O custo de instalação de um tanque de gás em uma casa particular: preços de obras de gaseificação
O problema de aquecimento de uma casa particular é melhor resolvido conectando-a a um gasoduto central.Mas mesmo em zonas situadas nas proximidades da capital, há locais onde esta possibilidade não existe. A melhor opção nessas circunstâncias é a gaseificação autônoma.
Muitos ficam confusos com o custo considerável de instalação de um tanque de gasolina em uma residência particular, mas o dinheiro gasto será reembolsado pela relação custo-benefício de manutenção de tal sistema.
Oferecemos-lhe a oportunidade de compreender quais as vantagens que a organização da gaseificação individual oferece, como escolher o tanque certo e quais os requisitos a cumprir ao instalá-lo. Compreender a tecnologia de instalação irá ajudá-lo a controlar a qualidade do trabalho executado - disso depende o fornecimento ininterrupto e seguro de gás para sua casa.
O conteúdo do artigo:
Benefícios de instalar um tanque de gasolina
Se compararmos aquecimento autônomo a gás com sistemas elétricos ou aquecimento por caldeiras líquidas, o pagamento mensal total será várias vezes menor.
Ao instalar um tanque de gasolina em sua propriedade, o proprietário de uma propriedade rural receberá os seguintes benefícios:
- Confiabilidade do complexo. Garantia de funcionamento ininterrupto e seguro do sistema de aquecimento, comprovado pelos respectivos certificados.
- Fácil de usar. Irá abrir e encerrar a própria estação de aquecimento, regulando de forma independente o fornecimento de combustível azul tendo em conta a necessidade do mesmo.
- Econômico. Reabastecerá o tanque de gasolina no máximo duas vezes por ano, o que é muito menos em comparação com a maioria dos outros tipos de combustível.
A frequência com que o tanque deverá ser reabastecido depende da taxa de consumo de gás e da capacidade do próprio tanque de gás. Na escolha desta importante unidade autónoma de gaseificação, deve-se partir não só da intensidade do consumo de gás, mas também da viabilidade económica em cada caso específico.
Acontece que o reabastecimento mais frequente por uma quantia menor é benéfico do que o custo de uma grande quantidade de combustível de uma só vez, que pode estar além do orçamento.
Para abastecer sua casa com combustível sem interrupção, é necessário repor suas reservas quando restar no máximo 25% de gás liquefeito no tanque de gasolina. Ao mesmo tempo, se levarmos em conta que no período fevereiro-junho o volume de consumo de gás costuma cair e o preço da entrega diminui, então você também pode economizar.
A composição do gás também depende da época do ano. No final do outono e no final do período de inverno, os fornecedores abastecem com gás do tipo “inverno”. Possui uma relação percentual ideal entre a quantidade de propano e butano no combustível azul, o que contribui para a volatilidade máxima dos hidrocarbonetos.
Isto é verdade para casas de campo onde as pessoas vivem permanentemente. Para imóveis destinados à recreação de verão, onde o gás é necessário apenas para cozinhar e tomar banho, o tanque de gás pode ser reabastecido no verão.
Lista de obras de gaseificação autônoma
Apenas as organizações que possuam a licença adequada têm o direito de realizar trabalhos relacionados com a gaseificação autónoma.
A lista de trabalhos que realizam pode variar, mas inclui principalmente:
- projeto;
- montagem e entrega de equipamentos;
- escavação;
- instalação de tanque de gás;
- estabelecer as comunicações necessárias para a casa;
- crimpagem;
- preenchimento;
- encher o sistema com mistura de gases;
- manutenção periódica do tanque.
Algumas empresas instalam os equipamentos necessários na própria casa. Mediante acordo, o contratante também pode realizar trabalhos adicionais: instalação de coletor de ar, sensor de gás, loop de terra, configuração do sistema, instalação e tubulação de caldeira a gás.
Os serviços da empresa são caros, mas depois de concluída toda a obra, ela também será responsável por ela.
Se decidir recolher de forma independente todos os documentos necessários, deverá começar por redigir um requerimento ao Serviço de Registo do Estado para emissão de condições técnicas de gaseificação autónoma.
As especificações são emitidas gratuitamente. Em seguida, você precisará pagar um adiantamento para que o trabalho de design possa começar. Um especialista no local avaliará as condições e emitirá um parecer com base nas especificações que serão elaboradas.
Após recebê-los, deverá apresentar uma nova candidatura à organização de design, com base na qual e nas condições técnicas recebidas o projeto será desenvolvido. Em seguida, é necessário coordená-lo com as autoridades de fiscalização - ambientais, de incêndio, arquitetônicas, elétricas, bem como com o serviço de abastecimento de gás.
A licença para gaseificação autônoma é emitida pela Rostechnadzor após o registro de todos os documentos.
Depois permanecerá escolha um tanque de gasolina, comprar tubos e componentes, garantir que todos os requisitos estabelecidos nas especificações sejam atendidos. O preço da instalação é diretamente influenciado pelo volume dos tanques e sua quantidade, e pela lista de obras executadas. Dependendo de quanto custa um bom tanque de gasolina, ele se pagará em 2 a 3 anos.
A época mais conveniente para a realização de trabalhos de gaseificação autônoma é o verão. Normalmente, o proprietário de uma casa de campo confia totalmente no empreiteiro no que diz respeito ao cumprimento das normas e à parte técnica do processo.
Mesmo tendo em conta que os proprietários de tanques de gás pouco interessam à Gosnadzor, o empreiteiro deve cumprir todos os requisitos e regras regulamentares para a utilização de tanques de GPL.
Requisitos regulamentares para gaseificação autônoma
Uma instalação de má qualidade pode ter consequências imprevisíveis, pelo que é aconselhável que o cliente acompanhe o andamento da obra. É necessário aprofundar a essência da questão na fase de projeto. O principal é escolher o container certo de acordo com a área da casa. O volume do tanque para uma casa particular varia de 2.700 a 10.000 litros.
A conformidade regulatória é importante distância do tanque de gasolina até a casa e outros objetos. O indicador depende do volume do tanque. Assim, a distância mínima entre um tanque de gasolina é de 10 metros cúbicos. me casa - 10 m.
Existem vários documentos regulamentares básicos relativos ao funcionamento de tanques de gás.
Embora os requisitos estabelecidos em muitos deles se apliquem a empresários e empresas, as autoridades reguladoras também podem aplicá-los a indivíduos:
- Nos anexos da Lei Federal nº 116, o tanque de gasolina é denominado objeto perigoso. A este respeito, os regulamentos de segurança estabelecidos nesta lei aplicam-se a esse tanque.
- Conjunto de normas 62.13330 relativas a projeto, material para gasodutos, instalação, qualidade da mistura de gases, proteção anticorrosiva de objetos de GLP.
- Existem vários requisitos para recipientes de GLP em relação à instalação e testes nos códigos de regras SP42.101 e SP42.103 de 2003, bem como SP.42.102 de 2004.
Para não se responsabilizar pelas consequências da instalação não profissional de um tanque de gás, é necessário firmar um contrato de prestação de serviços com a empresa, que estipule o prazo de garantia do objeto, além disso, deve haver um projeto.
Quais requisitos o tanque deve atender?
Um bom tanque de gás deve atender aos requisitos de espessura do metal, qualidade do revestimento anticorrosivo, impermeabilização do corpo, válvulas de segurança e controle. Será equipado com suportes confiáveis, eliminando a possibilidade de processos de deformação no fundo do tanque.
Um pré-requisito para um contêiner subterrâneo é a presença de gargalo alto.
Com base nos requisitos do GOST, os tanques de gás são feitos de chapas de aço laminadas com espessura mínima de 5,5 mm. O recipiente possui uma camada protetora por fora e por dentro.
Em nosso site há uma série de artigos dedicados à escolha de um tanque de gás para uma casa particular e chalés de verão. Aconselhamos você a ler:
- Depósito de gás para residência de verão: mini opções para arrumar chalés de verão
- Tanque de gás móvel: finalidade, características de design e instalação, requisitos de colocação
- Tanque de gasolina Antonio Merloni (Antonio Merloni): gama de modelos e critérios de seleção de equipamentos
As nuances da instalação de um tanque de gasolina
Na CEI, os tanques de gás não são tão populares como na Europa. As regras para sua instalação também são um pouco diferentes. Se nos países europeus utilizam principalmente tanques acima do solo, na CEI esta opção nem sempre é aceitável. Existem requisitos mais rigorosos para a distância do tanque de gasolina a vários objetos.
Se forem realizados, na maioria das áreas padrão simplesmente não há espaço para um tanque acima do solo e, na Europa, são instalados até perto de casa.
Na Europa, os tanques de gás são abastecidos com propano puro, mas aqui utilizamos uma mistura de propano e butano numa proporção de 1:1 ou 7:3. Para que a mistura de GLP funcione é necessário que ocorra evaporação, o que em baixas temperaturas isso não é possível. Para não ficar sem aquecimento no inverno, o tanque deve ser equipado com uma unidade especial de evaporação.
O custo do equipamento em si e de sua instalação depende do modelo do tanque, do volume da escavação e dos equipamentos adicionais. Dúvidas sobre quanto custarão os tanques de gás nacionais e importados precisam ser esclarecidas com antecedência.
Observe que os preços não variam muito.As embalagens produzidas pelos nossos fabricantes, ao contrário dos produtos europeus, em regra, têm gargalo alto.
Um projeto sem ele fica mais barato, mas aí a posição da plataforma com reforço não será tão conveniente. A sua localização numa colina permite-lhe estar protegido da humidade, especialmente durante as cheias da primavera. Se entrar água no redutor, o fornecimento de gás será interrompido.
Recentemente, surgiram tanques de gás sem gargalo.Em vez disso, o design inclui uma série de tubos altos cobertos por um invólucro de metal. Esta solução permitiu reduzir o custo do produto e colocar as ferragens a uma altura segura.
Estruturalmente, o tanque de gás é projetado para evitar vazamentos de gás e ignição. A sua estrutura monolítica resiste à pressão interna e às diversas influências externas.
Além das válvulas, o tanque é equipado com válvulas de segurança projetadas para aliviar o excesso de pressão e válvulas esfera com as quais o fluxo de combustível é regulado.
Algumas empresas oferecem a compra de tanques recondicionados a um preço significativamente inferior aos novos.Não fique tentado pelo preço baixo; as consequências de tais poupanças podem ser as mais imprevisíveis.
Ao instalar um tanque, existem diversas nuances que precisam ser monitoradas durante o processo de instalação. Tudo o que ficará escondido no solo deve ser protegido de forma confiável contra a corrosão. Neste caso, os fixadores convencionais não são adequados, pois são de aço inoxidável ou possuem proteção anticorrosiva.
Os empreiteiros consideram frequentemente a protecção catódica como um serviço adicional. Na verdade, sem esta opção, o tanque de metal, como resultado da exposição a correntes parasitas, sais e água, entrará em colapso muito mais rapidamente do que a sua vida útil atribuída.
Ao fechar um contrato, deve-se insistir para que inclua uma cláusula sobre a instalação de proteção eletroquímica.
Você deve saber que existem dois tipos de proteção - ativa e protetora. O primeiro deles é usado em conjunto com tanques de fabricação russa feitos de aço 09G2S. Este material tem pouca resistência à ferrugem.
Para aumentar a vida útil do tanque, é instalada uma estação de proteção catódica de 0,75 kW que consome energia elétrica. Por esta razão, este método de proteção é caro.
Os tanques de gás importados são feitos de material de maior qualidade. Eles são protegidos contra corrosão por um sistema protetor ânodo-cátodo. É composto por elementos de alumínio com potencial eletronegativo, conectados por fio a um tanque subterrâneo de gás.
As consequências das influências negativas afetam o protetor - ele oxida e a superfície do recipiente metálico é restaurada.
Nos tanques de gás fabricados na Europa com revestimento completo em epóxi, os protetores são substituídos em média após 5 anos. O aço com o qual são feitos os tanques poloneses da Avtonomgaz é praticamente não corrosivo. A proteção aqui é atualizada a cada 15 anos.
Nos tanques nacionais com revestimento betuminoso e nos importados com revestimento epóxi que não foram testados durante a instalação, os protetores são substituídos anualmente. Neste caso, o ânodo protetor é consumido muito rapidamente, pois devido ao aumento da permeabilidade do revestimento, ele deve restaurar ativamente a superfície do recipiente.
Como reconhecer uma instalação de baixa qualidade
Para evitar ter que investir recursos adicionais em um sistema autônomo de gaseificação para sua casa devido a trabalhos mal executados pela empreiteira, é preciso estar atento a vários pontos importantes.
Acontece que um empreiteiro, ao instalar um tanque de gás de produção nacional feito de aço com fracas características anticorrosivas, instala proteção passiva ou até vai perder esse ponto.
Nesse caso, é preciso ser persistente e forçá-lo a instalar um sistema de proteção catódica ativa, independente do material de revestimento. O custo do tanque de gasolina aumentará, mas sua vida útil aumentará.
A superfície de um recipiente com uma camada de revestimento betuminoso superior a 2 mm encolhe durante a operação e começa a rachar. A defesa passiva neste caso é impotente. É necessária proteção eletroquímica ativa.
O revestimento de um tanque de gás de epóxi ou betume nacional ou importado deve ser verificado com um detector de faíscas antes de colocar o recipiente no poço. Caso o contratante não tenha feito isso, será necessária proteção ativa catódica.
O cliente também deverá verificar a qualidade da fixação do recipiente à placa. De acordo com as normas, deve ser fixado com pinos de ancoragem de aço inoxidável por meio de garras especiais.
Se não houver suportes em forma de patas, utilize lingas de lastro que fixam o tanque a uma placa com junta de borracha. O uso dessas eslingas deve ter autorização da Rostechnadzor.
O tanque não deve ser instalado sobre laje vazada, pois pode fazer com que flutue junto com a base. É necessário garantir a instalação de um coletor de condensado, caso contrário, quando o líquido congelar, formará tampões de gelo na tubulação e interferirá na movimentação do gás.
O gasoduto deve ser colocado abaixo do nível de congelamento das camadas do solo. Deve ser instalado de forma que se forme um declive em relação ao tanque de coleta de condensado.
A caixa de engrenagens deve ser montada no próprio tanque. Para gasodutos de média e alta pressão, são utilizados apenas tubos de aço com isolamento de polímero de alta qualidade.
Os tubos de polietileno PE 100 são mais adequados para a instalação de gasodutos de baixa pressão. O redutor ou válvula de enchimento não deve ser instalado abaixo da marca zero.
Deve haver um compensador na entrada da base, caso contrário a entrada pode desabar devido ao encolhimento da casa. A entrada da base propriamente dita deve ser toda soldada e com macho de aço.
Informações adicionais sobre a tecnologia de instalação de tanque de gás em terreno privativo são apresentadas em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O que é um tanque de gasolina e seu design:
Vantagens de um reservatório de gás do ponto de vista do proprietário do local:
Para garantir que o preço de instalação e ligação de um tanque de gás para uma casa de campo não se torne excessivamente oneroso e que os custos sejam recuperados em pouco tempo, é necessário que a obra seja executada por especialistas experientes - design engenheiros, soldadores e instaladores que tenham obtido a certificação apropriada.
De grande importância é a escolha de um tanque de gasolina com volume ideal, que permitirá reabastecê-lo com pouca frequência. Um tanque selecionado e instalado profissionalmente durará muito tempo e não causará muitos problemas.
Você tem algo a acrescentar ou tem alguma dúvida sobre como organizar a gaseificação autônoma em casa? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua experiência na escolha e instalação de um tanque de gás. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
O gás em uma casa particular é algo muito conveniente, mas, ao contrário de um gasoduto principal, um tanque de gás tem um número razoável de desvantagens. E antes de mais nada, é um custo alto. Os custos iniciais para obtenção de licenças, aquisição de equipamentos e instalação são muito significativos. Mais reabastecimento 2 vezes por ano, mais manutenção. Em geral, eu pessoalmente abandonei a ideia de instalar um tanque de gás, até porque eles prometem nos estender uma tubulação de gás dentro de 5 anos.
Bem, sim, e você também será designado para uma determinada empresa que fará a manutenção e reabastecimento do tanque de gasolina. Naturalmente, de acordo com as suas tarifas com uma margem de lucro até onde a consciência bastar.
O gás é muito duro hoje, em qualquer caso. O custo da conexão consome todo o “barato” subsequente... Até no meu caso, quando instalo tudo com as próprias mãos, e o botijão de gasolina não é uma coisa muito barata, já que o gás em si ficou muito caro.
Acabou sendo mais barato usar eletricidade: caldeira, micro-ondas, chaleira elétrica... + tecnologias de economia de energia. Embora tenha deixado o uso do gás (depósito de gás) como sistema auxiliar. Mas já desenvolvi um sistema de hidrogênio e estou iniciando a instalação. Acontece que é muitas vezes mais barato.