O que é melhor escolher para a sua casa: caldeira elétrica ou convector - características comparativas

Para as novas casas de madeira, o aquecimento com eletricidade tornou-se há muito uma alternativa real ao aquecimento com lenha ou gás doméstico. Conectar-se às redes elétricas é muito mais fácil e barato do que levar gás para dentro de casa. O aquecimento com eletricidade é mais caro. Portanto, a carga no orçamento familiar e o nível de conforto no inverno dependem da escolha correta do dispositivo de aquecimento, seja uma caldeira elétrica ou um convetor em uma casa de madeira.

Caldeira elétrica e convetor - qual é o princípio de funcionamento dos dispositivos de aquecimento

O método de caldeira para aquecer uma casa é considerado um dos esquemas de aquecimento mais comuns e populares. A caldeira a lenha, gás ou carvão foi considerada a parte mais problemática do sistema. A manutenção de tais dispositivos era muito trabalhosa.

Portanto, com o advento dos modelos modernos caldeiras elétricas muitos proprietários de casas particulares, incluindo edifícios de madeira, toras e concreto aerado, passaram a usar caldeiras elétricas com prazer. Além disso, tornaram-se disponíveis convectores elétricos baratos e eficientes, que são mais fáceis e confortáveis ​​​​de operar do que as caldeiras.

Portanto, os proprietários de moradias de pequeno porte, banheiros de madeira e chalés estão mudando em massa do gás engarrafado, carvão e lenha para o aquecimento elétrico. Resta escolher entre usar convectores ou caldeira elétrica em uma casa de madeira.

O que torna os convectores convenientes para aquecimento de instalações residenciais?

Num sentido simplificado convetor elétrico É uma caixa de chapa metálica com fundo treliçado e várias fileiras de ranhuras na parte superior da caixa metálica. Um elemento de aquecimento é instalado internamente na forma de um pacote de placas, trocadores de calor de agulha e fio. O fluxo de ar aquecido no interior do convetor sobe e sai pelas fendas, sugando simultaneamente uma nova porção de ar frio.

Princípio de funcionamento do convetor
Princípio de funcionamento do convetor

A temperatura do fluxo é bastante alta, 100-120 °C, então o calor é rapidamente transferido por convecção para cima, para o teto. Parte da energia é transmitida através da radiação das paredes do convetor, sendo criada uma zona de conforto térmico a uma distância de 50-60 cm do corpo. Os convectores são muito convenientes para chalés e casas de campo. No inverno, ao chegar a uma dacha congelada, você sempre pode se acomodar ao lado do aquecedor e se aquecer sem esperar que o sistema de aquecimento aqueça completamente o ambiente.

Vantagens do aquecimento com convetores elétricos:

  1. Um fluxo de ar quente subindo remove efetivamente a condensação das janelas e paredes de uma casa de madeira. Para casas de toras e edifícios de madeira, as paredes molhadas de uma casa de inverno sempre foram um problema. É fácil secar um banheiro e até um balneário com convector.
  2. Todos os modelos modernos de convectores elétricos contêm sistemas de controle de temperatura mecânicos ou eletrônicos integrados.A automação pode ser programada ou configurada manualmente separadamente para cada ambiente e até mesmo para uma área específica da sala;
  3. Graças à intensa convecção e ao aumento do movimento do ar, o fornecimento natural e a ventilação de exaustão operam em seu potencial máximo.

Os convetores elétricos também apresentam desvantagens:

  • em primeiro lugar, para equipar o sistema de aquecimento com convectores, será necessário fazer uma nova cablagem em cada ponto de instalação do convector;
  • em segundo lugar, aquecedores elétricos adicionais, mesmo quando instalados em uma caixa protetora, continuam sendo uma ameaça potencial de incêndio em uma casa de madeira ou de choque elétrico.

Existe uma opinião entre os consumidores comuns (as avaliações muitas vezes confirmam isso) de que os convectores “queimam” o oxigênio do ar, reduzem a umidade da atmosfera na sala e a saturam com odores desagradáveis ​​​​de metal quente. Tudo isso se aplica a modelos mais antigos de convetores de aquecimento com espirais de nicromo abertas. O metal aquecido a alta temperatura não queima oxigênio, mas poeira doméstica. Com isso, surge o cheiro e diminui a umidade do ar no apartamento ou na casa de madeira.

Aquecimento com convectores de casa privada. Os prós e contras deste método de aquecimento no vídeo.

O que há de atraente em um sistema de aquecimento baseado em caldeira elétrica?

O design do dispositivo é um frasco de metal isolado, dentro do qual existe um elemento de aquecimento. Dependendo do circuito da caldeira eléctrica, a corrente flui directamente através da água ou do elemento de aquecimento no elemento de aquecimento, aquecendo-a a uma temperatura de 85-92 °C. Bomba de circulação Uma caldeira elétrica acelera o refrigerante quente através de tubos e radiadores da mesma forma que em qualquer outro sistema de aquecimento de água.

Vantagens de uma caldeira elétrica:

  • o enorme recurso do elemento de aquecimento é estimado em dezenas de anos;
  • a zona de aquecimento de água da caldeira elétrica é totalmente isolada e aterrada, não havendo risco de choque elétrico ou ebulição do líquido refrigerante por excesso de potência;
  • toda a parte de aquecimento da caldeira elétrica está concentrada em um único local, onde não há acesso de crianças, convidados ou pessoas aleatórias;
  • não há necessidade de colocar dezenas de metros de cabo de cobre em todo o apartamento, direcionando paredes, conectando caixas de junção ou tomadas.

Outra grande vantagem de uma caldeira elétrica é que você pode aproveitar o antigo sistema de tubulações e radiadores que sobraram após a desconexão do aquecimento centralizado de água.

Caldeira elétrica

A temperatura do ar ao redor da bateria é mais baixa, a intensidade de aquecimento da sala é mais fraca, os fluxos de ar movem-se a uma velocidade mais baixa e apenas um terço da energia é transferida pelo calor radiante. Isso significa que, ao aquecer com caldeira elétrica, as janelas de uma dacha congelada descongelam mais lentamente do que no caso de um convetor. Mas a poeira não se acumulará nas cortinas e nas cortinas, e as plantas de interior não secarão.

Em comparação com um convetor, a taxa de aquecimento de uma caldeira elétrica em um ambiente é menor, pois há inércia na transferência de calor pelo fluxo de água. Por outro lado, se uma casa de madeira for desenergizada no inverno devido a um acidente, a caldeira elétrica reterá o calor dos alojamentos por mais uma hora e meia. Ao aquecer com um convetor, o ambiente esfria em 30 a 40 minutos.

Que tipos de convetores elétricos existem?

Para navegar com segurança nos modelos existentes de convectores elétricos, basta prestar atenção a duas características básicas dos aquecedores. O primeiro é o desenho do corpo do convetor, o segundo é o método de instalação (piso e parede).

Os primeiros incluem salas mais massivas e poderosas que liberam calor na atmosfera em todas as direções. Não podem ser instalados a menos de 50 cm de objetos de madeira e plástico. Eles são conectados à rede elétrica por meio de um cabo separado, um plugue Euro resistente ao calor com terminal de aterramento.

Os convectores de parede são fabricados no formato de uma caixa plana. A liberação de calor ocorre de um lado, para que o dispositivo possa ser montado na parede.

Convector de vala
Convector de vala

As exceções são as casas de toras e de madeira feitas de madeira. A temperatura relativamente baixa do ar quente é considerada segura para a madeira. Não há risco de termólise ou incêndio no acabamento de madeira, mas sob a influência de um fluxo de ar seco, as camadas superiores de uma tora ou madeira perdem rapidamente a umidade e secam. Como resultado, formam-se microfissuras na superfície e as próprias coroas podem ficar deformadas à medida que aumentam as lacunas e juntas entre as fileiras de madeira.

Para aquecer uma casa de madeira, recomenda-se a utilização de convetores de piso e, adicionalmente, revestir as paredes com um verniz protetor resistente ao calor.

Para aquecer o ar dentro do convector, são utilizados três tipos principais de elementos de aquecimento. O elemento de aquecimento de um convetor elétrico é fácil de distinguir dos aquecedores de outros dispositivos por seu formato característico. O desenho do elemento de aquecimento é um bloco horizontal com um grande número de agulhas, laços de arame e pétalas de metal, com a ajuda dos quais aumentam a transferência de calor do metal para o fluxo de ar.

Nos modelos modernos de convectores, os aquecedores são feitos em forma de monobloco de alumínio, dentro do qual são vedados aquecedores de cerâmica, óxido ou grafite.A vida útil de tais elementos de aquecimento é muitas vezes maior do que a dos modelos de fio, mas graças ao seu design específico, os aquecedores elétricos são resistentes a choques e quedas em superfícies duras. Em caso de desgaste, eles não podem ser reparados.

Qualquer modelo de convector, independentemente do preço ou design, está equipado com um controlador de temperatura. Poderia ser:

  • sistema mecânico baseado em placa bimetálica. A baixa precisão de ajuste é compensada pela durabilidade e facilidade de reparo;
  • circuito eletrônico baseado em triacs e manopla rotativa, caracterizado pela confiabilidade e alta vida útil;
  • unidade programável (geralmente é instalada completa com um painel de controle eletrônico).

Convectores com ajuste mecânico podem ser conectados a qualquer rede elétrica, mesmo que a tensão da rede mude durante o dia. Os convetores elétricos com regulação do segundo e terceiro tipos estão incluídos em uma rede estabilizada.

Convector de aquecimento

Tipos de caldeiras elétricas e suas características

Maioria modelos de caldeiras elétricas são produzidos na forma de gabinete de parede ou de chão, dentro do qual são montadas as peças e componentes necessários ao funcionamento seguro e estável do sistema de aquecimento. A caldeira elétrica em si é um recipiente cilíndrico sem costura feito de aço inoxidável, projetado para alta pressão de vapor e água quente.

Dependendo do modelo, o aquecimento de água em caldeira elétrica pode ser realizado de três formas:

  • ao passar uma corrente elétrica por um jato de água, dois ou três eletrodos são instalados no interior da caldeira;
  • com a ajuda de elementos de aquecimento montados em um frasco de aço, podem existir vários elementos de aquecimento;
  • indução de correntes parasitas no fluxo de água usando um enrolamento elétrico adicional.

Caldeiras a eletrodo são as mais fáceis de usar.O eletrodo protetor de magnésio integrado protege o reforço de aço da corrosão. A ausência de enrolamentos adicionais e espirais de nicromo de aquecimento garante alta confiabilidade do projeto. O único aspecto negativo é o acúmulo de lodo no sistema de aquecimento, por isso as tubulações e radiadores devem ser lavados periodicamente.

Caldeira de eletrodo e caldeira de aquecimento

Uma caldeira elétrica com elementos de aquecimento integrados proporciona controle preciso do aquecimento do refrigerante. Você pode regular o funcionamento do sistema de aquecimento manualmente desligando os elementos de aquecimento e suavemente usando uma unidade de controle triac.

Caldeiras elétricas de indução apresentam menor eficiência. O aquecimento sem contato não polui o refrigerante, portanto os parâmetros do sistema de aquecimento permanecem constantes durante toda a vida útil do equipamento da caldeira.

Todos os tipos de caldeiras elétricas estão equipadas com controle automático de temperatura e pressão da água no circuito. Um tanque de expansão e um sensor de nível de líquido refrigerante são instalados paralelamente à unidade de aquecimento no sistema de aquecimento. A caldeira elétrica não liga ou desliga ao comando do sensor nos seguintes casos:

  • vazamentos de água ou congelamento no sistema de aquecimento;
  • entupimento do tanque de expansão;
  • quebra ou travamento da bomba de circulação;
  • aumento da pressão no bulbo da caldeira elétrica.

Todos os dispositivos de aquecimento são instalados e operados com disjuntores, às vezes emparelhados com um medidor adicional de consumo de eletricidade.

Princípios de construção de um sistema de aquecimento utilizando convectores e caldeiras elétricas

A decisão sobre qual método de aquecimento escolher é feita com base em critérios básicos:

  • o custo da caldeira eléctrica ou do próprio convector, estimativas para remodelação ou instalação inicial do sistema de aquecimento na casa/apartamento;
  • nível esperado de conforto e economia nas contas de energia elétrica;
  • a capacidade de usar infraestrutura antiga na casa - fiação, canos, radiadores de aquecimento.

Os princípios de planejamento de um sistema de aquecimento usando convectores e caldeiras elétricas são semelhantes em muitos aspectos, existindo apenas recursos associados ao equilíbrio da carga em diferentes ambientes.

Características de instalação de um convector de piso
Características de instalação de um convector de piso

Características de uso de caldeira elétrica

A potência média de uma caldeira elétrica é selecionada à razão de 100 W/h para cada quadrado de área habitacional mais 10% de reserva. Para sistemas de aquecimento baseados em modelos de eletrodos e elementos de aquecimento de caldeiras elétricas, recomenda-se aumentar a reserva para 15%; para modelos de indução de caldeiras elétricas, a reserva não precisa ser feita.

Embora refrigerantes especiais à base de etilenoglicol sejam amplamente utilizados em caldeiras a gás, eles não são usados ​​em caldeiras elétricas. Nos modelos de eletrodo e indução eles são inúteis, em projetos com elementos de aquecimento, esse refrigerante se degrada, os produtos de decomposição obstruem os radiadores de aquecimento e se depositam nos elementos de aquecimento tubulares.

Os especialistas recomendam colocar água destilada com aditivos no circuito de aquecimento e trocá-lo antes do início da temporada.

O segundo requisito diz respeito ao uso de caldeira: um barril isolado de 200 litros ajudará a economizar energia elétrica, principalmente se a casa tiver medidor com tarifa noturna. Durante o dia, a temperatura dos quartos pode ser mantida por um acumulador de calor, e à noite pode-se ligar uma caldeira elétrica no sistema de aquecimento.

O terceiro requisito está relacionado ao balanceamento de carga adequado. Para coordenar a resistência hidráulica e a transferência de calor, os tubos de aquecimento são divididos em dois circuitos paralelos. O primeiro inclui sala e quarto, o segundo - cozinha, banheiro e lavabo.A saída da bomba de circulação da caldeira elétrica é alimentada em um T, de onde os tubos divergem em dois circuitos. Você só precisa ajustar o fluxo de água em cada linha de aquecimento usando uma torneira. Se a casa tiver dois ou três andares, é melhor instalar várias caldeiras elétricas de baixa potência para cada nível de aquecimento.

Princípio de instalação de convectores

Instalar convetores elétricos em uma casa é mais fácil do que instalar caldeiras. Primeiro você precisa determinar onde instalar o convector em cada cômodo. Para residências e cozinhas, podem-se utilizar modelos com nível de proteção IP21, para banheiros e lavabos - IP24.

Em segundo lugar, para cada convector você precisará instalar seu próprio cabo com aterramento. Colocamos a fiação em um canal resistente ao calor e cobrimos com um pedestal. Além disso, cada convetor deve ter sua própria tomada para plugue Euro com aterramento e bolsa. A seção transversal do fio é selecionada de acordo com a carga constante permitida.

Coletamos toda a fiação em um quadro de distribuição com disjuntores para cada ramal. Aqui você pode instalar uma máquina automática programável que controla o funcionamento dos convetores.

Componente econômica de projetos de sistemas de aquecimento com caldeira elétrica e convectores

Se não levarmos em conta os problemas de design e estéticos do projeto do sistema de aquecimento, não haverá muita diferença nos custos totais de aquecimento com caldeira e convetor. Comprar uma caldeira elétrica, instalá-la e conectá-la à rede e conectar circuitos hidráulicos custará apenas 10-15% mais do que comprar e instalar um sistema de aquecimento por convecção.

Os custos operacionais e os pagamentos de eletricidade também estão aproximadamente no mesmo nível. O reparo e a manutenção periódica de caldeiras elétricas são mais caros.A vida útil dos convectores é muito mais curta, pelo que terão de ser substituídos mais cedo e com mais frequência do que os componentes das caldeiras eléctricas.

Economias de custos significativas só podem ser alcançadas com uma caldeira elétrica se for possível aquecer água com tarifa noturna. Os custos de eletricidade serão reduzidos em 25-30%. Além disso, a eficiência do aquecimento por convecção diminui drasticamente e os custos aumentam proporcionalmente se a casa de madeira tiver tectos muito altos, sem tectos. Devido à intensa convecção, a maior parte do calor é simplesmente perdida nos dutos de ventilação.

Antes de decidir instalar um convetor ou uma caldeira elétrica em uma casa de madeira, é preciso pensar na questão da economia de energia. Se for possível instalar um medidor com tarifa dupla, a caldeira elétrica terá retorno. Em outros casos, é ideal usar convectores em aquecedores modernos de baixa temperatura para aquecimento.

Qual sistema de aquecimento você prefere? Deixe um comentário abaixo do artigo, salve as informações nos favoritos, compartilhe nas redes sociais.

Caldeira elétrica ou convectores elétricos - o que é mais rentável? Opinião do autor do vídeo.

Links para recursos:

  • https://teplo.guru/obogrevateli/elektroobogrevateli/elektrokonvektory-otopleniya.html
  • https://baltgazservice.ru/stati/otoplenie/elektricheskij-konvektor/#1
  • https://lucheeotoplenie.ru/podbor-otopleniya/keramicheskie-konvektory.html#keramicheskie-konvektory
  • http://thermomir.ru/doc/all/electro_kotel
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica