Isolamento de teto em casa particular: tipos de materiais utilizados + como escolher o certo
O isolamento eficaz do teto fornece isolamento de alta qualidade do espaço interior de uma casa particular e evita o vazamento de calor valioso das instalações residenciais.A sua presença tem um efeito benéfico no ambiente geral das divisões, permite poupar combustível e pode reduzir significativamente as contas de serviços públicos.
Você aprenderá tudo sobre os motivos da realização do isolamento térmico, materiais e métodos de instalação no artigo que apresentamos. Diremos como escolher o isolamento ideal para você, o que considerar na hora de instalar o sistema. Tendo em conta as nossas recomendações, poderá facilmente adquirir a opção mais adequada à sua casa.
O conteúdo do artigo:
Razões para isolamento de teto
Muitos proprietários de propriedades privadas não entendem porque precisam de isolamento para o teto de suas casas, se durante o processo de construção o sótão foi equipado de acordo com as regras e requisitos da moderna conservação de calor.
Entre os mais comuns estão dois motivos significativos:
- combate à condensação;
- redução de custos de energia.
Mesmo com trocas de ar bem organizadas no espaço entre o piso e o telhado no inverno, fluxos úmidos e quentes entram em contato com a superfície mais fria do teto, resultando na inevitável formação de condensação.
Prejudica o design decorativo da divisão, promove o aparecimento de bolor e torna o ar envolvente mais húmido e bolorento.
Quanto à redução dos custos de energia, para o efeito, ao criar um sistema de aquecimento autónomo numa habitação privada, é imprescindível calcular as potenciais perdas de calor. No processo, é possível revelar que cerca de 15% de todo o calor valioso gerado pelos equipamentos de aquecimento escapa pelo teto para a rua.
As perdas podem ser cobertas aumentando a capacidade da sala da caldeira existente ou instalando dispositivos de aquecimento adicionais, o que sempre custa muito dinheiro. Somente o isolamento instalado no teto de uma casa particular ajudará a resolver imediatamente o problema de condensação e perda de calor, sem grandes custos financeiros.
Você pode usar isoladores naturais tradicionais e artificiais mais avançados, amplamente representados no mercado de construção moderno.
Revisão de isoladores térmicos populares
Para isolamento de estruturas de teto 5 grupos de materiais são adequados:
- volume – serragem/aparas secas, argila expandida, vermiculita, perlita;
- poroso-fibroso – basalto (pedra), lã mineral e de vidro;
- laje – folhas densas de espuma de polietileno e poliestireno;
- autonivelante/pulverizável – espuma de poliuretano, penoizol;
- celulose – lã ecológica.
As três primeiras opções são instaladas usando métodos padrão, enquanto a quarta e a quinta requerem equipamento profissional e habilidades específicas. É por isso que o isolamento autonivelante/spray é muito mais caro do que isolar uma casa com outros materiais.
Grupo #1 – materiais a granel
O isolamento a granel é uma matéria-prima secundária e é um produto do processamento de celulose, vidro, minerais e materiais pós-industriais.
A composição de algumas marcas de isoladores térmicos é enriquecida com elementos adicionais: esferas de poliestireno, fragmentos de perlita e vermiculita. Isto melhora as qualidades de desempenho individuais dos materiais e os torna mais eficientes.
A principal vantagem dos elementos a granel é a ausência de costuras que contribuam para o vazamento de calor, bem como a capacidade de preencher até os menores vazios e fissuras. Principal desvantagem isolamento de teto materiais a granel - tendência ao encolhimento, característica de todos os materiais isolantes desta categoria.
Eles combatem o encolhimento simplesmente afrouxando a camada isolante de calor solta. Tais sistemas requerem manutenção regular. Para fazer isso, use um ancinho comum, cujo impacto também ajuda a secar as camadas subjacentes.
Serragem seca
Resíduos de madeira, como serragem e aparas, são um tipo de isolamento de teto muito antigo. Peso mínimo, total respeito ao meio ambiente e baixo custo permitem que o material mantenha sua popularidade até hoje. Para melhorar as qualidades de trabalho, a serragem é misturada em certa proporção com argila ou outros elementos.
O resultado é um isolador barato e à prova de fogo que protege a casa de maneira confiável contra vazamento de calor. Não apodrece durante o uso e não se decompõe com o tempo. Não apenas um profissional de construção e instalação pode trabalhar com ele, mas também um artesão doméstico comum.
A desvantagem desta opção é a capacidade de manter o fogo. Além disso, a serragem só é adequada para isolamento térmico de tetos de telhados frios. Para isolamento de sótão você precisa escolher um material diferente que não tenha medo de umidade.
O que há de interessante na argila expandida?
A argila expandida é um material de construção leve com estrutura porosa. É obtido pela queima de xisto ou argila. É produzido na forma de grânulos de diferentes frações com poros que variam em tamanho de 3 a 45 milímetros. Pertence à categoria de materiais ecologicamente corretos e não emite substâncias agressivas na atmosfera.
Entre as principais vantagens tecnológicas do material estão as seguintes:
- Altas propriedades de isolamento térmico. A perda de calor em edifícios residenciais é reduzida em 80%.
- Peso relativamente leve. A argila expandida pesa 10 vezes menos que o concreto e não exerce grande carga em pisos e fundações internas. Um edifício isolado desta forma não sente fadiga adicional mesmo depois de muito tempo.
- Instalação simplificada. A obra não requer equipamentos específicos caros. Os mestres não precisam ter habilidades profissionais. O proprietário do imóvel pode realizar as medidas de isolamento de forma independente, sem recorrer a qualquer ajuda externa.
- Período operacional estendido. Desde que as regras e princípios de instalação sejam rigorosamente seguidos, o isolamento de argila expandida pode durar 100 anos ou mais.
- Recursos adicionais relacionados. Excelente capacidade de isolamento acústico, garantindo convecção natural, absorção de umidade sem perda de propriedades físicas.
Graças a essas características específicas, o material é muito popular e é mais utilizado na construção privada.
Para isolar os tetos entre pisos, utiliza-se uma fração de 10-20 mm e, para telhados, utiliza-se um material de 20-40 mm.
Com base na estrutura e na forma, a argila expandida é dividida em três classes distintas:
- Cascalho – grão poroso de tipo redondo, variando em tamanho de 5 a 40 mm.
- Areia – resíduo triturado de frações maiores com tamanho de textura não superior a 5 mm.
- Pedra britada – partículas angulares de pequeno tamanho e formato arbitrário.
A qualidade do material é determinada pela sua densidade aparente e varia de 250 a 800 unidades. A maior fração de argila expandida é extremamente rara à venda. Geralmente é produzido apenas sob encomenda individual e para fins específicos.
Visão geral das características da vermiculita
A vermiculita é um elemento natural da classe dos silicatos do grupo hidromica. Sob a influência de altas temperaturas, incha, aumenta várias vezes e altera radicalmente a estrutura cristalina.
Na produção industrial é produzido em três formatos de tamanho:
- pequeno – até 0,5mm;
- média – 0,6-5mm;
- grande – 5-10mm.
Demonstra boa densidade aparente e baixa condutividade térmica. Graças a essas qualidades específicas, é amplamente utilizado como um material de isolamento doméstico conveniente.
A vermiculita é altamente durável, não gera poeira, não se desintegra em frações menores durante o assentamento e não encolhe durante o uso prolongado. É quimicamente inerte e não reage com compostos químicos agressivos e compostos utilizados na construção privada.
É famoso por sua capacidade absorvente, absorve facilmente grandes volumes de água e libera rapidamente umidade na atmosfera, sem perder no processo suas qualidades físicas originais.
Propriedades básicas da perlita
Perlite é um dos novos isolantes térmicos progressivos do tipo granel. Feito de rocha dura natural semelhante a vidro de origem vulcânica. Quando aquecido a uma determinada temperatura, aumenta várias vezes.
Perlite não tem medo de flutuações repentinas de temperatura, geadas severas e calor agressivo. O material não queima, não emite substâncias nocivas e alérgenos domésticos, tem longa durabilidade e proporciona não só a preservação do calor do ambiente, mas também um isolamento acústico de alta qualidade contra ruídos externos e internos.
Grupo #2 – isolamento de fibra porosa
O material fibroso poroso refere-se ao isolamento inorgânico artificial.O grupo inclui lã de escória, lã de rocha e lã de vidro. Esses materiais são usados ativamente não apenas na disposição do teto, mas também na construção isolamento de piso e paredes de edifícios de diferentes alturas.
A produção de todos os tipos segue o mesmo princípio. A matéria-prima original derrete em alta temperatura. Em seguida, as fibras são extraídas da mistura fogo-líquido usando vários métodos tecnológicos. Eles estão interligados em uma determinada ordem para obter um único material de cobertura.
Usando um aglutinante de resina de fenol-formaldeído, as fibras são combinadas e colocadas em uma câmara de polimerização. Um tratamento térmico final dá ao material a sua forma final.
O isolamento de fibra porosa para tetos está disponível em duas formas:
- rolos/tapetes de média densidade;
- placas prensadas com excelentes características de resistência.
A primeira opção é excelente para isolamento térmico de tetos, pisos e outras estruturas que não sofrem cargas operacionais graves. O segundo pode ser colocado em locais sujeitos a fortes pressões mecânicas.
A principal desvantagem dos isoladores desse tipo é a liberação no ar de substâncias nocivas ao corpo humano. É por isso que os materiais não são recomendados para isolamento interno.
Lã de vidro para isolamento
A lã de vidro pesa pouco e é barata. Mais frequentemente usado para isolar estruturas de teto do sótão. Demonstra baixa condutividade térmica e lida bem com cargas de vibração.
Em condições domésticas, a lã de vidro não queima. O derretimento começa em casos críticos, quando a temperatura atinge 250 graus. Quando comprimido, seu volume diminui de 5 a 6 vezes. Possui fraca resistência estrutural. É fixado à superfície com cola especial.
Lã de pedra (basalto)
A lã de rocha é feita de rochas gabro-basálticas. Possui baixa condutividade térmica e apresenta boa resistência a vibrações e esforços mecânicos. Não queima e quase não absorve água.
A lã basáltica suporta facilmente cargas de temperatura de 600-700 °C. Com ventilação bem organizada, seca rapidamente, não apodrece nem se esfarela com o tempo. Basalto e lã de vidro têm um nome geral - mineral. Este mesmo conceito, segundo GOST 31913-2011, também inclui a variedade de escória.
Vejamos as principais razões da popularidade da lã mineral entre a população. O fato é que demonstra condutividade térmica mínima, independentemente das condições climáticas circundantes. Não requer isolamento adicional durante a instalação.
Permite que o vapor passe bem e não retém umidade. Mantém a circulação normal do ar e permite criar o microclima mais agradável da divisão.
A lã mineral clássica quase não encolhe e não deforma durante todo o período operacional.
A pedra de escória não é utilizada em edifícios residenciais devido à liberação de toxinas voláteis, por isso não fornecemos suas características técnicas.
Grupo #3 - lajes para isolamento de teto
As placas para isolamento de teto são feitas de compostos poliméricos modernos.
Os produtos acabados praticamente não permitem a passagem de umidade, apresentam boa resistência e mantêm sua forma normal durante todo o período operacional. Pesam pouco e são convenientemente montados em qualquer tipo de estrutura de teto.
As placas de espuma são as mais populares do mercado. espuma de poliestireno extrudado e espuma de polietileno. Não emitem odores nocivos, são duráveis e mantêm as suas características físicas durante muitos anos.
Grupo #4 - isoladores térmicos autonivelantes/pulverizados
A espuma de poliuretano e o penoizol estão entre os isolantes térmicos mais progressistas. Eles retêm efetivamente o máximo de calor no ambiente e economizam recursos energéticos. São assentados por meio de instalações de sopro automático com mangueiras corrugadas e bicos especiais.
Ao contrário dos materiais em rolo, os materiais pulverizados não endurecem e não perdem a sua forma original. Devido à sua consistência líquida original, não necessitam de ajuste para tamanhos e dimensões específicas.
Adequado para instalação em qualquer tipo de estrutura de teto, desde concreto resistente até adobe leve e madeira. Proporcionam alta durabilidade do revestimento e criam um isolamento acústico impecável.
Grupo #5 - isolamento com ecowool
Ecowool é um isolamento moderno, leve e seguro para estruturas de teto. Consiste em pequenas fibras de celulose.
Montado de duas maneiras:
- seco;
- molhado.
No assentamento a seco, o material simplesmente se desintegra entre as vigas do piso e é cuidadosamente compactado. Não é necessária a pré-colocação do filme, pois o ecowool é um absorvente natural.
A aplicação úmida requer equipamento especial. Mistura fibras de celulose com uma cola especial e aplica-as sob pressão na superfície dos pisos. O monólito resultante não suporta combustão e esporos de fungos e bactérias não se multiplicam dentro dele.
Qual deve ser o material ideal?
Para isolar tetos de residências particulares, o mercado da construção oferece uma variedade de materiais. Eles estão sujeitos a certos requisitos que devem ser atendidos.
Características importantes de um isolante térmico
Entre os principais estão os seguintes cargos:
- condutividade térmica extremamente baixa;
- alta resistência à umidade;
- inflamabilidade mínima ou sua completa ausência;
- segurança ambiental;
- boa resistência à compressão;
- flexibilidade e capacidade de restaurar a forma;
- resistência a danos mecânicos.
Isoladores artificiais e naturais com esses indicadores são adequados para uso em pisos e tetos de madeira e concreto armado.
Tipo de isolamento proposto
A escolha de um tipo específico de material depende de muitos parâmetros adicionais e do orçamento alocado para trabalhos de isolamento doméstico. E também sobre o tipo de isolamento e o escolhido esquemas de isolamento acústico. Vamos falar sobre este último com mais detalhes a seguir.
As medidas para isolamento adicional do teto em uma residência particular incluem dois tipos de trabalho:
- externo;
- interno.
Ambas as opções são igualmente eficazes e cada proprietário pode escolher o método mais conveniente de proteção energética doméstica. A diferença está nos materiais utilizados e nas características tecnológicas de instalação. Para pisos de madeira, especialmente em casas antigas, é necessário escolher materiais leves e incombustíveis.
Esse isolamento não criará carga adicional nas estruturas de suporte e cumprirá integralmente as normas vigentes de segurança contra incêndio, que não devem ser negligenciadas em hipótese alguma.
Para tetos baixos ou padrão, é mais razoável fazer isolamento externo - através do sótão ou sótão) Quaisquer isoladores leves são adequados para isso. Isolamento interno “consumir” o espaço útil da sala e baixar o teto em pelo menos 15-20 centímetros.
A lã de vidro e seus derivados não são desejáveis para isolamento interno. Sob certas condições, esses materiais liberam no ar substâncias prejudiciais aos seres humanos.
Esse isolamento só pode ser utilizado sob a condição de isolamento obrigatório da área residencial com filme plástico ou drywall.
Ele irá familiarizá-lo com as regras de seleção do isolamento térmico e a tecnologia de isolamento de pisos por meio de vigas. próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O resultado do trabalho de isolamento térmico no andar superior de uma casa particular:
Como isolar adequadamente o teto de uma casa particular e evitar erros fatais:
Como organizar o isolamento térmico e acústico da sua casa + dicas na escolha dos materiais:
Ao escolher como isolar o teto de uma residência particular, é necessário estudar cuidadosamente as características físicas dos materiais existentes no mercado e comparar esses dados com o orçamento disponível.
Colocar materiais a granel, rolos e ladrilhos custará menos do que criar isolamento autonivelante/pulverizado, mas proporcionará um efeito igualmente de alta qualidade. A perda de calor será reduzida em pelo menos 15%, e o microclima da casa ficará mais agradável, confortável e aconchegante.
Conte-nos como você selecionou o material de isolamento térmico para a disposição do teto de sua casa de campo ou de campo. Qual opção você preferiu e por quê? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, faça perguntas e compartilhe informações úteis sobre o tema do artigo.
Para isolar os tetos, usei pessoalmente lã mineral Knauf Insulation. Segundo avaliações e opinião do vendedor da loja, o material é um dos melhores porque é ecologicamente correto, à prova de fogo, reduz bastante a perda de calor e não interfere na remoção natural do vapor e na circulação do ar. Há cerca de três anos, durante uma grande reforma, isolei a casa e o sistema de vigas ao converter o piso. O efeito é agradável.
Finalmente decidi usar lã de vidro para isolar o teto. Pesa pouco e sua condutividade térmica é bastante baixa. Por exemplo, com base na experiência e nas recomendações dos construtores, coloquei espuma em cima e coloquei uma barreira contra água. Há um efeito, de cima vejo como o ar quente fica retido na lã de vidro, e o teto parece respirar, mas ao mesmo tempo o isolamento está seco. Do ponto de vista da segurança, a lã de vidro não queima, apenas derrete em altas temperaturas.