Como aumentar a potência de um queimador de gás e melhorar a chama do fogão: uma revisão dos métodos populares

Cozinhar, infelizmente, exige muito esforço e tempo.Muitas vezes, a duração do cozimento não depende tanto da complexidade do prato, mas da potência do fogão a gás: com uma técnica nominalmente fraca, tudo demora mais para cozinhar e fritar. Encontrar maneiras de aumentar a potência de um queimador de gás é muito relevante porque passar uma noite livre sozinho é muito mais agradável do que ficar em frente ao fogão.

Mas serão estes métodos de modernização realmente seguros? E os jogos a gás valem a economia de tempo? Consideraremos essas questões urgentes em detalhes neste material, fornecendo-lhe fotos visuais e vídeos úteis.

Resumidamente sobre a potência dos queimadores e do fogão

A potência total da superfície de trabalho depende do número de queimadores e da sua potência direta, indicada no passaporte do equipamento. A média para um queimador é de 2 a 2,5 kW. Com qualidade de gás decente e pressão normal na linha, esse valor é suficiente para um tratamento térmico confortável e relativamente rápido dos produtos. Neste caso, a potência máxima do queimador é determinada quando o regulador é colocado no máximo e o gás é totalmente fornecido.

Os fabricantes costumam oferecer placas domésticas cujos queimadores têm diferentes classificações de potência:

  • em pequeno — 0,7-1,2 kW;
  • na média — 1,3-1,8 kW;
  • em grande - até 4 kW e mais.

Essa solução tecnológica é bastante lógica e conveniente: não faz sentido preparar café em um turco em um queimador WOK potente ou tentar ferver um grande volume de água em um pequeno. A escolha de diferentes potências permite economizar gás, e se a temperatura ambiente for mantida usando ar condicionado, então economize energia.

Instalando um ar condicionado na cozinha
Ao usar queimadores potentes, o ar aquece mais devido à transferência de calor, portanto, os equipamentos de controle climático precisarão de mais recursos para resfriamento

Assim, os parâmetros aceitáveis ​​​​para o poder calorífico do gás utilizado por uma placa do segmento de preço médio, composta por 4 queimadores, são de 8 a 10 kW. Modelos mais econômicos geralmente têm uma potência total de 5 a 7 kW.

Superfícies de cozimento com alto poder calorífico para operação normal e segura podem exigir a instalação de uma chaminé separada ou de um exaustor resistente. Porém, para uso doméstico, nem sempre é aconselhável adquirir esses modelos.

Os fogões a gás com queimadores de dois e três circuitos são especialmente populares. A chamada “coroa” dupla ou tripla é um poderoso queimador no qual a chama é produzida não em uma fileira, mas em vários círculos. Este dispositivo permite cozinhar mais rápido e aquecer os pratos de maneira mais uniforme.

Projeto de queimador de fogão a gás

Para entender como aumentar a chama de um fogão a gás doméstico, vale a pena se familiarizar com a estrutura do próprio queimador, o princípio de fornecimento e combustão do gás.

A primeira coisa que vale a pena lembrar de uma vez por todas: o que queima no fogão não é apenas gás puro, mas uma mistura gás-ar.É a sua composição final, a proporção entre gás e ar, que determina em grande parte o tamanho e a eficiência do fogo que o consumidor recebe do queimador.

Chama azul em um queimador de gás
A evidência de que a quantidade ideal de ar é adicionada ao gás é a cor azul, a ausência de fuligem e “moscas” amarelas óbvias

Os queimadores nos queimadores, dependendo do método de entrada de ar, são de três tipos:

  1. Difusão geralmente usado em fornos. Não há vazamento de ar nessas estruturas, a mistura com o gás ocorre naturalmente.
  2. Cinético Os queimadores usam a pressão da linha para capturar a quantidade certa de ar e criar a mistura de combustível correta.
  3. Combinado os queimadores usam com sucesso ambos os métodos de adição de ar ao gás. Estes são os dispositivos utilizados na maioria dos fogões a gás domésticos.

O design do queimador em si possui uma configuração simples, mas calibrada com precisão.

A tubulação termina em uma ponta na qual um bocal é montado. Seu orifício de passagem possui um determinado diâmetro calculado. É por meio dele que o gás é fornecido ao misturador, no qual o combustível é misturado ao ar. Do misturador, a composição inflamável entra no queimador, no qual é produzida uma chama.

Diagrama do queimador de gás
O diagrama mostra a estrutura de um queimador de gás. Só à primeira vista o design parece simples. Porém, uma falha em qualquer unidade pode afetar a qualidade e composição da mistura gás-ar e reduzir a eficiência do fogão.

Vale atentar para a área entre o jato e o misturador. Enquanto o gás percorre essa distância, é misturada exatamente a quantidade de ar necessária para obter a combinação ideal de combustível e oxigênio.Essa distância também é calculada com rigor, para que o gás queime completamente e com a maior eficiência possível.

Maneiras de aumentar a potência de um queimador

Com base nas características de design do queimador, vários métodos para aumentar a potência do fogão são populares. Mas é apropriado testá-los por experiência própria?

Vale lembrar que mesmo o reparo independente de aparelhos a gás é proibido, e mesmo a modificação de equipamentos em casa é uma tarefa que beira a sabotagem perigosa e até mortal.

Consequências de uma explosão de gás em uma casa
Uma causa comum de vazamento emergencial de gás doméstico é, na maioria das vezes, a negligência dos usuários em relação aos equipamentos domésticos. O fim de tais incidentes muitas vezes se torna trágico

Infelizmente, explosões e o envenenamento por monóxido de carbono são aquelas tragédias que chocam o público com a frequência e o número de vítimas. Portanto, definitivamente não vale a pena alterar o design do queimador para sua própria conveniência. E os métodos descritos abaixo são mais úteis para a compreensão da teoria do que para a aplicação prática.

Método #1 – furar ou substituir o jato

O bico passante é um dos principais reguladores do volume do gás que entra gradativamente no queimador. Para aumentar a potência do queimador, é necessário perfurar cuidadosamente o bico ou substituí-lo por uma peça com orifício de alimentação mais largo.

Para furar, você pode usar uma agulha de tricô afiada com diâmetro de até 3 mm. Mas você não deve se deixar levar - o alargamento descontrolado do furo ou a substituição do bico acarreta consequências extremamente desagradáveis.

É impossível aumentar o fluxo de gás sem erros de cálculo, pois o próprio queimador deve ser capaz de processá-lo. O excesso de gás fará com que a chama se afaste do queimador.O fogo mudará de cor para vermelho, aparecerá fuligem, quase impossível de retirar da loiça. O problema pode ser resolvido instalando um queimador de maior diâmetro.

Chama vermelha em um queimador de gás
Na verdade, perfurar o jato leva à criação de uma situação de emergência e risco de incêndio. É quase certo que uma oportunidade efêmera de aumentar a potência de um queimador levará a consequências indesejáveis

Porém, a substituição do queimador nem sempre é possível devido ao próprio desenho do corpo do fogão. Mesmo que você realmente substitua o queimador, o novo volume de gás transmitido pelo bico pode não ser suficiente. Isso ameaça problemas ainda maiores: a chama pode saltar e queimar perto do próprio bico.

Mas uma chama lenta e fuligem, neste caso, são o menor dos males. Uma chama caindo indica combustão incompleta do gás, que libera produtos de combustão perigosos à vida e à saúde - fuligem e dióxido de carbono.

Método #2 – reduzindo o comprimento do misturador a jato

Felizmente, esse método é menos popular entre as dicas de como tentar aumentar a potência de um fogão a gás. Este método é mais perigoso que o anterior, pois interfere ainda mais no design do queimador, é menos eficaz e também pode levar a consequências negativas.

O tamanho da área enfatizada na descrição do projeto do queimador também afeta a potência da chama produzida. Se você reduzir esta zona, o gás fluirá para o queimador mais rapidamente e a potência do queimador aumentará ligeiramente.

No entanto, a porção de ar necessária para a combustão normal simplesmente não terá tempo de ser adicionada ao gás que entra. Como resultado, o modernizador receberá a mesma chama vermelha com fuligem, que provavelmente sairá do queimador.

A estrutura de um queimador de gás
Um queimador de gás é uma unidade importante claramente calculada pelos engenheiros, onde cada peça possui características ideais e está em seu lugar

Método #3 – removendo a divisória

Você pode tentar aumentar a potência do queimador sem afetar o funcionamento do bico. A divisória que cobre o queimador divide uniformemente o fluxo da mistura gás-ar, distribuindo a chama em feixes separados. A remoção da divisória aumenta a área de contato entre a chama e a panela. A coluna de fogo torna-se cada vez maior e o próprio tratamento térmico ocorre mais rapidamente.

No entanto, esta é apenas uma medida temporária e não é adequada para todas as panelas. Para este tipo de cozimento, você precisa usar caldeirões altos ou panelas WOK especiais. Além disso, um incêndio não controlado por um cortador torna-se bastante perigoso.

A divisória do fogão a gás está entupida
Também seria uma boa ideia limpar regularmente os orifícios da divisória, que podem ficar obstruídos com produtos da combustão ou resíduos de alimentos queimados.

Método #4 – aumentando a pressão do gás

O método de pressurização só é adequado para lajes conectado a cilindros de gás. A pressão padrão em um cilindro para uso doméstico é de cerca de 1,6 MPa. Mas este valor não é constante: a força da pressão do gás nas paredes do vaso pode ser influenciada tanto pelo grau de enchimento do próprio cilindro quanto pela temperatura ambiente, pela composição do gás, etc.

Quanto maior a temperatura do gás, mais ele se expande, pressionando as paredes do recipiente. Portanto, os cilindros não são preenchidos completamente, mas aproximadamente 85%. E quanto menos gás permanecer no recipiente, mais fraco será o fluxo que flui para o queimador.

Você pode tentar aumentar a pressão do gás que entra no fogão usando caixa de velocidade, o chamado “sapo”.Não é seguro danificar o design da unidade e, felizmente, a maioria das caixas de engrenagens modernas não são separáveis. No entanto, substituir a peça pode resolver o problema. O fornecimento de gás com pressão aumentada provocará mais vazamentos de ar, fazendo com que a chama do queimador aumente significativamente.

Mas não se esqueça dos cuidados de segurança e monitore o fornecimento de gás mesmo com o controle do queimador fechado. Uma pressão muito alta pode causar vazamento de gás mesmo quando os queimadores não estão ligados.

Conectando uma botija de gás ao fogão
O cilindro é um elemento importante do sistema de gás. Os recipientes de gás devem passar por inspeção e manutenção periódicas, durante as quais será verificada a estanqueidade da costura e a válvula substituída se necessário

Com base em tudo o que foi dito acima, você pode entender que ao escolher uma das formas de aumentar a potência, você deve ter muito cuidado e não exagerar.

A única forma segura e acessível de aumentar a potência dos seus queimadores é comprar uma nova placa ou fogão. É necessário selecionar inicialmente equipamentos de gás que atendam às necessidades da família. Qualquer tentativa de alterar os parâmetros do passaporte dos queimadores por um técnico inexperiente em casa levará inevitavelmente a sérios problemas.

Por que o queimador queima mal?

Se, segundo o passaporte, o queimador tem mais potência, mas na verdade não produz o volume de chama necessário, vale a pena procurar os possíveis motivos para a diminuição da eficiência do equipamento.

As razões mais comuns para uma combustão deficiente são as seguintes:

  • pressão da linha muito baixo;
  • a mistura ar-gás entra no queimador em volume insuficiente;
  • os orifícios da coroa ou jato estão obstruídos com produtos de combustão;
  • o desenho do queimador está danificado ou a própria mangueira de gás está danificada;
  • o queimador não corresponde ao queimador instalado.

A última opção é uma exceção à regra, uma vez que todas as placas são exaustivamente testadas nas fábricas. Os diagnósticos e reparos dos equipamentos devem ser realizados exclusivamente por um técnico certificado. serviço de gás.

Outra razão para os queimadores não funcionarem corretamente pode ser um jato inadequado. Muitos fogões a gás vêm com dois tipos desses bicos, cada um adequado para um tipo específico de gás: botijão ou rede.

Jatos ou bicos para queimador de gás
A diferença no diâmetro da abertura de passagem em jatos para diferentes finalidades desempenha um papel importante na potência real do queimador

A pressão do gás no cilindro é significativamente maior do que na tubulação, por isso são utilizados bicos com abertura mais estreita para conectar o fogão.

É possível que durante a instalação conectando o fogão o tubo centralizado de alimentação de gás não foi substituído por bicos do tipo requerido, portanto o queimador não funciona corretamente.

Ajustando a chama dos queimadores do fogão

É necessário depurar o funcionamento normal do queimador nos casos em que a chama perde eficiência e qualidade. A montagem do fogão a gás também deve ser feita por um especialista. Mas entender o algoritmo desse processo será útil para qualquer usuário.

Primeiro, vale a pena entender como é a chama de um fogão queimando corretamente. O fogo deve ser azul. Um intenso brilho azul brilhante é um sinal claro de que a estufa está funcionando corretamente e não precisa de depuração. Uma chama amarela, laranja ou vermelha indica uma composição incorreta da mistura combustível.Neste caso, claramente não há ar suficiente, seu fluxo deve ser aumentado.

Faíscas no queimador
Faíscas e separação de chama são outro sinal de ar insuficiente na mistura de combustível do queimador. A composição é corrigida trabalhando com um parafuso especial

Para alterar a mistura gás-ar que entra no queimador, é necessário ajustar o funcionamento dos amortecedores de ar, que geralmente ficam localizados próximos a cada queimador.

A configuração direta é assim:

  • depois de desligar a estufa da rede de gás, é necessário ter acesso aos mecanismos de regulação sob uma divisória especial ou no botão de regulação do gás;
  • o fogão é reconectado à linha principal, o gás é fornecido alternadamente a cada queimador;
  • o volume de ar que entra no misturador é ajustado girando um parafuso especial;
  • Assim que a chama de cada queimador adquirir a cor correta, pode-se desligar novamente o fogão, remontá-lo e conectá-lo à linha principal.

Na montagem da estufa poderá ser necessário trabalhar com a válvula reguladora do gás e sua par termoelétrico. Se a chama se apagar regularmente no nível mínimo de abastecimento de combustível, talvez o problema esteja no controle do gás. O princípio de funcionamento desta opção baseia-se num sensor especial que responde à energia libertada durante o processo de combustão. Se a chama se apagar inesperadamente, o sensor do termopar esfria, sinalizando a interrupção do fornecimento de gás.

Controle de gás e ignição elétrica
A simples operação de um pequeno sensor pode evitar consequências terríveis. Portanto, a superfície de trabalho da estufa e suas peças devem ser mantidas limpas.

Porém, processos de oxidação e diminuição da sensibilidade do sensor devido à entrada de líquidos ou formação de depósitos de alimentos podem provocar desligamento incorreto do gás fora de uma situação de emergência. Portanto, tanto o fogão quanto este bloco devem ser mantidos limpos e, se necessário, chamar um profissional para limpá-lo.

Se você encontrar um funcionamento incomumente barulhento do queimador, recomendamos que você descubra a causa do ruído da placa e maneiras de eliminá-lo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O funcionamento de um queimador sem divisória e o tamanho potencial da chama ao cozinhar diretamente do queimador são apresentados no vídeo a seguir:

Um exemplo de funcionamento de jatos para gás engarrafado em fogão conectado ao gasoduto principal é mostrado claramente no vídeo a seguir. Após a substituição dos injetores, a chama fica quase perfeita:

Interferir no projeto de um queimador de gás é uma ideia inaceitável e arriscada. Os moradores de prédios de apartamentos devem ser especialmente responsáveis, porque em caso de acidente, não só estão em jogo as suas próprias vidas, mas também o destino de todos os vizinhos. Aborde a escolha do equipamento com seriedade, calculando antecipadamente a potência do equipamento necessária ao conforto, para que após a compra não haja necessidade de modificações perigosas e injustificadas.

Gostaria de compartilhar sua experiência de aumentar a potência do queimador? Conte-nos no bloco de comentários, participe da discussão - nós e nossos leitores estamos interessados ​​na sua opinião.

Se você ainda tiver dúvidas, não hesite em perguntar aos nossos especialistas e outros visitantes do site - o bloco de comentários está localizado abaixo do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Zhenya

    Você avisa corretamente sobre o perigo.A pessoa média não precisa ir além do fogão a gás do que limpar o queimador de produtos de combustão e pedaços de comida. O perigo não é ilusório.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica