Como aumentar a eficiência de uma caldeira a gás com as próprias mãos: as melhores formas de aumentar a eficiência da caldeira
Os proprietários de caldeiras a gás não terão o desejo de pagar a mais pelo aquecimento ambiente.Mas ninguém vai tolerar a eficiência insuficiente do aquecedor, levando à diminuição das condições de vida, certo?
Além disso, a situação muitas vezes pode ser corrigida e de forma independente. Mas para isso você deve ter conhecimento de como aumentar a eficiência de uma caldeira a gás com as próprias mãos. É exatamente sobre isso que falaremos em nosso artigo, analisando os motivos da diminuição da eficiência e as melhores formas de eliminá-los.
O conteúdo do artigo:
Razões para a diminuição da eficiência e sua eliminação
Existem muitas razões diferentes para a falta de eficiência das caldeiras a gás. Portanto, o procedimento para aumentar a eficiência deve começar com a sua identificação.
A tarefa é facilitada pelo facto de todas as razões se enquadrarem em apenas três categorias.
Que são:
- Queimadura química - ocorre devido à falta geral de oxigênio na fornalha, má mistura do ar com substâncias inflamáveis liberadas do combustível ou baixa temperatura na própria fornalha. Como resultado, ocorre combustão incompleta do gás e, consequentemente, menos calor é gerado. As razões para esta subcombustão levam ao facto de a eficiência poder diminuir consideravelmente em 7%.
- Subqueima mecânica - surge pelo facto de parte do combustível, por motivos diversos, inclusive por má mistura com o ar, sair do processo de mistura com o ar e não participar na combustão, mas ser levado para a chaminé. O que leva a uma diminuição da eficiência em 3-7%.
- Perda geral de calor. São causados pelo mau funcionamento não da caldeira em si, mas de outros elementos do sistema, que afetam diretamente a eficiência do dispositivo de aquecimento. Por exemplo, radiadores, ventilação. E muitas vezes a perda total de calor leva à maior diminuição na eficiência da caldeira.
O conhecimento das nuances ajudará a identificar a causa e aumentar a eficiência.
Método #1 - eliminando a queima química
Como um sinal de subqueima química é a combustão incompleta do combustível, é fácil determinar como aumentar a eficiência neste caso. Para isso, basta realizar uma inspeção visual dos elementos estruturais da caldeira. Como resultado, depósitos significativos de produtos de combustão serão detectados nas superfícies do trocador de calor, do queimador de gás e da caixa de proteção térmica.
Existem várias razões para a falta de oxigênio devido à ocorrência de queimadura química.
Os principais são:
- entupimento da chaminé e/ou dutos de ventilação;
- trabalho de comissionamento de má qualidade ao conectar a caldeira.
Uma quantidade significativa de fuligem e outros produtos de combustão é depositada nas superfícies dos canais do sistema de exaustão de fumaça.Com o tempo, isso faz com que o processo de remoção dos gases de escape da câmara de combustão da caldeira fique mais lento. Como resultado, menos ar limpo entra ali, o que leva à queima insuficiente.
Neste caso, é possível aumentar a eficiência limpando os canais da chaminé, sistema de ventilação, superfícies dos queimadores e outros elementos estruturais contaminados. Para evitar problemas semelhantes no futuro, você deve monitorar regularmente e cuidadosamente o estado dos tubos e da caldeira. Este procedimento deve ser realizado antes do início de cada estação de aquecimento. Leia mais sobre manutenção de caldeiras a gás falei aqui.
O comissionamento de má qualidade e a falha em executá-lo podem levar ao fato de que a eletrônica não será capaz de selecionar os modos de operação ideais, por exemplo, controlar o tamanho da chama. Como resultado, o gás não queimará completamente, especialmente durante a fase de ignição.
Esta razão pode ser eliminada e, portanto, a eficiência pode ser aumentada se o trabalho de comissionamento necessário for executado.
Método #2 - eliminando a queimadura mecânica
Na maioria das vezes, vários motivos podem levar à combustão incompleta do gás como resultado da subcombustão mecânica e subsequente perda de eficiência.
Os principais incluem:
- alta tração;
- Configuração incorreta da potência da caldeira.
A alta tiragem é formada quando o desempenho do sistema de remoção de fumaça é excessivo. Como resultado, os produtos da combustão são removidos a uma velocidade tal que o gás simplesmente não tem tempo de queimar.
Eliminar a causa da queimadura insuficiente neste caso é bastante simples. Para isso, basta bloquear parte do canal de exaustão de fumos com um limitador de tiragem. Se tal dispositivo não for fornecido e tiver perdido sua funcionalidade, ele deverá ser instalado ou substituído para aumentar a eficiência. O que não é difícil quando se utilizam chaminés modulares modernas. Caso contrário, você não conseguirá alcançar o resultado desejado.
A configuração incorreta da potência da caldeira geralmente se manifesta na forma de um fenômeno chamado cronometrando. Representa um modo operacional no qual os ciclos de inicialização/desligamento ocorrem com muita frequência. E como o fornecimento de gás é maior quando a caldeira está ligada, uma parte significativa dele não tem tempo de queimar.
A situação é agravada pelo facto de a electrónica estar sempre programada de tal forma que o comando aos piezoelementos para começarem a produzir faísca é dado com algum atraso. Isso é feito para garantir uma ignição de alta qualidade.
Neste último caso, a eficiência pode ser aumentada rapidamente e sem quaisquer custos. Basta entrar no menu de serviço da sua caldeira a gás. E então use o botão “-” para definir um valor de potência mais baixo.
A eficiência atingirá níveis ótimos se a potência da caldeira e a potência térmica total dos radiadores forem aproximadamente iguais.Os dados necessários sobre as características de funcionamento do equipamento podem ser encontrados em suas fichas técnicas ou junto ao fabricante ou vendedor.
Às vezes acontece que a potência da caldeira será significativamente inferior ao parâmetro total semelhante dos radiadores. Neste caso, a eficiência pode ser aumentada aumentando a potência da unidade de aquecimento. Você também pode fazer isso acessando o menu de serviço.
É possível alterar as características de funcionamento das caldeiras, pois possuem valor de potência máxima e mínima. E são fornecidos configurados para desempenho médio.
Método #3 – reduzindo a perda de calor
A perda geral de calor é a razão que mais frequentemente leva à baixa eficiência da caldeira. E não é por acaso que os especialistas garantem que a eficiência do próprio dispositivo de aquecimento depende em impressionantes 80% da correta seleção, instalação e desempenho dos radiadores.
Mudança na energia térmica total
Ao mesmo tempo, as manipulações com esses elementos dos sistemas de aquecimento são caras. Mas deve-se lembrar que sem eles a caldeira não atingirá os valores máximos de eficiência.
Ou seja, se utilizando os métodos descritos nas seções anteriores do artigo não foi possível levar a eficiência do dispositivo de aquecimento aos valores ideais, então você terá que sair da situação realizando uma série de procedimentos com radiadores.
Que incluem:
- mudança na energia térmica total;
- instalação correta.
Este método de aumentar a eficiência de uma caldeira a gás, como alterar a potência térmica total dos radiadores existentes, é bastante complexo. Mas terá que ser utilizado se o resultado desejado não puder ser alcançado ajustando o dispositivo de aquecimento sujeito à cronometragem.
O método envolve adicionar um ou mais radiadores ao sistema de aquecimento. Ou substituindo baterias existentes para os mais poderosos.
Isso é feito para equalizar a potência da caldeira com a mesma classificação total do radiador. Para eliminar arranques/paradas frequentes da caldeira. O que leva ao aumento da eficiência, redução do desgaste do equipamento e consumo de gás caro.
O método descrito também deve ser utilizado nos casos em que a baixa potência total não permite aumentar a produtividade da caldeira para aumentar a eficiência. Esta necessidade surge quando a temperatura do líquido refrigerante atinge 70-75 °C. O fato é que com esse aquecimento da água, partículas de poeira começam a queimar na superfície dos radiadores, o que não cria condições de vida confortáveis.
E o pior é que a esta temperatura inicia-se um elevado desgaste nos elementos estruturais do sistema de aquecimento em plástico polimérico, que têm sido ativamente utilizados nos últimos anos. Como resultado, em vez do aumento esperado na eficiência, pode ocorrer um vazamento de refrigerante, e nem mesmo em um só lugar.
Verificando a localização correta dos radiadores
Se o ajuste da caldeira não ajuda a melhorar a eficiência e a potência do equipamento é semelhante e suficiente para aquecer as instalações, deve-se prestar atenção à localização dos radiadores. Uma vez que sua eficácia será ótima se vários requisitos forem atendidos.
Ou seja, os radiadores devem estar localizados:
- em áreas das instalações onde as perdas de calor são mais significativas, por exemplo, perto de janelas;
- 12 cm do chão;
- 10 cm do peitoril da janela, além disso deve cobrir 2/3 o radiador;
- 2 cm da parede.
Se os requisitos acima forem atendidos, ocorrerá convecção natural. Neste caso, uma pequena parte do calor é gasta no aquecimento das paredes, bloqueando a perda de calor, e toda a energia restante é utilizada para resolver o problema principal - o aquecimento das instalações. Nesta situação, a carga da caldeira será mínima, o que aumenta significativamente a eficiência.
Porém, com elevadas perdas de calor devido à baixa eficiência energética do edifício, não será possível alcançar alta eficiência dos equipamentos de aquecimento. Assim, a maior parte do calor é perdida através de janelas antigas com fissuras, paredes não isoladas, portas e telhados.
Ou seja, nesses casos, devido a rachaduras, correntes de ar e outras deficiências, a eficiência até mesmo das caldeiras modernas cai em dezenas de por cento.O que não pode ser compensado por configurações ou quaisquer outros métodos. Em tal situação, você deve pensar em substituir as janelas, isolamento térmico de paredes, gênero ou teto, ou melhor ainda, sobre tudo de uma vez.
Método #4 – Manutenção e lavagem do trocador de calor
É possível atingir e manter um elevado rendimento de qualquer caldeira a gás não através de ações espontâneas (após identificação do seu baixo rendimento), mas através da implementação sistemática de determinados procedimentos - manutenção da unidade de aquecimento. Recomendamos que você se familiarize com as características de escolha de uma empresa de gás e celebração de um contrato de manutenção aquecedor de água à Gas.
Este conjunto de operações consiste em trabalhos de inspeção e verificação. Eles permitirão que você identifique e elimine todos os tipos de deficiências que reduzem a eficiência em um estágio inicial. Isto eliminará não só a diminuição da eficiência, mas também o desgaste da caldeira e de outros elementos do sistema de aquecimento.
Atenção especial deve ser dada lavando o trocador de calor. A razão é que a placa começa a se formar rapidamente em suas superfícies internas. Assemelha-se a cal depositada na superfície de uma chaleira comum. Como resultado, depois de algum tempo, a caldeira a gás leva mais tempo para aquecer o refrigerante até a temperatura desejada. Ou seja, há diminuição da eficiência, além disso, quando entupido, o trocador de calor superaquece, o que pode levar à sua falha prematura.
A lavagem de uma caldeira a gás pode ser feita de três maneiras.
Nomeadamente:
- limpeza manual (método mecânico);
- utilizando uma solução especial para lavagem do trocador de calor da caldeira (método químico);
- hidrodinamicamente.
Para limpeza mecânica, após desligar o fornecimento de gás e drenar o líquido refrigerante, a caldeira é desmontada. Que termina com a desmontagem do trocador de calor.
A seguir, por meio de raspador, escovas ou aspirador de pó comum, são removidos os depósitos de seus canais internos. Neste caso, é necessário ter cautela e precisão, pois o trocador de calor pode ser facilmente danificado.
Depois de concluída a limpeza, a caldeira é montada e verificada a estanqueidade do permutador de calor e das suas ligações.
Limpeza quimicamente (usando solução de lavagem) - o procedimento é mais simples e eficaz. Mas o trocador de calor ainda terá que ser desmontado. E então é derramado nele um agente especial que lida até com os depósitos mais persistentes (ferro trivalente, carbonato de sal). Após a drenagem do ácido, seus resíduos do trocador de calor devem ser retirados com água, conduzindo-o pelo trocador de calor com booster.
Lavagem hidrodinâmica é a forma mais simples de limpar uma caldeira a gás para aumentar a eficiência. Já que não é necessária a desmontagem do equipamento e basta bombear água comum (com enchimento abrasivo) para o sistema de aquecimento e bombeá-la. Além disso, com um aumento gradual da pressão. Para realizar o procedimento, é necessária uma bomba e bicos especiais.
É necessário limpar o trocador de calor pelo menos uma vez a cada 2 anos, o que ajudará a manter a eficiência da caldeira a gás em um nível consistentemente elevado.
A maneira mais acessível de remover depósitos de um trocador de calor é limpá-lo com escovas e outros materiais disponíveis. Mas o método mais eficaz e menos trabalhoso é o uso de soluções especiais
Método #5 - limpando o refrigerante
Outra forma acessível de aumentar a eficiência do equipamento de aquecimento é instalação de filtros no sistema de aquecimento.
Recomenda-se iniciar este procedimento com uma análise laboratorial da qualidade do refrigerante. Você terá que gastar dinheiro com isso, mas saberá quais filtros precisam ser usados.
Hoje, as seguintes variedades são usadas ativamente:
- limpeza áspera;
- limpeza fina;
- magnético.
O primeiro tipo (filtros limpeza áspera) são eficazes se houver grandes partículas de sujeira (de meio mícron) no líquido refrigerante. Filtros limpeza fina servem para purificar a água se nela forem encontradas suspensões com as menores partículas. Freqüentemente, produtos de ambos os tipos são usados juntos.
Filtros magnéticos lidar com sucesso com a limpeza do líquido refrigerante de partículas metálicas. Eles não protegem as caldeiras a gás de outros tipos de poluição.
A limpeza do refrigerante, juntamente com a lavagem do equipamento de aquecimento, permite obter um aumento significativo na eficiência. E o mais importante, este resultado será estável durante toda a vida útil da caldeira.
Medidas de segurança para aumentar a eficiência
Há apenas 20-30 anos, o preço dos recursos energéticos no espaço pós-soviético era baixo, por isso ninguém prestava atenção a um parâmetro como a eficiência. Afinal, o desempenho pode decidir tudo. Mas quando o preço do gás começou a subir e as tecnologias modernas ainda não estavam disponíveis, os artesãos começaram a modernizar as caldeiras a gás para aumentar a eficiência, utilizando métodos acessíveis.
Por exemplo, anexar placas de cobre e alumínio a trocadores de calor para melhorar a transferência de calor. A perda de calor dos elementos estruturais dos dispositivos de aquecimento foi reduzida pela soldagem de elementos de terceiros. A automação e os trocadores de calor foram alterados. Outros métodos semelhantes também foram usados. A eficiência aumentou, mas o Estado e o serviço de gás não reagiram à “criatividade” dos artesãos.
Agora tudo é diferente e as leis pertinentes proíbem a alteração do projeto das caldeiras a gás, que devem ser certificadas, como todos os seus elementos individuais. Como resultado, é impossível aumentar a eficiência substituindo componentes mecânicos, elétricos e outros componentes de dispositivos de aquecimento por componentes de terceiros.
A violação destes requisitos pode resultar em:
- Responsabilidade administrativa. Se os funcionários da Gorgaz detectarem interferência no projeto da caldeira, mas não houver incidentes, eles terão que pagar uma multa de 10 a 15 mil rublos. O artigo aponta para isso 7.19 Código de Contra-ordenações. Em casos graves, o serviço de gás tem o direito até de rescindir o contrato de serviço e interromper o fornecimento de combustível.
- Responsabilidade criminal. O que diz a Lei Federal de Nº 229-FZ datado de 29 de julho de 2018 “Sobre alterações ao artigo 215.3 UKRF e artigos 150 e 151 Código de Processo Penal da Federação Russa" Estas normas entrarão em vigor se as alterações de projeto levarem a consequências graves.
Ou seja, não vale a pena arriscar a vida das pessoas para aumentar em alguns por cento a eficiência da caldeira.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O primeiro vídeo ajudará você a entender como limpar o trocador de calor da caldeira, o que ajudará a aumentar significativamente sua eficiência.
O vídeo a seguir lhe dará a oportunidade de entender como limpar um queimador de gás para aumentar a eficiência da caldeira.
A experiência mostra que a máxima eficiência de uma caldeira pode ser alcançada com sua manutenção sistemática com limpeza oportuna dos queimadores e do trocador de calor de produtos de combustão e sujeira. E também com colocação e uso adequado de radiadores. Além disso, apenas equipamentos modernos de alta tecnologia podem ser altamente eficientes.
Notou alguma discrepância ou deseja complementar nosso material com recomendações úteis para aumentar a eficiência da caldeira? Deixe seus comentários, participe da discussão e tire suas dúvidas aos nossos especialistas - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Parece que você está confundindo a eficiência da caldeira com a eficiência do sistema de aquecimento.