Pressão no gasoduto: normas técnicas + características de distribuição da pressão do gás na linha

A proximidade da rede de gasodutos a uma zona povoada não garante a ausência de problemas de ligação à mesma.As comunicações que transportam o combustível mais popular têm tarefas diferentes, razão pela qual a pressão no gasoduto também é diferente.

Contaremos como funciona a rede de transporte de gás e qual a pressão do combustível fornecido aos consumidores em seus segmentos lineares. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente os princípios de organização dos sistemas de abastecimento de gás em diferentes níveis. São fornecidos mecanismos para desligar o gás.

Fornecimento de gás natural

Os equipamentos domésticos e industriais que operam com uma mistura natural de hidrocarbonetos gasosos são bem conhecidos de todos. Os edifícios residenciais estão equipados com caldeiras, fogões a gás e esquentadores.

Muitos empreendimentos têm à sua disposição equipamentos de caldeiras e “casas” cercadas da GRU. E nas ruas existem pontos de distribuição de gás que chamam a atenção pela cor amarela e pela inscrição em vermelho vivo “Gás. Inflamável."

Todo mundo sabe que o gás passa por canos. Mas como isso entra nesses mesmos canos? O caminho percorrido pelo gás natural até cada apartamento, cada casa é verdadeiramente enorme. Afinal, do depósito até os consumidores finais, o combustível segue canais ramificados e selados que se estendem por milhares de quilômetros.

Imediatamente após a produção no campo, a mistura de gases é purificada das impurezas e preparada para bombeamento.Injetado pelas estações compressoras a valores de alta pressão, o gás natural é enviado através de um gasoduto principal até uma estação de distribuição de gás.

Suas instalações baixam a pressão e odorizam a mistura de gases com metano, etano e pentano com tióis, etil mercaptano e substâncias semelhantes para lhe conferir odor (na sua forma pura, o gás natural não tem odor). Após passar por purificação adicional, o combustível gasoso é enviado para gasodutos em áreas povoadas.

Ponto de controle de gás
Os aparelhos que consomem gás requerem um fornecimento de gás combustível sob uma certa pressão. O complexo de fraturamento hidráulico regula (geralmente reduz) a pressão da rede de gás antes de fornecê-la às redes internas com vazão máxima de gás de até 30 mil metros cúbicos por hora

O gás natural é então distribuído para pontos de distribuição de gás nos bairros da cidade. Antes de ser enviado para a rede de gasodutos do bloco, a pressão do gás transportado é reduzida ao mínimo exigido. Finalmente, o gás flui para a rede interna de abastecimento de gás - para o fogão a gás, coluna de aquecimento de água ou uma caldeira de piso.

Cada planta de processamento de gás é equipada com um queimador especial que mistura o combustível principal com o ar antes da combustão. Na sua forma pura (ou seja, sem acesso ao oxigênio), a inflamabilidade do gás natural é zero.

Estação de controle de gás
Os complexos GDS são utilizados nas saídas dos principais gasodutos, reduzem a pressão e controlam o fornecimento de volumes de gás às redes locais de consumo (máximo 500 mil metros cúbicos por hora)

Composição do sistema de abastecimento de gás

O complexo de transporte de gás é composto por dutos e estruturas, além de dispositivos técnicos que fornecem e distribuem o fluxo entre os consumidores.A intensidade do fornecimento de gás é determinada pelas necessidades dos usuários finais - organizações industriais e municipais, residências particulares.

A rede de abastecimento de gás é composta por:

  • dutos de alta, média e baixa pressão;
  • dispositivos de controle de gás – estações (GDS), pontos (GRP), instalações (GRU);
  • sistemas automáticos de controle e monitoramento;
  • despacho e serviço operacional.

Sob alta pressão, o gasoduto principal entrega gás natural às estações de distribuição, que reduzem o nível de pressão ao nível exigido por meio de válvulas reguladoras automáticas.

Avançar redes de gás enviar combustível aos consumidores. O GDS mantém automaticamente as leituras de pressão em uma determinada faixa.

Como está organizado o sistema de abastecimento de gás?

A sua hierarquia é determinada pelas classes de elementos da rede de transporte de gás associadas à pressão do gás natural bombeado.

Gasoduto principal
A colocação de gasodutos em áreas urbanas requer espaço suficiente à volta dos tubos como zona de segurança. Além disso, se for um gasoduto de seção transversal significativa com pressão de operação superior a 0,6 MPa

Princípios de projeto de rede de gasodutos

Os gasodutos de primeiro nível incluem comunicações de gás nas quais a pressão do gás natural é alta ou média. Para eliminar trechos sem saída, os gasodutos são apoiados - duplicando segmentos individuais ou anelando. A criação de uma rede sem saída é permitida apenas em pequenos assentamentos.

O gás natural sob alta pressão passa por vários estágios sucessivos onde sua pressão é reduzida. O processo de redução da pressão nos pontos de controle do gás ocorre de forma intermitente, na saída deles a pressão é constante.Nas áreas urbanas, as comunicações de gás com níveis de média e alta pressão formam uma rede comum conectada hidraulicamente.

Sinal de identificação no gasoduto
Sinais semelhantes indicam a posição das comunicações subterrâneas de gás e os limites da zona de segurança. Esta placa exibe o número do piquete (não existe), a categoria do gasoduto (II), o diâmetro do gasoduto (800 mm), o perímetro da zona de segurança (2 m à esquerda e à direita, 1 m à frente ), telefone de contato (T.051)

A utilização do fraturamento hidráulico permite abastecer os consumidores com gases de diferentes pressões, mesmo que estejam localizados na mesma rua - gasodutos de pressões desiguais são colocados em paralelo.

Os gasodutos de segundo nível fornecem fornecimento de gás combustível de baixa pressão para a maioria dos consumidores. Tais redes são mistas, com predominância de segmentos sem saída. Apenas os dutos principais estão sujeitos a toque.

Um gasoduto de baixa pressão não deve atravessar grandes barreiras artificiais (rodovias, ferrovias) ou naturais (lagos, rios, ravinas). Não é permitida a instalação de tais comunicações em áreas industriais.

Classificação da pressão do gás em um gasoduto
O gás é fornecido aos consumidores de gás em residências através de ramais de baixa pressão. Os parâmetros de pressão na entrada do dispositivo devem corresponder aos dados especificados na ficha técnica

As redes de gás que fornecem combustível a baixa pressão não podem formar um sistema ligado hidraulicamente para um grande centro populacional. Eles são projetados exclusivamente como complexos locais alimentados por diversas unidades de fraturamento hidráulico.

Por sua vez, ligados a redes de média pressão, que por sua vez, por analogia, estão ligados a redes de alta pressão.O terceiro nível de gasodutos de rede é utilizado em instalações de consumo - nos territórios das empresas, em edifícios residenciais e públicos.

O requisito de pressão para tais redes é determinado pela sua finalidade e pelas características de desempenho dos dispositivos (instalações) que utilizam gás. A redundância (duplicação parcial) nas comunicações de gás de terceiro nível geralmente não é realizada.

Tipos e categorias de gasodutos

A divisão dos gasodutos por tipo está refletida no SNiP 42-01-2002. As redes de gás de alta pressão correspondem a um tipo, dividido em duas categorias.

As comunicações condutoras de gás da primeira categoria destinam-se exclusivamente aos consumidores do setor industrial, que consomem volumes significativos de combustível gasoso sob pressão consistentemente elevada (0,6-1,2 MPa).

Por exemplo, estas são fábricas de fundição de aço. Conectar cada consumidor industrial a um gasoduto de primeira categoria requer a elaboração de um projeto especial de fornecimento de gás.

Colocar um gasoduto sob obstáculos
Os padrões modernos para instalação de redes de gás permitem a sua construção com tubos de PVC com marcação “amarela”. No entanto, os tubos de comunicação de gás devem ser encaminhados através de quaisquer obstáculos apenas em uma caixa protetora de aço

As linhas que transportam gás natural da segunda categoria são criadas para outras instalações de produção que requerem o fornecimento de uma mistura de gases em alta pressão, mas inferior (0,3-0,6 MPa) que os consumidores da primeira categoria. Os mesmos gasodutos fornecem combustível para caldeiras que aquecem edifícios industriais.

Os gasodutos que fornecem gás a um nível de pressão médio (0,005-0,3 MPa) são fornecidos às caldeiras que aquecem instalações domésticas e administrativas.Também são utilizados para abastecer edifícios públicos que necessitam de maior volume de combustível.

Gasodutos de baixa pressão (até 0,005 MPa) chegam aos consumidores domésticos. Todos os equipamentos domésticos são projetados especificamente para essas características de fornecimento de gás.

É impossível alcançar a segurança máxima nas comunicações de gás para edifícios residenciais, a não ser reduzindo ao máximo os parâmetros de pressão. Organização do fornecimento de gás a edifícios residenciais linhas de média pressão e superiores são estritamente proibidas.

Sistema de fornecimento de gás multiestágio

A necessidade de criação de várias etapas no sistema local de abastecimento de gás natural, incl. causada pela presença de consumidores que necessitam de abastecimento de combustível gasoso a diversas pressões.

Gradação de gasodutos por etapas

Os seguintes sistemas de fornecimento de gás diferem no número de estágios de pressão:

  • Dois estágios. Formados por redes de baixa e média pressão, ou de baixa e alta pressão;
  • Três estágios. Consistem em comunicações com altas, médias e baixas pressões;
  • Pisou. São formados por gasodutos com pressões de todos os níveis.

A alternância de linhas de alta e média pressão é necessária devido ao comprimento significativo das tubulações da rede, bem como às diversas direções de transporte. Em áreas com densidade populacional significativa colocação de gasodutosconduzir combustível gasoso sob alta pressão não é recomendado.

Substituição de tubulações da rede de gás
Os principais gasodutos da cidade estão localizados no subsolo. Caso contrário, seria impossível evitar acidentes graves nas redes de gás devido a erros de controlo dos veículos.

Outra razão comum é que nas zonas mais antigas as ruas da cidade não são suficientemente largas para acomodar linhas de fornecimento de gás de alta pressão. Afinal, quanto maior a pressão do gás que circula pelo gasoduto, maior será a distância necessária entre as comunicações e os edifícios vizinhos.

A necessidade de um esquema escalonado de fornecimento de gás também é causada por requisitos tecnológicos para a conexão e instalação de unidades de controle de gás instaladas em edifícios.

Tipos de redes urbanas de acordo com a finalidade

As áreas urbanas estão equipadas com a mais extensa rede de comunicações de abastecimento de gás.

O complexo urbano fornecedor de gás natural inclui os seguintes tipos de gasodutos:

  • distribuição, conduzindo gás sob pressão diferente (realmente necessária). Fornecer transporte em todo o território atendido;
  • sucursais de assinantes que fornecem gás da rede de distribuição a assinantes específicos;
  • intra-casa e intra-loja.

O esquema de comunicações de distribuição de gás concebido para a cidade, fornecendo gás sob média e alta pressão, forma uma rede comum. Com especificidades de desenvolvimento projeto de gaseificação de uma casa particular nosso artigo proposto irá apresentá-lo.

Fraturamento hidráulico de gabinete
Um ponto de controle de fornecimento de gás de gabinete é utilizado em redes de consumo final com capacidade não superior a 1.800 metros cúbicos por hora. É capaz de reduzir a pressão em até 2 kPa

Aqueles. O gás natural é fornecido aos consumidores de serviços públicos, caldeiras e instalações industriais através de uma rede comum de distribuição de gás. A construção de redes de base separadas para consumidores municipais ou industriais não é lucrativa do ponto de vista económico.

Na escolha de soluções de planejamento para o abastecimento urbano de gás, são levados em consideração o layout e o tamanho da cidade, a densidade populacional e predial, e as necessidades das usinas e instalações industriais. São levadas em consideração as perspectivas de desenvolvimento futuro da cidade e a presença de grandes obstáculos (artificiais, naturais) às comunicações dos gasodutos.

Características do planejamento do abastecimento urbano de gás

Dentro dos limites da cidade, o esquema ideal de fornecimento de gás natural deve ser economicamente rentável, operacionalmente seguro e fiável, conveniente e fácil de trabalhar.

Válvula gaveta em um gasoduto
As redes de comunicação de gás para grandes consumidores e para sistemas multiestágios são equipadas com essas válvulas de esfera. Esta válvula de corte
instalado no gasoduto quando este é descarregado através de uma estação de controle de gás, permitindo a comutação dos circuitos de abastecimento de gás do sistema

A rede de gasodutos de abastecimento de gás deve permitir o desligamento sem acidentes de segmentos individuais para reparos. Um pré-requisito é a uniformidade completa de unidades, equipamentos e estruturas dentro de um sistema.

Quando representados no diagrama, os gasodutos urbanos são mostrados sequencialmente. No entanto, é permitida a instalação de comunicações paralelas de gás ao longo das ruas, sujeitas a diferentes pressões nas mesmas.

Este layout é econômico porque reduz o consumo de tubos:

  • as linhas de gás de baixa pressão são alimentadas por diversas unidades de fraturamento hidráulico;
  • O metano é fornecido às estações centrais de fraturamento hidráulico por gasodutos paralelos de média ou alta pressão.

Esquemas semelhantes de colocação de comunicações são usados ​​​​para abastecer caldeiras e empreendimentos localizados em áreas residenciais.

A estrutura do desenvolvimento urbano exige a construção de uma rede de baixa pressão no formato de duas zonas não interligadas. Para reservar um estágio de baixa pressão, o fraturamento hidráulico de cada uma das duas zonas é conectado a dutos de grande diâmetro que transportam gás sob baixa pressão.

Nas cidades de pequena e média área, é utilizado um complexo de gasodutos de dois estágios, combinando comunicações de baixa e alta pressão (não mais que 0,6 MPa).

Na impossibilidade de instalação de tubulações de gás no centro da cidade para bombear uma mistura de gases de alta pressão, suas capacidades de projeto são divididas entre redes de alta pressão (instaladas na periferia) e redes de média pressão (criadas na parte central).

Como resultado, é formado um sistema de abastecimento de gás natural de três estágios, equipado com gasodutos de distribuição com diâmetro de 50-400 mm.

Antes da construção de uma linha separada de transmissão de gás e antes inserção em um tubo de gás existente a seção planejada do sistema está sendo projetada, cálculo hidráulico, proporcionando a oportunidade de selecionar tubos de gás e acessórios para arranjo de rede.

Mecanismos de corte de gás natural

A realização de reparos exige o desligamento periódico de certos trechos das comunicações de gás urbano que estão sob alta e média pressão, bem como de certas redes sob baixa pressão.

Portanto, os sistemas de gasodutos de rede, dutos públicos e residenciais, bem como instalações industriais ou edifícios diversos, são equipados com dispositivos de fechamento - válvulas (outro nome - válvulas macho).

A montagem do sistema de comunicação de acordo com as regras está concluída teste de pressão de gasoduto, permitindo identificar áreas problemáticas.Eles aparecem com mais frequência nos locais dos dispositivos de bloqueio.

Válvula gaveta em uma rede doméstica de gás
Instaladas externamente em gabinete de proteção ou sem ele, essas válvulas são utilizadas quando há necessidade de desconectar completamente uma residência da rede de abastecimento de gás

A instalação das válvulas é realizada:

  • em tubulações de gás em fraturamento hidráulico (saída e entrada);
  • nos ramais dos principais gasodutos que vão para microdistritos e bairros;
  • diante de um grande obstáculo atravessado pelo gasoduto (reservatórios, rodovias e vias férreas).

Nos gasodutos externos, as válvulas são instaladas profundamente nos poços. Junto com elas são instalados compensadores de lentes, projetados para fazer leituras de tensão (instalação, temperatura) ao longo da tubulação, bem como para facilitar os procedimentos de instalação e remoção de válvulas de corte.

É permitida a colocação de poços a uma distância superior a 2 m do edifício ou cerca mais próxima.

Válvulas de corte nas entradas de gás dos edifícios, é colocado na parede. Torneiras de gás, cuja substituição será introduzida próximo artigo, colocado mantendo um metro de distância das aberturas mais próximas.

Independentemente do nível de pressão, ramificação e comprimento da tubulação que transporta a mistura gasosa, o número de dispositivos de desligamento deverá ser o mínimo necessário, com justificativa para cada local.

Uma questão importante para os proprietários é o preço da ligação ao gás principal, cujos detalhes são determinados são dados aqui. Recomendamos que você leia o material útil.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Como o gás é fornecido a um prédio de apartamentos:

Vídeo nº 2. Como as válvulas de esfera para gasodutos são projetadas e fabricadas:

O sistema de gasodutos só garante um abastecimento eficiente de gás natural se estiver equilibrado. Qualquer trabalho com equipamentos de transporte de gás pode ser realizado exclusivamente por funcionários do serviço de gás. A interferência externa no funcionamento da rede de gás é inaceitável e extremamente perigosa - lembre-se disso!

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Compartilhe recomendações e informações valiosas que serão úteis para os visitantes do site. Deixe postagens, poste fotos sobre o tema, tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Minha filha é uma estudante universitária do 3º ano com especialização em “Instalação e operação de equipamentos e sistemas de abastecimento de gás”. Recentemente ela estava escrevendo seu primeiro trabalho final e eu a vi desenhando no computador em um programa de design auxiliado por computador. Estou mais uma vez convencido de que esta é uma profissão complexa e responsável. Quase só os meninos estudam em seu grupo, mas tratam os estudos com frieza. Nossa segurança está nas mãos desses alunos e muito dependerá de seus conhecimentos.

    • Nikolai

      Yla, não vi a conclusão no seu comentário. E, em geral, como isso se relaciona com o material aqui? Hoje em dia, para onde quer que se olhe, é necessária uma abordagem séria em todo o lado. Talvez sua filha também não leve a sério, como você sabe, você nunca sabe o que ela estava desenhando ali. E a galera ainda é jovem, tudo tem seu tempo. Conhecendo o nosso sistema de ensino e a atitude das instituições de ensino em relação ao emprego, a maioria delas não trabalhará na sua especialidade e existem diferenças entre os grupos.

  2. Sergei

    Explique-me, “denso”, há muitos anos que não consigo resolver esta questão usando a Internet... tudo parece estar claro: 1 bar = 1 atmosfera, bem, aproximadamente, = 0,1 Mpascal.Rede de alta pressão 0,6-1,2 mp = 6-12 bar, média 0,3-0,6 mp = 3-6 bar, baixa pressão 0,005-0,3 = atenção 0,05 bar = 0,05 atmosferas, ou seja, o que acontece, como sairá o gás se sua pressão for 20 vezes menor que a atmosférica????

    • O excesso de pressão é usado nos cálculos. Leia sobre pressão absoluta e manométrica. Tem muitos cálculos online de gasodutos na internet, vá em qualquer forma de suporte lá e eles vão te contar. Não escreverei links, caso contrário o comentário não será perdido. Para Yandex ->

    • Vladimir

      Sergei! Você esqueceu que o gás natural não é líquido. O gás natural é comprimido sob pressão e quanto maior a pressão do gás nos gasodutos, mais concentrado e intensivo em energia ele é, ou seja, melhor sua qualidade e valor calorífico. Portanto, para os sugadores, a pressão nas linhas de baixa pressão é reduzida artificialmente para que os consumidores recebam menos combustível, mas paguem como por um gás de alta qualidade! Banditismo profissional em nome da “PROPRIEDADE NACIONAL”.

    • Alexandre

      Vou corrigir você:
      -0,6-0,3 MPa é categoria de alta pressão 2;
      — 0,3-0,005 MPa é a pressão média;
      — até 0,005 MPa — baixa pressão.
      Os consumidores domésticos estão autorizados a fornecer gás natural com pressão não superior a 0,003 MPa, ou seja, 300 mm. Coluna de água.
      Toda a pressão é medida como manômetro.

  3. Alexandre

    Este ano o inverno é quente e as temperaturas rondam os zero. O consumo de gás é igual a 30 graus abaixo de zero.
    Isso poderia ser devido à baixa pressão do gás na linha? Obrigado

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica