Os melhores cortadores de azulejos em 2023 em termos de relação preço e qualidade: TOP 10

Ainda há 20 anos, os ladrilhos eram cortados com um alicate comum e um rolo de metal duro. Tudo isso era feito à mão, muitas vezes suspenso ou no chão. O material era barato e o método justificado.

Para cerâmicas caras, é melhor usar um cortador de azulejos. Dessa forma, você pode cortar com a maior precisão e rapidez possível. Às vezes, especialmente para materiais grossos e de grande formato, essa é a única maneira de aparar corretamente a borda, como dizem, no tamanho certo.

Cortador de azulejos

O que procurar ao escolher

Existem muitos modelos de ferramentas especializadas para corte de cerâmica. Portanto, para decidir qual cortador de azulejos é melhor comprar, você deve comparar ferramentas de diferentes fabricantes. Não adianta comprar o primeiro equipamento que você encontra ou o modelo top que você gosta em um anúncio, como fazem muitos compradores. Os melhores cortadores de azulejos raramente aparecem na publicidade, a procura por eles permanece constante mesmo sem técnicas de marketing.

Qual é a diferença fundamental entre os modelos de cortadores de azulejos:

  1. Design e peso da estrutura.
  2. Tipo de acionamento, manual ou elétrico.
  3. O método de corte e o desenho da peça de corte.

Cada modelo tem seus segredinhos que melhoram o trabalho com os ladrilhos. Por exemplo, o método de fixação e marcação do material, a utilização de uma soleira para quebra.

O melhor cortador de azulejos

Os cortadores de azulejos são divididos em manuais e elétricos. Além disso, você também pode encontrar uma divisão condicional em modelos portáteis e de mesa.Em teoria, os dispositivos de mesa podem ser portáteis, mas na realidade são estruturas mais pesadas e poderosas, projetadas para funcionar com uma equipe de várias pessoas. Para não se confundir, observe que um dispositivo desktop quase sempre é equipado com acionamento elétrico.

Cortador de azulejos de mesa

Características de design de cortadores de azulejos de mesa

Os melhores cortadores elétricos de azulejos usam um disco de corte montado em um suporte móvel como ferramenta de trabalho. O ladrilho é cortado completamente em toda a profundidade do corte ou um corte é feito em uma profundidade rasa ao longo de todo o comprimento da marcação. Tudo depende do poder do modelo. Normalmente, os cortadores de azulejos portáteis usam tecnologia de corte parcial ou meio corte, enquanto os azulejos de corte total são usados ​​em modelos de mesa e máquinas de corte de pedra.

Para o corte de ladrilhos grossos de grés porcelanato ou pedra natural, utilizam-se discos com pó de diamante e vulcanita padrão. Freqüentemente completo com resfriamento a água da aresta de corte.

O uso de água não é uma vantagem significativa - tais estruturas muitas vezes falham devido a problemas de resfriamento e são difíceis de manter. Mas a água permite reduzir o desgaste do disco, aumentar a velocidade de corte e, o mais importante, evitar a formação de fissuras por superaquecimento. Portanto, faz sentido adquirir um cortador de azulejos refrigerado a água para grandes volumes ou para serrar ladrilhos pesados ​​​​de fachadas.

Que tipos de cortadores de azulejos portáteis existem?

Esta categoria inclui todos os modelos cujo design permite transportar e armazenar o instrumento em estojos, bolsas ou caixas especiais. Esta análise também inclui modelos alimentados por bateria.Nesses dispositivos costuma-se utilizar uma ferramenta de disco diamantado, que só pode fazer um pequeno corte, após o qual o ladrilho pode ser quebrado de acordo com as marcações.

Todos os outros cortadores de azulejos portáteis são manuais. Para cortar ladrilhos, é necessário acionar manualmente a alavanca com a cabeça de corte. Normalmente, a ferramenta de corte é um rolo de metal duro montado em um rolamento ou bucha. Não há muita diferença, mas é geralmente aceito que um cortador de ladrilhos com rolamento oferece maior precisão e profundidade de corte.

O segundo ponto importante é o desenho e o material da moldura com travessa guia (monotrilho), sobre a qual repousa a cabeça enquanto o rolo passa sobre a superfície do revestimento cerâmico. É melhor se for de ferro fundido ou aço, mas você pode encontrar bons cortadores de azulejos com base de alumínio ou estampada.

Cortadores de azulejos portáteis

Um bom cortador de azulejos deve atender aos seguintes requisitos:

  1. A base (laje) é o mais rígida possível. Não precisa ser de ferro fundido, mas não deve haver deformação no corte de ladrilhos de espessura máxima.
  2. O rolo não deve escorregar ou desviar-se da marcação quando a alavanca é pressionada. Se for usado um ajuste de bucha em vez de um rolamento, todas as peças do suporte de rotação deverão ser metálicas (bronze, latão ou aço).
  3. Comprimento correto da alavanca e do elo de transmissão. Quanto maior for a força exercida na alavanca do cortador de azulejos, pior será a qualidade do corte.

Muitas vezes, devido à alavanca “pesada”, um cortador de azulejos portátil deve ser instalado no chão para que você possa cortar apoiando-se no acionamento com todo o corpo. É claro que a qualidade diminui, e se precisar cortar ladrilhos com relevo pode acabar com defeito.

Também é desejável ter uma borda de suporte especial, na qual o ladrilho seja lascado com um golpe forte, mas suave, na superfície.Além de moldura quadrada e revestimento especial emborrachado na placa de base.

Classificação dos melhores cortadores de azulejos portáteis

A maioria dos modelos é feita no formato de laje com arranjo aéreo de um monotrilho ou travessia dupla. Neste caso, deve-se cortar com alavanca em pequenos “pontos”, depois de apoiar a outra mão no ladrilho.

Ao comprar um cortador manual de azulejos você precisa prestar atenção a:

  1. Plano de referência. Você não precisa verificar com um nível, mas precisa aplicar uma régua de encanador padrão na superfície. Se houver algum comentário sobre o plano (ondas ou deflexão), o ladrilho irá rachar na primeira vez que você tentar cortá-lo.
  2. Os suportes para monotrilho ou travessas duplas devem ser apenas fundidos, metálicos ou plásticos, não importa.
  3. O monotrilho deve ser preferencialmente cromado, alumínio maciço ou aço. No processo de corte de ladrilhos, representa até 60% da carga total.

Além disso, é preciso estar atento à qualidade de fixação do rolo de corte. Geralmente há uma ranhura abaixo da linha de corte. Portanto, o rolo e a ranhura devem estar no mesmo plano estritamente vertical.

Quinto lugar – BISON “EXPERT” 33193-50

A ferramenta é fabricada na China, mas a julgar pela qualidade do processamento do material da cama e do monotrilho, podemos dizer que o cortador de azulejos é feito com equipamentos de engenharia completos, máquinas de fundição e retificadoras. Isso significa que o projeto foi projetado para uso constante, cargas pesadas e forças de corte significativas.

ESPECIALISTA EM BISON 33193-50

Características distintivas do BISON:

  1. Base maciça – peso da ferramenta 5,8 kg.
  2. O elemento de corte é um rolo de metal duro.
  3. Utilização de rolamentos na cabeça de corte.
  4. Dimensões 500x150x150mm.
  5. A espessura máxima do ladrilho é de 16 mm.

A cabeça com o rolo se move ao longo dos ladrilhos por meio de um monotrilho.Resistente o suficiente para evitar que a lâmina de corte escorregue em ladrilhos elevados.

ESPECIALISTA EM BISON 33193-50 (1)

No geral, o cortador de azulejos é uma ferramenta confiável e moderadamente conveniente. Mesmo se você cortar várias dezenas de ladrilhos todos os dias. BISON é frequentemente referido como equipamento profissional para corte de cerâmica folheada, mas isso não é inteiramente verdade.

ESPECIALISTA EM BISON 33193-50 (2)

De acordo com as avaliações, o BISON muitas vezes acaba no balcão em uma forma “crua” - as porcas não estão totalmente apertadas, o curso do carro está mal ajustado. O dispositivo não apresenta defeitos de design, mas a qualidade de construção pode ser ruim. Portanto, ao adquirir um cortador de azulejos, você precisa estar preparado para o fato de que algumas peças e peças da ferramenta precisarão ser desmontadas e remontadas. Isso não é um defeito, você só precisa gastar um pouco de tempo configurando e calibrando o cabeçote de corte, e a máquina cortará os ladrilhos praticamente sem problemas.

O preço do dispositivo é de 6.500 rublos.

Quarto lugar – BOSCH PTC 640

Apresenta um design incomum com uma cama larga e um monotrilho duplo. O projeto utiliza um rolo de corte com diâmetro de 20 mm feito de carboneto de titânio. Esta ferramenta pode cortar como manteiga qualquer ladrilho com até 12 mm de espessura. Todos os componentes e peças do cortador de azulejos funcionam perfeitamente, sem folgas.

BOSCH PTC 640

O comprimento do curso da aresta de corte ao longo da base é de 640 mm. Você pode notar o design cuidadosamente pensado, a localização da fixação da placa de base e a alavanca do cortador de azulejos. A única coisa que nos confunde é que o aparelho pesa demais – 9,1 kg. Normalmente, os modelos manuais pesam no máximo 7 a 8 kg. A espessura máxima da cerâmica cortada é muito pequena para uma ferramenta profissional.

Esta é antes uma ferramenta para um ladrilhador amador, mas de boa qualidade.A força da alavanca é moderada, por isso depois de fazer várias dezenas de cortes ainda sobra tempo e energia para colocar os ladrilhos nas paredes.

Além disso, o BOSCH PTC 640 é um dispositivo conveniente para quebrar ladrilhos ao longo da linha de corte.

O custo da ferramenta é de 18 mil rublos.

Terceiro lugar – RUBI SPEED 62 N

A ferramenta é bastante pesada devido à base reforçada e ao acionamento do cabeçote de corte. O peso total é de 7,5 kg, o que é a média para uma ferramenta de boa qualidade. Dimensões – 785x220x270 mm.

VELOCIDADE RUBI 62 N

É produzido em quantidades limitadas na Espanha, a maior parte sob licença na China.

Características principais:

  1. O elemento de corte é um rolo de carboneto de tungstênio de 20x1,5 mm.
  2. A espessura máxima do ladrilho é de 15 mm.
  3. Comprimento da linha de corte – 630 mm.

Para um corte diagonal, você pode usar ladrilhos de tamanho não superior a 440x440 mm.

A base do cortador de azulejos é feita de liga de alumínio com inserto. Dois tubos de aço cromados de paredes finas são usados ​​como guia. Podemos notar a alta qualidade do acionamento mecânico e do rolo de metal duro.

O cortador de azulejos não pertence à classe das ferramentas profissionais, mas em termos de vida útil e qualidade de corte não é inferior aos melhores modelos da classe profissional.

A única desvantagem que podemos notar é o alto custo do cortador de azulejos - 32.000 rublos.

Segundo lugar – STAYER PROFI 3318-60

O design foi desenvolvido na Alemanha, mas a produção é realizada em instalações de produção na China. Portanto, o cortador de azulejos revelou-se conveniente, mas a qualidade de construção pode variar mesmo dentro do mesmo lote.

STAYER PROFI 3318-60

Projetado para o corte manual de ladrilhos de até 16 mm de espessura com linha de corte não superior a 600 mm.A alavanca e a cabeça de corte são montadas em rolamentos deslizantes, portanto a vida útil da ferramenta é bastante longa. A força na alavanca não passa de 10 kg, mas à medida que o rolo se desgasta, a carga deve ser aumentada.

PERFIL DE ESTADIA

O preço não excede 5.000 rublos.

Primeiro lugar – Intertool HT0365

Ferramenta económica mas de elevada qualidade para o corte de ladrilhos cerâmicos esmaltados até 12 mm de espessura. A maior parte da estrutura é feita de metal, estampado e fundido. Em termos de relação qualidade-preço, este é um dos melhores modelos para uso doméstico.

Interferramenta HT0365

Uma característica distintiva da ferramenta é o uso de rolamentos reforçados, suportes mais potentes para travessias duplas e uma alça de acionamento do cabeçote especialmente configurada. Segundo o fabricante, esse design garante uma prensagem uniforme dos ladrilhos sobre a base emborrachada, o que evita perfurações acidentais.

A ferramenta é bastante leve - 6,8 kg, permite corte de materiais de até 500 mm de largura. O preço de um cortador de azulejos é de 4.000 a 4.500 rublos.

Classificação dos melhores cortadores de azulejos de mesa

Na hora de escolher prestamos atenção a 2 componentes principais - a qualidade do motor elétrico e o fuso no qual o disco de corte está montado. É melhor que o motor seja fabricado na Alemanha, Coreia do Sul ou Vietnã. Os motores chineses de origem desconhecida queimam rapidamente e a garantia de substituição não se aplica a eles.

O fuso pode ser fabricado em qualquer país. O principal é que não deve ter folga e girar facilmente sobre mancais axiais. O disco de corte e o fuso devem ser montados em um eixo de rotação separado com suportes de rolamento, mas não no eixo do motor.

Quinto lugar – cortador elétrico de azulejos Einhell TC-TC-800

A versão desktop é feita em uma estrutura fundida pesada com uma pequena mesa estampada e uma posição inferior do disco de corte. O motor de 800 W está escondido debaixo da mesa. O cortador de azulejos utiliza um disco de corte de 180 mm. O aparelho não pertence à classe de ferramenta profissional, portanto o tempo de operação contínua é limitado a 20 minutos.

O comprimento do plano de trabalho é de 400 mm, o peso do dispositivo é de 9,2 kg. Um cortador de azulejos simples e relativamente compacto no formato de uma máquina de mesa. O preço do aparelho é de 10 mil. esfregar.

cortador de azulejos elétrico Einhell TC-TC-800

Quarto lugar – Bison Master EP200-1000N

O aparelho pode ser recomendado para quem está constantemente empenhado no assentamento de ladrilhos, mas a nível amador. O Bison “Master” ainda não é um instrumento profissional, mas está próximo disso. Muito pesado, angular, à primeira vista você pode não gostar devido ao seu design de “máquina” muito simples. Mas BISON é um verdadeiro “trabalhador”, barato, com temperamento próprio, mas confiável e despretensioso em seu trabalho.

O design do cortador de azulejos oferece todas as funções básicas que os dispositivos de nível profissional possuem. Peso – 11,7 kg, estrutura de aço, mesa de trabalho – 400x500 mm. A única decepção é a potência relativamente baixa do motor elétrico - 1000 W, o que limita seu uso para corte contínuo.

Funções principais:

  1. Você pode cortar azulejos, cerâmicas e grés porcelanato sem restrições.
  2. Existe um sistema integrado para corte úmido de material.
  3. Os ladrilhos podem ser cortados em ângulo, faça um corte oblíquo na borda em 45Ó.
  4. Profundidade de corte – 40 mm.

Existem escalas adicionais para orientação correta do material na mesa de trabalho. Custo – 13 mil rublos, garantia para cortador de azulejos – 2 anos.Se você registrar sua compra no site, o período de garantia poderá ser estendido por mais 3 anos.

Terceiro lugar – FUBAG FB 350

Um design incomum de um cortador de azulejos, feito de acordo com o esquema de uma serra de pêndulo com acionamento suspenso. Sempre presente em todas as avaliações das melhores ferramentas. Como a maioria dos dispositivos de classe profissional, o cortador de azulejos pode ser usado na versão desktop ou montado em pernas de suporte adicionais.

FUBAG FB 350

O circuito de acionamento pendular foi escolhido para facilitar o corte de arestas curvas. A Fubag 350 faz um excelente trabalho no corte de mosaicos, recorte de granito e porcelanato e até lajes grossas.

Uma característica distintiva do dispositivo é o seu baixo nível de ruído.

Características:

  1. Potência do motor – 2200 W.
  2. Disco – 300 mm.
  3. Comprimento da mesa – 1240 mm.
  4. Profundidade de corte – 105 mm.
  5. O comprimento máximo de corte é de 800 mm.
  6. O peso do aparelho é de 75 kg.

A moldura pode ser parcialmente desmontada, com o pêndulo removido. Portanto, é possível transportar a máquina até mesmo em carro de passeio. A opção é bastante móvel, mas a maioria dos artesãos prefere abandonar o uso de suportes (pernas) no campo em favor de um palete normal reforçado com um par de tábuas de carvalho.

O custo do aparelho é de 92 mil rublos. Em geral, barato, considerando que a maioria dos “colegas” europeus do Fubag 350 são 20-25% mais caros. É verdade que o Fubag é muito pior reparado: a vida útil das peças individuais (por exemplo, o suporte da serra pendular) é inferior à dos “europeus”.

O Fubag 350 é frequentemente criticado por seu alto centro de gravidade. De todas as opções de cortadores elétricos de azulejos, esta é a mais difícil de manter e instalar corretamente.

Apesar de o fabricante recomendar o uso de estabilizadores, trabalhar em suportes removíveis é extremamente inconveniente. Você precisa de uma base sólida e nivelada; você não pode colocar o cortador de azulejos no solo, areia ou cascalho.

Portanto, o dispositivo é instalado sobre um palete ou sobre Bancada de trabalho. Mas mesmo neste caso, é necessário controlar o curso vertical do pêndulo para evitar o colapso do plano de corte.

Hoje, o sistema Fubag 350, baseado na relação qualidade-preço, pode ser considerado a solução ideal para a preparação profissional de ladrilhos.

Segundo lugar – DeWALT 1600 D36000

Ferramenta de nível profissional. Um dos melhores cortadores elétricos de azulejos. Bastante maciço, pesa 45 kg, a estrutura é em ferro fundido, as restantes partes estruturais são em aço e alumínio. Projetado para corte a seco excepcional de cerâmica.

DeWALT 1600 D36000

Características principais:

  1. Potência – 1600 W na velocidade do fuso 1200 rpm.
  2. O diâmetro do disco é de 250 mm com furo de montagem de 45 mm.
  3. O comprimento máximo de corte é de 920 mm.
  4. Você pode alterar o ângulo de operação do disco.

O cortador de azulejo pode cortar qualquer tipo de azulejo, desde porcelanatos e azulejos. É usado principalmente para cortar peças brutas para revestimento de fachadas e superfícies de porões. A desvantagem é o alto custo do aparelho, o preço médio é de 120 mil rublos.

Primeiro lugar - Brooklyn F1-131

O aparelho é produzido pela empresa italiana Monolit, que ocupa posição de liderança na fabricação de equipamentos para corte de pedra e processamento de ladrilhos. Esta é uma máquina de corte de azulejos de classe profissional que pode ser usada tanto na versão desktop quanto em uma base especial.

Brooklyn F1-131

Projetado para cortar ladrilhos de cerâmica, azulejo ou granito com refrigeração a água.A qualidade e precisão do corte são uma ordem de grandeza superiores às de qualquer modelo de classe amadora ou semiprofissional. Para o corte são utilizados discos com pó de diamante classe DNA.

Características do cortador de azulejos:

  1. Potência do motor – 2.200 W, a 3.000 rpm.
  2. Tamanho do disco 250 mm, com furo de montagem 25,4 mm.
  3. Espessura máxima do ladrilho 50 mm.
  4. O comprimento máximo de corte é de 1300 mm.

O modelo utiliza carro-suporte móvel com motor instalado, durante o funcionamento a zona de corte é coberta por um invólucro, o que permite evitar emissões de água ou lascamento do material.

De acordo com avaliações de artesãos, as máquinas Monolit mantêm bem suas configurações iniciais. Apesar de a máquina de corte de ladrilhos não possuir uma estrutura pesada de ferro fundido, a máquina corta várias dezenas de ladrilhos com a mesma precisão que na primeira passagem.

De todas as opções de cortadores de azulejos do tipo máquina Brooklyn F1 é considerado um dos mais acessíveis para desenvolvimento e operação independente. O uso em massa é interrompido apenas pelo alto preço do aparelho - 220 mil rublos. A compra de um cortador de azulejos exigirá um investimento significativo, embora com carregamento constante a máquina se pague em 8 meses de operação.

A escolha de um modelo específico de cortador de azulejos geralmente está associada ao volume de trabalho a ser realizado. E você não precisa comprá-lo; você pode alugar um carro. Em qualquer caso, uma boa ferramenta não só agiliza o trabalho de assentamento do revestimento, mas também é uma boa forma de cortar ladrilhos sem defeitos de fabricação.

Conte-nos sobre sua escolha de ferramenta - a quais parâmetros e detalhes você deve prestar atenção?

 

Comentários dos visitantes
  1. Mateus

    Não importa quantas vezes eu procurasse um bom cortador de azulejos, sempre me deparava com algum tipo de bobagem. Uma placa de alumínio ou mesmo estampada, dentro há uma espécie de painel OSB.Precisamos experimentar este Bison. Não parece nada com uma ferramenta. Todo o resto tem no máximo algumas centenas de peças.

  2. Anton

    Não sei, talvez você precise aprender a cortar azulejos antes de usar um cortador de azulejos. Tenho o mais barato, apenas caracteres chineses, nem uma única letra russa ou inglesa. Não consigo nem ler o nome do modelo. Eu uso há dez anos, sem queixas.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica