Princípio de funcionamento de uma máquina de lavar louça típica: design, componentes principais, regras de funcionamento

Existem alguns modelos PMM para a cozinha.Além disso, cada fabricante de equipamentos para lavar louça se esforça para se destacar dos demais: alguns adicionam vários sensores ao design da máquina de lavar louça, enquanto outros adicionam novas unidades com funções adicionais.

Mas, independentemente da marca, o princípio geral de funcionamento de uma máquina de lavar louça doméstica é o mesmo. As principais unidades operacionais de equipamentos de diferentes marcas também são semelhantes. Como funciona uma máquina de lavar louça e com que princípio funciona? São essas questões que examinaremos em detalhes neste material. Também consideraremos recomendações básicas para a operação de máquinas de lavar louça.

Componentes para máquina de lavar louça

A maioria das máquinas de lavar louça automáticas oferecidas atualmente nas lojas são modelos embutidos em móveis de cozinha com carregamento frontal (vertical) de louça. Essa técnica simplifica ao máximo a vida da dona de casa.

Coloquei os talheres sujos na máquina, apertei o botão - e depois de um tempo as colheres, garfos e pratos ficaram limpos novamente.

Dispositivo geral do PMM
Compreender a estrutura e o princípio de funcionamento de uma máquina de lavar louça automática é a chave para uma louça 100% limpa no final e uma longa vida útil dos utensílios de cozinha

Para que a máquina de lavar louça funcione corretamente e lave bem a louça, a máquina necessita de água que se regenere sal e detergentes. Neste caso, os jatos de água devem ter temperatura definida, a composição do sal deve atender aos requisitos de pureza do NaCl e os líquidos e pastilhas de lavagem devem ser adequados ao modelo específico.

Cada unidade de máquina de lavar louça é responsável pela sua parte no processo de lavagem da louça. Se o elemento de aquecimento não aquecer suficientemente a água, a bomba não a bombear completamente e o permutador de iões ou os filtros ficarem entupidos, a loiça permanecerá suja. Você terá que ficar perto da pia e finalizar o funcionamento da máquina manualmente. Mas então por que comprar uma máquina de lavar louça?

Principais componentes do PMM doméstico

O pequeno corpo da máquina de lavar louça contém as seguintes unidades de trabalho:

  1. Bomba de circulação para abastecimento de água.
  2. Bomba de drenagem para bombear resíduos para o esgoto.
  3. Trocador de íons com resina para amaciar a água dura.
  4. Esquentador instantâneo (resistência com termóstato de segurança).
  5. Sensores de temperatura e nível de líquido no interior.
  6. Filtro para limpeza de águas residuais de resíduos alimentares.
  7. Filtro para purificação da água fornecida à máquina.
  8. Câmara de lavagem interna com vários cestos para diferentes loiças.
  9. Sprinklers superiores e inferiores (balancins com bicos).
  10. Painel de seleção de exibição e modo de operação.
  11. Bloco de controle.

Além disso, alguns modelos são equipados com trocador de calor e outros com ventilador para secar a louça lavada.

Nós PMM na parte inferior do corpo
Todos os principais componentes de funcionamento da máquina de lavar louça estão localizados na parte inferior, sob a câmara de lavagem: sistema de amaciamento de água (1), entrada de água de drenagem com bóia (2), bombas de drenagem e circulação (3, 4), painel de controle (5 ) e válvula de abastecimento de água (6)
Bomba para máquina de lavar louça
Na maioria dos PMMs, uma bomba é usada para fornecer água aos sprinklers e bombeá-la para o dreno; o modo de operação da bomba, neste caso, é regulado por uma válvula especial

A câmara para pratos é feita de aço inoxidável. Para reduzir o ruído, uma vedação de borracha corre ao longo do contorno da porta da escotilha. As bandejas de talheres são removíveis.Isto permite-lhe colocar não apenas pequenos pratos dentro da máquina de lavar loiça, mas também mais frigideiras ou panelas.

Na porta existe um recipiente para detergente (líquido, pó ou pastilhas). Outro reservatório é feito na parte inferior da câmara - para regenerar o sal no trocador de íons.

Na parte frontal da máquina de lavar louça existem indicadores de status da máquina ou um display, bem como um painel de controle sensível ao toque ou mecânico. A versão display-touch é a mais conveniente de usar, mas também a mais cara. Ao mesmo tempo, a mecânica mais simples na forma de uma alça redonda durará muito mais tempo na grande maioria dos casos.

Bandejas para pratos em PMM
A máquina de lavar loiça tem o seu próprio cesto para cada tipo de loiça - protege os utensílios de cozinha e os copos contra a quebra e também garante uma lavagem mais cuidada

Uma máquina de lavar louça típica também inclui:

  • cabo de energia;
  • mangueiras para drenagem de água suja e abastecimento de água limpa;
  • prateleiras, cestos e bandejas para pratos.

Sal especial e compostos de limpeza são consumíveis. Eles não estão incluídos no kit, mas você não deve ligar a máquina de lavar louça sem eles.

A água por si só ainda não lava bem a louça. Além disso, a máquina de lavar louça automática é inicialmente configurada para receber esses produtos em seu interior. Se não houver ou se forem em quantidade insuficiente, a máquina não funcionará e a proteção funcionará. Fornecemos recomendações para escolher o detergente para lavar louça mais eficaz em esta publicação.

Elementos e dispositivos adicionais

A operação do PMM é controlada pela unidade de automação correspondente. Envia sinais para bombas, elementos de aquecimento e válvulas. Porém, ele precisa de sensores que monitorem o que está acontecendo dentro do equipamento operacional.E aqui cada fabricante determina o conjunto necessário de sensores.

Sempre há um sensor no carro - um medidor de temperatura da água. Sem ele, é impossível manter a temperatura adequada na câmara de lavagem. Além disso, ele também garante que o elemento de aquecimento não superaqueça.

Sensores na máquina de lavar louça
Além disso, uma máquina de lavar louça automática pode ter sensores para a composição da água (o grau de dureza e a presença de impurezas nela), a temperatura do ar na cozinha, bem como a quantidade de sal e abrilhantador na solução de lavagem

Todos esses sensores são necessários para melhorar a eficiência do PMM automático. Quanto mais a unidade de controle souber o que está acontecendo dentro da câmara com a louça, melhor será capaz de selecionar o modo de lavagem.

Como é implementada a secagem na máquina de lavar louça?

Outra unidade adicional está associada à secagem de talheres lavados. Quase todos os modelos dessas máquinas exigem essa função. Somente as opções mais baratas vêm sem essa opção.

Para secar a louça, a máquina de lavar louça está equipada com:

  • trocador de calor;
  • ventilador com serpentina de aquecimento;
  • bloquear com zeólita.

A primeira opção é um tanque de plástico dentro do PMM. É preenchido com água fria e, por meio de processos simples de troca de calor, remove o excesso de umidade da câmara quando necessário.

Depois de concluída a lavagem, a água começa a evaporar da loiça e a depositar-se em forma de condensação apenas neste permutador de calor e nas paredes internas da máquina de lavar. O processo é bastante demorado, mas tal unidade não requer eletricidade para funcionar.

A segunda opção depende de energia, mas seca a louça muito mais rápido. No entanto, o ventilador giratório é um pouco barulhento.Ao escolher uma máquina de lavar louça com ela, é necessário certificar-se de que a vedação da escotilha desempenha não apenas a função de evitar vazamentos, mas também de isolamento acústico. A tampa deve fechar o mais firmemente possível.

A terceira opção é um novo produto de última geração, que ainda nem todos os fabricantes possuem em sua linha. Ao absorver água, o mineral zeólito aquece e libera calor na forma de ar seco e aquecido.

Este fluxo de ar quente é usado para secar utensílios de cozinha lavados. Esse equipamento consome quase um terço menos eletricidade do que seu equivalente com ventilador. Além disso, não há necessidade de alterar ou adicionar zeólita. Ele se recupera gradativamente e elimina o excesso de umidade.

Indicação de status de operação do piso
Outra função interessante é a projeção do tempo até o final da lavagem ou simplesmente um “coelhinho” vermelho de um ponteiro laser quando o aparelho está funcionando no piso da cozinha. A ausência desta opção não é crítica, mas sua presença simplifica o controle do PMM à distância

Os fabricantes de máquinas de lavar louça estão constantemente adicionando novas opções aos seus modelos para atrair compradores. A busca por soluções para melhorar a eficiência desta tecnologia é contínua. Além disso, quanto mais módulos adicionais, maior a probabilidade de falha do PMM.

Examinamos cada um dos principais nós de trabalho com mais detalhes em nosso artigo: A estrutura de uma máquina de lavar louça típica: design, finalidade e facilidade de manutenção de várias peças.

A importância da troca iônica de sal

Deve ser feita uma distinção entre detergente e sal de sódio regenerador para PMM. Estas são duas formulações diferentes que são colocadas em diferentes recipientes para máquinas de lavar louça. O “sabão” vai para um reservatório na tampa e o “sódio” é colocado em um recipiente no fundo da câmara de lavagem.

Existem também tablets multifuncionais. Eles são colocados em um compartimento na escotilha da máquina e já contêm os volumes necessários de solução salina. Mas se a água da torneira for muito dura, com alto teor de magnésio e cálcio, será difícil prescindir do sal especialmente desenvolvido para o trocador de íons. Sem ele, o PMM irá inevitavelmente e rapidamente quebrar em tal situação.

Sal NaCl para máquina de lavar louça
O sal especial na máquina de lavar louça amacia a água, melhora a qualidade da limpeza da louça e alivia o calcário dos elementos de aquecimento e dos depósitos brancos de cálcio nos talheres.

O PMM contém um trocador de íons com uma resina composta por cloreto de sódio NaCl. Todo o fluxo do abastecimento de água para lavagem passa primeiro por este bloco, onde o cálcio e o magnésio da água são substituídos por íons de sódio. Como resultado, elimina-se a formação de incrustações nas peças da máquina de lavar louça e manchas na louça.

Gradualmente, o Na é eliminado do trocador de íons e deve ser substituído por uma nova porção. Além disso, você não pode usar um análogo alimentar normal para isso. Como último recurso, é permitida a utilização de sal fervido cristalino grosso do grupo “EXTRA”. Mas é melhor usar apenas formulações especialmente preparadas para máquinas de lavar louça com teor de NaCl superior a 99%.

A taxa de consumo de sal é determinada pelas configurações da máquina de lavar louça. Em muitos modelos PMM, esse processo deve ser ajustado manualmente por meio de uma tabela especial. Além disso, durante a operação posterior, você terá que monitorar constantemente a composição da água e ajustar o ajuste.

Para evitar essa rotina, escolha imediatamente no momento da compra um equipamento com sensor de dureza. Desta forma a máquina se ajustará e o consumo de NaCl será o mais econômico possível. Temos mais recomendações para escolher uma máquina de lavar louça trouxe aqui.

Como funcionam as máquinas de lavar louça

Para entender como funciona uma máquina de lavar louça por dentro, você não precisa ter nenhum conhecimento especial de ciências avançadas. O funcionamento de uma máquina de lavar louça automática baseia-se no princípio de um processo passo a passo - primeiro é realizado um ciclo, depois o segundo, terceiro, etc., e no final são retirados os talheres limpos da máquina.

Detergente para máquina de lavar louça
Sal, água e detergentes - estes são os três componentes, como resultado da mistura que a louça suja é limpa com uma técnica semelhante

A lavagem da louça no PMM ocorre em quatro etapas:

  1. Pré-imersão (lavagem de grandes resíduos de alimentos).
  2. Ciclo de lavagem principal.
  3. Limpar.
  4. Secagem.

Primeiro, grandes restos de alimentos não consumidos são removidos da superfície do prato. Em seguida, a temperatura no PMM aumenta e a lavagem principal começa com a adição de detergentes. Isso acontece ciclicamente - coletando e aquecendo água, borrifando-a pela câmara, drenando-a para o ralo. O número de repetições deste processo depende do modo de lavagem selecionado. Conversamos com mais detalhes sobre o ciclo de lavagem e a duração dos modos principais em este material.

Modos de operação da máquina de lavar louça
Dependendo do modo selecionado, a temperatura da água no PMM pode atingir 65–70 °C, mas com uma opção de operação econômica raramente sobe acima de 50 °C, o que reduz significativamente o consumo de eletricidade do elemento de aquecimento

Por fim, a louça é enxaguada com água limpa e seca. Se a máquina vier com trocador de calor, a última etapa poderá levar várias dezenas de minutos. Se você tiver um ventilador de secagem ou um módulo com zeólita, isso acontece muito mais rápido.

Para garantir que a água lave todas as partes da louça dobrada para lavagem, sem exceção, os aspersores giram constantemente durante o funcionamento.Esses balancins possuem vários bicos direcionados para os lados em diferentes ângulos. Quanto mais bicos houver e, consequentemente, o número de jatos na câmara, mais rápida e minuciosamente serão lavados os talheres.

Regras para usar uma máquina de lavar louça doméstica

Comprimidos, líquidos e pós destinados a máquinas de lavar louça contêm um mínimo de componentes espumantes. A abundância de espuma só prejudica o processo de lavagem da louça no PMM. Quanto menos for, melhor. Portanto, você não pode usar sabão comum ou algo semelhante na máquina de lavar louça.

O procedimento para colocação de pratos no PMM
Ao colocar os pratos no cesto, certifique-se de que não ficam próximos uns dos outros - desta forma os jatos de pulverização não atingirão superfícies fechadas e não lavarão todos os resíduos de alimentos

Nem todos os talheres podem ser lavados no PMM. A secagem com ar quente é contraindicada para plásticos. A placa irá pelo menos amolecer e talvez “vazar” com gotas de plástico. Neste último caso, a máquina provavelmente irá falhar instantaneamente.

Copos e xícaras devem ser colocados de cabeça para baixo na cesta. Isso tornará mais fácil a entrada dos jatos dos aspersores, além de que a maior parte da água fluirá deles por gravidade.

E o mais importante, nada deve interferir no movimento das lâminas com bicos. Isso quebrará a louça ou danificará os sprinklers. Fornecemos recomendações detalhadas para operar uma máquina de lavar louça em outro artigo. nosso artigo.

Se houver restos de alimentos lavados no fundo da câmara de lavagem, isso indica um filtro de drenagem entupido. Precisa ser limpo regularmente. Mas quanto menos pedaços grandes de comida sobrarem na louça, menos frequentemente você terá que retirá-la e lavá-la, por isso é melhor não ter preguiça no início e remover com cuidado as sobras grandes dos pratos.

Você descobriu que sua máquina de lavar louça está entupida? Neste caso, recomendamos que você leia dicas de limpeza com suas próprias mãos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para entender mais detalhadamente a estrutura de uma máquina de lavar louça, assista aos vídeos abaixo. Nós os selecionamos especialmente para facilitar a compreensão dos princípios de operação do PMM.

O vídeo demonstra claramente as características de design da máquina de lavar louça:

Princípio de funcionamento e análise de modos PMM típicos:

O vídeo apresenta os principais componentes operacionais do equipamento de lavagem de louça:

Não é difícil entender como funciona e está estruturado o PMM. Este conhecimento ajudará na escolha do equipamento de lavagem adequado e permitirá evitar erros graves durante o seu funcionamento. Assim como informações sobre o design da máquina de lavar louça serão úteis se você precisar substituir peças rapidamente ou se precisar descobrir por conta própria razões para o colapso máquina.

Ainda tem dúvidas sobre o design da máquina de lavar louça ou de uma de suas unidades de trabalho? Verifique todos os detalhes com nossos especialistas na seção de comentários.

Se quiser complementar as informações que apresentamos neste artigo, escreva seus comentários no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Dayana

    Quando estávamos escolhendo uma máquina de lavar louça, primeiro fiz algumas pesquisas teóricas na Internet sobre opções e funções básicas. Na loja eu já sabia exatamente quais modelos consideraria e quais não valia a pena perder tempo. A propósito, os vendedores não gostam muito de clientes que sabem exatamente o que procuram))) Então. Levei para casa e recomendo fortemente que quem procura um PMM escolha entre modelos que possuem função de meia carga. Isto é especialmente verdadeiro para famílias pequenas com 2 a 3 pessoas.Não há vontade nem tempo para lavar à mão, e usar todo o potencial da máquina de lavar louça para dois ou três pratos após o jantar também é extremamente irracional e antieconômico. E é a função de meia carga que salva o dia. A máquina “sabe” que tem pouca louça e não consome água e energia elétrica em plena capacidade.

    • Os vendedores, aliás, ficam muito felizes quando as pessoas chegam sabendo o que querem

  2. Vladimir

    Obrigado Diana! Acontece que não tivemos escolha... Decidimos usar o método de solteiro! :-)) Até a louça suja bater na torneira da pia!!! :-))
    Enquanto estamos no processo de instalação... Assim que testarmos, lhe enviaremos um telegrama! :-)) Obrigado!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica