Gasoduto principal: nuances de projeto e construção
O transporte de gás através de um gasoduto é uma das formas mais económicas e eficientes de fornecer combustível azul.Sua única desvantagem significativa são os grandes investimentos de capital em projeto e construção.
À primeira vista, pode parecer que o gasoduto principal custa muito caro. Porém, com o tempo, as despesas compensam e pequenos custos de manutenção permitem ao proprietário economizar quantias consideráveis. Você aprenderá tudo sobre o projeto e construção de um sistema de gasodutos em nosso artigo.
O conteúdo do artigo:
Características gerais dos gasodutos centrais
Um gasoduto é um sistema de tubulações e estruturas usadas para transportar combustível dos locais de produção ou fabricação até os clientes. Inclui tubos principais e adicionais. O diâmetro deste último é determinado pelas características do objeto de transporte, porém não pode ultrapassar 1420 mm.
Os pipelines são divididos em três classes, dependendo da pressão, sob o qual a substância é transportada. Este indicador deve ser levado em consideração, pois se a norma for ultrapassada aumenta a probabilidade de acidente.
Os principais gasodutos são divididos em aéreos, subterrâneos e subaquáticos. Os primeiros, devido à sua ligeira elevação, não interferem na circulação dos veículos. Esta opção de entrega é utilizada para superar obstáculos de água, ravinas e outros obstáculos.
As redes subterrâneas são colocadas em valas especiais.A profundidade deste último depende do nível de congelamento do solo. Portanto, ao organizar o transporte do gás úmido, é importante levar em consideração as características climáticas da região, estrutura do solo, diâmetro da tubulação, etc.
E para tubos com gás seco, é adequada uma vala de 0,8 m de profundidade, cujo fundo é coberto com uma camada de areia compactada, os tubos colocados são cobertos com várias camadas de mástique betume-polímero ou casca de polímero e depois preenchidos com terra.
Os sistemas subaquáticos são criados com a finalidade de transportar produtos provenientes de áreas marinhas, ao longo do fundo de rios ou grandes lagos.
A tubulação padrão é equipada com estações de compressão principal e intermediária. Cada um deles distribui o fluxo de combustível entre filiais com diâmetro projetado e reduz sua pressão arterial.
Por exemplo, antes de chegar ao consumidor final, o gás passa pelo ponto de distribuição principal e depois por um ponto de distribuição intermediário. Como resultado, a pressão diminui para o valor fornecido pelas tubulações locais.
E para garantir o funcionamento equilibrado do sistema, são criados depósitos especiais diretamente na área de consumo. Por exemplo, no verão pode acumular-se gás, que é utilizado na estação fria.
Não deve ser permitida a destruição de tubulações pelo contato com o solo, a água ou o ar. Este problema é resolvido através do isolamento anticorrosivo externo.
É importante garantir a fiabilidade da rede de gás. É garantido através de equipamentos de bombeamento nas estações de compressão, utilização de tubos de aço de alta qualidade e criação de linhas paralelas adicionais que se combinam com a principal graças a jumpers.
Pontos-chave na operação da rede
Primeiro, desempenho.É calculado levando em consideração o balanço de combustível e energia das áreas onde será realizado o transporte. Cargas máximas são previstas. Também é necessário levar em conta que uma determinada região pode se desenvolver no futuro, de modo que o volume de gás entregue aumentará.
Usado para melhorar o desempenho looping de gasoduto. Se a tubulação operar com potência média, os sopradores centrífugos não afetarão particularmente a eficiência. Mas o seu papel aumenta com o aumento da carga.
Em segundo lugar, ajuste automático. Ao projetar uma rede, são analisadas as características de gerenciamento da rede de gás. Para isso, determine a estabilidade do sistema e detecte processos que não são suficientes para um funcionamento equilibrado.
Meios técnicos modernos permitem alterar a produtividade automaticamente. Se o equipamento necessário não estiver disponível, a velocidade e a eficiência do transporte caem literalmente para zero.
Por um lado, o movimento da matéria ocorre sob a influência da inércia. Mas por outro lado, o sistema retarda o movimento tanto pelo arredondamento dos tubos quanto diretamente pela resistência interna. Dada a complexidade do equipamento, ambos os fatores requerem uma abordagem individual.
O terceiro ponto chave é a notação. Caracteres especiais executam funções informativas e de aviso. A sinalização é uma regra obrigatória para a utilização dos gasodutos principais.
As designações permitem identificar objetos, zona e profundidade do pipeline.Na verdade, são colunas com dois blocos de informações. A área vertical indica a área do território de perigo especial, localização e outras características importantes.
E o horizontal, com informações sobre a localização da área perigosa, é instalado em um ângulo de até 30 graus em relação à superfície terrestre. Mostra a distância em quilômetros ao longo de todo o percurso.
Como é projetado e construído um gasoduto?
A partir de um design adequado, cálculo hidráulico de um gasoduto e o cumprimento dos requisitos tecnológicos na construção depende da segurança. Portanto, o trabalho deve ser feito de forma consistente e responsável.
Noções básicas de elaboração de um projeto
A primeira e principal etapa. Dispõe sobre a formação de um sistema documental onde são apresentadas informações técnicas. O diâmetro e a pressão operacional dos tubos são anotados aqui. É indicado o número de estações que serão responsáveis pelo bombeamento.
O projeto contém um diagrama da localização proposta do gasoduto principal e uma classificação das redes em função da pressão. O documento indica a localização das instalações centrais e outras instalações reguladoras.
O projeto deve garantir:
- transporte constante;
- possibilidade de trabalho preventivo;
- máximo conforto e segurança para os consumidores.
Além dos documentos técnicos e econômicos, também é necessário levar em consideração as nuances do ambiente externo. A seção correspondente descreve fatores ambientais, estrutura do solo, características de localização geográfica, etc.
Toda a documentação passa por rigoroso exame pelos órgãos governamentais responsáveis. Esta medida visa prevenir possíveis consequências negativas devido a erros no projeto do gasoduto principal.Os especialistas podem permitir, exigir ajustes ou não permitir a construção.
Um projeto bem elaborado é garantia de conforto e segurança no transporte, minimizando ameaças à vida e à saúde humana e prevenindo impactos negativos ao meio ambiente.
Contabilidade e cumprimento de restrições
No projeto de sistemas de abastecimento de gás a qualquer nível, devem ser tidas em conta as limitações da legislação, das normas relevantes e das recomendações técnicas.
Em particular, é estritamente proibida a construção de oleodutos em quaisquer zonas povoadas, em zonas onde se realizam trabalhos agrícolas, nas imediações de aeroportos e caminhos-de-ferro. Existem também restrições relativas a portos e marinas.
Também é proibida a combinação de dutos, cada um deles projetado para transportar substâncias com características diferentes. Como já mencionado, a linha principal pode se ramificar - tubos adicionais são conectados com jumpers para facilitar a execução de trabalhos de reparo.
A profundidade das tubulações subterrâneas é determinada pelo tipo de substância transportada e pelo nível de congelamento do solo em uma determinada região. Este último é especialmente importante para bombear gás úmido.
Na maioria dos casos, estamos falando de uma substância seca, portanto a profundidade dos ramais do gasoduto é de 0,8 a 1 metro. Mas isso também tem características próprias. Se esta área for drenada, o valor deverá ser superior a 1,1 metros. Isto se deve ao futuro assentamento do terreno.
Características do transporte de tubos
Para o transporte de tubos laminados são utilizados veículos especializados, equipados com carretas espalhadoras, catracas e equipamentos de fixação. O reboque possui uma conexão reforçada com a carroceria do veículo. E a cabine possui uma blindagem especial que garante a segurança do motorista.
Imediatamente antes da construção, é realizado o controle externo de qualidade dos tubos. Se estes últimos apresentarem falhas mecânicas ou estiverem danificados por corrosão, não serão utilizados. Acessórios e materiais utilizados também são inspecionados.
Tubos de aço são usados para tubulações acima do solo e subterrâneas. Para estes últimos, os de polietileno também são relevantes. Embora os de aço sejam universais, em algumas características são inferiores a outras opções.
Por exemplo, os análogos do polietileno têm uma vida útil mais longa, maior resistência à destruição e não requerem o uso de materiais adicionais contra a corrosão. Ao organizar redes internas de gasodutos, produtos de cobre mais caros são frequentemente usados junto com tubos de aço.
Irá familiarizá-lo com as diretrizes para escolha de tubos para a construção de linhas de abastecimento de gás próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.
Sutilezas da instalação da rede de gás
Primeiro, o interior dos tubos é limpo. Além disso, estes últimos são instalados por especialistas experientes. É necessário não só evitar a perda da substância, mas também levar em consideração a velocidade do transporte e o nível de pressão.
Para instalação do sistema são utilizados:
- seções de tubos;
- meias curvas;
- transições;
- curvas;
- plugues;
- unidades para poços.
A utilização dos elementos listados permite a rápida construção de gasodutos principais, bem como os menos significativos, e a criação de uma estrutura hermeticamente fechada. Posteriormente, a tubulação é soldada: trabalhos preparatórios, formação de juntas estreitas, soldagem em seções e em roscas.
Neste caso, utiliza-se arco a gás e elétrico, solda de topo, solda, etc.. Levando em consideração a responsabilidade, apenas estão envolvidos profissionais com certificado conforme RD 03-495.
Soldadores das 4ª e 5ª categorias trabalham com gasodutos internos. A soldagem pode ser realizada diretamente na vala (típica de um gasoduto subterrâneo) ou próximo a ela.
Lastro e controle de objetos
O lastro e a fixação garantem que a tubulação esteja posicionada corretamente. Por exemplo, para o tipo subterrâneo, são utilizados os seguintes métodos: concretagem, vazamento de solo, suspensão de pesos e contêineres de concreto armado. Para proteger a tubulação, são usados dispositivos de ancoragem.
Antes de colocar em funcionamento a rede de gasodutos, deve-se limpar a superfície interna das tubulações. Estes últimos são inspecionados e afetados mecanicamente de acordo com as medidas previstas no SNiP 42-01.
Os resultados da soldagem a gás e a arco elétrico devem estar em conformidade com GOST 16037. Os representantes do cliente também têm o direito de controle.
Se o pipeline passou por todos testes necessários e atende aos requisitos da legislação, normas e recomendações, então é colocado em operação pelo cliente.Primeiro você precisa liberar o ar e depois começar a transportar a substância correspondente.
Proteção do gasoduto principal
A rede central de gás está longe de ser um brinquedo. Portanto, são estabelecidas regras rígidas quanto ao seu uso. Atividades de entidades empresariais próximas às áreas por onde passa e é realizado o gasoduto conexão ao sistema de abastecimento de gás, limitado. Você deve obter permissão apropriada das autoridades locais.
A empresa proprietária deve informar a população dos territórios adjacentes, pelo menos uma vez por trimestre, sobre a localização do gasoduto. São utilizados meios de comunicação impressos, televisão local ou rádio.
O gasoduto é considerado uma instalação de alto risco. Isto é determinado diretamente pelas características do transporte e pelas propriedades graves do petróleo, gás e outras substâncias.
Portanto, em caso de destruição da integridade do tubo, são possíveis:
- explosão;
- destruição e poluição do território adjacente;
- formação de nuvem de fumaça;
- fogo;
- outras consequências negativas.
É obrigatória a colocação de placas informativas nas imediações da tubulação, a uma altura de 1,5-2 metros do nível do solo. Devem ser legíveis e visíveis, localizados em intervalos de 500 metros e em cada curva do percurso.
A intersecção de uma rodovia com um oleoduto é indesejável, mas em alguns casos não pode ser evitada. Placas proibindo carros de estacionar são afixadas nessas áreas.
São fornecidas as regras e nuances básicas para conectar uma casa particular ao sistema principal de abastecimento de gás no artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1.Detalhes sobre as nuances do projeto de dutos são de suma importância:
Vídeo nº 2. Construção de rede central de gás:
Vídeo nº 3. Proteção anticorrosiva de dutos:
O gasoduto principal é um objeto de maior perigo. Durante a construção, é necessário levar em consideração os requisitos da regulamentação e envolver exclusivamente especialistas que possuam os certificados adequados.
Futuramente, será necessário cumprir rigorosamente os requisitos para o funcionamento da instalação. Então será uma fonte estável de renda para o proprietário e fornecerá aos consumidores finais gás, petróleo e outros produtos de transporte.
Por favor, deixe comentários no bloco abaixo. Compartilhe informações úteis sobre o tema do artigo que serão úteis para os visitantes do site. Faça perguntas sobre assuntos polêmicos, poste fotos interessantes.
As informações sobre as regras pelas quais o gasoduto principal é instalado também serão úteis para as pessoas comuns que planejam cortá-lo e receber gás. Mas muitas vezes os próprios trabalhadores do gás cuspem nas suas próprias regras e estabelecem-nas aleatoriamente.