Temperatura de soldagem de tubos de polipropileno: principais etapas da autossoldagem + tabela de valores
Uma das etapas da construção de casas e apartamentos particulares é a instalação de comunicações responsáveis pelo abastecimento de água ou escoamento de águas residuais. Montar tubos de polipropileno é muito mais simples do que instalar estruturas metálicas. Para conectá-los, são utilizadas ferragens soldadas com equipamento especializado - um ferro.
O artigo que propomos descreve a tecnologia para fazer conexões e fornece a temperatura padrão para soldar tubos de polipropileno. Abordaremos as etapas preparatórias necessárias para produzir juntas fortes e seladas. Seguindo nossos conselhos, você montará o pipeline sem problemas.
O conteúdo do artigo:
Soldagem como método de conexão de tubos PPR
No processo de soldagem tudo é importante: diâmetro, temperatura de soldagem dos produtos PP, tempo de exposição à máquina de solda. Mas primeiro você precisa se familiarizar com os fundamentos da tecnologia e aprender a usar as ferramentas.
Você não pode iniciar o processo de soldagem sem determinar o tipo e as dimensões do material. Convidamos você a se familiarizar com informações úteis que o ajudarão a escolher a opção certa. tubos e conexões de polipropileno, bem como instalá-los, conhecendo as nuances e sequência do processo.
O que você precisa saber sobre tubos de polipropileno?
A tecnologia de soldagem (ou soldagem - ambos os termos são igualmente aplicáveis) é garantida pelas propriedades do polipropileno, um polímero técnico de uso universal.É fusível, mas após resfriamento e endurecimento retorna as características de resistência e estanqueidade.
Os tubos diferem em diâmetro, espessura da parede, cor e características. Graças à gama de diâmetros – 16-110 mm – qualquer solução técnica pode ser implementada.
Você pode ignorar a cor do polímero, pois ela é escolhida pelo fabricante a seu critério, mas a cor das listras importa:
- azul – para abastecimento de água fria;
- vermelho – para abastecimento de água quente e aquecimento.
No entanto, as informações básicas nas quais você deve confiar ao comprar e soldar tubos estão indicadas na etiqueta. O material do tubo de polipropileno é designado por combinações de letras PPR, PP-H, PP-B, PPRC.
A classificação de acordo com a pressão nominal, máxima permitida para instalação em condições específicas, auxilia na seleção de produtos para sistemas domésticos ou industriais.
Com base nisso, existem 4 tipos de tubos PPR:
- PN-10 (com valor nominal de 1,0 MPa) – projetado para transporte de água fria. Às vezes são utilizados para instalação de pisos aquecidos, desde que o refrigerante não aqueça acima de +45 °C.
- PN-16 (com valor nominal de 1,6 MPa) – utilizado para montagem de sistemas de abastecimento de água quente/fria. A temperatura máxima permitida é de +60 °C.
- PN-20 (com valor nominal de 2,0 MPa) – suporta temperaturas de até +80-90 °C em tubulações protegidas contra golpe de aríete.
- PN-25 (com valor nominal de 2,5 MPa) - adequado não só para abastecimento de água autônomo, mas também centralizado. A temperatura máxima recomendada é de +95 °C, mas temperaturas mais altas podem ser toleradas.
É melhor pagar a mais e comprar tubos confiáveis e com valor um pouco superior do que economizar dinheiro e comprar materiais limitados por parâmetros de temperatura.
Na fabricação de tubos, aplica-se o princípio: quanto maior a temperatura do refrigerante e a pressão no sistema, mais espessas são as paredes.
Este é o conhecimento mínimo necessário para usar corretamente os tubos PPR. Vamos passar para uma breve descrição do processo.
Descrição tecnológica do processo de soldagem
Existem dois tipos soldagem de polipropileno – bunda e acoplamento. O primeiro praticamente não é utilizado para instalação de comunicações domésticas, pois possui uma tecnologia complexa e é utilizado exclusivamente para conexão de tubos principais de grande diâmetro.
O princípio da soldagem é que duas seções de tubo, aproximadamente iguais em diâmetro e espessura de parede, são aquecidas com uma ferramenta especial e conectadas pelo método de encaixe.
A principal característica: quando frio, o acoplamento deve ter diâmetro um pouco menor.
Quando aquecido, forma-se uma zona de fusão do polímero. É importante que cubra apenas superfícies de trabalho adjacentes umas às outras.
Aqui é importante retirar rapidamente as peças da ferramenta e conectá-las, para que dois segmentos sejam fundidos em um, seguido de polimerização. A confiabilidade da conexão depende do tempo gasto no processo de aquecimento e da temperatura corretamente selecionada.
Parâmetros de temperatura padrão
Tanto o superaquecimento quanto o aquecimento insuficiente têm um efeito negativo no resultado da soldagem. No primeiro caso, os elementos irão deformar-se, o rolo irá inchar e o diâmetro interno diminuirá. No futuro, podem formar-se incrustações e tampões em áreas de juntas irregulares.
No segundo caso, a conexão será fraca e devido ao aperto insuficiente haverá risco de vazamento.
É justamente pelo risco de rompimento da tubulação que é necessário seguir a técnica de soldagem e levar em consideração parâmetros como:
- diâmetro dos produtos soldados;
- tempo de aquecimento e resfriamento;
- temperatura do equipamento;
- temperatura ambiente.
Acredita-se que o processo soldagem de tubos PP Não é aconselhável realizar a temperaturas inferiores a -10 °C, o limite superior é de +90 °C. A temperatura ambiente mais favorável é de 0 °C a +25 °C. Para facilitar a memorização, os valores necessários de temperatura e tempo foram compilados em uma tabela.
Se a temperatura do ar interno ou externo for inferior a +5 ° C, o tempo de aquecimento aumenta aproximadamente 50%, ou seja, duas vezes. A temperatura de aquecimento é a mesma em todos os lugares – +260 °C. A faixa aceitável é +255-280 °C.
É interessante que a escolha do parâmetro não depende do diâmetro do tubo - os mesmos valores são utilizados para 16 mm e 50 mm. Apenas os períodos de tempo mudam. Por este motivo, a temperatura de soldagem de conexões e tubos de polipropileno geralmente não é indicada nas tabelas tecnológicas.
Instruções detalhadas de instalação
O processo de soldagem é rápido. Você pode verificar isso analisando os dados da tabela. Por exemplo, para conectar dois elementos com diâmetro de 20 mm, à temperatura ambiente serão necessários 5 segundos para aquecer, mais 4 segundos para conectar e depois 180 segundos para esfriar. Total – 3 minutos e 9 segundos.
Nesse sentido, é importante praticar todos os movimentos para que não haja problemas no processo de união dos elementos já aquecidos. Considere as nuances de cada etapa instalação de tubos de polipropileno separadamente.
Etapa #1 – preparação de ferramentas especiais
Para soldar em casa, você precisará de equipamentos projetados apenas para soldar peças de polipropileno - tubos, cantoneiras, acoplamentos, tês, plugues.
Faz sentido adquirir uma nova ferramenta se você planeja montar um sistema de abastecimento de água do zero com manutenção adicional. Para trabalho único, o equipamento pode ser alugado ferro para soldar tubos PP ou pedir emprestado a amigos. Além de ferramentas especiais, você precisará de nível, marcador, régua ou fita métrica.
Etapa #2 - marcação e corte de tubos
Os tubos são cortados antecipadamente, antes do início da primeira soldagem. Recomendamos preparar todos os elementos e juntá-los conforme o diagrama. Faz parte de um projeto de sistema de aquecimento ou instalação de encanamento.
Medimos seções de tubos com o comprimento necessário e as cortamos cuidadosamente cortador de Tubos. Em seguida, selecionamos acessórios de diâmetro adequado - na maioria das vezes são acoplamentos, tês e ângulos. Se os elementos forem reforçados, retire a camada de alumínio.
Como resultado, as bordas das peças a serem soldadas devem ser perfeitamente lisas, cortadas perpendicularmente ao eixo da tubulação, limpas e desengorduradas.
Etapa #3 - conectando elementos e aquecimento
Instalamos o dispositivo, selecionamos acoplamentos e mandris com o diâmetro necessário. Ligamos na rede e aquecemos, pois já sabemos a que temperatura ideal devem ser soldados os tubos de polipropileno - +260 °C. É exatamente isso que está indicado nas instruções de operação dos ferros de soldar.
Observe que alguns fabricantes produzem dispositivos com escala de até +320 °C. Isso não significa que você precise aquecê-lo ao máximo. Leia atentamente as instruções - elas indicam as condições sob as quais são permitidos valores de aquecimento elevados.
Nas extremidades das peças que precisam ser conectadas, fazemos marcas indicando a profundidade do aquecimento. Verificamos mais uma vez se as superfícies de trabalho estão secas e isentas de graxa, pois a umidade ou uma superfície escorregadia podem causar a despressurização da conexão.
A partir do momento da instalação das peças, começamos a contar os segundos - de acordo com os valores indicados na tabela. Após o tempo necessário, retire as peças e insira rapidamente o tubo na conexão - até a mesma marca. Tentamos posicionar as peças coaxialmente, apenas alguns segundos são dados para corrigir a posição. Não devem ser permitidas distorções e rotações de elementos!
Mantemos o nó na posição correta até que ocorra a polimerização. Normalmente são 3 minutos ou mais - verificamos o tempo de resfriamento de acordo com a tabela. As peças resfriadas e devidamente soldadas formam uma conexão integral, firme e durável.
Soldamos os principais componentes um por um para que possamos montá-los e soldá-los no lugar instalação de circuito de aquecimento, esgoto ou distribuição de água.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Tecnologia de soldagem de tubos PPR:
Vídeo nº 2. Análise de erros comuns:
Há um grande número de master classes sobre soldagem de tubos de polipropileno na Internet. Alguns deles foram feitos por amadores não qualificados, portanto, conselhos sobre técnica de soldagem e temperatura podem ser enganosos.
O fabricante conhece as capacidades da máquina de solda melhor do que outros, portanto, antes de começar a soldar, leia as instruções - isso irá protegê-lo de defeitos técnicos e conselhos não profissionais.
Conte-nos sobre sua própria experiência na montagem de tubulações de polipropileno e na fabricação de conexões de solda. Compartilhe sutilezas tecnológicas que podem ser úteis aos visitantes do site. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
... o tempo de aquecimento é aumentado em aproximadamente 50%, ou seja, duas vezes. Bravo! 2+1 = 4.
... aumentar em 50% - será 150%, ou seja, 1,5 vezes e em 2,0 vezes - será 200%)))
50% é 1,5 vezes, 100% é 2 vezes e 200% é 3 vezes.