Isolar o sótão por dentro com as próprias mãos: instruções passo a passo sobre isolamento + dicas na escolha dos materiais

O isolamento interno do sótão tem uma vantagem inegável - a capacidade de realizar trabalhos de isolamento térmico independentemente da estação do ano. No entanto, esta abordagem tem várias nuances importantes, ignorando-as que podem anular todos os esforços e investimentos financeiros. É mais fácil prevenir consequências indesejadas do que eliminá-las, não concorda?

Diremos como agir corretamente para evitar erros. No artigo descrevemos as características da utilização de diferentes materiais de isolamento térmico, demos dicas para escolher o melhor isolamento e também contamos como evitar o aparecimento de condensação na torta.

A detalhada tecnologia de isolamento de telhado de sótão irá ajudá-lo a fazer todo o trabalho sozinho, sem a ajuda de especialistas.

Seleção de materiais necessários

Existem muitos materiais de isolamento. Porém, nem todos são recomendados para instalação em sótão residencial. O sótão é caracterizado por uma umidade bastante elevada devido à subida do ar aquecido dos andares inferiores da casa. Além disso, o respeito ao meio ambiente e a segurança do material também não devem ser esquecidos.

Se o sótão estiver desabitado, devido à ventilação natural através de aberturas, intradorsos e águas-furtadas, o vapor evapora rapidamente para a rua. Como resultado, não se forma condensação no interior e o sistema de vigas não é afetado negativamente pelo excesso de umidade.

No sótão a situação é diferente. Ao isolá-lo, é necessário criar uma barreira para que o calor escape para fora e reduzir a troca de ar com a rua. Como resultado, todo o vapor permanece dentro dos quartos do sótão.

Portanto, se o isolamento não estiver protegido de forma confiável contra umidade, ele não durará muito. Afinal, qualquer material isolante térmico, ao ser molhado, perde parcial ou totalmente suas propriedades.

Isolamento para sótão
Para isolar o interior do sótão, recomenda-se a utilização de lã mineral mineral ou penoplex. Outras opções são de pouca utilidade para este tipo de trabalho.

Ao escolher o isolamento, você precisa avaliá-lo:

  • condutividade térmica;
  • permeabilidade ao vapor;
  • peso do volume;
  • inflamabilidade;
  • isolamento acústico;
  • segurança ambiental.

Se você escolher um material muito pesado, as vigas ficarão sobrecarregadas. E o sótão é muitas vezes equipado com um sótão desabitado. As vigas de caibro, neste caso, não são projetadas para cargas adicionais desnecessárias. Você não deveria desafiar o destino aqui.

Em termos de condutividade térmica, a maioria dos produtos de isolamento existentes no mercado são semelhantes. Basta escolher a espessura certa para atingir os parâmetros de isolamento térmico exigidos.

Condensação em vigas de madeira
Não é recomendado o uso de poliuretano pulverizado ou folha de polietileno para isolar o interior do sótão devido ao alto risco de condensação diretamente nas vigas de madeira caso sejam cometidos os menores erros durante a instalação

De toda a gama de materiais de isolamento térmico, os mais adequados para o isolamento interno de sótãos são a lã mineral (basalto) e espuma de poliestireno extrudado. Além disso, a primeira opção é mais preferível que a segunda. A lã mineral não é inflamável e possui melhor isolamento acústico.

Você não deve usar lã de vidro devido à sua suscetibilidade a esfarelar.Pequenas partículas de vidro são muito perigosas para os seres humanos. E a espuma de poliestireno comum também não é recomendada para uso no sótão. Comparado ao EPS, é mais inflamável e prejudicial ao meio ambiente. Além disso, deverá ser colocado em uma camada mais espessa.

Problema de ponto de orvalho

O ideal é que a cobertura do sótão seja isolada do exterior na fase de formação da torta. Porém, muitas vezes isso é feito ao contrário por dentro, quando a casa já está coberta por um telhado. E aqui surgem certos problemas.

A torta de telhado correta e ideal consiste em várias camadas de materiais diferentes, colocadas em cima das vigas, firmemente umas sobre as outras, sem lacunas. Este sanduíche garante que ponto de condensação da água estará localizado em seu lado externo. Como resultado, todo o condensado formado externamente evaporará rapidamente na atmosfera.

Dutos de ventilação ao isolar o sótão
Ao isolar uma cobertura de sótão por dentro, é extremamente importante deixar um espaço entre o isolamento e a cobertura existente para ventilação e evaporação da condensação formada devido às mudanças de temperatura

Fazendo o isolamento por dentro, após a instalação da cobertura, é impossível formar a torta exemplar descrita acima. Não será possível pressionar o isolamento no telhado para que não fiquem vazios entre eles.

Mas o vapor sempre se move em direção ao ar frio. E então, cada uma das cavidades formadas começará a acumular condensação e umidade. E este é um caminho direto para danificar o material de isolamento térmico e os elementos de madeira do sistema de vigas.

Ao isolar internamente um sótão, o ponto de orvalho deve ser deslocado para o espaço entre o telhado colocado e o isolamento, deixando ali um espaço adicional de 5–10 cm para ventilação.Somente tal tecnologia e tal bolo evitarão a umidade no material isolante.

Troca de ar no telhado do sótão
Para conseguir uma troca de ar adequada no espaço sob o telhado, recomenda-se a instalação de defletores na cumeeira e a realização de furos especiais nos beirais

Para reduzir a quantidade de vapor d'água no isolamento, sua instalação deve ser feita com filme de barreira de vapor. Uma barreira de vapor é instalada no interior do sótão sobre o material de isolamento térmico.

O vapor deve primeiro encontrar esta película e permanecer principalmente na sala. Quanto menos entrar na camada de isolamento, melhor.

Tecnologia de isolamento térmico de telhado de sótão

Para isolar adequadamente o sótão por dentro, é necessário criar uma torta de cinco camadas, começando do telhado para dentro:

  1. Ar ventilado.
  2. Isolamento contra vento e umidade a partir de uma membrana permeável ao vapor.
  3. Isolamento entre vigas.
  4. Barreira de vapor.
  5. Forro do teto do sótão.

A barreira de vapor é feita de filme de glassine, polietileno ou polipropileno. A melhor opção são as membranas especiais, com um lado áspero e outro liso. Com estes materiais, o risco de formação de condensação diretamente sobre eles é reduzido a quase zero.

Barreira de vapor e membrana permeável ao vapor
Para um material de barreira de vapor, a permeabilidade ao vapor não deve exceder várias dezenas de gramas/m2 por dia; para membranas permeáveis ​​ao vapor, este valor é de centenas de gramas/m2 por dia ou mais - estes filmes não devem ser confundidos

As seguintes membranas são adequadas para isolamento contra vento e umidade:

  • poroso;
  • filme de duas camadas;
  • superdifusão de três camadas;
  • perfurado.

As membranas de superdifusão duram mais e são as mais eficazes. No entanto, eles são mais caros que outras opções.

Ao mesmo tempo, recomenda-se a utilização de tecidos e películas perfuradas no isolamento de um sótão residencial apenas como último recurso. Eles são mais projetados para impermeabilizar telhados inclinados a frio em sótãos não residenciais.

Quando instalados com isolamento em uma sala quente, esses materiais geralmente ficam cobertos de gelo em geadas severas, o que reduz a nada sua permeabilidade ao vapor.

Camada #1 – dutos de ventilação sob o telhado

Antes de começar a isolar o interior do sótão com as próprias mãos, primeiro é necessário tratar a madeira das vigas com anti-sépticos e retardadores de fogo. Só então será possível iniciar a formação da torta de isolamento térmico.

Lã mineral entre vigas
É melhor instalar o isolamento do interior do sótão em um revestimento especial sob as vigas, mas na maioria das vezes este material, juntamente com a película permeável ao vapor superior, deve ser colocado entre as vigas das vigas

Se você adicionar isolamento na parte inferior das vigas, o espaço interno do sótão será reduzido. A espessura do bolo de isolamento térmico geralmente chega a 30-40 cm. Se você subtrair esses centímetros da parte superior e das laterais, o ambiente pode ficar muito baixo e pequeno.

Ao mesmo tempo, a opção de instalação com forro do revestimento sob as vigas e aplicação de isolamento elimina o aparecimento de pontes frias. Se lã mineral ou EPS for inserida entre as vigas, então eles próprios e as lacunas que se formam ao longo do tempo na camada de isolamento térmico próximo a eles retirarão calor do sótão.

Para que a ventilação no espaço sob o telhado atenda aos requisitos dos SNiPs, devem ser previstos defletores ou outras aberturas para saída de ar na cumeeira.

O vapor, junto com as correntes de ar, deve subir até o ponto mais alto do telhado e sair daí completamente para fora.Além disso, isto deve acontecer sem obstáculos e o mais rapidamente possível.

Antes de colocar a membrana nas vigas, você deve primeiro calcular corretamente a espessura do isolamento. Se a camada de isolamento térmico for maior que o tamanho das vigas do caibro, será necessário construí-las com barras. O material isolante principal deve estar dentro desta estrutura e não sobressair dela.

Camada #2 – membrana permeável ao vapor

No topo da torta sob o telhado formada deve haver um material com alta permeabilidade ao vapor do isolamento para a rua e alta impermeabilização na direção oposta. O objetivo desta membrana não é impedir que o vapor escape do isolamento térmico, ao mesmo tempo que evita a entrada de água e umidade que podem pingar de um telhado com goteiras.

Torta de telhado no sótão
Quanto menor for a distância entre o isolamento e a película permeável ao vapor, melhor e mais eficientemente o vapor será removido do isolamento térmico (+)

O melhor material para essa camada permeável ao vapor, que também desempenha as funções de proteção contra vento e umidade, são as membranas de superdifusão. Eles não estão obstruídos com poeira e gelo formados pela condensação em geadas severas.

Essas membranas são colocadas em faixas horizontais com uma sobreposição de 10 a 15 cm da linha superior na linha inferior do lado de fora. O resultado deve ser uma única tela, de modo que, se gotas de água da rua atingirem o telhado, elas escorrerão sem entrar no isolamento.

As juntas das fileiras de membranas do interior do sótão são coladas com fita de montagem. Deve ser adquirido com a mesma marca do filme permeável ao vapor.

A composição do adesivo e do material da membrana do mesmo fabricante são selecionados de forma a não se prejudicarem e permanecerem colados de forma confiável por muitos anos.Se você os comprar sob marcas diferentes, poderão haver problemas.

Camada #3 – isolamento principal

A espessura do isolamento é selecionada de acordo com SNiP 23/02/2003. Para tal, são efectuados cálculos adequados, que têm em consideração as condições climáticas, o desenho e estrutura da cobertura, bem como as características do material de isolamento térmico e do revestimento interno do sótão.

Seleção da espessura do isolamento térmico
Não vale a pena colocar o isolamento com uma camada excessivamente espessa por causa do desperdício de dinheiro, e uma camada muito fina pode não fornecer a proteção térmica necessária

Os fabricantes de isolamento térmico fornecem instruções sobre o material que vendem e publicam recomendações detalhadas em seus sites oficiais para a determinação dessa espessura. É melhor focar nesses cálculos.

A instalação do isolamento é feita a partir do interior do sótão sobre uma membrana permeável ao vapor colocada. Se for escolhida lã mineral, ela deve ser cortada em pedaços com dimensões 2–3 cm mais largas que os vãos entre as vigas ou barras de revestimento. A lã mineral deve caber entre eles com leve pressão e ficar ali devido ao espaçador.

Fixação de lã mineral com linha
Para evitar que a lã mineral caia entre as vigas, recomenda-se adicionalmente fixá-la com fio de náilon

O EPS deverá ser colocado em cima das vigas e não entre elas. As lajes deste isolamento são montadas ponta a ponta. Se você colocá-los dentro das vigas, como lã mineral, aparecerão furos na camada de isolamento térmico.

Alguns artesãos preenchem essas lacunas com espuma de poliuretano de um balão. No entanto, você não deve fazer isso. Isto pode levar à deterioração da membrana devido a uma reação química entre os componentes da espuma de pulverização e o material do filme permeável ao vapor.

É melhor retirar 10-25 cm do sótão na parte superior e nas laterais para o revestimento com EPS, ao invés de obter uma camada de proteção com furos passantes.

Camada #4 - filme de barreira de vapor

Uma barreira de vapor feita de glassine ou polipropileno ou filme de polietileno deve ser colocada sobre o isolamento na parte interna do sótão. O objetivo desta camada é evitar que o vapor de água entre no isolamento vindo da sala. É aplicado da mesma forma que o primeiro revestimento permeável ao vapor.

Instalação de uma membrana de barreira de vapor
A máxima atenção deve ser dada às juntas da barreira de vapor - se nelas permanecerem as menores rachaduras, o vapor encontrará essas lacunas e molhará o material de isolamento térmico

Além do filme normal, você também pode usar filme laminado. A camada extra de papel alumínio refletirá a maior parte da energia térmica de volta para o sótão, reduzindo os custos de aquecimento. Neste caso, a instalação desse filme é feita com “alumínio” em seu interior.

A barreira de vapor é fixada com grampeadores ou pregos de cabeça larga. E nos locais onde o filme une cabos, tubos e elementos estruturais de janelas de telhado, ele deve ser reforçado adicionalmente com uma fita especial unilateral com revestimento refletor de calor.

Camada #5 - Revestimento de Teto

Para completar o isolamento do sótão, o revestimento é preenchido por baixo do revestimento. É feito de barras com espessura de 15–25 mm para que haja uma pequena abertura de ventilação acima da barreira de vapor.

Formação do teto do sótão
Folhas de gesso cartonado, compensado ou outra placa de madeira são colocadas no topo do revestimento - elas formarão o futuro teto do sótão

As barras de revestimento, por um lado, destinam-se à fixação do material de revestimento e, por outro lado, fixam adicionalmente a membrana de barreira de vapor e pressionam-na contra o isolamento.

O próprio revestimento pode ser pintado ou caiado.Existem muitas opções para finalizá-lo. Você também pode evitar a fixação de gesso cartonado e aglomerado e apenas instalar a ripa no revestimento.

Uma descrição dos diferentes métodos de isolamento térmico de um telhado de mansarda é apresentada em Este artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Visão geral da tecnologia de isolamento de sótão:

Condensação devido a barreira de vapor inadequada e como se livrar dela:

Ao isolar de forma independente o sótão por dentro, quando a cobertura já está coberta, é importante escolher a espessura certa do material isolante. E ainda mais importante é realizar a instalação correta sem quebrar a barreira de vapor e a barreira vento-umidade.

Se as películas protetoras de ambos os lados do isolamento tiverem furos, ele ficará molhado e não protegerá mais a casa do frio.

Você tem experiência em isolar um sótão por dentro? Ou quer tirar dúvidas sobre o tema? Comente a postagem, compartilhe seu conhecimento e participe das discussões. O bloco de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Tatiana

    Boa tarde, preciso muito de ajuda para isolar o sótão. Não sabe como fazer isso corretamente? O telhado já está coberto, tem proteção contra vento em forma de saco de açúcar, é possível colocar isolamento?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica