Requisitos para ventilação de edifícios públicos: sutilezas de disposição e projeto de ventilação

A qualidade do ar é um dos indicadores mais importantes do ambiente humano.Qualquer local público deve estar equipado com um sistema de ventilação que garanta a retirada do ar poluído das instalações e a sua substituição por ar exterior limpo.

Os elevados requisitos de ventilação dos edifícios públicos são ditados não só pelas normas sanitárias e higiénicas, mas também pela preocupação com o conforto dos visitantes. Afinal, é preciso admitir, não é muito agradável estar numa sala onde há muitos odores no ar, e nem sempre agradáveis.

A seguir, informaremos quais regulamentos regulam o clima interno e como a ventilação pode ser organizada em salas para diversos fins.

Microclima em vários tipos de instalações

O diagrama do sistema de ventilação é desenvolvido durante o projeto do edifício. Engenheiros e projetistas levam em consideração as especificidades da estrutura, características arquitetônicas e diferenças nas condições climáticas das instalações.

Aquecedor para ventilação
Antes de fornecer ar ao ambiente na estação fria, é necessário aquecê-lo. Para este fim, aquecedores de dutos são utilizados em sistemas de ventilação de alimentação.

Os documentos normativos que estabelecem os limites do microclima vêm em auxílio dos especialistas:

Antes de começar a trabalhar projeto de sistema de ar condicionado e ventilação de edifícios públicos, é necessário determinar a que categoria o edifício pertence.

Por GOST 30494-2011 categorias destacadas:

  1. 1ª categoria. Inclui todos os quartos em que as pessoas se encontram em estado de repouso e repouso, deitadas ou sentadas.
  2. 2ª categoria. O edifício é destinado ao trabalho mental ou estudo.
  3. 3a. As instalações são caracterizadas por um grande número de pessoas sem agasalhos, a maioria sentadas.
  4. 3b. As instalações são ocupadas por pessoas em trajes normais, geralmente sentadas.
  5. 3c. No local há pessoas em trajes normais, em pé.
  6. Categoria 4. Locais para esportes ao ar livre.
  7. Categoria 5. Instalações deste tipo requerem a presença de pessoas seminuas (piscinas, ginásios).
  8. 6 categorias. Esta categoria inclui locais onde as pessoas permanecem por um curto período de tempo (arrecadações, banheiros, saguões, corredores).

Os engenheiros enfrentam uma tarefa bastante difícil para garantir os parâmetros ideais em cada sala.

Fornecimento de ventilador no telhado
A instalação de ventilador de alimentação na cobertura é um exemplo de aproveitamento racional da área de um edifício público, o que permite poupar espaço na divisão

De acordo com as normas, a sala deve receber constantemente 20-30 m3 ar fresco por pessoa. Atualmente há controvérsia em torno desse significado. Com esse afluxo pode ocorrer uma corrente de ar, o que é muito desagradável na estação fria, quando os elementos de aquecimento da ventilação simplesmente não têm tempo para aquecer o fluxo de ar a uma temperatura confortável.

Outro método para calcular a troca de ar necessária é baseado na fórmula:

V=3 eu3 * S,

Onde S— área do quarto.

Assim, existem 3 metros cúbicos de ar por metro quadrado. Este método é usado, via de regra, para calcular o valor necessário influxo em uma área residencial, Mas SNiP 31/05/2003 permitir esse cálculo para escritórios num edifício público administrativo.

Nos cálculos de alguns ambientes, como banheiro, sala para fumantes, cozinha, a taxa de troca de ar é utilizada como valor que determina os parâmetros do sistema de ventilação.

Este é um valor que caracteriza quantas vezes todo o volume de ar da sala será substituído em uma hora. Para a cozinha, o valor mínimo aceitável é de 3 rpm, para o banheiro - 5 rpm, para a sala de fumantes - 7 rpm. Este cálculo só é adequado para salas pequenas onde as pessoas permanecem por pouco tempo.

Para galhos pequenos troca geral Para ventilação é mais racional usar redondo ventiladores de duto, eles podem ser instalados em qualquer posição

Opções de implementação do sistema de ventilação

A implementação de sistemas de ventilação e ar condicionado de alta qualidade em locais públicos é a chave para o conforto e bem-estar das pessoas. Existem diversas soluções técnicas básicas para esses sistemas de engenharia.

Troca geral ventilação empilhada

A parte de exaustão do sistema de ventilação é necessária para remover o ar poluído, o excesso de umidade e o calor do ambiente.

O seu correto funcionamento depende de um fluxo constante de ar. Para fazer isso, você precisa fornecer ventilação que forneça ar fresco de fora da sala.

Tubos de ventilação
Dentro de um andar, os dutos de ar são direcionados ao longo do teto; posteriormente, quando o sistema estiver totalmente montado, eles podem ser escondidos atrás de um teto suspenso

A ventilação exaustora embutida é composta por: grade externa, ventilador, unidade de automação, dutos de ar, exaustores (cozinha, laboratório), grade interna ou exaustores difusores.

Para a ventilação de alimentação são necessários os seguintes componentes: uma grade externa, filtro, aquecedor de ar, silenciador, umidade, temperatura, sensores de gelo, ventilador, dutos de ar, grades internas de parede ou teto, difusores de alimentação.

Este tipo de ventilação é utilizado com mais frequência em edifícios públicos. Várias filiais estão instaladas no prédio troca geral sistemas de ventilação que não se comunicam entre si.

A vantagem da ventilação modular é a purificação do ar separada em salas diferentes, a capacidade de regular a potência do fluxo de ar em cada sala. Mas tal solução de engenharia também tem uma série de desvantagens. O principal é o volume. Em edifícios onde não é possível esconder as condutas de ar atrás de um tecto falso, surgem problemas com a estética desta estrutura.

No caso em que a ventilação é entre pisos, os dutos de ar verticais são montados usando o método de extensão por cima ou extensão por baixo.

Tubos de ventilação em estilo ambiente
Nos casos em que a instalação de tecto falso seja impossível, as condutas de ar não podem ficar escondidas atrás dele. O sistema de ventilação é instalado de forma aberta, as condutas de ar são decoradas de acordo com o interior do estabelecimento

Alguns bares e restaurantes usam dutos como parte de sua decoração. Neste caso, normalmente são utilizados dutos de ar de aço inoxidável. Em geral, a ventilação cuidadosamente instalada adapta-se ao interior do estabelecimento.

Para suprimir o ruído, os dutos de ar são revestidos com material isolante, o que evita efetivamente a propagação de sons entre salas individuais e praticamente reduz a zero o ruído do ar nos próprios dutos.

Este sistema de ventilação é adequado para edifícios com um grande número de divisões separadas.

Fornecimento e ventilação de exaustão com recuperação

Este sistema de ventilação difere da versão anterior pela presença recuperador — trocador de calor de superfície.É instalado na intersecção dos ramais de alimentação e exaustão.

O ar retirado da sala deixa calor nas placas do trocador de calor. O ar que entra pelo sistema de abastecimento é aquecido por suas placas cerâmicas.

Recuperador para sistema de ventilação
O recuperador do sistema de ventilação aquece o ar fresco a uma temperatura confortável. Este dispositivo com eficiência energética permite economizar cerca de 20-30% de calor

As válvulas de retenção na carcaça do recuperador evitam que o ar escape entre os ramos de ventilação.

A recuperação permite economias significativas nos custos de aquecimento. Esta vantagem do recuperador é especialmente perceptível numa sala grande: uma sala de conferências, um cinema, uma sala de reuniões.

Unidades de tratamento de ar

O uso de uma unidade de ventilação desencoraja muitos proprietários de edifícios devido ao alto preço da própria unidade. É um dispositivo multifuncional - os elementos principais estão localizados no corpo.

Alguns modelos estão equipados com refrigerador de ar. Infelizmente, é difícil usá-lo para climatizar um grande número de salas para diferentes fins. Isto ocorre devido à incapacidade de definir condições de temperatura individuais para cada ambiente individual.

Unidade de fornecimento e ventilação de exaustão
O uso de unidades de ventilação eliminará ruídos e complicações desnecessárias com o arranjo da ventilação e garantirá um mínimo de complicações com a manutenção do sistema de ventilação

As unidades de abastecimento e exaustão são a opção mais simples para organizar um sistema de ventilação. Um dispositivo bastante compacto não ocupa muito espaço na câmara de ventilação.

Devido ao fato das ventoinhas estarem localizadas dentro de um gabinete bem isolado, o nível de ruído varia de unidade de Tratamento de ar abaixo. A manutenção das instalações é muito mais barata do que os sistemas de composição tipográfica.Sua desvantagem é a necessidade de instalação de equipamentos de ventilação adicionais em banheiros, salas para fumantes, servidor.

Ventilação de fumaça e fogo

Todos os equipamentos de ventilação devem ser instalados de acordo com as normas de segurança contra incêndio SP 7.13130.2013. Estas regras simples não podem ser ignoradas ao desenvolver um circuito e instalá-lo. Qualquer edifício, especialmente público, deve estar equipado com proteção contra incêndio e ventilação de fumaça de qualidade adequada.

A propagação do fogo e da fumaça através do sistema de dutos é um problema significativo durante um incêndio. Para combatê-lo, são instalados amortecedores corta-fogo com sensor de temperatura nos dutos de ar.

Em condições normais está constantemente aberto. Quando a temperatura sobe para níveis extremos, um sensor é acionado, que aciona o atuador da válvula. Após o fechamento, a vedação aplicada na borda da válvula se expande, encaixando-se o mais firmemente possível no duto de ar.

A fumaça nas instalações dificulta a evacuação e dificulta o trabalho dos bombeiros. Não é possível eliminar completamente a fumaça, mas você pode minimizar seus danos instalando ventiladores auxiliares e remoção de fumaça.

Ventiladores no sistema de ventilação
Ventiladores de extração de fumaça são necessários para remover a mistura de fumaça e ar da sala. Os modelos modernos são capazes de operar em temperaturas de 400-600 °C por cerca de 2 horas

Ventiladores intensificadores de ventilação de fumaça são necessários para fornecer ar limpo às pessoas ao longo da rota de fuga. Ao bombear ar para áreas lotadas (corredores de evacuação, escadas), aumenta a pressão, evitando que a fumaça penetre ali.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você pode aprender como instalar sistemas de ventilação no seguinte vídeo:

Ignore os regulamentos de segurança contra incêndio ou SanPiN é impossível, apesar do alto custo ou da inconveniência de sua implementação. O número de soluções técnicas para ventilação de edifícios públicos é bastante grande.

Para cada projeto, é necessário selecionar e pesquisar um método de implementação de um sistema de ventilação que atenda aos requisitos declarados. Mas, se não houver experiência suficiente nesta área, é melhor entrar em contato com especialistas que o ajudarão a projetar e equipar adequadamente o sistema de ventilação.

Tire suas dúvidas sobre o tema do artigo, compartilhe sua experiência e dicas valiosas sobre como organizar a ventilação. O bloco de comunicação está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica