Isolamento de telhado de sótão: instruções detalhadas sobre a instalação de isolamento térmico no sótão de um edifício baixo
O isolamento de alta qualidade do telhado do sótão é necessário se o ambiente for usado no inverno. Não é necessário chamar especialistas para realizar trabalhos de isolamento térmico. Todas as etapas do isolamento do sótão podem ser realizadas de forma independente. Você duvida do que vai acontecer? Nós vamos ajudá-lo a resolver este problema.
No artigo, fornecemos recomendações práticas para a escolha do material ideal e descrevemos as especificidades do isolamento do telhado por fora e por dentro da sala. Além disso, descrevemos detalhadamente a tecnologia de trabalho utilizando os dois isolantes térmicos mais populares: lã mineral e espuma de poliestireno.
O conteúdo do artigo:
Informações gerais sobre o processo
Mais frequentemente o sótão é isolado por dentro após a conclusão dos principais trabalhos de cobertura. No espaço entre as vigas é colocado material isolante térmico, após o qual é realizado o acabamento decorativo da sala.
É permitido instalar uma camada de isolamento no topo do sistema de vigas como parte da torta de cobertura, mas esta é uma opção associada a certas dificuldades. Existe uma grande probabilidade de o isolante térmico se molhar, terá que ser constantemente coberto com alguma coisa, o que é inconveniente.
Este método é preferido apenas nos casos em que as vigas ficam visíveis como parte do interior original.
Se necessita apenas de fazer um sótão acolhedor, é mais fácil e rápido realizar trabalhos de interior.Eles são executados após a conclusão da instalação do telhado. Quando é preciso fazer obras numa casa construída há muito tempo, não há escolha, é preciso isolar o sótão por dentro.
A lista de materiais adequados para isolamento de sótão é bastante ampla, os isoladores térmicos mais populares incluem:
- materiais em rolo — lã mineral de rocha, lã de vidro;
- lajes - espuma de poliestireno, espuma de poliestireno extrudido.
A espessura do isolamento é selecionada dependendo das condições climáticas. Normalmente, para as regiões sul, uma camada de 100 mm é suficiente, na zona temperada a quantidade de material pode ser aumentada para 150 mm, e em áreas com clima severo serão necessários pelo menos 200 mm de isolamento térmico.
Deve-se focar também nas características do material específico escolhido para o acabamento, bem como nas características do revestimento. Para o efeito utilizam-se contraplacados, placas, gesso cartonado, OSB, MDF, cortiça, forro, etc. Você pode usar calculadoras online para realizar cálculos.
A escolha mais comum ao isolar um telhado de sótão:
- isopor — pesa menos, praticamente não molha, não sopra, mas é sensível à radiação ultravioleta e pode pegar fogo;
- lã mineral - totalmente à prova de fogo, mas requer proteção máxima contra umidade e vento.
O isolamento de lã mineral é mais fácil de cortar em pedaços separados, recupera após compressão, embora cargas mecânicas graves neste caso sejam contra-indicadas.
Como usar lã mineral?
O isolamento com este material é realizado da seguinte forma:
- Meça a distância entre as vigas.
- Corte o material de isolamento térmico em pedaços de tamanho adequado.
- Faça marcações para fixadores nas vigas.
- Monte os suportes sob o perfil metálico.
- Instale o perfil para verificar sua posição.
- Corrija a posição dos suportes e remova o perfil.
- Insira pedaços de lã mineral no espaço entre as vigas.
- Cubra o isolamento colocado e as vigas com outra camada de lã mineral enrolada.
- Um perfil metálico é instalado para fixar a posição do isolamento.
- A fita dupla-face é colada ao perfil.
- A membrana de barreira de vapor é fixada na fita.
- Tape as juntas com fita adesiva unilateral.
Neste ponto, o trabalho de isolamento pode ser considerado concluído, pode-se instalar drywall, colocar cabo elétrico, realizar acabamentos decorativos, etc.
Antes de isolar o telhado do sótão por dentro, o rolo de algodão deve ser desenrolado e deixado um pouco. Durante o armazenamento e transporte, algum ar escapa do material e ele fica um pouco mais fino do que o indicado.
É necessário deixá-lo repousar sobre uma superfície plana para que suas características originais sejam restauradas. Você pode medir pedaços de lã mineral com uma fita métrica comum; um medidor de construção também funcionará. Você precisará de uma faca afiada para cortar.
Do quebra-vento até a linha de marcação dos suportes, é necessário deixar uma distância que corresponda à espessura do isolamento. Entre as fileiras desses elementos costuma-se manter um degrau de 400 mm.
Entre a borda do suporte e a borda inferior da torta, é necessário deixar um espaço igual ao dobro da espessura do isolamento. Isso será suficiente para assentar o material sem esmagá-lo.
Após a retirada do perfil, inicia-se a colocação dos pedaços de lã mineral. Deve caber no espaço de maneira uniforme e firme. Lacunas e distorções são inaceitáveis.
Agora você precisa pegar um rolo de material isolante térmico e estendê-lo. Também não faria mal nenhum dar-lhe algum tempo para “deitar-se” para restaurar a forma perdida. Uma camada de isolamento é usada para cobrir o isolador térmico existente e as extremidades das vigas.
Depois disso, é necessário fixar a posição do isolamento. Para isso, o perfil metálico é fixado em suportes.
Em seguida, você precisa instalar um filme de barreira de vapor. Para mantê-lo no perfil, basta usar fita dupla-face. O material é colocado sobreposto, é importante que fique plano em todos os lugares, sem distorções ou dobras.
Os cantos da sala merecem atenção especial, são locais difíceis. Aqui é recomendado colocar outra camada de filme. Para consertar, use um grampeador de construção e fita adesiva.
Para evitar que pedaços de lã mineral caiam durante a instalação, recomenda-se fixar adicionalmente sua posição com fio de náilon. Fio de cobre fino também funciona. Esta recomendação também é útil quando se utiliza algodão prensado, que inicialmente mantém sua forma, mas depois tende a se deformar.
Para aumentar a eficiência térmica, você pode usar não uma camada grossa de algodão, mas duas finas. A membrana de barreira de vapor deve estar voltada com o lado áspero para o interior da sala, caso contrário o isolamento ficará exposto à condensação.
Sobre a película de barreira de vapor deve ser colocada uma contra-ripa com espessura de cerca de 25 mm para garantir a circulação normal do ar e a evaporação da umidade.
Procedimento para trabalhar com espuma
A seguinte série de operações pode servir como descrição de como isolar um telhado de sótão com espuma de poliestireno:
- As folhas isolantes são cortadas de acordo com as dimensões do espaço entre as vigas.
- A espuma é instalada no lugar e fixada com espuma de poliuretano.
- Instale a segunda camada de espuma.
- Todas as juntas são tratadas novamente com espuma de poliuretano.
Depois disso, você pode começar a estabelecer comunicações e terminar a sala. Embora o esquema pareça mais simples em comparação com o isolamento de um sótão com lã mineral, são impostas exigências cada vez maiores à qualidade do trabalho.
É muito importante usar corretamente a espuma de poliuretano. É soprado nos locais onde o isolamento encontra as vigas, bem como nas juntas entre as telhas individuais. Após a aplicação, é necessário aguardar cerca de cinco minutos, só então pressionar o próximo elemento.
Após o endurecimento, a espuma saliente é cortada com uma faca. Antes de colocar a próxima camada de espuma de poliestireno, todas as bordas e juntas do isolamento já instalado são tratadas com espuma de poliuretano.
Depois de esperar o tempo necessário, a segunda camada é simplesmente pressionada contra a primeira. Às vezes, é aplicada espuma adicional para melhorar a adesão das camadas.
As camadas de espuma devem se ajustar o mais firmemente possível e as juntas não devem se sobrepor para evitar perda de calor e condensação.
Depois disso, todas as juntas ao redor do pedaço de espuma são sopradas novamente com espuma. Uma boa vedação é o principal requisito para o isolamento de espuma.
O Mauerlat na junção com as vigas merece atenção especial. Aqui é recomendado o uso generoso de espuma para garantir a vedação adequada deste elemento móvel.
Trabalhar com espuma de poliestireno é mais fácil do que trabalhar com lã mineral. A utilização de espuma de poliuretano permite realizar com muito mais rapidez todos os trabalhos de isolamento do telhado do sótão de uma casa particular. Mas não se apresse em detrimento da qualidade.
Se houver uma lacuna entre as camadas de isolamento, a umidade penetrará ali e isso, com o tempo, poderá causar danos à estrutura da viga.
Características do uso de outros materiais
A espuma de poliestireno extrudado é um substituto bom, mas mais caro, para a espuma de poliestireno. Está disponível na forma de lajes. Você pode comprar elementos com extremidade escalonada, o que proporcionará uma conexão excepcionalmente firme.
Pratos espuma de poliestireno extrudado Eles não são colocados entre as vigas, mas montados em cima delas. O material é fixado com diversos adesivos ou parafusos auto-roscantes com tampa telescópica ampliada.
A instalação simples ajuda a reduzir o tempo necessário para concluir o trabalho, mas lembre-se da inflamabilidade do poliestireno expandido ao instalar a fiação elétrica.
Lã de vidro a tecnologia de instalação é semelhante ao isolamento de lã mineral. Mas trabalhar com esse material é mais difícil, pois serão necessárias roupas de proteção para proteger a pele dos efeitos irritantes da fibra de vidro. Você também precisará de uma máscara facial protetora, o contato da lã de vidro com as mucosas é indesejável.
Lã ecológica - uma opção interessante de isolamento.É um material seguro e eficaz que se aplica no espaço entre as vigas. Mas a obra será bastante cara.
Espuma de espuma de poliuretano fornece isolamento excepcionalmente confiável. É aplicado em camada contínua sem costuras. Mas é difícil realizar esse trabalho sozinho, pois requer equipamentos e pessoal treinado.
Uma visão geral detalhada dos materiais de isolamento térmico com uma descrição de suas vantagens e desvantagens, bem como dicas adicionais sobre a escolha do isolamento para telhado de sótão, são apresentadas em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Isolamento interno com lã mineral:
Como isolar o telhado de um sótão com espuma para viver no inverno:
Para isolar corretamente o sótão, deve-se selecionar o material adequado e seguir rigorosamente a tecnologia de trabalho. O isolamento de alta qualidade não exigirá substituição por 30 a 50 anos ou mais. Mas erros no assentamento do material podem causar danos não só ao isolamento, mas também a toda a cobertura.
Compartilhe com os leitores sua experiência de isolamento de telhado de sótão. Conte-nos em que se baseou a escolha do isolamento, qual a tecnologia de instalação que você seguiu. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.