Medidor de energia elétrica com leitura remota: princípio de funcionamento, dispositivo, prós e contras

Concordo que um medidor de energia elétrica com leitura remota é um dispositivo indispensável em uma casa moderna. Por outro lado, é chamado de medidor de eletricidade “inteligente”.Não exige monitoramento constante do consumo de energia e permite otimizar gastos.

Um medidor com sistema de transmissão remota de dados é indicado para quem não quer perder tempo com saques, transferência de provas e calculando o valor que você terá que pagar pela luz. Após a instalação de um medidor inteligente, todas as informações sobre o consumo são transmitidas automaticamente para o servidor da prestadora de serviço, sem a participação do proprietário e de seus moradores.

Construção de medidores elétricos

Os medidores de eletricidade “inteligentes” têm uma estrutura complexa. Isso se deve à automação de dispositivos e à possibilidade de sua integração em modernos sistemas inteligentes.

Um medidor típico com transmissão remota de leituras consiste em:

  • Tela de LCD;
  • transformador de corrente;
  • cronômetro;
  • saída de telemetria;
  • elementos básicos para monitoramento e controle;
  • Supervisor;
  • porta óptica (não presente em todos os dispositivos);
  • fonte de energia.

O display LCD atua como um indicador para exibir os modos de operação. É necessário um cronômetro para exibir a data e a hora. Esta função também pode ser executada por um microcontrolador. A saída de telemetria é usada para conectar o medidor a um computador.

Conectando um medidor elétrico
Um medidor elétrico “inteligente” pode ser conectado a um computador pessoal, laptop, bem como a qualquer dispositivo para transferência remota de dados

O supervisor produz um sinal de reset para o microcontrolador, que ocorre quando a energia é desligada ou ligada.

A porta óptica é utilizada para realizar leituras diretamente do medidor elétrico, sendo em alguns modelos também necessária para programação de dados. A fonte de alimentação garante o funcionamento normal do sistema.

Finalidade do microcontrolador do dispositivo de medição

O microcontrolador é considerado uma das partes mais importantes de um medidor inteligente. Converte o sinal, processa os dados, exibe informações e controla todas as interfaces.

O controlador também pode ser equipado com funções adicionais, que incluem:

  • capacidade de verificar o estado da rede elétrica;
  • ajuste de energia da rede;
  • falta de energia.

O número e a natureza das funções dependem dos parâmetros do software instalado. Diferentes microcontroladores diferem entre si em parâmetros técnicos e funções suportadas.

Sistema de controle de medidor elétrico

O sistema de controle de um medidor inteligente é um sistema de contabilidade automatizado. Recolhe dados sobre todos os fluxos de energia e analisa as informações recebidas. Com base nisso, são gerados relatórios de consumo de energia elétrica.

Sistema de controle automatizado
Inicialmente, os sistemas de controle automatizados eram muito caros e, portanto, eram instalados exclusivamente em grandes instalações industriais e fábricas.

O sistema então prevê o consumo de energia em um futuro próximo. A informação disponibilizada permite selecionar o tarifário pretendido.

Além disso, o sistema de controle processa informações de pagamento e efetua pagamentos de luz.

Sistema de transmissão de dados

Os medidores elétricos “inteligentes” devem transmitir informações automaticamente, sem falhas ou atrasos.Para fazer isso, você precisa instalar equipamentos de alta qualidade e carregar todos os dados em blocos especiais. Depois disso, deve ser criado um sistema de transmissão de dados.

Fazendo leituras usando seu telefone
Um sistema automatizado de transmissão de dados é uma parte importante de um medidor elétrico inteligente, que determina a facilidade de uso do medidor

Em seguida, é formado um centro de processamento de informações e equipado com os equipamentos necessários. Os novos medidores possuem uma interface pronta que permite a adesão ao sistema automatizado de contabilização de dados. Isso simplifica muito o procedimento de instalação do medidor.

O princípio de funcionamento dos medidores de eletricidade “inteligentes”

Simplificado, todos os medidores elétricos com transmissão remota de leituras operam de acordo com o mesmo esquema. Eles coletam informações, transmitem-nas ao servidor, analisam-nas e armazenam-nas.

A transferência ininterrupta de dados é garantida graças às tecnologias:

  • wi-fi (via roteador);
  • LPWAN – através de uma torre que está conectada ao servidor;
  • GPRS – a transmissão do sinal é realizada através de um cartão SIM.

Após a coleta das informações, as informações são processadas pelo módulo contábil e transmitidas ao servidor, onde são recebidas pelos controladores. Todas as informações são exibidas na conta pessoal do assinante.

Conta pessoal do assinante
Você pode fazer login na conta pessoal do assinante da rede elétrica a partir de qualquer dispositivo: tablet, smartphone ou computador pessoal (é necessária apenas uma conexão com a Internet)

Depois vem a etapa de arquivamento e análise das informações recebidas. Neste caso, os controladores são programados para determinados dias da semana e enviam os dados estritamente de acordo com a programação. Esta ordenação permite controlar e analisar melhor o consumo de energia de um determinado assinante.

Funcionalidade de medidores remotos de eletricidade

Dispositivos com função de transmissão remota de leituras analisam o nível de energia elétrica consumida e ajustam o seu funcionamento, aumentando a eficiência no âmbito de um acordo assinado com a empresa de energia.

Esse medidor elétrico pode executar várias funções ao mesmo tempo:

  • conectar e desconectar remotamente assinantes da rede elétrica;
  • suporte a múltiplos tarifários de exploração - em diferentes horários do dia poderão ser aplicados diferentes tarifários consoante a carga da rede;
  • enviar sinal à administradora e ao fornecedor de que é necessário um eletricista (em caso de diagnóstico de problemas na linha);
  • notificação ao proprietário das despesas mensais e diárias;
  • fornecimento de dados sobre as características da energia elétrica - nível de tensão, desvios da norma, etc.

Nos medidores com transmissão remota de dados, segundo os fabricantes, todas as informações são armazenadas, inclusive problemas de rede. As informações ficarão armazenadas no sistema por 3,5 anos. Se algum aparelho elétrico quebrar devido a uma queda repentina de tensão, o assinante poderá confirmar a causa do mau funcionamento em tribunal e tentar recuperar uma compensação monetária do fornecedor de energia elétrica.

Leituras de medidores elétricos
Os medidores inteligentes armazenam dados máximos sobre consumo de eletricidade e parâmetros de rede, aos quais tanto o assinante quanto a empresa de energia têm acesso

Alguns modelos de medidores inteligentes possuem funcionalidades avançadas e podem procurar consumidores que se conectaram ilegalmente à rede de distribuição.

Vantagens dos medidores elétricos inteligentes

Os medidores elétricos com sistema integrado para transmissão remota de informações apresentam muitas vantagens.Devido à sua versatilidade e praticidade, são frequentemente utilizados em sistemas de automação Casa inteligente.

As vantagens desses dispositivos incluem:

  • fazer leituras em qualquer modalidade - diária, semanal e mensal;
  • autonomia completa;
  • alta precisão;
  • eficiência nos cálculos, principalmente no caso de cobrança diferencial;
  • a capacidade de organizar a desenergização remota de um apartamento ou casa a partir de um computador ou smartphone.

Um contador eléctrico com leitura automática permite resolver quaisquer litígios que possam surgir entre o assinante e o prestador de serviço (especialmente se a pessoa não apresenta leituras regularmente).

Recibo de luz
Ao usar medidores elétricos “inteligentes”, você terá que verificar os recibos com mais cuidado para perceber um erro em tempo hábil e reportá-lo ao fornecedor

Além disso, a controlabilidade e a autonomia dos medidores de eletricidade ajudarão a resolver alguns dos problemas dos proprietários. Se apenas o proprietário do apartamento puder controlar o painel, em caso de atraso no pagamento ou não pagamento do aluguel, o proprietário poderá desligar imediatamente a energia elétrica. Isso permitirá que você remova rapidamente os inquilinos de sua casa (ninguém concordará em realizar a defesa em um apartamento sem eletricidade).

Desvantagens dos medidores remotos

Apesar de todas as suas vantagens, os medidores inteligentes têm uma série de desvantagens. Eles são mais caros que os medidores convencionais e exigem mais atenção do proprietário. Você pode encontrar falsificações no mercado, cuja instalação é ilegal.

Devido à complexidade do projeto, devem ser tratados com muito cuidado.Se, no caso de reparos ou instalação de algum móvel próximo ao aparelho, ele for acidentalmente tocado ou mesmo batido, ele poderá quebrar ou começar a apresentar valores errados (nem sempre a favor do assinante). Ao mesmo tempo, os medidores com controle remoto dependem da comunicação (Internet, módulo de rádio, etc.).

Análise do medidor inteligente
Se você escolher um medidor elétrico com transmissão remota de informações que seja muito barato, existe um alto risco de ele quebrar mesmo na fase de instalação

Também será mais fácil para a empresa controlar o assinante. Se o proprietário atrasar vários atrasos no pagamento da electricidade, o fornecedor poderá cortar o acesso do devedor à electricidade sem visitar o seu apartamento.

Antes de desligar, o medidor elétrico emitirá um determinado sinal, avisando o proprietário da dívida. Se uma pessoa não puder depositar o valor especificado, a luz se apagará automaticamente.

Apagando as luzes
Os medidores elétricos “inteligentes” são dispositivos modernos que permitirão aos fornecedores de eletricidade otimizar custos e desconectar rapidamente os inadimplentes da rede

Outra desvantagem dos medidores inteligentes: suas informações são muito fáceis de interceptar. Por causa disso, os golpistas podem ver o horário de menor consumo de eletricidade, hackear contas e assim por diante. Desta forma você pode calcular quando não há ninguém no apartamento. E para isso você não precisa de dispositivos especiais, basta ter acesso à Internet e saber que um medidor inteligente é utilizado em um determinado apartamento.

Hoje, os fabricantes de dispositivos de medição estão trabalhando ativamente para protegê-los, mas até agora a qualidade da criptografia de dados permanece no mesmo nível. Por causa disso, quase qualquer hacker, se desejar, poderá cortar a energia de todos os apartamentos da cidade que usam medidores de eletricidade “inteligentes”.

Como instalar um medidor elétrico remoto?

Em 1º de julho de 2020, teve início a construção de um sistema inteligente de medição do consumo de serviços públicos em todas as regiões do país. Os medidores convencionais de eletricidade por indução serão gradualmente (após o término de sua vida útil ou em caso de avaria) substituídos por novos dispositivos automatizados. Isso é regulamentado pela Lei Federal nº.522-FZ.

Contador de indução
Os medidores de indução antigos não se enquadram na ideia moderna de sistemas inteligentes, uma vez que não podem ser controlados remotamente e esses medidores podem ser facilmente parados ou retroceder as leituras neles

Caso o proprietário do apartamento decida instalar previamente um medidor elétrico com transmissão remota de informações, ele deverá apresentar o pedido de instalação e selagem do medidor a uma entidade credenciada que forneça energia elétrica para um endereço específico.

Os seus contactos podem ser consultados no recibo de pagamento, no balcão de informações à entrada ou no escritório da Sociedade Gestora (se estiver localizado no mesmo edifício).

Discutimos o procedimento detalhado e as regras para substituição do medidor elétrico no artigo: Substituição de medidor elétrico em apartamento e em casa particular: especificidades da produção de substituição de medidor.

Escritório do fornecedor de eletricidade
Como cada fornecedor de energia elétrica atende uma área específica, todas as informações importantes sobre a empresa podem ser encontradas na Internet no endereço da casa

Depois disso, todas as condições de instalação são transferidas para o proprietário. O proprietário, com base nessas informações, compra um medidor de energia elétrica com leituras remotas e paga pela instalação e desmontagem do medidor antigo.

Neste caso, você não pode desmontar e instalar o medidor elétrico sozinho: isso deve ser feito por representantes da empresa fornecedora. Após a conclusão do trabalho de instalação, o medidor é lacrado e incluído em uma única rede inteligente.

SOBRE custo de substituição do medidor de eletricidade Explicamos em detalhes no próximo artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Medidores com transmissão remota de dados substituíram os medidores de indução convencionais. Como já entrou em vigor a Lei Federal que regulamenta seu uso, em caso de quebra do medidor antigo, será instalado um medidor de energia elétrica “inteligente” em um apartamento ou casa particular.

Leia mais sobre suas vantagens e recursos neste vídeo:

Ainda é difícil dizer com certeza se os assinantes comuns poderão se beneficiar da instalação de medidores inteligentes de eletricidade. Muito depende da qualidade do dispositivo, da sua precisão e da política das empresas de energia em caso de falhas e erros durante a transmissão de dados.

Ainda não está claro o que o assinante fará se o fornecedor calcular incorretamente o consumo excessivo de energia elétrica: não há regulamentação específica para ações nesse sentido. Mas tendo em conta as realidades da administração moderna de habitação e serviços comunitários, é claro que será difícil provar que tem razão. Você pode ter que ir a tribunal para fazer isso.

Existem também muitos problemas relacionados à segurança de todo o sistema e de dispositivos individuais. Até que a questão da encriptação de dados de alta qualidade seja resolvida, os contadores inteligentes estarão vulneráveis. Aqueles. Até que a ideia esteja bem desenvolvida, não vale a pena instalar um medidor de energia elétrica “inteligente”. As únicas exceções são as situações em que o medidor de indução antigo está completamente quebrado e precisa ser substituído.

Você usa medidor elétrico com leituras remotas? Compartilhe sua experiência com nossos leitores - deixe seus comentários abaixo do artigo. Conte-nos sobre os prós e os contras que você notou ao usar o medidor de vazão inteligente.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica