Tipos de tanques de gás: noções básicas de classificação + revisão de marcas populares
Na hora de escolher um tanque para armazenamento de gás liquefeito, tudo é importante: desde o princípio de funcionamento do aparelho até seus parâmetros físicos.Existem vários tipos de tanques de gás no mercado de equipamentos de gás que diferem em desempenho, tamanho e método de instalação.
Para entender melhor os modelos modernos, recomendamos estudar os fundamentos da classificação e características dos tipos populares.
O conteúdo do artigo:
Detentor de gás e motivos da sua aquisição
Um reservatório de gás no sentido mais amplo do termo é um reservatório para armazenar substâncias em estado gasoso. Nas instalações industriais, o gás natural, o biogás e o gás liquefeito de petróleo são armazenados em grandes tanques. Para casas de campo de residência permanente, dachas, chalés, centros esportivos e casas de férias, são utilizados tanques de gás, equipados para armazenar GLP - uma mistura liquefeita de hidrocarbonetos gasosos.
As substâncias que compõem a base (cerca de 40 e 60% do volume total) são o propano e o butano. Para convertê-los do estado gasoso normal para o liquefeito, aumenta-se a pressão no tanque, para o processo reverso é necessário um evaporador embutido (mas para modelos domésticos a evaporação natural é característica em temperaturas acima de zero).
O armazenamento de gás em tanques separados é relevante para edifícios residenciais e instalações industriais localizados fora da área central de abastecimento de gás. Certamente, gás natural principal continua a ser o tipo mais barato de fonte de energia, mas nem todas as áreas são gaseificadas.
Antes de escolher um modelo, é necessário fazer cálculos para determinar corretamente o volume do tanque e seu desempenho. Você mesmo pode calcular, mas para resultados mais precisos é melhor entrar em contato com a empresa que vende o equipamento. A escolha mais simples é feita comparando o volume do contentor com a área da casa (tendo em conta o número de consumidores de gás).
De uma forma ou de outra, seria uma boa ideia estudar antecipadamente as nuances dos vários modelos, aprender sobre as condições de trabalho e recursos de design.
Classificação de tanques de armazenamento de gás
Muitas modificações foram criadas para armazenar vários tipos de gases sob pressão excessiva. Nem todos os modelos existentes no mercado são adequados para uso em terrenos privados. Vamos tentar descobrir quais tanques de gás são domésticos e quais são utilizados apenas no segmento industrial.
Por excesso de pressão
A pressão dentro dos tanques pode ser diferente e, portanto, é costume dividir todos os tanques de gás em duas categorias:
- alta pressão (0,7kgf/cm2 — 30kgf/cm2 e mais ou até 3 MPa) – possuem parâmetros de volume geométrico constantes;
- pressão baixa (0,05kgf/cm2. ou até 4-5 kPa) - caracterizado por volume geométrico variável e pressão constante.
Os equipamentos de baixa pressão são produzidos para uso privado.Durante o processo de produção, leva-se em consideração que os dispositivos operam em baixas temperaturas (até -40 ° C) e em ambiente bastante úmido (os modelos terrestres estão expostos à precipitação e os subterrâneos estão em contato com as águas subterrâneas). Portanto, o aço de baixo carbono St3 (GOST 380-60) é utilizado para a fabricação da carroceria.
Especialmente para instalação no Extremo Norte, onde as temperaturas frequentemente caem abaixo de -40°C, os modelos são produzidos em aço de baixa liga (por exemplo, classes 09G2S (M), 10G2S1).
O aço comum St3, bem como os graus 09G2S (N), 15HSND (NL-2) são usados na produção de carcaças de tanques de gás de alta pressão.
Divisão em tipos de acordo com o método de trabalho
Existem dois grandes grupos de tanques de gás de baixa pressão: secos e úmidos. Esta divisão justifica-se tanto pelas características de design como pelo princípio de funcionamento.
Adequados para uso em MG são gases de baixa concentração, que toleram bem a umidade com água e não causam corrosão dos elementos de aço.
Pelo contrário, os tanques secos armazenam gases concentrados que não toleram o contato com a água (por exemplo, propileno ou etileno).
Em um tanque cheio de gás, o sino está na posição superior. À medida que o volume do gás diminui, ele desce ao longo das guias. A água do reservatório atua como selo d'água e evita que o gás se espalhe além dos limites do sino. Devido à presença de água, é necessário manter a temperatura pelo menos +4-5 °C. MGs são frequentemente usados como tanques tampão para compressores.
O corpo do SG assemelha-se a uma cúpula, soldada ou em chapa de aço de 5 mm de espessura, a parte superior é revestida com aço de 3 mm. Dentro da caixa existe uma arruela horizontal, que muda de posição dependendo do enchimento. O SG, ao contrário do MG, é mais fácil de manter e adequado para armazenar gases de alta concentração.
Volume constante e variável
Os tanques de gás de volume variável podem ser secos ou úmidos, podendo chegar a 50 mil metros cúbicos de volume. Eles são construídos em chapa de aço ou concreto armado. Seu principal objetivo não é armazenar um meio gasoso, mas regular o nível necessário de pressão do gás, que dentro dos tanques está a uma temperatura semelhante à do ambiente. Estas são estruturas volumosas que agora são usadas muito raramente.
Devido ao desenvolvimento da tecnologia e ao surgimento de novos materiais mais duráveis, os reservatórios de gás de volume variável foram substituídos por dispositivos de volume constante.Eles suportam cargas maiores, não corroem mesmo durante o armazenamento de meios agressivos e, ao instalar válvulas de controle, permitem controlar a pressão do gás dentro dos limites normais. As variedades domésticas de reservatórios de gás pertencem precisamente a esse tipo.
Agrupamento por forma de design
A forma dos reservatórios de gás é frequentemente cilíndrica (direcionada verticalmente ou horizontalmente), menos frequentemente – esférica. Os tanques de uso doméstico geralmente têm um volume de 2,5 m3 até 10 mil m3 e parece um cilindro com pontas arredondadas.
Os fabricantes de tanques de gás horizontais afirmam que tais tanques têm uma área de superfície de evaporação aumentada. Isto tem um efeito positivo tanto no processo de mudança da fase líquida para a fase gasosa, como na manutenção da pressão operacional necessária no sistema.
No entanto, os modelos verticais não são menos produtivos e provaram-se nas regiões do norte, onde as temperaturas caem frequentemente para -40 °C.
Os tanques esféricos (esféricos) são projetados para armazenar meios gasosos em escala industrial e costumam apresentar grandes volumes - de 5 mil m³ a 10 mil m³. Um reservatório construído na França bateu todos os recordes - 87 mil m³.
Seleção de tipos de acordo com o local de instalação
Todos os reservatórios de gás podem ser divididos em 2 tipos - acima do solo e subterrâneos.Os primeiros são instalados sobre uma base sólida diretamente no solo, e os segundos são enterrados no solo, previamente colocada uma laje de concreto no fundo da cava. Para realizar este ou aquele tipo de instalação, uma série de condições devem ser atendidas.
Para aplicações industriais, a instalação externa é preferida. Os parques de tanques de gás são fileiras ou grupos de tanques conectados por um dispositivo coletor. Recipientes acima do solo de grande volume são mais fáceis de manter - monitore a estanqueidade e a pressão e realize uma inspeção visual. Um evaporador é um elemento obrigatório, já que a temperatura pode cair abaixo de +5°C.
Nas aldeias rurais, os modelos subterrâneos são usados principalmente.
A instalação no solo tem algumas vantagens importantes:
- o processo de evaporação ocorre naturalmente, pois graças ao calor da terra a temperatura não desce abaixo de +5 ° C, portanto não é necessário evaporador;
- um tanque instalado no solo não traz desarmonia ao projeto paisagístico (embora a economia de espaço seja muito condicional - não é possível instalar prédios acima dele, colocar canteiros de flores ou plantar árvores).
A desvantagem é a instalação dispendiosa associada à terraplenagem. Além disso, após um determinado período (dependendo do modelo), é necessário verificar a integridade do tanque. De acordo com as normas federais, a cada 8 anos é necessário realizar hidrotestes de resistência ou procedimento de detecção ultrassônica de falhas. Tem como objetivo verificar a espessura e resistência das paredes, uma vez que os modelos subterrâneos são mais suscetíveis à corrosão.
Você pode ler mais sobre como os tanques de gás são instalados no local Aqui. Se não for possível instalar o tanque de gasolina sozinho, você pode solicitar instalação chave na mão.
Além das instalações subterrâneas e aéreas, existem instalações fixas e móvel. No primeiro caso, os tanques são montados permanentemente sobre uma base de concreto, fixados com âncoras ou cabos, após o que é proibida sua movimentação. Na segunda, ao contrário, são transportados dependendo da finalidade de uso.
Os modelos móveis se diferenciam pelo pequeno volume (até 1 mil litros), pela possibilidade de instalação em veículo e pela facilidade de reabastecimento em botijão ou em posto de gasolina.
Os tipos mais populares de tanques de gás doméstico são apresentados na galeria de fotos:
Antes de escolher o equipamento, é necessário fazer cálculos preliminares de consumo, pesquisar o território e analisar as possibilidades dos diversos tipos de instalação.
Dicas para escolher um botijão de gasolina para sua casa
Ao comprar um tanque de gasolina para uso a longo prazo, os proprietários rurais procuram levar em conta todas as nuances do projeto do tanque e sua instalação em seu local.
Os principais critérios são:
- volume do tanque;
- método de instalação;
- para instalação subterrânea - orientação horizontal ou vertical;
- para modelos acima do solo – mobilidade.
Você deve começar pelo volume - é importante escolher um modelo que possa ser recarregado 1 a 2 vezes por ano. Existem miniopções que precisam ser recarregadas com mais frequência, mas apenas com uso constante. Se a dacha raramente é visitada, um recipiente de 500-600 litros é suficiente.
Para calcular quanto volume é necessário para uma casa, as tabelas compiladas pelos fabricantes de equipamentos são mais usadas. Por exemplo, para um edifício residencial com área de 150 m², o volume recomendado é 2.650-2.700 litros, e para 400 m² - 6.400 litros.
Para tanques de grande volume, é necessário decidir o método de instalação.Nas regiões do sul, também podem ser utilizados modelos terrestres, mas desde que não haja geadas, caso contrário poderão ocorrer problemas de abastecimento de gás. E os requisitos para o local de instalação são mais rigorosos do que para análogos subterrâneos. Em geral, os tanques de gás subterrâneos são escolhidos como último recurso se não houver condições para a colocação de modelos subterrâneos.
Os modelos subterrâneos são mais populares, embora sejam mais caros. Uma condição importante para a instalação de um gasômetro enterrado no solo é um terreno livre a uma distância de 10 m da casa (alguns fabricantes indicam uma distância menor - a partir de 5 m). Leia mais sobre como manter distâncias ao colocar um porta-gás Avançar.
As dimensões da cava dependem das dimensões do tanque, normalmente estão indicadas na documentação técnica.
Ao escolher um modelo subterrâneo, você precisa decidir se um modelo horizontal ou vertical é melhor. O vertical economiza espaço e o horizontal mantém melhor o nível de pressão necessário. Se sua casa está localizada em uma região com invernos frios, então a melhor opção de fornecimento ininterrupto de gás para uma casa grande é um modelo subterrâneo horizontal.
Revisão de marcas populares
O mercado está repleto de modelos de alta qualidade de fabricantes russos e estrangeiros, por isso é muito difícil escolher equipamentos para uso autônomo. Doméstico tanques de gás da Itália competem com os produtos da Polónia e os búlgaros competem com os russos. Os padrões adotados em diferentes países podem diferir, assim como as nuances de instalação.
Foi notado que os modelos russos diferem dos tanques de gás checos ou italianos por terem paredes de revestimento mais espessas - 8 mm, no entanto, o revestimento protetor de epóxi pode ser mais fraco do que o dos equipamentos europeus. A desvantagem geralmente é compensada pela proteção eletroquímica.
Alguns modelos de fabricação estrangeira não são projetados para baixas temperaturas, portanto, no momento da compra, certifique-se de que o equipamento seja fornecido com autorização da Rostechnadzor. Você também deve estar ciente de uma pequena, mas importante, nuance para o reabastecimento: são necessários transportadores de gás especiais para fazer a manutenção dos tanques de gás importados.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Mais informações sobre os projetos de tanques de gás e sua instalação podem ser obtidas com pessoas envolvidas na produção e venda de equipamentos de gás, bem como com usuários experientes.
Informações sobre os produtos Antonio Merloni:
Mais informações sobre dispositivos móveis de Chelyabinsk:
Avaliações - quais são os benefícios dos modelos verticais:
Dicas para escolher a altura do pescoço:
Como instalar um tanque de gasolina:
Como você pode ver, é muito difícil entender os tipos de tanques de gás modernos. No entanto, existem regras com as quais você pode selecionar independentemente o modelo certo. Caso não consiga calcular o volume do tanque ou calcular o custo de compra com instalação, recomendamos que entre em contato com especialistas - representantes de empresas que comercializam equipamentos para gaseificação autônoma.
Você tem alguma dúvida, encontrou alguma deficiência ou tem informações valiosas que pode compartilhar com os visitantes do nosso site? Deixe comentários e compartilhe sua experiência no bloco abaixo.
Um tanque de gás é uma solução real para pessoas cujas casas ainda não estão conectadas a um sistema centralizado de gaseificação. Mas, de acordo com a experiência de muitos amigos que usam um tanque de gasolina, isso tem suas desvantagens. Especialmente quando se trata de bombear gás liquefeito para um recipiente. Muitas pessoas percebem que os especialistas em injeção de gás, infelizmente, enganam os clientes. Eles bombeiam menos do que o combinado e cobram como se fosse um “tanque cheio”. E não há como verificar o que é importante! Você não pode enfiar o nariz neste tanque.
Infelizmente, o tanque de gasolina tem muitas desvantagens. Também pensei que essa era a saída, mas depois de me aprofundar em tudo, não recomendo que ninguém os instale.