O que são acessórios modernos para dutos - como escolher e onde comprar
Nem um único sistema de dutos moderno pode prescindir de elementos de controle.Afinal, sem acessórios para tubulações, o fluxo de líquido ou gás torna-se incontrolável. Selecionar controles não é tão difícil se você tiver um esboço, diagrama ou projeto com características em mãos. Você não pode comprar acessórios para tubulações a olho nu.
O conteúdo do artigo:
O que procurar ao comprar acessórios para dutos
Os componentes utilizados na colocação de tubos plásticos são produzidos para um tipo específico de tubulação e suas características. O corpo das conexões de polipropileno possui ranhuras para anéis de assentamento, geralmente internas, às quais o tubo é soldado. A diferença entre o diâmetro da conexão e o tamanho externo da peça bruta do tubo é claramente regulamentada pelos padrões GOST.
Requisitos semelhantes se aplicam aos diâmetros de assentamento de acessórios para tubulações de polietileno e metal-plástico. A única diferença é que a fixação na junta é feita por crimpagem ou compressão com juntas de vedação. Portanto, na hora de escolher, antes de mais nada, prestamos atenção ao cumprimento das dimensões de pouso.
Além dos diâmetros, é necessário observar uma parte das conexões da tubulação como as características de desempenho do meio líquido bombeado:
- Temperatura máxima e mínima do líquido.O fabricante define os limites superior e inferior para aquecimento ou resfriamento das conexões da tubulação, nos quais a peça ainda permanece operacional. Tudo isso está no passaporte do produto.
- Pressão de operação. Seu valor geralmente está incluído na marcação de tubos e conexões. Indica a pressão máxima da água (Bar) à temperatura ambiente na qual a torneira ou válvula pode funcionar por tempo quase ilimitado.
Na descrição dos acessórios você também pode encontrar parâmetros como pressão condicional e vazão da seção transversal interna da parte da tubulação. Para a prática eles não têm valor especial.
A pressão condicional determina o valor máximo de pressão durante o teste de acessórios de tubulação em temperatura ambiente, na qual uma torneira ou válvula é capaz de operar por um período específico de tempo, geralmente 1.000 horas.
Com base neste indicador, pode-se julgar indiretamente a qualidade teórica do produto. A vazão máxima é necessária apenas para o projeto de sistemas de aquecimento e bombas de água de alta potência.
O critério mais importante que você precisa prestar atenção na hora de escolher é a capacidade de reparar elementos individuais com as próprias mãos, de preferência sem desmontar.
Certas peças das válvulas de tubulações, especialmente as vedações, estão sujeitas a cargas de esmagamento e abrasão e, portanto, muitas vezes falham prematuramente. Alguns modelos permitem reparar acessórios de tubulação substituindo um elemento danificado ou pelo menos compensando a produção. Mas muitas torneiras, por definição, são indissociáveis - isso também precisa ser levado em consideração.
Tipos de acessórios para tubulações
O uso de peças e conjuntos adicionais em tubos é aceito como medida necessária e forçada. A operação de um duto de ar, abastecimento de água ou sistema de aquecimento sem acessórios para tubulação seria mais perigosa para a vida humana. Além disso, o sistema deve ser controlado, muitas vezes em modo automático ou semiautomático.
Principais funções dos acessórios para dutos:
- travamento ou regulagem - as conexões devem estar presentes nos sistemas de abastecimento de água fria ou quente;
- corte ou segurança - o sistema de controle é utilizado principalmente em tubulações de vapor e circuitos de aquecimento;
- separação – usada para reter contaminantes dentro das tubulações e remover uma das fases da mistura vapor-água.
Independentemente das funções atribuídas, os elementos de conexão da tubulação são sempre confeccionados em carcaça com entradas prontas, simplificando a instalação e inserção da unidade em um determinado tipo de tubulação. O modelo de válvula selecionado deve corresponder ao tipo e material da tubulação. Não é permitida a fixação artesanal.
Desligar
Este tipo inclui todos os guindastes, bola e tipo de válvula, exceto misturadoras. As válvulas de corte também incluem amortecedores e comportas com cortina transversal, aba de membrana rotativa, destinada ao escoamento de água de tanques de aquecimento e irrigação.
Também classificadas como válvulas de corte são as válvulas de bloqueio que garantem o movimento do fluido em uma direção. Na maioria das vezes, esse tipo de conexão para tubulação é usado em conjunto com bombas de água.
Regulatório
Este grupo inclui dispositivos com funções de controle.Normalmente, incluem válvulas com levantamento manual de uma válvula de gatilho, válvulas de esfera que regulam o fluxo do líquido refrigerante através de um radiador ou trocador de calor.
Os sistemas de aquecimento podem usar conexões de tubulação com fluxo de água ajustável manualmente, bem como válvulas semiautomáticas que regulam o fluxo dependendo da temperatura da água.
Uma válvula de esfera só pode ser usada como válvula de controle se a velocidade do fluxo de água não exceder 30 cm/s. Em velocidades, temperaturas e pressões mais altas, o elemento esférico está sujeito a desgaste intenso e falha rapidamente.
Protetor
As conexões de tubulação de tipo protetor incluem válvulas para liberar o excesso de pressão da água, filtros de sujeira usados para reter fibras e partículas sólidas e armadilhas magnéticas. O último tipo de acessórios é usado em tubulações e tubulações de água de aço. Eles retêm efetivamente ferrugem ou incrustações de trocadores de calor de ferro fundido, o que permite prolongar várias vezes a vida útil de bombas e válvulas.
Segurança
Normalmente, a lista inclui elementos do grupo de segurança da caldeira. Isso inclui válvulas de liberação de vapor de emergência, termostatos bimetálicos e cortes de água quente para torneiras de chuveiro.
Este tipo de válvula é acionada quando surge vapor no sistema de aquecimento ou quando a temperatura segura da água é ultrapassada. O primeiro tipo pode ser ajustado pela pressão da fase de vapor. O segundo tipo de proteção de pipeline é acionado e retorna automaticamente ao seu estado original.
Distribuição e mixagem
Existem dois tipos de dispositivos de controle - manuais e automáticos. Torneiras em radiadores de aquecimento não são levados em consideração, pois neste caso apenas o fluxo de água quente é regulado. Não há mistura ou distribuição de fluxos.
Um exemplo de dispositivo manual é uma torneira misturadora instalada em um box de chuveiro ou banheira, ou em uma pia de cozinha. Os modelos mais simples consistem em duas torneiras com comportas valvuladas, girando as quais você pode selecionar o fluxo ideal de água através de um tubo comum.
Os sistemas de tubulação automáticos e semiautomáticos são usados principalmente para piso radiante. Uma válvula bidirecional semiautomática é instalada na saída do coletor comum. Água fervente e água fria da linha de retorno são fornecidas na entrada.
Dependendo da posição da válvula reguladora da tubulação, a quantidade de água quente e fria é diferente. Desta forma, é possível regular o grau de aquecimento do piso aquecido, independentemente da temperatura dos radiadores de aquecimento e da água quente da casa de banho ou cozinha.
Separação de fase
Este grupo inclui três tipos de dispositivos - separadores de ar, coletores de condensado de água, separadores de óleo. A primeira opção é utilizada em sistemas de aquecimento, por exemplo, a torneira Mayevsky.
Com sua ajuda, a maior parte das bolsas de ar dentro dos tubos são liberadas. Um dispositivo de função semelhante é instalado em caldeiras de aquecimento a gás de circuito duplo.
Coletores de condensado são usados em sistemas de ventilação ou ar condicionado. Separadores de óleo são utilizados na saída das unidades compressoras.
Acessórios para tubos dependendo do tipo de tubos
O projeto dos dispositivos de fechamento e controle depende diretamente do material e das dimensões e do método de inserção das peças nas linhas de tubulação. Para uma casa moderna tubulações de água Polipropileno com copolímeros, polietileno reticulado e metal-plástico são predominantemente utilizados. Acessórios de aço ou bronze são usados apenas em caldeiras e tubulações industriais de alta pressão.
Para tubos de polietileno
Existem dois tipos de dutos de polietileno:
- PEBD – fabricado a partir de uma matriz de polietileno de alta pressão. Para canos de água, os canos geralmente são pretos com uma faixa longitudinal azul ou azul;
- PEX – fabricado em polietileno reticulado de baixa densidade. Tubos elásticos, coloridos ou transparentes, macios ao toque à temperatura ambiente.
Para tubulações feitas de LDPE, são utilizados acessórios fundidos de polietileno de alta densidade.
O encaixe é feito aparafusando a porca de crimpagem ao longo da rosca na parte superior do bloco do anel e da junta de borracha. Seguindo o mesmo esquema, é feita a conexão com as válvulas de corte, saída e controle. Para tubos de grandes diâmetros, os acoplamentos e válvulas de tubulação são feitos de metal.
Todos os componentes, incluindo unidades de reforço, para tubos PEX são feitos de metal. A conexão é feita com porcas metálicas em um encaixe embutido no corpo.
Para tubos de polipropileno
As conexões para sistemas de abastecimento de água em polipropileno são feitas por estampagem a quente em forma de corpo fundido para soldagem ou com conexão metálica - inserto. Esses produtos operam em baixa pressão ou temperatura de até 60 ℃.
As seções mais importantes do sistema de aquecimento estão equipadas com ferragens metálicas com acoplamentos de transição.
Para tubos de metal-plástico
Para tubulações de metal-plástico, são usados componentes e acessórios feitos de metal. A ligação a torneiras, válvulas, filtros e dispositivos de segurança é realizada através de um adaptador de rosca de transição.
Preste atenção nos modelos de filtros, válvulas, torneiras projetadas para inserção em linhas de tubos metal-plásticos. Na aparência e no design dos acessórios de compressão, eles são semelhantes aos produtos destinados à instalação de peças brutas de polietileno reticulado PEX em tubos.
Apesar de todas as semelhanças externas, as conexões para tubos PEX e metal-plástico não são intercambiáveis, portanto é necessário esclarecer as informações no passaporte do produto e verificar as marcações no aro de centralização do corpo.
De que são feitos os acessórios para tubulações?
Para tubos PPR de polipropileno e tubos, torneiras, corpos misturadores e filtros de polietileno LDPE podem ser feitos do mesmo material que as linhas de tubulação. Para tubulações de água de grande diâmetro, bem como para os elementos mais críticos - válvulas, reguladores de pressão, são utilizados exclusivamente produtos em caixa metálica.
Todos os acessórios para tubos de metal-plástico são feitos de latão chumbo CW614N, CW617N, CW602N ou da marca nacional LS59.
Grau de liga | Contente Cu,% | Contente Sn,% | Contente Fe,% | Contente Al,% | Contente Pb,% | Contente Não,% | Contente Zn |
CW627N | 57-59 | 0,3 | 0,3 | 0,05 | 1,6-2,6 | 0,3 | descansar |
LS59-2 | 57-59 | 0,3 | 0,4 | 0,1 | 1,5-2,5 | 0,4 | descansar |
CW614N | 57-59 | 0,3 | 0,3 | 0,05 | 2,6-3,5 | 0,3 | descansar |
LS58-3 | 57-59 | 0,4 | 0,4 | 0,1 | 2,5-3,5 | 0,5 | descansar |
Torneiras, misturadores e filtros baratos geralmente são feitos de liga de zinco-alumínio TsAM. É melhor não usar esses produtos, pois sua vida útil real geralmente não ultrapassa um a dois anos.
As conexões para dutos requerem maior atenção na escolha, pois o nível de conforto, e muitas vezes a segurança dos usuários, depende de quão corretamente a peça é selecionada ou habilmente instalada no tubo.
Trabalho de instalação de válvulas de corte em gasoduto DN300mm: vídeo.
Compartilhe suas impressões - você teve que instalar, reparar ou trocar peças de controle da tubulação de água? Quais problemas você encontrou? Escreva nos comentários. Salve o artigo nos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
Todas as peças do body kit nas tubulações, sejam elas de plástico ou metal-plástico, devem ser de latão, de preferência italiano ou turco. Eles não apodrecem, você pode apertar a porca da conexão sem medo de que ela estoure. Não tire do TsAM, dura alguns meses, depois aparece uma rachadura no corpo e o sistema de abastecimento de água inunda o apartamento com água.
Não se apresse em comprar a primeira coisa que tiver em mãos. Quando surgiram os primeiros tubos de polipropileno, troquei imediatamente o abastecimento de água. Além disso, instalei também uma válvula plástica na entrada. E então a haste giratória das torneiras foi vedada com um anel de borracha sem porca. É claro que depois de alguns anos a borracha secou e começou a se desgastar. Você não pode trocar a torneira, ela está soldada. Tive que trocar completamente a caixa do eixo. Nas conexões modernas, a haste vem com uma porca de fixação.