Banheiro em painéis plásticos: tipos de painéis + breve guia de acabamento
A reforma de um banheiro exige muito esforço e um grande investimento financeiro.Substituir canos, comprar encanamentos, preparar paredes e comprar materiais de acabamento pode custar uma quantia muito grande aos proprietários. Definitivamente, você não deve economizar na qualidade do misturador e nos serviços dos artesãos: esses são os principais itens de custo dos quais depende em grande parte o resultado de todo o reparo.
Porém, o preparo grosseiro das paredes e seu acabamento ainda podem ser feitos de forma mais econômica, mas ao mesmo tempo bastante esteticamente agradável. Os materiais modernos, que se distinguem por um preço mais favorável e requisitos menos exigentes para o tratamento básico de superfície, ajudarão a reduzir custos.
Um banheiro espetacular feito de painéis de plástico com a seleção adequada de bons materiais de PVC não é visualmente inferior a um ambiente onde foram utilizados azulejos. Ao mesmo tempo, as ripas de plástico custarão muito menos e para montá-las não é necessário nivelar as paredes com tanto cuidado e usar muitos materiais de construção adicionais. Com a habilidade adequada, você pode terminar de cobrir as paredes do seu banheiro com painéis em apenas um ou dois dias.
Neste material falaremos sobre os tipos de painéis plásticos que podem ser utilizados para transformar um banheiro, consideraremos as melhores formas de instalação de lamelas na superfície da parede e revelaremos os meandros do acabamento de um ambiente com esse material.
O conteúdo do artigo:
Tipos e características de painéis de plástico
O cloreto de polivinila está conquistando justificadamente o mercado de materiais de construção.Devido ao seu custo, leveza e resistência à temperatura, os produtos de PVC são especialmente populares na criação de reformas econômicas, mas elegantes. É bem possível usar painéis de plástico para decorar um banheiro: nesta sala esse material parece adequado e orgânico.
Os fabricantes oferecem painéis com diferentes texturas, que podem imitar tanto materiais naturais, como a madeira, quanto artificiais, repetindo o padrão do azulejo. Uma rica paleta de cores permite escolher a tonalidade ideal para a decoração de interiores e, graças à impressão, mesmo a partir de painéis de PVC é possível criar um painel espetacular.
Mas além da componente estética, na hora de escolher os painéis para acabamento de um banheiro, deve-se prestar mais atenção aos tipos de lamelas. Convencionalmente, eles são divididos em duas grandes subcategorias: folha e seccional.
Frondoso painéis para decoração decorativa de paredes são bons para trabalhar com paredes perfeitamente lisas, pois muitas vezes são montados sem moldura. A espessura mínima desse painel pode ser de apenas 0,4 mm, portanto o material é conveniente para acabamento de superfícies com configuração complexa, por exemplo, arcos ou portas.
A principal vantagem de decorar paredes com este tipo de painel é a capacidade fixação perfeita de folhas.
Secional os painéis de plástico são utilizados com muito mais frequência devido ao seu menor custo e facilidade de montagem - o revestimento é montado em uma moldura pré-criada.
Existem dois tipos de produtos.
- Resina - o tipo mais barato de painéis de plástico, que são fixados entre si por meio de uma conexão de travamento europeia.A presença de uma ranhura e de uma lingueta contribui para a densidade máxima da costura, mas a junção das lamelas permanece muito perceptível. Portanto, o forro é usado com menos frequência no interior, pois parece menos esteticamente agradável.
- Painéis de parede em PVC são a melhor opção para decoração de interiores e são frequentemente utilizados para reformas de banheiros. Se a tecnologia de instalação for rigorosamente seguida, a junta permanece quase invisível.
A tonalidade, os vários padrões e a textura da superfície dependem do tipo de painel. Então, laminado Os painéis ganham cor e textura graças ao revestimento com filme grosso de PVC. A desvio são pintados em impressora, após o que o desenho é coberto com uma camada de verniz especial. Assim como as ripas laminadas, as ripas offset também podem replicar a textura da madeira ou pedra.
Transferência térmica Painéis de PVC são processados com filme. O material de transferência térmica é pressionado contra a superfície da lamela por meio de um tambor aquecido, após o qual a estrutura é transferida para o produto. Filme e verniz atuam como proteção de imagem.
Graças à variedade de tonalidades e padrões, os painéis de plástico praticamente não limitam os proprietários na criação de um design de banheiro moderno e atraente.
Além das paredes, você também pode decorar o teto com painéis plásticos. Esta solução ajudará a esconder os fios das luminárias.
Vantagens e desvantagens do painel
O revestimento de paredes com painéis de PVC apresenta uma série de vantagens.
Além do preço atrativo, vale destacar as seguintes vantagens deste material:
- facilidade;
- facilidade de corte, que pode ser feito com faca de papelaria ou búlgaro, equipado com um disco fino para metal;
- facilidade de atendimento;
- durabilidade;
- resistência ao ambiente agressivo externo;
- baixos requisitos de manutenção;
- instalação operacional;
- a capacidade de ocultar comunicações sob o quadro principal.
Ao calcular a quantidade necessária de material, vale lembrar do recorte dos painéis. Se você planeja usar produtos com um padrão complexo, aumente o número calculado de seções com antecedência em cerca de 10-15%.
Porém, como qualquer outro material de acabamento, os painéis de plástico também apresentam algumas características negativas:
- os produtos são extremamente sensíveis a impactos precisos, portanto, através de furos se formam facilmente em sua superfície;
- Quando exposto à luz solar, o padrão do painel pode desbotar;
- O PVC é um material totalmente perigoso para o fogo: o plástico pode suportar temperaturas bastante altas, mas durante o processo de fusão libera substâncias extremamente tóxicas;
- Para verdadeiros conhecedores de materiais de qualidade, a textura e a aparência dos painéis de plástico podem não ser atraentes o suficiente.
As desvantagens das ripas de plástico no acabamento de um banheiro são mínimas. Portanto, o material orçamentário é frequentemente usado para acelerar e reduzir o custo dos trabalhos de reparo nesta sala específica.
Métodos para instalação de painéis de plástico
Existem dois métodos para instalar painéis de plástico nas paredes e no teto do banheiro: com moldura e sem moldura. Cada um deles possui características próprias e é ideal para determinados tipos de painéis.
Opção nº 1 - fixação de painéis sem moldura
É mais adequado realizar a instalação sem moldura com cola se forem escolhidos painéis de chapa para acabamento.
Uma condição importante para um trabalho de qualidade é a preparação preliminar da parede: nivelamento da superfície, eliminação de saliências e depressões.
A vantagem deste método é o revestimento de parede quase uniforme, desde que sejam adquiridas folhas grandes. Além de uma preparação mais completa da parede do que no método de moldura, as desvantagens incluem a impossibilidade de esconder delicadamente a fiação ou mesmo os tubos sob o revestimento.
Na hora de escolher um adesivo é muito importante levar em consideração suas características e agressividade ao plástico. Escolha apenas produtos adequados para PVC, pois cola para outros materiais de acabamento pode causar deformação do painel.
Opção nº 2 - montagem de painéis em uma estrutura
Uma moldura em forma de torneamento é uma excelente forma de ocultar possíveis irregularidades na parede e fixar com segurança painéis seccionais de plástico. Um bônus adicional será a oportunidade de substituir a fiação do banheiro sem bloquear as paredes: graças à presença de espaço sob o futuro revestimento, o cabo pode passar diretamente sobre a parede. Nos mesmos nichos sob o painel falso é permitido deixar a distribuição de canos de água.
O preparo das paredes para a moldura é mais voltado para o tratamento com antissépticos que previnem a formação fungo.
O nivelamento direto da parede pode ser feito de forma mais superficial, preenchendo apenas as depressões evidentes com massa e lixando levemente as saliências.É necessário definir o plano ideal da futura superfície de revestimento na fase de instalação do revestimento: cada um dos seus elementos é fixado à parede com buchas ou parafusos auto-roscantes após ajuste preliminar das peças por meio de um nível.
Para fazer a moldura, pode-se usar ripas de madeira ou um perfil metálico, destinado à instalação de drywall:
- Revestimento de madeira continua sendo a opção mais barata. Porém, a alta umidade no banheiro pode afetar negativamente o material natural, por isso a madeira deve ser tratada com líquidos anti-sépticos e protetores.
- Estrutura de perfil metálico custará um pouco mais, mas esse projeto é menos suscetível a deformações. Para evitar processos de corrosão pelo maior tempo possível, é melhor usar metais galvanizados para instalação.
A posição dos elementos na moldura pode ser vertical ou horizontal e depende da direção de disposição dos próprios painéis. Na maioria das vezes, o torneamento é montado horizontalmente, já que as ripas de PVC são fixadas verticalmente nele. O degrau entre as ripas do revestimento ou moldura não deve ultrapassar 30-40 cm.
Você pode fixar os painéis à moldura com um grampeador de construção ou pequenos parafusos auto-roscantes se a estrutura for feita de ripas de madeira. Parafusos auto-roscantes são usados para fixar as lamelas ao perfil metálico.
Elementos adicionais para instalação seccional
Além dos próprios painéis seccionais, serão necessários elementos plásticos adicionais para uma instalação de alta qualidade.
Uma variedade de cantos, perfis e molduras permitem fixar de forma segura e estética os painéis à moldura:
- Canto universal será necessário para o acabamento dos cantos internos e externos do banheiro.
- Canto externo usado para ocultar juntas de painéis em cantos externos.
- Teto E rodapés de piso possuem uma configuração mais complexa. A parte interna do produto é fixada sob os painéis e a parte externa cobre o seu corte.
- Conectando perfil permite fixar as lamelas entre si quando o seu comprimento não é suficiente para cobrir completamente a superfície da parede.
- Iniciando E perfis de acabamento servem para o acabamento da primeira e da última folha do painel e podem ser substituídos por cantos universais.
A utilização de outros perfis depende do número de cantos e fissuras na superfície da parede.
Sutilezas de montagem de painéis em uma moldura
A montagem de toda a estrutura é bastante simples e rápida e em muitos aspectos lembra a dobragem de um quebra-cabeça:
- O primeiro painel é inserido no perfil inicial e fixado na moldura.
- O segundo painel é conectado ao primeiro por meio de um mecanismo de trava integrado.
- Após a fixação do segundo painel ao revestimento, é montada a terceira lamela.
- O processo continua até o canto da parede, que já vem pré-equipado com um perfil de canto.
Depois de terminar o revestimento da primeira parede, é necessário prosseguir para o acabamento da próxima, inserindo um novo painel no perfil de canto.
Na verdade, para uma montagem independente e de alta qualidade de elementos seccionais, o proprietário deve cumprir várias condições importantes. Primeiramente nivele levemente a superfície das paredes e trate-as com um primer de penetração profunda, anti-séptico e agentes antifúngicos.
Em seguida, construa o revestimento ou moldura estritamente de acordo com o nível e fixe os elementos de perfil adicionais para uma instalação de alta qualidade.
O cumprimento desta tecnologia permitirá obter um revestimento uniforme e sem juntas evidentes.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O especialista em reparos e acabamentos mostra neste vídeo o projeto finalizado de um banheiro revestido com painéis plásticos. O espetacular interior foi criado em um dia:
Instruções passo a passo para decorar paredes com painéis plásticos são apresentadas pelo mestre no vídeo a seguir. Um profissional demonstra todas as etapas do trabalho de reparo, desde a criação de uma estrutura até a instalação de seções:
Cobrir as paredes e o teto de um banheiro com painéis de plástico é uma maneira rápida e barata de criar um acabamento impressionante e durável. O baixo custo do material, a variedade de cores e a instalação, que não requer habilidades especiais, permitem concluir rapidamente os reparos e renovar o ambiente sem gastos especiais.
Se desejar, o proprietário pode periodicamente mudar radicalmente o interior, pois a desmontagem dos painéis é simples e a moldura previamente montada é adequada para a fixação de novas ripas.
Você ainda tem dúvidas sobre a instalação de painéis plásticos? Ou gostaria de nos contar como montou com as próprias mãos as ripas de PVC em uma moldura e quais as dificuldades que encontrou? Compartilhe sua experiência pessoal, tire dúvidas aos nossos especialistas, adicione fotos originais do seu banheiro decorado com painéis de plástico na seção de comentários. Ele está localizado abaixo, nesta publicação.