Looping de um gasoduto: suas funções e características de arranjo de um gasoduto

Todos os gasodutos são construídos tendo em conta o consumo de combustível azul por todos os consumidores existentes.Mas durante a operação, a quantidade de gás utilizada muitas vezes aumenta e um dia a capacidade disponível para o seu transporte torna-se insuficiente.

Como resultado, os proprietários dos gasodutos têm que procurar uma saída, e uma das opções pode ser o looping do gasoduto. Hoje, especialistas e outras partes interessadas recorrem cada vez mais a ela.

Vamos descobrir o que é esse processo e como implementá-lo na prática.

O que é looping?

O nome do processo de looping vem da palavra inglesa “looping”, que significa “loop”. E este é o nome exato do processo de mesmo nome. Uma vez que representa a colocação de um novo troço do gasoduto, paralelo à linha principal.

Tal ramo sempre faz parte de um sistema já existente e seu início é inserir no branch principal. E onde o projeto elimina a necessidade de separar os fluxos de gás, o circuito é fechado.

Gasoduto de baixa pressão com looping
Um gasoduto de baixa pressão com looping permite descarregar a linha principal e transportar combustível com perdas mínimas, o que é sempre benéfico

O looping de gasodutos serve para resolver duas tarefas principais, incluindo aumentar a capacidade existente da linha principal ou reduzir a perda de pressão durante o transporte de gás.

Em primeiro lugar, isto aplica-se às linhas de alta pressão, pois é nelas que se criam as condições mais instáveis, levando a uma diminuição da eficiência. E, conseqüentemente, a perdas financeiras.

Mas a estabilização da pressão também é possível em todos os outros tipos de redes, ou seja, aquelas que transportam gás a média ou baixa pressão. Já um tubo paralelo ajuda a reduzir a pressão no início da viagem e aumentá-la significativamente no final.

Com a ajuda do loop, os especialistas são capazes de resolver vários outros problemas, incluindo os seguintes:

  1. Usando uma linha adicional ao reparar a principal.
  2. O uso de tal artéria para alterar a configuração da principal. Por exemplo, enquanto o gás flui ao longo de um ramal paralelo, a posição das estações de pressão no ramal principal pode ser ajustada, o que no futuro contribuirá para uma operação mais eficiente do sistema.

Uma vantagem importante deste projeto é a possibilidade de utilizá-lo como principal gasoduto para transporte de gás. Isso ajuda a obter o resultado desejado no menor tempo possível, economizando dinheiro na construção de um novo gasoduto.

Local onde o loop é inserido
Uma linha paralela de gasoduto pode ser conectada a uma artéria existente em qualquer lugar, bastando inserir a própria tubulação, instalar duas válvulas de corte e conexões

Este método é conhecido há muito tempo, mas seu pico de utilização ocorre nesta época. Isto acontece porque o sistema de gás no território pós-soviético foi formado há muito tempo (1975-1990) e agora está sendo refinado e melhorado para atender às necessidades modernas.

Do exposto, podemos concluir que hoje o loop é usado ativamente por vários motivos, que incluem:

  • construção faseada - inicialmente todos os gasodutos são construídos tendo em conta as necessidades existentes e depois, conforme necessário, a capacidade é aumentada;
  • falta de fundos próprios ou de investimentos para a construção de novas redes - isto se deve à diminuição da procura de gás e, consequentemente, à diminuição do interesse pela indústria de credores, investidores e até consumidores comuns.

Esta informação indica que o looping pode ser uma opção mais barata do que construir um novo gasoduto completo.

Sutilezas de arranjo e aplicação

O desenho da tubulação paralela é quase idêntico ao da linha principal. Diante disso, o looping pode ser utilizado nas mesmas condições do gasoduto principal, ou seja, em quase todas.

Quando esse método é usado?

Mas você deve estar ciente de que a opção de melhoria de desempenho apresentada é apenas um dos vários métodos concorrentes.

Entre elas estão a inserção de tubulações de maior diâmetro e o aumento da capacidade das estações com equipamentos de bombeamento.

A junção de dois ramais do gasoduto
A foto mostra a junção de duas linhas de gasoduto com looping. Isso pode ser feito em qualquer lugar se não houver mais necessidade de descarregar a rodovia principal

Além disso, o loop pode fazer parte dos métodos combinados de descarregamento da linha principal. Por exemplo, esta opção consiste na utilização de linhas paralelas em conjunto com o aumento da capacidade das estações de bombeamento.

Os documentos de orientação permitem o uso de vários loops em um único local. O diâmetro dos tubos pode variar, mas se seu tamanho máximo não for suficiente para o transporte do gás, normalmente são utilizados produtos do mesmo tamanho em ramais diferentes, o que garante a mesma velocidade de movimentação do combustível.

Isso não pode ser alcançado usando tubos diferentes e leva ao fato de que seções individuais da tubulação se desgastarão mais rapidamente. Embora esta informação seja principalmente relevante para principais gasodutos, onde a pressão é sempre mais alta.

Instalação de gasoduto paralelo
A instalação de linha paralela pode ser realizada a qualquer momento, caso haja necessidade e tenha sido comprovada a viabilidade deste método de descarregamento da linha principal

O diâmetro exato só pode ser determinado usando cálculos especiais, segundo o qual é realizado o projeto, realizado com base em documentos normativos.

Como funciona o circuito

Após o início da utilização de um gasoduto paralelo, ocorre uma redução nos volumes de combustível transportados ao longo do gasoduto principal. Como resultado, a resistência hidráulica que deve ser superada é reduzida, o que leva a uma redução significativa nas perdas de pressão.

Portanto, na mesma pressão do gás é possível transportar grandes volumes de combustível azul.

Essa rodovia adicional será eficaz independentemente do seu comprimento. Mas quanto mais tempo, mais perceptível se tornará o resultado.

Quando o loop pode ser usado?

Conforme mencionado acima, o looping é uma das opções concorrentes para descarregar um gasoduto. Portanto, sua instalação requer justificativa técnica e comparação com outros métodos.

Ou seja, uma linha paralela pode começar a ser construída depois de comprovada sua eficácia em comparação com a inserção de uma tubulação maior, o aumento da capacidade das estações de bombeamento ou alguma combinação.

Você também precisa saber que o looping é usado principalmente para descarregar gasodutos que transportam combustível azul para algum lugar para grandes consumidores, que são cidades, grandes empresas e outros.

Colocação simultânea da linha principal do gasoduto e paralela
O loop de um gasoduto é usado se um tubo com o tamanho máximo permitido não puder transportar a quantidade necessária de gás

Para as famílias e outros pequenos consumidores, este método tem pouca relevância, pois na maioria dos casos o gás é fornecido em quantidades insuficientes, não por sobrecarga das tubulações, mas por cálculos hidráulicos incorretos.

Mesmo que o sistema esteja operando no seu limite devido ao aumento do número de consumidores (fogões a gás, esquentadores) na casa, normalmente a melhor saída seria instalar tubos de maior diâmetro para o principal linha, em vez de usar looping.

As razões para a irrelevância deste método para tubulações de baixa potência são:

  1. Qualquer gasoduto com looping resolverá um problema que qualquer uma das partes da estrutura pode resolver separadamente.
  2. Cada linha de gasoduto paralela pode ser colocada em operação após aprovação do mesmo projeto que em todos os outros casos. Ou seja, a criação levará o mesmo tempo que um normal e os custos serão semelhantes, o que também não proporciona vantagem competitiva.
  3. Para a construção do loop são utilizados os mesmos materiais da linha principal, o que mais uma vez não facilita a tarefa.
  4. A aparência estética de um gasoduto com looping pode ser pior do que a de um gasoduto normal, uma vez que é improvável que várias linhas e suportes mais maciços decorem um terreno pessoal.

Tendo em conta tudo o que foi dito, os representantes de Gorgaz podem facilmente rejeitar o projecto do gasoduto com looping como infundado.Isso pode acontecer porque será difícil para os especialistas explicar por que é necessário um tipo complexo de linha para atender os pequenos consumidores.

Gasoduto com looping
Um gasoduto com looping está sujeito aos mesmos requisitos de um gasoduto normal, portanto os procedimentos de projeto e instalação são semelhantes

Portanto, mesmo que tal ideia tenha surgido, nos estágios iniciais de criação do projeto desejado, você deve entrar em contato com os responsáveis ​​​​da empresa de gás de sua cidade para aprovação.

Alguns recursos de instalação

Como qualquer linha paralela é um gasoduto comum, todas as regras e regulamentos para tais estruturas se aplicam a ela. Com isso, após a criação e aprovação do projeto, ocorre a habitual inserção de uma nova tubulação na linha principal.

A única característica importante é a necessidade de fechar o gasoduto existente em ambos os lados. Para isso, válvulas de corte especiais, acessórios de alívio de pressão e outros equipamentos podem ser cortados.

Padrões de construção de gasodutos

Os loopings estão sujeitos às regras habituais para todos os gasodutos. Portanto, os trabalhos só poderão ser iniciados após a aprovação do respectivo projeto. Podem ser realizados por especialistas licenciados.

Todos os equipamentos e materiais que serão utilizados para a construção devem ser verificados quanto a certificados apropriados, danos e outros defeitos.

Na realização do arranjo são utilizados tubos de aço, ou mais precisamente, alguns tipos deles que passaram por tratamento anticorrosivo especial, bem como seus análogos de polietileno.

Inserção de loop
Para fazer o loop, você deve usar apenas tubos e outros componentes certificados, e também monitorar o ajuste do tubo ao solo e uma série de outros parâmetros

O trabalho necessário é realizado em etapas, ou seja, tal operação começa com a preparação do loop para montagem. Para isso, são cavadas valas, instalados suportes, depois instaladas válvulas de corte em ambos os lados, instalados receptores, aos quais na etapa seguinte são soldados tubos de linha paralela.

Durante a construção, os responsáveis ​​​​são obrigados a controlar uma série de parâmetros importantes, que incluem o encaixe no fundo da vala, a distância entre as diversas comunicações - tanto de terceiros quanto relacionadas ao projeto do próprio gasoduto. As juntas soldadas e o revestimento anticorrosivo estão sujeitos a um controle especial.

Depois de concluída a instalação da linha paralela, devem ser realizados testes apropriados. Antes de realizar tais operações, é necessário realizar trabalhos preparatórios.

Por exemplo, a vala na qual o laço é montado deve ser coberta com uma camada de solo. Mas não é necessário preenchê-lo completamente, pois tal procedimento só é realizado após aprovação no teste de adequação ao uso.

Execução de cálculos de gasodutos

Os documentos de orientação permitem que o loop seja calculado apenas usando fórmulas especiais. Alguns deles serão anexados a seguir, mas podemos adiantar que somente especialistas poderão fazer cálculos.

Visto que sua implementação utiliza um grande número de variáveis ​​diferentes, o que torna a tarefa complexa.

Cálculo de gasoduto com looping
O cálculo de um gasoduto com looping é um procedimento complexo, portanto somente especialistas qualificados podem realizá-lo. Mas mesmo eles precisam coordenar o projeto com a Gorgaz nas fases iniciais

Ou seja, uma pessoa ou organização interessada em desenvolver um projeto e construir um looping não conseguirá economizar nem mesmo em cálculos preliminares.

Porque, ao contrário de uma série de outros procedimentos semelhantes, por exemplo, cálculos hidráulicos, não é utilizado um método informático simples e acessível. Como resultado, o designer deve ter um suprimento suficiente de conhecimento especializado.

Cálculo de gasoduto com looping (continuação)
Continuação dos cálculos do gasoduto com looping. Um grande número de fórmulas e valores de variáveis ​​que precisam ser levados em consideração complica ainda mais a tarefa

Após concluir o cálculo, recomenda-se entrar em contato com a Gorgaz para aprovação. Se isso não for feito e o projeto não for totalmente desenvolvido, poderá levar a perdas financeiras significativas. Uma vez que qualquer um dos muitos requisitos dos trabalhadores do gás pode não ser atendido.

Também recomendamos a leitura de nosso artigo sobre como projetar um sistema de abastecimento de gás. Mais detalhes - acesse link.

Exemplo de cálculo de linha de gasoduto

Para calcular uma linha de gasoduto paralela, você precisa conhecer uma série de dados iniciais, incluindo volume volumétrico, fluxo horário de gás, coeficiente de resistência do gás, temperatura do combustível e vários outros dados. Todas as informações necessárias são retiradas de um diagrama pré-compilado.

Exemplo de cálculo
Um exemplo de cálculo de um gasoduto específico com tremoço, onde o projetista levou em consideração vários tipos de fluxo de gás, sua temperatura, coeficiente de resistência e outros parâmetros

A complexidade dos cálculos exemplares indica adicionalmente que este trabalho deve ser feito por especialistas ou erros não podem ser evitados. O que levará à perda de tempo e dinheiro.

Para obter mais informações sobre como calcular um sistema de gasoduto, leia este material.

Outro exemplo de looping

Um dos gasodutos com looping mais famosos, colocado em operação nos últimos anos, é a linha paralela da linha principal Pelyatka-Severo-Soleninskoye. Sua extensão é de 30 km, mas para a construção foi necessário desenvolver consideráveis ​​160 km de estradas.

Além disso, foi necessário instalar quase 90 km de cabo. O trabalho foi realizado por mais de cinco mil especialistas qualificados durante seis meses.

O arranjo consistiu nas seguintes etapas:

  • instalação de estacas, precedida de perfuração;
  • instalação seguida de soldagem de estruturas de suporte;
  • colocação e soldagem dos próprios tubos em loop;
  • controle de qualidade de juntas soldadas;
  • loop de limpeza;
  • teste seguido de lançamento em modo de teste;
  • tratamento anticorrosivo de todos os elementos metálicos.

As etapas estão listadas na ordem correta. Com isso, esse looping possibilita o transporte de gás aos consumidores com o menor custo e de forma ininterrupta.

Como apontaram os especialistas, o efeito econômico do uso deste tubo de 30 quilômetros será de impressionantes 6,5 bilhões de rublos, e isso ocorrerá apenas em 2 anos a partir do momento em que a linha for colocada em operação.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Este pequeno vídeo permite entender melhor o que é um gasoduto com looping:

Qualquer looping é capaz de descarregar a linha principal, aumentando assim a quantidade de combustível transportado até os consumidores. Além disso, sem qualquer aumento de custos. Ao mesmo tempo, uma linha paralela de gasoduto não é uma panacéia para todos os casos possíveis.

Portanto, antes de desenvolver um projeto, é necessário garantir a viabilidade de utilização desta opção de offload da rede.

Ainda tem dúvidas sobre o tema do artigo? Você encontrou algum bug ou tem informações valiosas que pode compartilhar com os visitantes do nosso site? Por favor, deixe seus comentários no bloco abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica