Isolamento do teto de uma casa com telhado frio: tipos de isolamento eficaz + instruções de instalação

O isolamento de teto de alta qualidade em uma casa com telhado frio reduz os custos térmicos, reduz os custos de aquecimento e aumenta o conforto de vida.O isolamento térmico é realizado de diferentes maneiras, utilizando materiais de diversas composições e formas. Como escolher a melhor opção?

Falaremos sobre quais métodos são mais eficazes na construção de um sistema que evite a perda de calor pelo teto. Diremos a você o que procurar ao escolher o isolamento. No nosso artigo encontrará recomendações valiosas para melhorar as características de isolamento térmico da sua casa.

A necessidade de isolamento de teto

Um telhado frio é uma opção econômica e prática para organizar o telhado de uma casa para uma vida sazonal. Este projeto economiza significativamente os custos de construção, mas não contribui para a conservação do calor.

É aconselhável resolver a questão do isolamento térmico da zona do tecto ainda na fase de construção da casa. No entanto, o isolamento é frequentemente usado em instalações usadas.

Isolamento de teto
O ar quente da sala aquecida sobe e, em contato com o teto frio, esfria rapidamente. As perdas de energia térmica através de um telhado e teto não isolados atingem 25-40%

O isolamento térmico do teto resolve vários problemas:

  1. Reduz a intensidade de resfriamento do ar aquecido, ajudando a economizar custos de aquecimento doméstico.
  2. Aumenta o isolamento acústico do ambiente, abafando o barulho do vento ou da chuva forte.
  3. No verão, o material isolante ajuda a manter o ambiente fresco, mantendo o ar aquecido de fora para dentro.

O isolamento do teto aumenta o conforto de uma casa particular e otimiza o microclima do ambiente. Sujeito à tecnologia de instalação, o isolamento térmico evita o aparecimento de condensação nos elementos estruturais.

Métodos de isolamento térmico de pisos

Pensando no que é certo isolar o teto da casa Sob um telhado frio, em primeiro lugar, é necessário decidir o método de isolamento térmico.

Existem duas abordagens radicalmente diferentes:

  • isolamento do lado do sótão;
  • instalação de material de isolamento térmico pelo interior da sala.

O primeiro método é mais preferível por vários motivos. Assim, a própria tecnologia de instalação é significativamente simplificada - não há necessidade de construir uma moldura suspensa ou fixar o isolamento com cola no teto.

Isolamento de pisos de sótão
O isolamento externo elimina reparos caros dentro da sala e também não reduz a altura dos tetos. Este último é especialmente verdadeiro se a distância até o teto nas instalações não exceder 2,5 m

Além disso, com esta abordagem, os riscos de condensação são minimizados. O mesmo não se pode dizer do isolamento térmico do interior da divisão.

Se você escolher o isolamento errado e não excluir o contato do ar quente com uma laje fria, o vapor de água do ambiente se acumulará - isso pode causar o aparecimento de umidade, fungos e destruição gradual do teto.

Porém, em algumas situações, o isolamento interno do teto é uma medida necessária, por exemplo:

  • falta de acesso ao sótão;
  • realizar a reconstrução de um edifício antigo com sótão pronto;
  • isolamento térmico de garagem situada na cave.

Se for necessário isolamento interno, a tecnologia de instalação deve ser seguida para evitar a ocorrência de condensação no interior do edifício. É importante cumprir dois requisitos: bloquear o fluxo de vapor d'água e utilizar isolamento de espessura suficiente.

Revisão do melhor isolamento para tetos

A escolha do método de instalação também determina a lista de opções possíveis de isoladores térmicos. Ao isolar do lado do sótão, a gama de materiais é muito maior - desde compostos naturais até soluções modernas tecnologicamente avançadas. A instalação dentro da sala impõe uma série de restrições.

Independentemente do método de colocação, isolamento para sistema de teto deve ter baixa condutividade térmica. O coeficiente determina a capacidade do isolador de transferir energia de elementos aquecidos para elementos frios. Quanto menor a condutividade térmica, melhor o material retém o calor.

Resistência à umidade do isolamento
Um importante parâmetro de seleção é a resistência à umidade. A capacidade do material de manter as características físicas em ambiente úmido é especialmente importante no isolamento do lado do sótão, quando a cobertura está suficientemente desgastada

Os requisitos adicionais incluem:

  • durabilidade;
  • respeito ao meio ambiente e segurança para os seres humanos;
  • baixa inflamabilidade - é melhor usar isoladores não inflamáveis, composições com geração mínima de fumaça;
  • resistência a roedores - importante para materiais colocados no sótão.

É importante levar em consideração a permeabilidade ao vapor do isolamento. Mas há nuances aqui. Ao isolar termicamente uma laje de concreto da lateral do sótão, é necessário utilizar um material que permita a passagem do vapor. Para instalação no interior da sala, pelo contrário, utilize isolamento à prova de vapor.

Tipo #1 - isolamento de lã mineral

O popular isolador térmico mantém sua posição de liderança devido ao seu preço acessível, facilidade de instalação e boa eficiência térmica.

Lã mineral
A lã mineral tem boa permeabilidade ao vapor, por isso o isolamento é perfeito para trabalhos de sótão em pisos de tijolo e concreto

Para instalação sob telhado frio, utiliza-se lã mineral com ligante sintético, isolamento de basalto e lã de vidro. A última opção oferece máxima eficiência térmica. A condutividade térmica da lã de vidro é 0,044 W/(m°C).

No entanto, deve ser usado com cautela - as partículas causam irritação na pele e nas mucosas. A lã de vidro não é aceitável para uso interno. O isolamento de basalto não apresenta essas desvantagens. Vantagens adicionais do material: segurança contra incêndio e plasticidade.

Desvantagens gerais dos materiais de lã mineral:

  • absorção de água;
  • baixa resistência;
  • tendência a encolher;
  • conteúdo de componentes inseguros - partículas abrasivas ou resinas de formaldeído.

Para colocar camadas de lã mineral será necessário instalar toras de madeira, é aconselhável impermeabilizar o próprio isolamento por cima.

Tipo #2 - isolador de celulose a granel

Material a granel produzido a partir de resíduos de papel e celulose. Para proteção contra apodrecimento e fogo, componentes sintéticos são adicionados ao ecowool.

Isolamento de lã ecológica
O material é utilizado para isolamento externo - no sótão. Ecowool é pulverizado a seco no teto ou aplicado misturado com cola. Requer equipamento especial para operar

As características do isolamento de celulose e a tecnologia de sua aplicação dotaram o método moderno de isolamento térmico de uma série de vantagens:

  • boa eficiência térmica - a condutividade térmica é de cerca de 0,038 W/(m°C);
  • o material preenche todos os vazios e fissuras, formando um tecido sólido - não se formam pontes frias;
  • devido ao seu peso leve, pode ser colocado ecowool de qualquer espessura;
  • durabilidade de serviço e preservação das propriedades originais;
  • respeito ao meio ambiente - ecowool não emite gases tóxicos;
  • baixa inflamabilidade e capacidade autoextinguível;
  • permeabilidade ao vapor.

Apesar de suas muitas vantagens, o ecowool não ganhou muita popularidade. Os principais motivos da baixa procura: alto custo, impossibilidade de instalação manual.

Além disso, a ecowool tem tendência a encolher e enrugar, sendo aconselhável fornecer um suporte rígido na parte superior para a movimentação no sótão.

Tipo #3 – tipos de polímeros em placas

Este grupo de materiais de isolamento inclui: espuma plástica e espuma de poliestireno extrudado (EPPS). A sua eficiência térmica excede a do isolamento de lã mineral. O líder é EPPS, o coeficiente de condutividade térmica é de 0,038 W/m°C.

Espuma de poliestireno extrudado
O poliestireno expandido é superior à espuma de poliestireno em termos de resistência, rigidez e segurança contra incêndio. No entanto, em caso de incêndio, as placas de EPS também emitem fumos tóxicos

A espuma de poliestireno é mais barata que a espuma de poliestireno. Entre as vantagens gerais estão:

  • resistência à água;
  • baixa atividade biológica;
  • ampla escolha de tamanhos e espessuras geométricas.

Ambos os materiais são à prova de vapor, por isso são usados ​​​​para isolar superfícies de concreto e tijolo.

Isolamento de penofol
Outro tipo de polímero plástico é o penofol. Trata-se de uma fina folha de espuma de polietileno, coberta de um lado com papel alumínio.

Material adequado para instalação de dentro da sala. O Penofol é colocado com o lado da folha voltado para dentro da sala - a tela não apenas retém o calor, mas também o reflete parcialmente de volta.

É aconselhável utilizar espuma de polietileno como material independente em áreas de clima ameno.Em regiões com invernos rigorosos, uma combinação de penofol e penoplex mostra um bom efeito.

Tipo #4 - isolador térmico a granel

Material poroso leve em forma de grânulos redondos. Contém argila cozida. A origem natural do isolamento explica o seu respeito pelo ambiente.

Benefícios adicionais da argila expandida:

  • resistência ao fogo;
  • garantir um bom grau de isolamento acústico;
  • durabilidade;
  • inércia química;
  • não é do interesse dos roedores;
  • o isolamento não produz poeira.

A eficiência térmica da argila expandida depende da densidade do aterro e do tamanho dos grânulos.

Tipos de argila expandida
A melhor opção para isolar um sótão são grãos de 4 a 10 mm. Quanto maior a densidade do piso de argila expandida, piores serão suas qualidades de isolamento térmico.

Para garantir a conservação do calor será necessário utilizar um aterro com espessura de 20 cm ou mais, nas regiões frias a camada é aumentada para 40-50 cm, o que acarreta um aumento no custo do procedimento de isolamento e aumenta significativamente a carga sobre o chão.

Tipo #5 – poliuretano líquido

A espuma de poliuretano é fornecida à superfície sob pressão e é utilizado equipamento especial para pulverização. A espuma de poliuretano é uma excelente solução para pisos de sótão com terrenos complexos e isolamento térmico de locais de difícil acesso.

As principais vantagens do isolamento de teto com espuma:

  • formação de um revestimento selado sem costuras;
  • alta adesão aos materiais - a espuma de poliuretano preenche todas as fissuras e vazios;
  • baixa absorção de água;
  • excelente eficiência térmica devido à estrutura porosa da espuma endurecida - condutividade térmica de cerca de 0,027 W/m°C;
  • preservação de qualidades em condições úmidas;
  • possibilidade de pulverização multicamadas – relevante para regiões frias;
  • fornecimento de isolamento acústico;
  • durabilidade do revestimento – a vida útil é de cerca de 25 anos;
  • velocidade de processamento;
  • resistência a microrganismos;
  • leveza do material - não pressiona o teto.

A espuma de poliuretano é difícil de inflamar, o isolamento não propaga a combustão.

Isolamento em spray
O isolamento por spray é considerado uma das melhores soluções para o tratamento de pisos de sótão. O uso limitado de espuma de poliuretano é explicado pelo alto custo do método

O custo total inclui o preço do próprio isolamento e o custo de atração de artesãos com equipamentos. A pulverização de espuma não pode ser realizada se a temperatura do ar no sótão for inferior a +10 ° C.

Tipo #6 – materiais naturais

As principais vantagens dos métodos tradicionais: custo acessível e respeito ao meio ambiente. A técnica de utilização e a eficácia de materiais naturais como serragem e algas variam.

Características do isolamento de serragem

Os resíduos de marcenaria a granel são frequentemente misturados com aparas e distribuídos no teto pelo lado do sótão.

Métodos de isolamento:

  1. Preenchimento seco. Toras de madeira são instaladas no chão e as celas são preenchidas com serragem. O material encolhe com o tempo e requer renovação periódica.
  2. Método úmido. Combine serragem, cimento e água na proporção de 10:2:1,5, respectivamente. Esta camada térmica é mais durável.

Fraquezas da serragem: inflamabilidade, risco de roedores e absorção de água.

Isolamento com serragem
Para proteção contra pragas, cal apagada e fungicidas são adicionados ao isolamento a granel. Para combater o fogo, a serragem é misturada com retardadores de fogo

Características e variedades de algas

Nas áreas costeiras, as algas são amplamente utilizadas, o segundo nome do isolamento é damasco. O material distingue-se pela sua naturalidade e boas características de isolamento térmico.Os roedores não crescem em algas e o isolamento em si não tem medo da umidade e não apodrece.

Existem três tipos de damasco:

  • pendurado – fardos ou rolos soltos coletados de algas marinhas secas e comprimidas;
  • tapetes em redes – lona com 10 cm de espessura, amarrada com fio sintético para facilitar a instalação;
  • lajes densas – a composição contém até 85% de algas, o restante é um componente aglutinante, por exemplo, silicone.

Em termos de eficiência térmica, o damasco é significativamente inferior a muitos materiais de isolamento; o coeficiente de capacidade térmica é de 0,087 W/(m°C).

Isolamento de damasco
As algas não gostam de influências mecânicas, com caminhadas frequentes transformam-se em pó. Portanto, é melhor colocar tábuas em cima do damasco

Cálculo da espessura da camada de isolamento térmico

Da precisão na determinação da espessura do isolamento, que faz parte cálculo termotécnicodepende da eficácia do isolamento térmico. Além disso, o indicador permite calcular as cargas colocadas na estrutura do teto. No cálculo, são comparados os valores do peso admissível e da proteção térmica necessária.

A espessura do isolamento é determinada pela fórmula

q = R * k,

Onde:

  • q – espessura do material isolante térmico, m;
  • R – resistência térmica, m2°C/W;
  • k – coeficiente de condutividade térmica do isolamento, W/(m°C).

O valor R é determinado a partir de dados tabulares - o indicador é calculado para cada região, levando em consideração as características climáticas.

Padrões de resistência térmica
Por exemplo, a resistência térmica padronizada dos pisos de Nizhny Novgorod é de 4,26 m2°C/W. Se você usar penoplex para isolar o teto, precisará de uma camada de isolamento térmico com 12 cm de espessura

Para calcular basta multiplicar os indicadores 4,26 e 0,038. O último valor é o coeficiente de condutividade térmica da espuma de poliestireno extrudado.O peso do teto é calculado com base no volume do isolamento e na sua densidade. O primeiro indicador é determinado pelo produto da área e espessura do isolamento térmico, o segundo - pelo valor da tabela.

A carga mínima no teto é exercida por espuma de poliuretano e ecowool, sua densidade está na faixa de 25-60 kg/cu. M. Um dos materiais de isolamento mais pesados ​​é a argila expandida - 180-330 kg/m3. m.

Características de instalação de diferentes materiais

As táticas de ação dependem do material escolhido e do local de sua colocação - no interior da sala ou no sótão.

Colocando lã mineral

A instalação do isolamento é efectuada ao longo do piso do sótão.

Ao construir uma torta de isolamento térmico, é importante atender a duas condições:

  • garantir a proteção da lã mineral contra o vapor de água proveniente de uma sala quente;
  • organize a ventilação da superfície externa para ventilar a umidade do isolamento.

As lajes de lã mineral são colocadas entre vigas ou tiras de revestimento preparado. Pode ser montado na superfície do teto.

Colocando lã mineral
Antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar se há podridão nas tábuas e tratar os elementos de madeira com um anti-séptico. Certifique-se de que o telhado não está vazando

A superfície é limpa de detritos e, se necessário, é construída uma moldura de madeira.

Ações futuras:

  1. Instale uma membrana de barreira de vapor.
  2. Abra rolos ou coloque esteiras entre as vigas.
  3. Instale uma base de madeira, mantendo um vão de ventilação entre o isolamento e o piso duro.

A última etapa pode ser perdida. Porém, não será possível andar no sótão ou guardar coisas lá, pois a lã mineral não pode ser prensada.

Forro interno com poliestireno expandido

Esta opção de isolamento térmico é adequada para tetos de concreto. As placas de poliestireno expandido são fixadas à superfície com cola e fixadas com “fungos”.

Instalação Penoplex
Na fase preparatória, o teto é limpo de entulhos e acabamentos antigos, buracos, fissuras e vãos entre as lajes são selados.

Antes de instalar o isolamento, o teto é tratado com composto antifúngico e primer.

O procedimento para fixação de placas de espuma de poliestireno:

  1. Aplique cola no isolamento, aplique e pressione no teto.
  2. Cubra toda a área com lajes, sem deixar vãos entre os elementos.
  3. Use um martelo perfurador para fazer furos para fixadores.
  4. Mate os fungos.
  5. Espuma as juntas e lacunas entre as placas.
  6. Corte a espuma restante e fixe a malha de reforço com adesivo.
  7. A superfície deve ser preparada e rebocada.

Após a secagem da camada, limpe o teto e aplique o revestimento decorativo final.

Preenchendo o sótão com argila expandida

A camada mínima de isolamento a granel é de 20 cm.Para ajustar a altura do aterro é necessário preparar uma baliza - fazer a marca necessária em um pedaço de reforço, fixando um pedaço de fita isolante.

Preenchimento com argila expandida
Se a base de madeira for isolada com argila expandida, o piso deve primeiro ser coberto com impermeabilizante que se estenda até as paredes. Filme de polietileno servirá

Não há necessidade de colocar uma barreira contra água sobre uma base de concreto.

Sequência de trabalho:

  1. Despeje a argila expandida e distribua os grânulos uniformemente.
  2. Verifique a espessura da camada isolante. Sua altura deve estar 3-4 cm abaixo do nível do piso. Se esta norma for negligenciada, ao caminhar pelo sótão será ouvido o som da fricção dos grânulos.
  3. Coloque uma camada de membrana de barreira de vapor e sele as juntas dos painéis com fita adesiva.
  4. Instale uma base rígida. Placas, painéis de fibra ou OSB são adequados.

O piso sobre argila expandida facilita a movimentação no sótão e aumenta a eficácia da torta isolante.

Aplicação de isolamento por spray

Não será possível realizar o trabalho sozinho, pois a pulverização exigirá equipamentos caros - um aparelho de alta pressão. Além disso, são necessárias habilidades para trabalhar com equipamentos para distribuir uniformemente a espuma de poliuretano.

Para ligar o aparelho é necessária uma tensão de 380 V. Se houver rede bifásica na casa, é conectado um gerador que produz o valor necessário do campo elétrico.

Pulverização de espuma de poliuretano
É preferível confiar a obra a uma empresa especializada e celebrar com ela um acordo de prestação de serviços. Na hora marcada, uma equipe chega e estende uma mangueira com uma arma para dentro da casa.

Ordem de serviço recomendada:

  1. Instale vigas de madeira no piso do sótão. Eles serão necessários para posterior fixação do piso.
  2. Preencha o dispositivo com componentes nas proporções exigidas.
  3. Ajuste a pistola para a força mínima de fornecimento de espuma.
  4. Aplique espuma de poliuretano entre as vigas em uma camada uniforme.
  5. Espere a composição secar. Se a espessura de uma camada não for suficiente, o tratamento deverá ser repetido.
  6. Nivele o revestimento curado cortando o excesso até o nível da viga.
  7. Monte em placas sobre base rígida.

Para isolar você mesmo um teto pequeno, você pode usar um kit descartável de spray de espuma.

Kit de isolamento por spray
O kit contém tudo que você precisa: cilindros com componentes para preparação de isolamento de espuma, pistola, mangueiras, equipamentos de proteção individual

A montagem e a preparação demoram alguns minutos, não são necessárias fontes de alimentação - o dispositivo funciona de forma autónoma.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Tecnologia de isolamento de piso com lã mineral:

Isolamento térmico do teto de uma casa particular com serragem:

Isolar o teto com telhado frio é uma das condições para o funcionamento confortável e econômico da casa. Ao organizar uma camada de isolamento térmico, é importante escolher o material certo.O método de instalação é importante, assim como a formação obrigatória de um bloqueio de condensado confiável.

Gostaria de compartilhar sua própria experiência na organização de um sistema de teto com isolamento térmico? Você tem informações que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Na minha casa usei dois tipos de isolamento de teto - lã de vidro e argila expandida. No início dos anos 90 coloquei lã de vidro. Depois de 20 anos tive que trocar o isolamento, trouxe máscaras de gás do trabalho (tive que jogar fora os filtros depois do trabalho). Enquanto meu pai e eu limpávamos o sótão, todos foram amaldiçoados. Todo o meu corpo coçou. O teto é revestido com lajes de concreto armado, então escolhi argila expandida para isolamento. 15 cm de espessura é suficiente em nossa região, espero que esta seja a opção mais durável de todas as existentes.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica