O que pode e o que não pode ser lavado na máquina de lavar louça: características da lavagem de louças de diversos materiais
Os eletrodomésticos para lavar louça suja são cada vez mais encontrados nas cozinhas domésticas.Ter uma máquina de lavar louça simplifica muito a vida dos proprietários, permitindo-lhes libertar-se da rotina da pia da cozinha.
No entanto, nem tudo pode ser colocado na máquina de lavar louça automática para lavar. Existem muitos materiais, cujos utensílios de cozinha devem ser mantidos afastados deste móvel. Diremos o que você não pode lavar na máquina de lavar louça e o que pode.
O conteúdo do artigo:
Condições da máquina de lavar louça
Na cozinha de uma casa, você deve lavar constantemente não apenas pratos e talheres, mas também uma variedade de utensílios de cozinha. Garfos, colheres, pratos, copos, xícaras, facas, tábuas de cortar, panelas, frigideiras, etc. Existe uma enorme quantidade de “equipamentos” de cozinha no arsenal de qualquer dona de casa. E tudo isso fica sujo regularmente e precisa ser lavado.
Para entender o que não deve ser colocado no PMM, basta imaginar as condições dentro desta técnica após ligá-la. Para lavar utensílios de cozinha na máquina de lavar louça, são usados produtos de limpeza bastante agressivos junto com água quente. Nem todo material pode suportar isso sem sérias consequências negativas.
Em geral, os pratos colocados dentro do PMM são afetados por quatro fatores:
- Detergentes agressivos.
- Água com temperaturas de até +50-750COM.
- Exposição prolongada à umidade (em alguns modos, o ciclo “umedecer-lavar-enxaguar” pode durar até 4 horas).
- Secagem com ar quente.
Os utensílios lavados na máquina de lavar louça automática devem resistir facilmente aos efeitos de todos esses fatores. Alguns materiais não têm medo de altas temperaturas, mas os produtos químicos domésticos são prejudiciais para eles.
Outros simplesmente incham devido à exposição prolongada à água. Tudo deve ser levado em conta o que acontece dentro do PMM completo com talheres.
Além disso, em qualquer cozinha há muitos talheres velhos que nem tinham essas marcas. Nos tempos soviéticos, ninguém pensava na necessidade de tais marcações.
Os PMMs eram então usados apenas em grandes cantinas. E lá eles sabiam quais pratos deveriam ser lavados dos resíduos de alimentos na máquina de lavar louça automática e quais não deveriam.
O que pode ser lavado no PMM?
Existem muitos talheres que resistem à lavagem na máquina de lavar louça. A maioria dos pratos e utensílios de cozinha podem ser lavados na máquina de lavar louça sem restrições. Como baixar corretamente utensílios de cozinha na tremonha da máquina, você aprenderá em nosso artigo recomendado.
Panelas, frigideiras e muitos utensílios de mesa são feitos de materiais projetados para suportar altas temperaturas e umidade sem consequências prejudiciais.
Os seguintes itens podem ser lavados na máquina de lavar louça sem restrições:
- plástico de qualidade alimentar e silicone resistente ao calor;
- de aço inoxidável;
- cuproníquel;
- vidro comum e resistente ao calor;
- cerâmica (exceto peças com padrão desenhado no topo da superfície queimada);
- metais revestidos com esmalte.
O mais difícil é com itens de plástico. O plástico não é apenas um material, mas todo um grupo com características e propriedades diferentes. Alguns deles podem ser enviados ao PMM para lavagem, enquanto outros não. O ponto principal aqui é o ponto de fusão de um tipo específico de plástico.
A louça de plástico só pode ser lavada na máquina de lavar louça automática se for reutilizável. Em hipótese alguma devem ser colocados copos descartáveis e pratos plásticos no PMM. Esses itens são feitos de plástico barato que não foi projetado para exposição prolongada ou mesmo de curto prazo à água quente ou ao vapor.
O material mais livre de problemas é o aço inoxidável. Pratos e utensílios feitos com ele não têm medo da exposição prolongada à umidade, temperaturas de 60–750C e produtos químicos domésticos. A situação é semelhante com o cuproníquel. Esta liga de cobre começa a brilhar mesmo após a lavagem em água aquecida.
Os utensílios de vidro, especialmente se forem projetados especificamente para cozinhar no fogão, também toleram facilmente a lavagem na máquina de lavar louça.Mudanças repentinas de temperatura são perigosas para o vidro comum, mas no PMM a água fria da torneira não é usada durante o enxágue.
Ainda é ligeiramente aquecido pelo elemento de aquecimento. Portanto, não devem surgir problemas e consequências destrutivas na forma de rachaduras.
As cerâmicas podem ser lavadas na máquina de lavar louça, mas apenas aquelas que não apresentam padrões na superfície. Imagens desenhadas sobre cerâmica queimada em PMM certamente irão rachar. Neste caso, os pedaços caídos podem danificar a própria máquina, obstruindo os seus filtros. O mesmo vale para porcelana.
Copos e pratos de porcelana podem ser colocados no PMM para lavagem automática. No entanto, você precisa ter certeza de que o desenho deles está sob o esmalte. Se o padrão for aplicado por cima (uma raridade extrema para porcelana, mas também acontece), então é melhor lavar a louça à mão. É importante escolher ciclo de processamento e ajuste a temperatura de lavagem para baixo – até +500COM.
A água mais quente não prejudica esses talheres. No entanto, com mudanças bruscas de temperatura, eles podem rachar. Em geral, para vidro, cerâmica e porcelana, as configurações do PMM costumam ter um modo especial com parâmetros “delicados” de operação da máquina.
Lista de parada para máquinas de lavar louça
Independentemente do material, é proibido lavar louças ou quaisquer itens com adesivos na máquina de lavar louça. Esses pedaços de papel certamente “descascarão” da superfície a ser limpa e irão parar nos filtros.
As consequências são previsíveis - o PMM provavelmente quebrará imediatamente. É bom que o sistema de segurança automático funcione, caso contrário você terá que chamar um especialista para consertar o equipamento ou encaminhá-lo para manutenção.
Produtos de alumínio e prata
A água quente em alumínio e prata PMM não é perigosa. No entanto, usado ao lavar produtos químicos domésticos extremamente prejudicial para eles.Depois de serem colocados na máquina de lavar louça, os utensílios feitos com esses metais começam a escurecer e ficar revestidos.
O alumínio libera íons durante interação prolongada com a água. Se você colocar muitas panelas de alumínio na máquina de lavar louça por duas a três horas ao mesmo tempo, tudo dentro será “pintado” com um revestimento metálico correspondente.
Além disso, o alumínio não apenas cobrirá as paredes internas do PMM, mas também poderá entupir os bicos dos sprinklers. Repartição e subsequente conserto de lava-louças neste caso é inevitável.
Um vídeo com explicações visuais de por que você não pode lavar utensílios de cozinha de alumínio em um PMM:
Objetos de madeira e ferro fundido
Madeira e água não são materiais muito compatíveis. É melhor lavar você mesmo espátulas de madeira, tábuas de corte e rolos de massa. Eles no PMM primeiro incham com o excesso de umidade e depois encolhem sob a influência da secagem ao ar em alta temperatura.
O resultado serão utensílios rachados, inadequados para uso posterior ao fim a que se destinam. Hoje em dia, muitas tábuas de corte de madeira não são feitas de uma única peça de madeira, mas de peças coladas. Se tal produto pré-fabricado for mantido em água por muito tempo, ele poderá se desintegrar em elementos individuais.
E mesmo que não desmorone, com certeza se desmanchará nas áreas coladas. Nesse caso, as consequências são ainda piores - a cola da placa entrará posteriormente no corpo junto com os alimentos.
Frigideiras, caldeirões e chaleiras de ferro fundido ficam cobertos com uma fina película de gordura com o tempo.Protege esse metal da água e do oxigênio, o que evita a formação de ferrugem nesses utensílios.
Na lavagem manual, os depósitos de gordura nunca são completamente removidos, mas na lavagem automática com grande quantidade de detergente, desaparecem. E então o ferro fundido desprotegido começa a enferrujar.
Facas, coadores e espremedores de alho
As facas de aço inoxidável ficam ligeiramente cegas após uma longa permanência na máquina de lavar louça. Ou seja, o material em si não tem medo do PMM. No entanto, a faca terá que ser afiada novamente após essa lavagem.
Isto também se aplica a raladores e quaisquer outros utensílios com pontas afiadas para cortar alimentos. Eles podem não apenas ficar opacos, mas também arranhar as paredes internas e os mecanismos da máquina de lavar.
Coadores, raladores, cortadores de legumes e dispositivos para cortar alimentos deverão ser lavados à mão. Eles têm muitos pequenos cortes e sulcos, onde permanecem partículas de vegetais, frutas, carne, etc. Os jatos pulverizados pelos bicos dos equipamentos de lavar louça não conseguem lavar essas “migalhas”. Eles só podem ser limpos manualmente.
Também não é recomendado colocar facas e outras partes do moedor de carne na máquina de lavar louça. Por um lado, as arestas de corte ficarão cegas e, por outro, o metal com o qual esta máquina é feita oxidará. Então você terá que limpar manualmente as superfícies enegrecidas com pós abrasivos.
Produtos térmicos e de cristal
Freqüentemente, as garrafas térmicas são projetadas de forma que o frasco seja envolto em material isolante de calor. Porém, quando molhado, o isolamento térmico não só perde suas propriedades, mas também se deteriora.Além do efeito dos produtos químicos do “sabão” com consequências pouco claras. Mesmo após a secagem completa, o isolamento não reterá o calor tão bem como antes.
A garrafa térmica deve ser lavada exclusivamente à mão. Você não pode colocá-lo na água ou no vapor por muito tempo. Além disso, não é recomendável fazer isso, mesmo que não possua isolante térmico.
Sempre há espaço vazio entre o invólucro externo e a lâmpada. Se você não desmontar, a água que chegar lá não secará completamente. E o resultado é um âmbar desagradável e bolorento.
Alguns itens de cristal podem ser lavados na máquina de lavar louça. Porém, nem todos: existem muitos tipos diferentes de cristal, e a maioria deles tem temperaturas acima de +500C são contraindicados. As consequências desse aquecimento são microfissuras no interior do cristal. Para produtos de cristal, PMMs caros possuem programas especiais.
Só é permitido colocar pratos de cristal em máquinas de lavar louça baratas se isso for permitido pelo fabricante de tais pratos. A embalagem deste produto deve indicar claramente “permitido”.
Se você não tem uma caixa para vaso de cristal em mãos, não vale a pena arriscar. O cristal pode rachar ou ficar opaco e turvo quando aquecido. Mas fica mais bonito depois de lavar na máquina com por meios especializados ele definitivamente não vai.
Mais uma vez sobre uso inadequado
A principal coisa que não pode ser lavada em um PMM são os utensílios de alumínio, cobre, estanho, ferro fundido, madeira e alguns tipos de plástico. O resto é permitido sem restrições ou com certas reservas.
A máquina de lavar louça possui vários modos de funcionamento com diferentes temperaturas da água. Por exemplo, vidro fino e porcelana são melhor lavados em configurações “delicadas” +40–500C. Não vale a pena correr o risco de lavá-los em temperaturas mais altas. Eles também podem rachar.
Não é recomendado lavar panelas de barro sem esmalte em PMM. Eles não irão rachar, mas ficarão gradualmente saturados com substâncias provenientes da lavagem de pastilhas e líquidos. Com o uso posterior, a umidade sairá da argila porosa e os produtos químicos permanecerão dentro dela. É improvável que as consequências na forma de um odor desagradável agradem a alguém.
A máquina de lavar louça é um ótimo lugar para higienizar esponjas de louça. A água quente não apenas limpa os acessórios da cozinha, mas também os livra dos germes.
Irá familiarizá-lo detalhadamente com as regras de funcionamento da máquina de lavar louça próximo artigo, que vale a pena ler tanto para os futuros como para os “presentes” proprietários de eletrodomésticos úteis e convenientes.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A seleção de vídeos a seguir ajudará você a entender todas as nuances do que pode ou não ser colocado na máquina de lavar louça automática para lavar.
Mais uma vez sobre o uso proibido da máquina de lavar louça:
A máquina de lavar louça é um aparelho muito necessário e fácil de usar na cozinha. Mas nem todos os tipos de louça podem ser lavados nele. Existem vários materiais para os quais essa lavagem é contra-indicada. É preciso ter cuidado para não estragar os talheres ou quebrar a máquina de lavar louça.
Conte-nos sobre o que e como você coloca na máquina de lavar louça. Compartilhe seus segredos de operação deste tipo de eletrodoméstico. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.
Sim, quando comprei uma máquina de lavar louça não conseguia imaginar que ela não pudesse lavar uma quantidade tão grande de peças. À lista de proibições aqui listadas, vale acrescentar que não se pode lavar louça rachada ou grudada na máquina de lavar louça. Portanto, sua caneca favorita com rachaduras terá que ser lavada à mão. Além disso, é claro, você não pode lavar taças e taças de vinho elegantes.
Você está certo, vidros finos e porcelanas não podem ser lavados na máquina de lavar louça. Mas você pode fazer o seguinte:
- arrume cuidadosamente os pratos para que fiquem o mais firmes possível e não se movam;
— deite um produto adequado no compartimento de enxaguamento (existem produtos especiais para vidro);
— não há necessidade de usar pó ou comprimidos!
— inicie o modo “Enxaguar” ou “Encharcar” por até 15 minutos.
Como resultado, a louça ficará limpa e brilhante.
Procuro apenas lavar pratos, garfos, colheres, xícaras e algumas panelas na máquina de lavar louça. E tudo isso deve ser colocado de forma compacta nele. Lavo tábuas de madeira, colheres, viradores, bem como colheres de plástico e frigideiras de ferro fundido apenas à mão. Pessoalmente, a máquina de lavar louça facilita muito a minha vida, pois lavar a louça já não ocupa mais o meu tempo.