Como projetar um gasoduto: projetando um sistema de abastecimento de gás para uma residência particular

A organização do fornecimento de gás é o aspecto mais importante na organização de uma habitação confortável.A prática mostra que na maioria das vezes esse tipo de combustível é escolhido para alimentar eletrodomésticos, mas a mistura de gases é uma das substâncias potencialmente perigosas. Para que o sistema funcione de forma eficaz e sem problemas, será necessário que esteja devidamente equipado.

Diremos como projetar um gasoduto e mostraremos como escolher o empreiteiro certo para concluir o projeto. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente o procedimento de preparação e fornece os documentos que o cliente necessitará. Levando em consideração nossos conselhos, você pode reduzir o tempo e o custo de atendimento de pedidos.

Projeto de gaseificação: o que é?

Um projeto de gaseificação é entendido como um esquema de introdução de equipamentos energéticos numa instalação. É desenvolvido em estrita conformidade com todos os requisitos e instruções vigentes, tendo em conta os desejos do cliente.

O projeto inclui cálculos e indicadores de eficiência energética da instalação, especificações detalhadas de equipamentos e materiais de fornecimento, justificativa de soluções para instalação de gasodutos subterrâneos ou acima do solo, etc.

Na verdade, o projeto de gaseificação é entendido como um conjunto de documentos, que inclui:

  • Desenho da localização de gasodutos, aéreos e subterrâneos.
  • Desenho de colocação de equipamentos de gás.
  • Desenho da localização de todas as condutas de ventilação e fumos.
  • Condições técnicas de fornecimento de gás.
  • Relatórios de inspeção de todos os dutos de ventilação e chaminés.
  • Toda a documentação necessária para a conduta de gás à qual será feita a ligação.
  • Passaportes e certificados para cada um dos aparelhos a gás instalados.
  • Nota explicativa.

A legislação exige que qualquer reconstrução ou construção de uma linha de abastecimento de gás ou instalação de equipamento de gás seja realizada somente após a conclusão preliminar do projeto.

Somente com sua ajuda você poderá selecionar corretamente os equipamentos a gás, determinar o preço dos trabalhos de instalação e dos materiais necessários e selecionar e organizar corretamente os locais para a instalação de aparelhos a gás. Além disso, a disponibilidade do projeto permite as aprovações necessárias nas autoridades competentes.

Projeto de gaseificação
Um projeto de gaseificação é um conjunto de documentos que descrevem uma solução específica para o fornecimento de gás a uma casa. Inclui diagramas detalhados, especificações, descrições e documentos para equipamentos de gás

Como escolher um empreiteiro de projeto?

É impossível realizar um projeto de gaseificação sozinho, por mais que você queira. E economize também no seu desenvolvimento. Este é um documento obrigatório que é desenvolvido levando em consideração diversos requisitos. Eles são indicados em literatura técnica especial, livros de referência e códigos de prática, bem como em normas estaduais.

Todos esses requisitos são conhecidos pelos profissionais de design que deveriam estar envolvidos no design. Além disso, devem ser funcionários de departamentos especiais de design, e não apenas especialistas que oferecem seus serviços.

Via de regra, em sua cidade você encontra diversas organizações envolvidas na implantação de projetos de gaseificação habitacional. Na maioria das vezes, organizações confiáveis ​​são membros de SROs. Esta abreviatura significa Organizações Autorreguladoras.

Certificado para desenvolvimento de projeto de gaseificação residencial
Todas as organizações incluídas no SRO recebem um certificado, que deve ser estudado na escolha de uma empresa de design

É melhor para o cliente negociar com essas empresas. Nesse caso, ele pode ter certeza de que o trabalho será concluído com eficiência, competência e prazo.

Caso contrário, a organização enfrentará sérios problemas associados a problemas de reputação e perdas financeiras. As empresas que não são membros de um SRO estão limitadas na escolha de clientes. Não podem contar com encomendas sérias e não podem participar em licitações.

Para ingressar em um SRO, uma organização deve atender estritamente a determinados requisitos. Eles devem ter pelo menos dois engenheiros de projeto profissionais em sua equipe de forma permanente.

A cada três anos, eles são submetidos a testes, confirmando assim suas qualificações e conhecimentos. A fiscalização é realizada por uma comissão especial e, com base nos seus resultados, os especialistas emitem ou não certificados.

Além disso, somente uma organização que possua licença para realizar este tipo de atividade pode desenvolver um projeto. Este ponto deve ser esclarecido antes da celebração de um contrato para implementação de um projeto de gaseificação.

Ainda, ao concluí-lo, é importante esclarecer que o contratante assume responsabilidades pela coordenação e aprovação de documentos, realização de medições e visita aos serviços de gás. Tal cláusula no contrato permite que o cliente tenha uma participação mínima no processo de design.

Por onde devo começar?

Você precisa saber que os trabalhos de projeto de fornecimento de gás só podem ser iniciados após o acordo e o recebimento das condições técnicas, ou como também são chamadas de especificações para o fornecimento de gás da instalação.

Este é um documento especial significativo, apenas a organização distribuidora de gás tem o direito de emiti-lo. A obtenção das especificações dá ao proprietário do terreno a oportunidade de ordenar o desenvolvimento do projeto.

Gaseificação de uma casa particular
A obtenção das Especificações Técnicas permite ao proprietário de uma moradia ou lote para a sua construção encomendar um projeto de gaseificação. Sem especificações tal projeto não pode ser desenvolvido

Para obtenção de condições técnicas Você deve fornecer ao serviço de gás local a seguinte documentação:

  1. Aplicativo para obtenção de especificações técnicas. Só pode ser redigido pelo proprietário do terreno destinado à construção, ou pelo proprietário se o edifício já estiver erguido.
  2. Uma cópia de um documento que possa verificar a identidade do requerente. Geralmente este é um passaporte.
  3. Documentos originais que comprovem a propriedade da casa pelo requerente. Você também precisará de um documento que comprove a legalidade da construção. Pode ser um contrato de compra/venda, bem como um ato de aceitação do edifício em funcionamento ou um passaporte técnico do IPV.
  4. Se a construção ainda estiver em andamento, é necessário fornecer documentação que comprove a propriedade do local pelo requerente. Pode ser um contrato de arrendamento ou compra/venda de terreno, bem como uma certidão comprovativa do registo de propriedade.
  5. Explicação da estrutura no terreno.

É necessário compreender que a ligação proposta à rede de gás só será permitida se a área onde a casa está construída estiver incluída no plano de gaseificação.

É importante que exista a possibilidade de ligação técnica. Isto pressupõe que o volume de gás no gasoduto existente permite a adição de mais um ponto de consumo.

Projeto de fornecimento de gás doméstico
O gás é um tipo de combustível potencialmente perigoso, por isso apenas profissionais podem projetar redes de gás

A preparação das especificações técnicas demora cerca de um mês. Ao conectar à rede de gás, certos requisitos devem ser atendidos. Por exemplo, um edifício não pode estar a mais de 200 m de distância de um gasoduto.

Neste caso, a área projetada do edifício não deve ser superior a 250 metros quadrados. M. Essas casas pertencem ao primeiro grupo de consumidores de gás. Eles têm o direito de consumir gás a uma taxa não superior a 5 metros cúbicos por hora.

Se a área da casa for maior, a ligação também é possível, mas a obtenção das especificações técnicas será muito mais complicada, pois será necessário coordenar adicionalmente a transferência do consumidor do segundo grupo para o primeiro.

Para obter especificações técnicas, você pode recorrer aos serviços de empresas especiais, mas não será barato. Portanto, faz sentido você mesmo cuidar da papelada.

Características que precisam ser levadas em consideração no projeto

Cada projeto é desenvolvido para condições operacionais específicas, que sempre se refletem nele. Vamos examinar mais de perto alguns pontos importantes.

Tipo de fornecimento de gás usado

A opção mais simples para fornecer gás a uma casa é conectar-se a um gasoduto centralizado. A sua implementação carece de autorização dos serviços de gás e da disponibilização das condições técnicas necessárias.

Além disso, o consentimento dos vizinhos também será necessário se um gasoduto passar pela sua área. Na prática, na maioria das vezes essa autorização é obtida junto do serviço de gás, que na grande maioria dos casos será o proprietário da rede de gás.

Fornecimento autônomo de gás
O fornecimento autônomo de gás é usado onde, por algum motivo, é impossível conectar-se a uma rede centralizada

Infelizmente, conexão a um gasoduto centralizado Nem sempre é possível.Nestes casos, é possível providenciar um abastecimento autônomo de gás, que envolve a instalação de tanques especiais a partir dos quais o gás será fornecido à casa.

Tal sistema pode ser projetado como fonte de combustível primária ou reserva. Na segunda opção, é utilizado em caso de acidente na linha principal ou quando o fornecimento de gás é desligado.

Eles provaram ser a principal fonte de gás na ausência da possibilidade de conexão a um gasoduto. opções de fornecimento autônomo de gás.

Apresentam vantagens significativas, que incluem a capacidade de regular o volume de gás utilizado na casa e a durabilidade do sistema. Sujeito a projeto adequado e instalação de tanque de gás um sistema independente durará em média cerca de 40-50 anos.

Construção de gasoduto externo

Estruturalmente, o sistema externo de abastecimento de gás pode ser implementado de duas formas: acima do solo e subterrâneo. Vamos examiná-los em detalhes. O método de instalação subterrânea é considerado o mais adequado para a instalação de tubulações de gás.

Ele assume que gasoduto está sendo colocado em valas, cuja profundidade é calculada durante o processo de projeto. No entanto, recentemente este método de instalação foi substituído por uma instalação mais moderna sem valas.

Método de colocação de tubos subterrâneos
A colocação adequada de tubos subterrâneos garante sua segurança e desempenho. Porém, o custo de instalação é muito maior

Isso se deve ao menor custo deste último. O método sem valas permite reduzir o custo da gaseificação em duas ou até três vezes. Além disso, tem outras vantagens significativas. O trabalho de colocação de tubos é concluído no menor tempo possível.

O método sem valas é reconhecido como o mais suave.Se necessário, permite manter a integridade dos objetos artificiais e naturais e dos pavimentos rodoviários encontrados ao longo do percurso do gasoduto.

O procedimento real de instalação sem valas é bastante simples. Primeiro é perfurado um poço piloto e, em seguida, é formado um tronco para estabelecer comunicações por meio de perfuração horizontal ou punção direcional. As paredes da escavação são reforçadas com revestimento ou solução estabilizadora de solo.

Depois de endurecer, os tubos do gasoduto são alimentados no poço e colocados nele. Uma caixa especial pode ser usada para proteger a tubulação de gás. Isto é necessário se as comunicações puderem sofrer correntes parasitas ou danos mecânicos.

Estes últimos são bastante prováveis ​​​​quando a linha principal cruza com tubos de abastecimento de água ou aquecimento, ou também passa por baixo da estrada. Recomenda-se proteger o gasoduto com invólucro nos trechos de entrada no edifício e na saída do solo.Um tubo de aço geralmente é usado como caixa.

Um gasoduto subterrâneo em qualquer projeto é confiável, mas tem um custo alto. Uma opção mais econômica é a colocação de dutos acima do solo. Pode ser mais barato que o subterrâneo em uma média de 60%. Neste caso, as tubulações de gás são colocadas sobre suportes especiais instalados de acordo com a trajetória de assentamento. Uma rodovia construída acima do solo é extremamente vulnerável.

Instalação acima do solo de tubulações de gás
Para proteger a rodovia aérea, ela é elevada a uma certa altura acima do nível do solo. E, no entanto, esses gasodutos são mais vulneráveis ​​que os subterrâneos.

Portanto, deve ser fornecido com proteção confiável contra carga, danos mecânicos, mudanças bruscas de temperatura e corrosão. As tubulações acima do solo exigem segurança para evitar a possibilidade de escutas não autorizadas ou danos intencionais.

Portanto, geralmente estão localizados de forma a limitar ao máximo o acesso de pessoas de fora. Uma opção é colocar os tubos a uma determinada altura. Você precisa entender que ambos os métodos de instalação de gasodutos são viáveis.O engenheiro projetista decide qual usar para implementar o projeto de gaseificação.

Ele faz isso com base na análise de um complexo de dados, que inclui as características das condições climáticas locais e da paisagem, a localização das águas subterrâneas, a análise química dos solos e muito mais. Em alguns casos, um método de instalação combinado pode ser escolhido.

Consiste no fato de parte do gasoduto ser instalada acima do solo e parte subterrânea. Por exemplo, se a rota passa sob a superfície da estrada, ela só deve ser colocada no subsolo, mas antes deste trecho pode ser facilmente instalada acima do solo. É preciso saber que apenas o projetista toma decisões quanto ao método de assentamento do duto; a opinião do cliente é levada em consideração sempre que possível, mas não é decisiva.

Procedimento para criar um projeto

O trabalho em um projeto de fornecimento de gás para uma residência particular começa com cálculos que determinarão a quantidade de gás necessária para o fornecimento ininterrupto de todos os dispositivos que o utilizam. Depois disso, o engenheiro começa a planejar a rota do gasoduto.

É realizado levando em consideração todas as recomendações e requisitos dos códigos de construção. O gasoduto conecta o edifício a um gasoduto ou tanque subterrâneo. Em qualquer caso, deverá ser instalada uma válvula no local de ligação para interromper o fornecimento de gás e um medidor na entrada do edifício.

Projeto de gaseificação
Durante o processo de projeto, todas as condições operacionais devem ser levadas em consideração. Por exemplo, um redutor redutor de pressão deve ser instalado no ramal do gasoduto para a casa

Ponto importante - seleção de equipamentos de gás. Isso deve ser feito pelo engenheiro projetista, levando em consideração a vontade do cliente. Um especialista poderá selecionar modelos de equipamentos cujas características sejam ideais para operação nas condições existentes.

Você deve adquirir os dispositivos selecionados apenas em lojas especializadas. Isso eliminará a possibilidade de aquisição de produtos de baixa qualidade ou não certificados.

Cada um dos aparelhos a gás utilizados deve possuir passaporte técnico especial e certificado com as marcas adequadas. Esta documentação é posteriormente fornecida ao representante do serviço de gás, que emitirá a autorização para colocar o sistema em funcionamento.

O projetista executa um plano para a colocação de equipamentos de gás e roteamento interno de tubulações. Depois de pronto, é realizado um cálculo hidráulico do gasoduto projetado.

Isso é necessário para determinar o tamanho exato dos tubos em todas as seções da tubulação. Além disso, o cálculo hidráulico determina a perda de pressão na tubulação e confirma a operabilidade da rede de gás projetada. Só depois disso você poderá começar a elaborar a especificação.

Projeto de rede de gás
O projeto do fornecimento de gás para cada dispositivo é realizado em estrita conformidade com os requisitos regulamentares

O resultado do trabalho realizado é:

  • Esquemas da rede de gás desde a secção de derivação até à secção de instalação do equipamento.
  • Seções do edifício e plantas baixas, que indicam o traçado do gasoduto e o local de instalação dos equipamentos.
  • Diagramas detalhados das unidades de montagem com explicações e recomendações para sua construção.
  • Especificação de equipamentos e materiais.
  • Descrição das medidas necessárias para proteger o sistema de diversas influências negativas.
  • Recomendações relativas à operação e manutenção do sistema de gás projetado.

Após a conclusão de todos os trabalhos do projeto, o mesmo é submetido à aprovação do departamento técnico do serviço que emitiu previamente o caderno de encargos.Os especialistas verificarão cuidadosamente o projeto quanto à segurança e conformidade com todos os padrões atuais. Após a conclusão da fiscalização, é emitida uma decisão para aprovar o projeto ou ele pode ser devolvido para revisão.

A posterior instalação dos equipamentos e assentamento do gasoduto deverá ser realizada em estrita conformidade com o projeto acordado. Caso sejam previstas alterações durante a construção, estas deverão ser novamente acordadas com o departamento técnico e aguardar a decisão dos especialistas. Caso contrário, o sistema não poderá ser colocado em funcionamento.

É necessário saber que toda a documentação as-built que ilustra os trabalhos realizados encontra-se nos arquivos do serviço de gás. Portanto, não será possível comprovar a legalidade de alterações arbitrárias no projeto.

Opções disponíveis para economizar no projeto

A questão do custo do projeto preocupa muitos clientes. A empresa de design nem sempre responde claramente a esta questão, muitas vezes fornece números aproximados, citando a complexidade variável do trabalho em cada caso. Porém, você pode ter uma ideia geral do valor.

A prática mostra que as empresas estatais terão o custo mínimo de projeto. Por exemplo, o mesmo Gorgaz pode fornecer esse serviço.

Projeto de gaseificação para casa particular
Uma tentativa de poupar dinheiro num projecto de gaseificação pode terminar desastrosamente. O trabalho só deverá ser executado por especialistas competentes, cujos serviços não podem ser muito baratos

Mas, neste caso, você precisa estar preparado para o fato de que o tempo de execução da ordem pode ser significativamente atrasado. Às vezes até seis meses. Quem não quer ou não pode esperar tanto deve procurar empresas privadas que trabalhem mais rapidamente.

Mas o custo dos seus serviços será muito maior.É muito importante não se enganar na escolha da organização que fará o projeto.

O projeto finalizado deve cumprir rigorosamente todos os requisitos regulamentares. Especialistas competentes e experientes conhecem bem as muitas complexidades da documentação regulatória e sabem como trabalhar com ela.

Cada novo projeto requer um estudo aprofundado das regras e regulamentos. Os projetistas profissionais sabem que os requisitos para sistemas de gás podem variar dependendo do método de instalação da tubulação, das condições de construção, do tipo de equipamento selecionado e de muitos outros fatores.

Caso pelo menos uma das regras vigentes não seja atendida, o projeto é devolvido para revisão. Os serviços de gás verificam com muito cuidado toda a documentação que lhes é fornecida e não se pode esperar a sua desatenção.

Cada uma dessas modificações atrasa significativamente a gaseificação. Portanto, vale a pena confiar o projeto a especialistas competentes para obter um projeto de qualidade no menor tempo possível.

Todos os itens de custo associados à conexão do gás a uma casa de campo são fornecidos em próximo artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Consideremos todas as etapas da gaseificação de uma casa particular:

Vídeo nº 2. O que acontece se o projeto de gaseificação for violado:

Vídeo nº 3. Vantagens do fornecimento autônomo de gás:

A gaseificação de uma casa é impossível sem um projeto competente. Este é um documento definidor que especifica todas as características de redes de gás, fiação e equipamentos específicos.

Com base no projeto, o sistema é posteriormente instalado e emitida a autorização para seu posterior funcionamento.É extremamente importante que o projeto seja concluído corretamente, por isso só deve ser encomendado a especialistas competentes.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos como o gasoduto foi projetado para você e também quanto tempo passou entre a emissão do projeto e a ligação da casa à linha principal. Compartilhe informações e fotos úteis sobre o tema do artigo, tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Denis

    Certa vez, estávamos trabalhando na construção de um gasoduto. Muita papelada, viagens de um escritório para outro. E o projeto do gasoduto demorou muito para ser concluído, foi enviado diversas vezes para revisão. Em geral, não recomendo economizar nesse assunto, é melhor entrar em contato imediatamente com um escritório normal. Pagando a mais uma pequena quantia, você poupará muitos nervos.

  2. Svetlana

    A Gorgaz é uma empresa privada, mas o autor afirma que se trata de uma empresa estatal e ainda não há ligação.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica