Aterramento do sistema de ventilação: regras e sutilezas da construção de um circuito de proteção
Você já sofreu choques elétricos ao tocar nas carcaças metálicas de eletrodomésticos? Um dos motivos da ameaça de choque elétrico é a ausência ou aterramento inadequado do sistema de ventilação de uma residência particular. Seu dispositivo é necessário para o uso seguro de equipamentos elétricos.
Concorde que mesmo os impulsos fracos não evocam emoções positivas. E para pessoas com marca-passos, as consequências de tais toques podem ser especialmente tristes.
Verificar a exatidão e integridade do aterramento não é difícil. Você não deve convidar eletricistas com muita frequência para isso. Ajudaremos você a compreender profundamente todas as complexidades do monitoramento da segurança elétrica do sistema de ventilação residencial.
O conteúdo do artigo:
- A essência física do processo de aterramento
- Em que consiste o aterramento?
- Classificação e tipos de eletrodos de aterramento
- Diferenças entre os sistemas de proteção e de trabalho
- Como aterrar dutos de ar?
- Instalação de condutores de aterramento do circuito de proteção
- Erros típicos cometidos por DIYers
- Verificação do sistema pelos serviços técnicos
- Por que você precisa aterrar os dutos de ar?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A essência física do processo de aterramento
Fiações elétricas lindamente montadas e escondidas em paredes ou dutos, bem como a completa ausência de dispositivos elétricos no sistema de ventilação, não garantem lesões ao entrar em contato com suas partes metálicas. Somente a conexão confiável de estruturas externas condutoras de equipamentos de ventilação com aterramento proporcionará confiança na segurança.
Partes de dutos de ar, carcaças de ventiladores feitas de metal e outros materiais eletricamente condutores que não são energizados durante a operação devem ser aterradas. Tais requisitos estão especificados nas Regras de Instalação Elétrica (PUE).
Uma carga elétrica em elementos acessíveis ao toque pode surgir devido a danos no isolamento de fios e dispositivos próximos ou ao acúmulo de eletricidade estática. Aterramento significa que, se ocorrer uma carga elétrica acidental, ela fluirá do duto para o solo.
Todos nós sabemos pela física escolar que a corrente elétrica segue o caminho de menor resistência. Se compararmos, por exemplo, com o fluxo livre da água derramada acidentalmente, então a analogia é esta: a água não fluirá para cima ou para os lados, mas de acordo com a força da gravidade, ela correrá para baixo. Assim, com uma carga elétrica, se atingir acidentalmente um duto de ar aterrado, ela fluirá profundamente no solo até os condutores de aterramento do circuito doméstico.
A condutividade elétrica humana pode ser reduzida por isolamento adicional do solo e de outros condutores elétricos. Para tanto, são utilizadas roupas e calçados de proteção especiais. Ou você pode aumentá-lo usando uma área da pele úmida e desprotegida.
Uma pessoa com um dispositivo médico de metal embutido corre maior risco. Ou pendurado com várias decorações de metal. A resistência atual também diminui em pessoas sob influência de álcool.
Em que consiste o aterramento?
O circuito de aterramento é um circuito simples de dois elementos - condutores e eletrodos de aterramento.
Ao longo de toda a extensão dos dutos de ar localizados dentro e fora da casa, suas partes externas eletricamente condutoras, que não são energizadas durante a operação normal, devem ser conectadas em um único circuito elétrico.Em pelo menos dois pontos este feixe está firmemente conectado ao circuito de terra.
Os dutos de ventilação devem ser aterrados de acordo com as normas PUE. As normas exigem o uso de tiras de aço, fios de cobre ou conexão direta a tubulações aterradas e outros elementos estruturais. É prática comum combinar o aterramento dos dutos de ar com o sistema geral de aterramento da casa.
Classificação e tipos de eletrodos de aterramento
Esses elementos circuito de terra de qualquer tipo estão localizados diretamente no solo. O aterramento garante que a carga elétrica flua para o solo a partir de caixas e outras partes condutoras que não funcionam do equipamento de ventilação.
Existem dois tipos de eletrodos de aterramento - naturais e artificiais. De acordo com os padrões PUE, é preferível usar condutores de aterramento naturais.
Em uma casa particular, incluem:
- tubulações metálicas, blindagem de cabos de energia;
- colunas enterradas de concreto armado, fundações;
- estruturas metálicas de ruas, por exemplo, uma cerca.
É proibido o uso de tubulações de água e esgoto como condutores naturais de aterramento.
Antes de conectar aos tipos permitidos de condutores de aterramento natural, sua condutividade deve ser determinada. As disposições da PUE regulam o valor máximo da resistência ao espalhamento dos condutores de aterramento. Para fontes de corrente trifásicas/monofásicas com tensão de 380/220V, seu valor não deve ser superior a 4 Ohms.
Para solicitar medições, você precisa entrar em contato com qualquer laboratório elétrico certificado. Deverá ser entregue um protocolo com os resultados das medições e cópias de documentos autenticados que atestem a admissão de especialistas e a conformidade dos dispositivos com os requisitos metrológicos.
Diferenças entre os sistemas de proteção e de trabalho
Os condutores de aterramento dos dutos de ar podem ser conectados ao barramento de aterramento principal (GZB) ou ao barramento de aterramento de proteção em painéis elétricos. Desde que este equipamento esteja disponível numa casa onde, se necessário, já tenha sido instalado um circuito de terra.
Se você já decidiu quais dutos de ar da casa, de acordo com as normas, devem ser aterrados, não confunda os pontos de conexão. O fato é que os painéis elétricos possuem um barramento de aterramento funcionando. Destina-se a uma função de trabalho e não de proteção.
O condutor neutro de trabalho (N) é o quarto condutor do cabo de alimentação, onde existem fios trifásicos (L). Está conectado ao neutro da fonte de alimentação. No quadro elétrico, este condutor neutro é conectado ao corpo do painel e ao barramento de aterramento de trabalho.
Existem cabos com uma trança condutora isolada especial, armadura, que pode servir como condutor de aterramento natural. Ou com um condutor de proteção à terra (PE).
Também está conectado ao corpo da blindagem e a outro barramento de aterramento, mas não de trabalho, mas de proteção. Não é fato que em sua casa um cabo tão reforçado e caro seja usado no circuito de alimentação.
Utilizando um condutor neutro funcional, todos os dispositivos de 220 V são conectados à fonte de alimentação, ou seja, a tomada possui dois contatos “fase” e “zero”. Todos os artesãos domésticos estão cientes disso.
As amostras de tomadas Euro também possuem um contato de aterramento. Você nunca deve confundir esses dois conceitos completamente diferentes - aterramento e aterramento. As consequências podem ser tristes tanto para a vítima como para o proprietário de uma casa particular. Afinal, é o proprietário o responsável pelo funcionamento seguro de todos os equipamentos.
Como aterrar dutos de ar?
Devem ser instaladas pontes flexíveis de cobre entre os flanges caso os dutos de ar não possuam dutos de fábrica. É improvável que uma conexão aparafusada, mesmo feita sem espaçadores isolantes, cumpra as regras.
Já a resistência de contato deve ser inferior a 0,1 Ohm. É permitida a ligação de juntas de estruturas metálicas por soldagem de suportes de aço.
Os condutores de aterramento estão conectados:
- através de barras adaptadoras para parafusos de flange ou outras conexões removíveis;
- uma pinça de crimpagem, limpa e tratada com lubrificante condutor;
- usando soldagem ou conexões removíveis confiáveis à estrutura de suporte.
O aterramento visível deve ser feito no início e no final do duto. Os terminais de cobre podem ser usados como barras adaptadoras.
A seção transversal dos condutores de aterramento de aço deve ser de pelo menos 75 mm2. Para um condutor de cobre, a espessura da seção transversal é permitida de 10 mm2.
As partes condutoras de corrente das carcaças dos ventiladores com circuito devem ser aterradas usando condutores separados.Não é permitida a ligação em série de ventiladores com aterramento dos dutos de ar, devendo haver apenas um circuito paralelo.
Instalação de condutores de aterramento do circuito de proteção
Ao reconstruir ou construir uma casa particular, o dispositivo de aterramento que falta também pode ser feito com suas próprias mãos. A eficiência do circuito depende do esquema de conexão selecionado, do tipo e da resistividade do solo.
A resistência de um dispositivo de aterramento usado exclusivamente para proteger uma pessoa da eletricidade estática do duto de ar pode ser aumentada para 100 ohms. Introduzir métodos para medir resistência próximo artigo, que recomendamos a leitura.
É aconselhável fotografar todas as etapas do trabalho oculto na instalação de um circuito de aterramento. Mantenha fotografias impressas em papel, diagramas desenhados à mão com dimensões exatas e materiais especificados junto com relatórios de teste.
Estes são documentos sérios chamados passaporte de dispositivo de aterramento. Com a ajuda deles, você pode monitorar alterações de contorno, planejar reparos e até reduzir taxas da seguradora ao contratar um seguro residencial.
Erros típicos cometidos por DIYers
O aterramento do tipo "faça você mesmo" pode ser feito perfeitamente. Mas às vezes a desatenção, a pressa e a falta de habilidades práticas levam a erros na instalação.
As deficiências e falhas comuns mais comuns:
- Mau contato devido ao revestimento protetor das conexões destacáveis;
- Não atendimento aos padrões de tamanho dos condutores de aterramento;
- Material dos elementos do sistema de aterramento em rápida deterioração;
- Conexão de condutores neutros de trabalho e proteção.
Por alguma razão, muitas pessoas aconselham colocar eletrodos de aterramento longe de casa, escolhendo números de distância nas profundezas de sua consciência. Todos os dados de instalação são consultivos, mas não obrigatórios. O contorno não representa nenhum perigo para o ser humano, não há restrições de distância nas regras.
Alguns “especialistas” aconselham derramar sal no solo próximo aos eletrodos de aterramento para melhor condutividade. Não há necessidade de ouvir amadores, consulte profissionais.
Com efeito, no início, devido ao aumento da humidade, é possível uma ligeira diminuição da resistência de propagação do circuito de terra. Mas os elementos metálicos em tal ambiente entrarão em colapso rapidamente devido à aceleração dos processos de corrosão dos condutores de aterramento.
Verificação do sistema pelos serviços técnicos
Recomenda-se inspecionar o aterramento do equipamento de ventilação residencial 2 vezes por ano na primavera e no outono. Quebras, corrosão e outros defeitos detectados nas conexões externas visíveis devem ser eliminados o mais rápido possível.
É melhor realizar medições com a ajuda de eletricistas no verão seco ou nas geadas do inverno. Nestas condições, a resistividade do solo aumenta. Isto significa que a resistência à propagação do circuito de terra será máxima. Isso garantirá sua confiabilidade e conformidade com a norma em todas as outras estações.
Por que você precisa aterrar os dutos de ar?
Ignorando o projeto e instalação adequados de aterramento sistemas de ventilação os proprietários de casas particulares geralmente explicam isso pela relutância em gastar dinheiro extra. Por alguma razão, pessoas que não possuem conhecimentos especiais nesta área acreditam que a segurança elétrica pode ser negligenciada aqui.
Na Rússia, as lesões elétricas são a causa de morte em 2,7% dos acidentes. Estes números áridos escondem perdas humanas específicas. A questão é que a corrente elétrica atinge inesperadamente. Não tem cheiro, não tem cor, você não pode vê-lo ou senti-lo até tocá-lo ou determiná-lo por meio de instrumentos.
O processo de conexão de peças metálicas de equipamentos de ventilação a dispositivos de aterramento requer cuidados especiais. Observe as precauções de segurança ao trabalhar em altura, com equipamentos de soldagem e com aparelhos elétricos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instalação de loop de aterramento em casa particular:
Composição do sistema de ventilação exaustora do edifício:
A carcaça do ventilador, dutos de ar e outros elementos que possam conter carga elétrica devem estar protegidos contra toque humano acidental.
Todos os condutores de aterramento, eletrodos e condutores de aterramento natural possuem características elétricas padronizadas pelas normas. Um circuito bem projetado e elementos de proteção instalados corretamente servirão por muitos anos. É importante apenas realizar manutenções periódicas e medir os parâmetros elétricos das peças de aterramento.
O que você acha: vale a pena fazer você mesmo o aterramento ou é melhor convidar especialistas? No formulário de comentários abaixo, compartilhe sua opinião, faça perguntas aos nossos especialistas e deixe um comentário.