Ventilação faça você mesmo em uma casa de madeira: escolhendo o melhor esquema e regras de construção
Durante a construção de uma casa de madeira, é muito importante estabelecer prontamente uma troca de ar adequada nas instalações.A ventilação adequadamente organizada ajudará a criar um microclima ideal dentro do edifício que atenda aos padrões sanitários. O sistema irá prevenir e eliminar a propagação de fungos nas estruturas de acabamento e construção.
Você aprenderá como instalar a ventilação em uma casa de madeira com suas próprias mãos em nosso artigo. Contaremos tudo sobre os tipos de sistemas que garantem mudanças regulares de massa de ar em um espaço confinado. Diremos qual tipo é melhor escolher para instalação em um edifício tipo estrutura.
Nossas recomendações serão úteis para os artesãos que decidem montar um sistema de ventilação com as próprias mãos para equipar uma casa de campo com um sistema confiável e sem problemas.
O conteúdo do artigo:
Projeto do sistema de ventilação
A estanqueidade do edifício, que é uma vantagem indiscutível e garante a resistência ao calor e à água da estrutura, é ao mesmo tempo um obstáculo à penetração de ar fresco no seu interior. Também complica a saída do excesso de umidade e dióxido de carbono formado durante a vida das pessoas que moram na casa.
Qualquer sistema de ventilação consiste em 3 partes principais, independentemente da presença ou ausência de dispositivos e mecanismos adicionais, são elas:
- Canais e/ou aberturas de abastecimento.
- Dutos e/ou aberturas de exaustão.
- Transbordamento, grades de transbordamento, buracos, lacunas.
Os canais de abastecimento fornecem ar fresco da rua para a casa, que é fornecido diretamente aos alojamentos. Do lado da rua, é instalada uma grade em cada canal. No caso de mecanização, é substituída por uma válvula de alimentação equipada com filtro de ar e isolamento acústico.
Os dutos de exaustão servem para remover o ar de “exaustão” estagnado, saturado com dióxido de carbono, umidade e outros componentes voláteis prejudiciais à saúde. Ao mesmo tempo, são aproveitados os vapores gerados na casa onde as pessoas moram.
Um exaustor bem desenhado, instalado em uma casa de madeira, deve estar em despensas e despensas como cozinha, armário, banheiro, despensa, ducha, lavabo.
Fluir para sistema de ventilação é necessário para que o ar que entra na casa possa ser distribuído livremente por todos os cômodos.
Se necessário, os principais canais de circulação de ar são equipados com equipamentos adicionais - ventiladores, trocadores de calor, aquecedores de ar, exaustores e dispositivos de medição.
Os ventiladores são instalados para obter a troca de ar necessária. Eles são selecionados de acordo com as especificações técnicas após a realização dos cálculos necessários, levando em consideração o volume do ambiente, a quantidade de pessoas morando e outros insumos importantes.
Os recuperadores servem para aumentar a temperatura do ar que entra. Dentro recuperador o ar frio é aquecido a partir da parede do canal de alimentação em contato com a parede do canal que retira o ar aquecido utilizado do ambiente.
O uso de recuperadores aumenta significativamente eficiência energética casa de madeira.
Além da ventilação dos ambientes de uma casa de madeira, deve ser instalada ventilação do piso. Para isso, são instalados respiradouros no subsolo e furos com diâmetro de 0,04 m2 são feitos no próprio piso. A ventilação do piso pode ser realizada através de dutos de ar ou sem eles.
Opções de ventilação
Com base no princípio de estimular a circulação do ar, todos os sistemas de ventilação são divididos em dois tipos - natural e forçado (também mecânico).
O termo “ventilação natural” implica que a circulação do ar dentro da casa ocorre naturalmente, sem o envolvimento de dispositivos e mecanismos estranhos. A movimentação do ar com este método de ventilação é garantida por diferentes pressões externas e internas das instalações.
Por sua vez, a ventilação natural também pode ser dividida em 2 grupos – pode ser organizada ou desorganizada.
A ventilação desorganizada ocorre através de aberturas naturais e fissuras nas paredes da casa, piso, fundação, vãos de janelas e esquadrias. Com o advento das janelas e portas de plástico seladas, o fluxo natural de ar é garantido através de aberturas de ventilação, janelas e portas de varanda.
Este tipo de ventilação não requer custos de instalação, mas não proporciona ventilação completa de uma casa de madeira e leva a perdas significativas de calor na estação fria.
A ventilação natural organizada é realizada através de canais dedicados equipados com válvulas de admissão. Um excelente exemplo de ventilação natural organizada são os edifícios residenciais de vários andares que estão em operação desde o período soviético.
O fluxo de ar para dentro deles ocorre pelas frestas das janelas e aberturas de ventilação, a exaustão pelo duto de ventilação e pelas saídas a ele conectadas, localizadas na cozinha e no banheiro.
Nas modernas casas de madeira, este método de ventilação não é suficientemente eficaz devido ao aumento da humidade nas divisões devido à estanqueidade do edifício, além disso, é demasiado dependente das condições meteorológicas e outros factores relacionados.
Ao contrário da ventilação natural, a ventilação forçada (mecânica) é um processo controlado que permite economizar calor e regular o fluxo de ar para o ambiente. enquadrador.
A ventilação forçada pode ser dividida em 3 grupos:
- Escape.
- Fornecer.
- Abastecimento e exaustão.
O princípio de cada tipo fica claro pelo próprio nome.A ventilação forçada de exaustão baseia-se no fornecimento natural de ar fresco ao edifício, enquanto a exaustão do ar utilizado é realizada por meio de ventiladores de teto ou parede.
A ventilação forçada de fornecimento é projetada de acordo com o princípio inverso - fluxo de ar dentro quadro fornecido por ventiladores embutidos em paredes ou dutos de ar. O ar de exaustão é removido naturalmente através das aberturas de exaustão nas cozinhas e banheiros.
O método de ventilação mecânica garante um fornecimento e exaustão de ar estáveis, independentemente das condições climáticas.Este projeto de sistema permite alcançar a atmosfera mais confortável na sala, mas requer cálculos precisos ao projetar e posteriormente configurar o sistema acabado.
Além da classificação acima, sistemas de ventilação podem ser divididos por projeto, podem ser canalizados ou não canalizados.
A viabilidade de construção independente
Normalmente, o sistema de troca de ar de uma casa de madeira está incluído no projeto e instalado durante o processo de construção. Este método de disposição da ventilação é preferível, pois todos os cálculos e desenhos necessários na planta são feitos pelo projetista e o sistema é construído por uma equipe que trabalha no canteiro de obras.
Mas a experiência mostra que muitas vezes surgem situações em que numa casa já construída não existe sistema de ventilação ou a sua capacidade é insuficiente, resultando num ambiente desconfortável nas instalações.
Ausência em quadro A ventilação pode ser determinada por vários sinais pronunciados:
- os moradores sentem falta de oxigênio;
- os odores são difíceis de dissipar;
- Fungo aparece nas paredes.
Nesses casos, os proprietários de casas de madeira geralmente decidem instalar sistema saídas de ar por conta própria. Para uma pessoa com grande conhecimento e habilidades em construção e disponibilidade de ferramentas, construir ventilação em uma casa de madeira é uma tarefa bastante simples.
Para isso, é necessário fazer os cálculos necessários, elaborar um projeto, adquirir materiais e realizar a instalação. Mas se o dono quadro não confiante em suas habilidades e na correção dos resultados dos cálculos, é melhor que ele contrate uma equipe de construtores para a obra.
Etapas da construção do sistema
Se o proprietário de uma casa de madeira decidir construir sozinho um sistema de ventilação, ele deverá seguir uma determinada sequência de ações.
Selecionando o tipo de ventilação
O sistema de ventilação é selecionado dependendo de como a casa de madeira será usada. Se o proprietário pretende morar nele apenas na estação quente, bastará instalar ventilação natural e organizada.
Se a casa de madeira for utilizada o ano todo, a ventilação natural organizada não será capaz de atender às necessidades dos moradores.
Neste caso, é necessário instalar um sistema de ventilação forçada que seja capaz de fornecer a quantidade necessária de ar fresco ao interior da casa, ao mesmo tempo que remove o ar de exaustão que contém fumos nocivos.
Fazendo cálculos para projeto
Foram estabelecidas normas sanitárias e higiênicas para a necessidade de ar puro das pessoas, segundo as quais o proprietário de uma estrutura de pórtico deve realizar cálculos antes de instalar um sistema de ventilação:
- modo de descanso ou sono 20 m3/h;
- atividade sem cargas 40 m3/h;
- aumento de atividade ou trabalho físico 60 m3/h.
Conhecendo a quantidade de moradores da casa e sua rotina diária, fica fácil calcular a quantidade de ar que deve ser renovada em uma determinada unidade de tempo.
Além disso, ao calcular os parâmetros do ar para as instalações de uma casa de madeira, deve-se guiar-se pelos seguintes padrões:
- SNiP 31-01-2003;
- GOST30494.
Normalmente, o cálculo da quantidade de ar necessária é realizado por ambos os métodos - pelo número de pessoas e pela multiplicidade. As técnicas necessárias são fáceis de encontrar na Internet. Para projeto de sistema de ventilação pegue o maior dos 2 valores.
Além de calcular a quantidade de ar, será necessário calcular a resistência da rede distribuição de ar — este indicador é útil na escolha de ventiladores.
Características de elaboração de um projeto
Se o proprietário de uma casa de madeira decidir equipar um sistema de ventilação combinado, ele precisará projetar janela ou válvulas de alimentação de parede para entrada de ar. Instalar válvulas de janela é muito mais difícil do que válvulas de parede, pois você terá que fazer furos para as válvulas na moldura ou no caixilho da janela.
Mesmo que você tenha habilidade para trabalhar com vidro, instalar uma válvula de janela não será fácil. É muito mais fácil fazer uma abertura para a válvula na parede da sala onde você planeja direcionar o fluxo de ar da rua. Geralmente são colocados em salas de estar.
Além das válvulas de alimentação, será necessário equipar a exaustão do ar das suas salas técnicas. Para o efeito, é prevista uma conduta de exaustão com acesso à cobertura, sendo que a conduta de exaustão exterior deve ser pelo menos 0,5 m mais alta que a cumeeira. Se a casa tiver chaminé de lareira ou recuperador de calor, também pode ser incluída na o sistema como um duto de exaustão.
Quando o proprietário opta por um tipo de sistema de ventilação forçada, o layout dos dutos de ar deve ser o mais racional possível para evitar perdas desnecessárias de calor. Saídas de ar não deve ser muito longo, pois reduz a eficácia da ventilação.
Ventiladores, trocadores de calor e demais equipamentos necessários são selecionados de acordo com as especificações técnicas, levando em consideração cálculos de necessidade de ar fresco e resistência da rede distribuição de ar ventilação.
Além do sistema de dutos de ar, o proprietário de uma casa de madeira deve projetar a ventilação do piso, o que evitará o acúmulo de condensação e o aparecimento de manchas de mofo.
Ao projetar a ventilação de uma casa de madeira, você definitivamente deve levar em consideração algumas nuances:
- Todos os dutos de ventilação devem ser feitos de materiais incombustíveis e com superfície interna lisa para não impedir a circulação do ar. Irregularidades internas podem causar diminuição da tração, resultando em obstrução da massa de ar.
- Na instalação de dutos de ventilação durante a disposição de uma casa de madeira, é indesejável a utilização de componentes metálicos, pois com a interação do metal com o material dos painéis de parede, os indicadores de isolamento térmico são reduzidos.
- Os equipamentos de exaustão, principalmente aqueles que retiram ar com odor desagradável dos ambientes, devem ser instalados em ambientes diferentes com oscilações características de temperatura, formação de vapor e alta umidade.
- Transito saídas de ar não deve passar por salas e cozinhas.
- Os dutos nos quais se espera que a condensação se assente devem ser projetados para inclinar e drenar.
- Ao instalar um ventilador, um duto de ar com cotovelo reduzirá significativamente o nível de ruído.
- Recomenda-se equipar o exaustor com uma válvula que impeça a entrada de ar frio na casa quando o ventilador estiver desligado.
Para colocar dutos de ventilação melhor ajuste dutos de ar de polímero, tendo peso leve e plasticidade suficiente para dar ao duto de ar a direção desejada. Tubos de plástico para esgoto também são frequentemente usados para essa finalidade.
Recomenda-se a colocação de dutos de ventilação entre os elementos da estrutura da casa ou entre as vigas. Em qualquer caso, a conduta de ventilação deve ter uma secção transversal de pelo menos 100×100 mm e um comprimento de pelo menos 6 m para que o ar que entra se mova com a aceleração necessária.
Etapas de instalação
Com uma preparação de alta qualidade, a instalação do sistema de ventilação é realizada sem dificuldades particulares em várias etapas sucessivas:
- As válvulas de alimentação são equipadas fazendo furos com o diâmetro necessário nas paredes e no piso.
- Em cada furo é inserido um duto de ar preparado, equipado externamente com uma grade fina que impede a entrada de detritos no canal, e internamente com um ventilador de duto.
- As juntas são seladas com espuma de poliuretano.
- Após o endurecimento da espuma, um filtro de ar e equipamento para absorção sonora.
- Após a instalação das válvulas de alimentação, é instalado o canal de distribuição com a vedação de todas as juntas e fixações. A unidade de ventilação está convenientemente localizada no sótão.
- Antes de costurar os canais na caixa e iniciar o acabamento decorativo interior, é recomendável verificar o sistema. Após a conclusão, os reparos e a depuração serão problemáticos.
A instalação do sistema de ventilação deve ser realizada estritamente de acordo com o projeto elaborado.
Verificando a ventilação instalada
Após instalar a ventilação em uma casa de madeira, é necessário verificar seu desempenho e, se necessário, realizar depuração e ajustes adicionais.
Existem várias maneiras de verificar sistema de ventilação:
- Verifique todos os quartos quanto à presença de odores estranhos, mofo e entupimento. Se todos os itens acima estiverem faltando, o sistema está instalado corretamente.
- Inspecione as áreas técnicas quanto a mofo e bolor, principalmente banheiro e cozinha. A presença de mofo indica que a ventilação não remove o excesso de umidade no volume necessário.
- Preste atenção ao vidro da janela. Se a ventilação for fraca, a condensação acumular-se-á neles.
A tiragem no sistema de escapamento é verificada segurando um guardanapo de papel dobrado na grade. Se for pressionado contra o capô, tudo estará funcionando normalmente. Caso contrário, não ocorrerá nenhum puxão. A verificação é realizada quando está cerca de -5 fora da janela.ÓCOM.
Não se deve levar isqueiro ou fósforo até o duto de ventilação de uma cozinha com equipamento a gás. Se houvesse um vazamento, poderia ocorrer uma explosão. Em qualquer caso, antes do teste, é necessário abrir as janelas: tanto para ventilação quanto para estabelecer a tiragem gravitacional.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O videoclipe apresentará o método mais fácil de implementar e acessível para organizar a ventilação em uma moldura:
Independentemente do tipo de ventilação que o proprietário de uma casa de madeira decida instalar em sua casa, ele deve tratá-la com total responsabilidade. arranjo.
Um sistema de ventilação adequadamente projetado garantirá muitos anos de vida confortável aos moradores, mas um erro de cálculo ou construção, ou a escolha errada do equipamento trará muitos transtornos.
Conte-nos como você construiu um sistema de ventilação em sua própria casa de madeira. É possível que você tenha conhecimento de sutilezas tecnológicas que serão muito úteis aos visitantes do site. Deixe comentários, tire dúvidas, compartilhe fotos e informações úteis no bloco abaixo.