A melhor forma de isolar um sótão: os melhores materiais de isolamento térmico para a disposição de uma cobertura de sótão
O sótão é um sótão confortável, muitas vezes utilizado como sala de estar ou espaço técnico adicional. Diferencia-se por necessitar de maior isolamento térmico, pois possui grande área de contato com o ambiente atmosférico frio.
Dependendo da finalidade de utilização do sótão, são escolhidos materiais de isolamento que diferem no grau de condutividade térmica, densidade e inflamabilidade. Vamos descobrir a melhor forma de isolar o sótão para que ele passe de um sótão frio a um cômodo adequado para morar ou guardar coisas.
O conteúdo do artigo:
Sótão aconchegante - espaço adicional
Não importa o tamanho do cômodo, sempre há necessidade de mais um cômodo - um quarto de hóspedes, uma sala de jogos, uma academia ou apenas um conveniente depósito.
De acordo com a documentação regulamentar, sótão é uma divisão formada por fachada e cobertura. De acordo com as normas sanitárias, a distância do piso à linha de intersecção da parede com o telhado deve ser de no mínimo 1,5 m, e ao teto - 2,5 m. Ao mesmo tempo, uma área com teto “alto” ( 2,5 m ou mais) deverá ocupar a partir de 50% da área total do sótão.
É óbvio que na construção de habitações privadas existem desvios dos padrões.Por exemplo, a configuração do sótão pode ser influenciada por fatores como a forma e o tamanho do telhado: casas com telhado alto têm tetos de sótão mais altos, mas a área útil é mais estreita.
Para aumentar a dimensão do sótão, recorrem a várias técnicas: aumentar a altura da camada inferior da cobertura inclinada, aumentar as paredes da fachada. Opções interessantes de design de sótão podem ser visualizadas no site do Roofing Guide.
Porém, com todas as vantagens de um cômodo adicional confortável, existem nuances que aumentam o custo das obras e acabamentos:
- instalação de janelas;
- equipamento de ventilação;
- isolamento hidro e térmico.
O último ponto também é importante porque literalmente tudo terá que ser isolado: o piso, as empenas, as paredes, muitas vezes constituídas por duas partes - a fachada e o telhado. Ao mesmo tempo, os mesmos requisitos se aplicam aos materiais de isolamento térmico e ao isolamento de instalações residenciais. Além de características técnicas adequadas, devem ser absolutamente seguros.
Revisão de materiais de isolamento térmico para coberturas
Hoje no mercado você encontra de tudo: desde lã de vidro comprovada até materiais naturais e laminados, ainda menos utilizados na prática. Vamos considerar a melhor forma de isolar as paredes e o piso do sótão por dentro, para que o espaço do sótão aqueça e não precise ser reparado em um futuro próximo.
Opção nº 1 – lã de vidro
A lã de vidro ganhou popularidade devido ao seu baixo custo, portanto, se você quiser economizar no isolamento térmico, pode usar esteiras laminadas ou placas mais convenientes para a instalação. As matérias-primas para a produção são areia de quartzo especialmente purificada e resíduos da indústria do vidro.
Além do custo acessível e leveza, o material apresenta as seguintes vantagens:
- elasticidade, que permite colocar lajes ou esteiras bem ajustadas entre si e nas vigas;
- flexibilidade, útil para isolar áreas de telhados complexos;
- pouco atrativo para os roedores, o que se explica pela falta de materiais naturais na composição.
No entanto, também existem muitas deficiências. Por exemplo, estes incluem alta higroscopicidade, o que requer o uso de barreira de vapor no interior e ventilação para evaporar a umidade no exterior.
Devido à sua fragilidade, a fibra de vidro se decompõe e pequenas partículas de poeira se espalham pelo ar, criando um ambiente perigoso para a saúde. Além disso, empresas duvidosas usam formaldeído como aglutinante na produção, por isso é melhor usar um material mais caro, mas seguro.
Por exemplo, o “Telhado Inclinado” da linha “Isover Geo” não é apenas seguro para os moradores, mas também é um material incombustível.
Opção #2 – lã mineral
Ao contrário da lã de vidro, a lã mineral é feita a partir do derretimento de rochas ígneas, que, quando processadas, formam um material menos quebradiço, mais durável e elástico. Conseqüentemente, as propriedades de desempenho deste isolamento são superiores.
A higroscopicidade é inferior à da lã de vidro, mas ainda ocorre absorção de umidade, por isso não vale a pena abandonar a barreira de vapor durante os trabalhos de instalação. A permeabilidade ao vapor está dentro dos limites normais e, se forem criadas condições adequadas para a evaporação da umidade da superfície, o material durará muito tempo.
Os produtos de marca não contêm substâncias nocivas, o que é garantido por certificado sanitário. Se você duvida da segurança do isolamento térmico, peça para ver a documentação no momento da compra.
O isolamento moderno de basalto é fácil de instalar, o que vem acompanhado de alguns desenvolvimentos dos fabricantes. Por exemplo, as placas ROCKWOOL têm uma zona de borda com mola que proporciona um ajuste perfeito, segurança e estabilidade.
A principal desvantagem das marcas populares entre os construtores - TechnoNIKOL, PAROC, Izovol, ROCKWOOL - é considerada o custo.
Opção nº 3 – lã ecológica
Uma verdadeira descoberta foi um material produzido de forma orgânica - ecowool.As fibras de celulose, obtidas pelo processamento de madeira, papelão e materiais reciclados, apresentam excelentes qualidades de isolamento térmico.
Em muitas características técnicas, o ecowool “pisa nos calcanhares” dos análogos minerais:
- condutividade térmica – 0,038-0,043 W/m×°C;
- grau de inflamabilidade – G2 (autoextinguível, baixa inflamabilidade);
- densidade da camada – 45-75 kg/m³.
O nome “ecowool” fala por si - o material é considerado ecologicamente correto e não contém substâncias tóxicas perigosas. Porém, graças ao tratamento com antissépticos, não atrai ratos e fica protegido do apodrecimento.
A desvantagem do ecowool é seu alto grau de higroscopicidade, portanto a estimativa de instalação, além do material laminado ou pulverizado, deve incluir filmes de polietileno com barreira hídrica e de vapor ou membranas poliméricas.
Existem dois métodos de colocação de ecowool para isolar um sótão: “seco” e “úmido”.
Para o método “úmido” de aplicação de ecowool nos elementos do telhado por dentro, é utilizada uma solução adesiva, que garante a máxima adesão do material à base e aumenta a resistência da camada isolante térmica.
A principal desvantagem do isolamento é a presença de equipamentos especiais para instalação.Os instaladores devem ter habilidades especiais, sem experiência inicial é melhor escolher materiais mais fáceis de instalar - por exemplo, lã mineral em lajes.
Opção nº 4 – espuma de poliestireno
Material barato, mas duvidoso, para isolamento de sótãos. Vamos tentar descobrir por que a espuma, que ainda é popular, é indesejável e até perigosa para uso no processo de trabalhos de isolamento térmico.
No entanto, as deficiências do material tornam-se argumentos poderosos contra a sua utilização.
As desvantagens incluem o seguinte:
- muitas vezes a espuma plástica não atende às características declaradas, pois é produzida em todos os lugares sem levar em consideração quaisquer requisitos técnicos;
- é um material inflamável que libera substâncias tóxicas durante um incêndio - como se sabe, as pessoas morrem nos primeiros minutos após um incêndio não por causa do fogo, mas justamente por envenenamento por produtos da combustão;
- a espuma de poliestireno entra em colapso rapidamente - ela se desintegra em grânulos individuais, como resultado da perda de suas qualidades de isolamento térmico.
Os fabricantes que levam a sério a qualidade dos seus produtos tomam medidas para melhorá-los. No entanto, mesmo placas de marcas conhecidas têm características inferiores a outros materiais. Aliás, nos países europeus a espuma é proibida para uso no setor residencial, enquanto nossos compatriotas continuam economizando dinheiro e colocando suas famílias em risco.
Opção nº 5 – espuma de poliestireno extrudado
Outra coisa são as placas de espuma de poliestireno extrudado, que diferem tanto na tecnologia de produção quanto nas características de desempenho.
O EP é mais caro que o poliestireno expandido, mas as vantagens do material fazem você fechar os olhos para a diferença de preço e preferir.
As vantagens da espuma de poliestireno extrudado incluem:
- coeficiente de condutividade térmica - em média 0,030 ±0,032 W/m×°C;
- grau de higroscopicidade muito baixo;
- geometria consistente da laje que não muda com o tempo;
- resistência devido à proteção contra entrada de água;
- classe de inflamabilidade - G2, caracterizada por autoextinguível.
Infelizmente, durante um incêndio, o poliestireno expandido também libera substâncias tóxicas, embora não na mesma extensão que o poliestireno expandido - você não deve se esquecer disso.
Graças à complexa tecnologia de produção, quase não existem falsificações no mercado - apenas empresas sérias podem produzir isolamento.
As desvantagens incluem rigidez e falta de elasticidade. Ao contrário da lã mineral elástica, as placas EP são difíceis de ajustar a determinados tamanhos, de modo que após a instalação não haja espaços entre elas. Normalmente, as lacunas entre eles são preenchidas com espuma ou outro selante.
Este método é frequentemente usado quando se deseja criar um interior em estilo loft: as vigas expostas abertamente sob uma camada de isolamento e forro interno parecem mais do que pitorescas.
Existem líderes entre os fabricantes de espuma de poliestireno extrudado. Por exemplo, são amplamente conhecidos os produtos da marca Penoplex, cujo nome já se tornou familiar. As lajes de alta qualidade distinguem-se pelo facto de não necessitarem da utilização obrigatória de impermeabilizações e serem bastante adequadas para a realização de um revestimento contínuo da cobertura.
As regras para trabalhar com espuma de poliestireno extrudado são descritas em este material.
Opção #6 – espuma de poliuretano pulverizada
Pulverizar isolamento térmico de espuma na parte interna do telhado é uma excelente oportunidade para criar um isolamento contínuo e durável, sem pontes frias e costuras que exijam preenchimento. Um dos “pulverizadores” da mais alta qualidade é a espuma de poliuretano, que cria uma camada de isolamento térmico eficaz.
Vantagens do isolamento pulverizado:
- coeficiente de condutividade térmica – 0,03 W/m×°C e menos;
- uso opcional de barreira de vapor;
- boa adesão a diversas superfícies;
- falta de preparação preliminar;
- carga mínima nas estruturas de vigas.
A camada fina mas densa criada pela espuma de poliuretano endurecida também é uma excelente proteção à prova de som, o que é importante para um sótão usado como quarto.
As espumas poliméricas isolantes, entre outras vantagens, possuem efeito anticorrosivo: as peças metálicas tratadas com espuma de poliuretano não enferrujam, recebendo proteção adicional. A espuma de poliuretano também não permite a passagem de umidade, por isso é considerada um excelente impermeabilizante.
As desvantagens incluem o alto custo e a necessidade de equipamentos de pulverização. Não é possível realizar o isolamento térmico sozinho sem educação especial, portanto outro item de custo são os serviços de uma equipe de instaladores treinados.
Opção nº 7 – placas PIR
Não faz muito tempo, apareceu no mercado um material que combina as qualidades positivas dos materiais isolantes populares: a condutividade térmica da espuma de poliuretano, a resistência e a hidrofobicidade da espuma de poliestireno extrudado e a resistência ao fogo da lã mineral. São placas PIR - produtos feitos de espuma de poliisocianurato, que possuem estrutura rígida com pequenas células preenchidas com gás.
A principal conquista dos fabricantes de placas PIR é considerada um coeficiente de condutividade térmica que atinge 0,022 W/m×°C.
Além das placas convencionais, também são produzidos produtos revestidos com papel alumínio, protegidos adicionalmente da umidade por uma fina camada metalizada. As lajes são interligadas por travas macho e fêmea, o que permite criar áreas volumosas e contínuas em superfícies planas.
Os líderes entre as empresas que produzem materiais de isolamento já adotaram novos desenvolvimentos e estão produzindo placas PIR sob suas próprias marcas.Por exemplo, os produtos da empresa Technonikol estão se tornando populares e o fabricante é especializado na produção de isolamentos para todos os tipos de estruturas de edifícios.
A ampla distribuição de produtos com características técnicas superiores é dificultada apenas pelo alto custo. 13-15 mil rublos. por metro cúbico de material é muito caro comparado à lã mineral ou poliestireno expandido.
Além dos melhores tipos de isolamento térmico para sótão listados, também são utilizados tapetes de lã natural, argila expandida e até placas de fibra, porém, esses materiais não são tão comuns por apresentarem características inadequadas por algum motivo ou possuírem tecnologia de instalação complicada.
Métodos para isolar pisos de sótão
Por mais quentes que sejam as paredes do sótão, o piso também deve ser isolado, principalmente se o cômodo for utilizado como quarto ou sala de jogos. Não devemos esquecer que se trata também do isolamento do teto de uma casa térrea ou do último andar de um prédio de 2 a 3 andares.
Ao isolar o piso do sótão, duas condições devem ser lembradas:
- o material deve ser leve e não criar carga no chão;
- as características de isolamento térmico devem ser de alto nível.
Levando em consideração esses requisitos, você pode usar lã de vidro, lã ecológica, lã mineral, espuma de poliestireno extrudado e placas PIR. O isolamento é colocado sob o revestimento de acabamento, para o qual normalmente são escolhidas placas tratadas.
Vantagens do isolamento:
É difícil dar conselhos exatos sobre qual o melhor material para decorar e isolar um sótão, pois muito depende do clima da região, do tamanho do sótão, das características da cobertura e da própria estrutura de caibro. Não menos importantes são as capacidades financeiras do proprietário.
Também recomendamos a leitura de instruções passo a passo sobre como isolar você mesmo um sótão. Mais detalhes - acesse link.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um exemplo de isolamento de sótão com lã mineral:
Tecnologia de sopro de lã térmica:
Um material universal é a lã de rocha. Análise completa do fabricante TechnoNIKOL:
Na hora de escolher o isolamento, não se esqueça que o sótão é um espaço habitacional que não só deve ser acolhedor, mas também seguro. Se possível, adquira materiais que atendam às normas sanitárias, tenham classe de inflamabilidade adequada e sejam isentos de toxinas.
E as melhores características de condutividade térmica, estabilidade e higroscopicidade são garantia de uso confortável do ambiente por muito tempo.
Qual material de isolamento de sótão você preferiu e por quê? Você está satisfeito com o resultado? Por favor, compartilhe sua opinião com os visitantes do nosso site. Deixe seus comentários no bloco abaixo.
A espuma de poliestireno e todos os seus derivados mais modernos e modernos são fáceis de instalar, mas apresentam alto risco de incêndio. Isso me impede. Eu sei que existem autoextinguíveis, mas são muito caros. Então, por enquanto estou inclinado para o basalto.