazer isso, desenhe uma linha reta no centro da sala paralela à parede mais longa e, novamente no centro, desenhe uma linha perpendicular à primeira. Na porta, um bloco limitador de madeira está pregado no chão.

Coloque uma pequena quantidade de adesivo para azulejos no verso de um ladrilho individual e espalhe sobre a superfície com uma espátula dentada. Às vezes é mais conveniente aplicar cola não no ladrilho, mas na base, cerca de um metro quadrado, para que a cola não seque.

Colocação de pisos
Os ladrilhos são colocados sobre uma camada de cola e a distância entre os elementos individuais é fixada com divisórias em forma de cruz

O ladrilho é colocado no lugar e levemente pressionado contra a base. Os restantes elementos são colocados da mesma forma. Paradas especiais em forma de cruz são colocadas entre os ladrilhos. Eles ajudam a manter a mesma distância entre os elementos individuais em toda a área.

Assim que a primeira linha estiver disposta, você deve verificar cuidadosamente o nível dos ladrilhos usando um nível de construção. Esta verificação é realizada constantemente para garantir que todo o piso esteja perfeitamente nivelado. Se houver ralo na sala, os ladrilhos são colocados com uma ligeira inclinação em direção ao ralo.

Nível do piso
A qualidade do assentamento dos pisos deve ser constantemente verificada por meio de um nível de edifício para ajustar a posição dos elementos, se necessário

Este ponto geralmente é levado em consideração no assentamento da base dos ladrilhos. Depois de colocados todos os ladrilhos, é necessário aguardar pelo menos 12 horas para que o adesivo para ladrilhos tenha tempo de secar. Agora você pode remover as divisórias e começar a rejuntar as juntas. A composição pode combinar com o ladrilho ou em cor contrastante, tudo depende do desenho.

O rejunte é aplicado em pequenas porções na área da costura e friccionado com espátula de borracha especial, os movimentos devem ser cruzados, direcionados em diferentes direções. O restante do rejunte é removido imediatamente da superfície com um pano, por exemplo, microfibra.

Quando a argamassa estiver um pouco endurecida, é necessário verificar o preenchimento da costura. Caso o material de rejuntamento não seja suficiente, deve-se repetir o rejuntamento nesta área.

Você aprenderá como instalar pisos aquecidos sob linóleo em próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções detalhadas para a instalação de piso aquecido a água são apresentadas no vídeo a seguir:

O processo de assentamento de pisos cerâmicos pode ser visto aqui:

Os pisos aquecidos a água são um sistema de aquecimento confiável e conveniente que permite tornar sua casa confortável e aconchegante. Se instalado corretamente, servirá perfeitamente ao seu propósito por muitos anos. O piso cerâmico pode ser considerado a melhor escolha para combinação com piso radiante deste tipo.

Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis sobre o tema do artigo e fotografias exclusivas. Talvez sua postagem forneça assistência eficaz aos visitantes do site.

Comentários dos visitantes
  1. Alexandre

    Pisos quentes são uma coisa boa. Mas será difícil prescindir de designers, construtores e finalizadores. O principal é fazer o cálculo certo para não pegar a cabeça depois. Você mesmo pode fazer a instalação, mas também não deve se apressar. Você também pode colocar os ladrilhos sozinho, embora haja muitas nuances aqui.Em geral o material é apresentado com competência, está tudo arrumado nas prateleiras, mas se você não tem experiência é melhor contratar uma pessoa experiente que fará tudo como deve.

  2. Sergei

    Fiz para mim um piso aquecido no corredor, banheiro e cozinha. Tive que jogar fora o piso de madeira das vigas, o que liberou 15 cm de espaço. Para não aumentar muito a carga nas lajes de concreto, coloquei espuma de poliestireno extrudado de alta densidade e, em seguida, filme de montagem, tubos e betonilha. Ladrilhos cerâmicos por cima. Defino o refrigerante no chão para 35ºC, a superfície aquece completamente a uma temperatura de 28-30ºC por cerca de um dia, mas então é uma felicidade completa. As telhas conduzem melhor o calor.
    E em vão deixei a bateria na cozinha. Lá não é necessário, quando o chão está funcionando eu desligo. Quero tirá-lo e espalhar as costelas em outros cômodos.

  3. Alexandre

    Objeções: 1. O regime de temperatura do piso aquecido é de pelo menos 45-35, e de preferência 55-45. A espessura da betonilha (a partir do topo do tubo) é de 4,5-5,0 cm.O passo clássico de colocação do tubo é de 20 cm. Então para 1m2 de piso são necessários 5m de tubo. Fácil de contar ao fazer cálculos. Esqueci das juntas de dilatação. Os pisos quentes sempre foram considerados um aquecimento confortável e para que substituam completamente o aquecimento do radiador, a casa deve estar bem isolada. Artigo superficial.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica