Como o gás explode em um apartamento: causas das explosões e dicas para o uso seguro do gás
Você já percebeu como as notícias sobre explosões de gás em edifícios residenciais se tornam ressonantes? Você já se perguntou por que isso acontece? A resposta é simples - não só os residentes de edifícios gaseificados podem estar em risco, mas também aqueles que não utilizam este tipo de combustível. Portanto, após uma explosão de gás em um apartamento, todos querem saber o motivo.
Ao rastrear histórias trágicas, as pessoas aumentam seu conhecimento sobre as causas dos vazamentos, regras operacionais e possíveis violações. A legislação descreve com algum detalhe os requisitos para gasodutos, equipamentos e casos de utilização. Mas raramente alguém olha para os atos legislativos para instalar corretamente uma placa ou cilindro, instalar ou movimentar tubos. E os serviços especializados não conseguem acompanhar todas as ações dos moradores.
Para ter uma visão completa das causas das explosões domésticas, sua escala e consequências, analisamos os incidentes registrados pelas estatísticas. O artigo abaixo contém uma lista de fontes de perigo, bem como conselhos de especialistas para corrigir deficiências, mesmo que o equipamento perigoso pertença a estranhos.
O conteúdo do artigo:
Principais causas da explosão de gás
Para entender por que o gás doméstico comum pode explodir, basta olhar os relatórios dos serviços de gás. O “honroso” primeiro lugar em prevalência é ocupado pelo armazenamento analfabeto de cilindros de propano.
Vazamentos de recipientes antigos ficam durante anos em mezaninos, armários e nichos de cozinha sob as janelas. Uma pequena faísca é suficiente para explodir o combustível acumulado.
Em segundo lugar estão os erros associados à instalação descuidada de equipamentos - a queda de cilindros ou seu aquecimento por dispositivos de aquecimento próximos muitas vezes causa detonação.
No terceiro houve avarias gasoduto principal, vazamentos devido a erros de instalação: conexões com vazamento, mangueiras gastas, conexão de placas. Isto também inclui alterações não autorizadas no projeto que excluam ventilação eficaz e conexões independentes de equipamentos adicionais.
O quarto lugar é dado à desatenção dos usuários que permitem que o líquido inunde os bicos do fogão. Uma vez no bico, a água apaga o fogo, mas não bloqueia a saída do gás. A acumulação de explosivos na ausência de ventilação atinge rapidamente valores críticos.
E o último, quinto lugar é ocupado há muitos anos pela irresponsabilidade dos proprietários de cilindros antigos. Tendo decidido dar uma nova vida ao contêiner, os moradores práticos viram, cortaram, de várias maneiras abra o tanquepara se adaptar às diferentes necessidades. Este é um grande erro.
Mesmo um cilindro aparentemente completamente vazio contém sempre gás residual. Portanto, toda ação voltada para uma autópsia independente é um passo em direção ao desastre.
Diferenças na explosão de metano e propano
Observando as estatísticas de explosões domésticas de gás, é fácil perceber a dependência da frequência dos incidentes do tipo de combustível. Há muito mais acidentes devido ao propano do que ao usar metano.
Os trabalhadores profissionais do gás explicam isso pelo fato de que o metano é usado no fornecimento de combustível através dos gasodutos mantidos. As redes são regularmente verificadas, reparadas e atualizadas. O funcionamento dos equipamentos com propano, ao contrário, raramente é controlado e, na verdade, fica sob a responsabilidade dos usuários comuns.
O poder de uma explosão de metano é quase duas vezes mais poderoso. No entanto, o propano produz mais calor – é mais eficiente como combustível. Portanto, a explosão dos cilindros de propano é acompanhada por combustão intensa, e a principal força destrutiva do metano é uma onda de choque.
Concentração explosiva de metano
O menor valor da concentração explosiva do gás natural é de 4,4% do volume total das massas de ar. A explosividade máxima é alcançada em uma concentração de 9,5%. Quando o ar está cheio a mais de 17%, o metano simplesmente queima, não ameaça uma explosão, mas pode ter um efeito tóxico nos seres humanos.
É possível calcular com precisão a concentração de gás natural no ar apenas com a ajuda de instrumentos - sensores especiais. Mas é fácil entender que ocorreu um vazamento mesmo quando a massa de ar está preenchida com 1%. É quando esse valor é atingido que a pessoa consegue distinguir claramente o cheiro específico de uma substância.
Concentração explosiva de propano
A chance de causar explosão por vazamento de propano aparece quando 1,7% da mistura está no ar. O explosivo permanece em concentrações de até 10,9%. Assim como o metano, as misturas de propano-butano podem ter um efeito prejudicial no sistema nervoso. Ao mesmo tempo, as vítimas queixam-se do aumento dos sintomas de envenenamento.
Desde casa misturas de balão Eles são inodoros e são complementados com odorantes – substâncias com cheiro forte. Com odor muito pungente, essas substâncias atraem rapidamente a atenção dos proprietários de equipamentos a gás em caso de vazamento. Portanto, com a devida atenção, não é difícil perceber o perigo a tempo.
Prevenção de explosão de gás doméstico
Sabendo por que o gás explode com mais frequência em apartamentos, você pode traçar uma lista de ações para prevenir acidentes.
Incluirá:
- operação de equipamentos autorizados dentro do prazo de validade;
- conexão e instalação realizadas por profissionais licenciados;
- armazenamento adequado e instalação de cilindros;
- coordenação de todas as alterações do projeto com o serviço de gás;
- inspeção regular do gasoduto, conexões e equipamentos pelos trabalhadores do gás;
- manter o sistema de ventilação em bom estado de funcionamento;
- cozinhar no fogão a gás na presença constante de adultos capazes;
- use o equipamento estritamente para o fim a que se destina.
Além disso, é importante ouvir os odores e monitorar a estanqueidade das válvulas, guindastes, conexões de flange. À menor suspeita, entre em contato com o serviço de gás que fornece combustível.
Uma vez que os edifícios de apartamentos tornam os residentes dependentes uns dos outros, por vezes é necessário cuidar de mais do que apenas o seu próprio equipamento de gás. Se os vizinhos violarem as normas de segurança, você deverá escrever uma declaração ao serviço de gás.
Deve indicar o endereço exato, o motivo do recurso, os nomes dos moradores que assinaram o requerimento, informações sobre os infratores e a data da gravação. O motivo pode ser a presença de equipamentos proibidos, violação das regras de operação ou cheiro de gás.
Procedimento em caso de ameaça de explosão
Um cilindro aberto ou derrubado incorretamente não deixará escolha - a substância detonará instantaneamente. E quando um vazamento é detectado, quase sempre há tempo para neutralizar o gás. Os vazamentos podem ser detectados de quatro maneiras: através de analisadores de gases, ensaboando as juntas, pelo aparecimento de odor ou sentindo o frio que emana das juntas.
Em todos os casos é necessário:
- Organize ventilação intensiva.
- Feche a válvula de gás.
- Retire pessoas e animais das instalações e avise os vizinhos.
- Entre em contato com o departamento de emergência do serviço de gás.
É melhor chamar a equipe de resgate assim que sair.Antes da chegada dos especialistas, é aconselhável monitorar a entrada da casa para que ninguém entre nos apartamentos poluídos.
O principal é sair da sala rapidamente e sem pânico caso seja detectado algum vazamento. Portanto, se tiver dificuldade em encontrar torneiras ou abrir janelas, é melhor deixar tudo como está e sair.
Se a explosão já ocorreu
O algoritmo de ações em caso de explosão é idêntico. Se possível, feche as válvulas e saia da sala. Ao ligar, você deve indicar o fato de uma explosão e procurar ajuda de médicos, bombeiros e gasistas. A chamada pode ser feita através do 112.
Em 90% dos casos, uma explosão de gás é acompanhada por um incêndio. Portanto, as ações em tal acidente são idênticas às do resgate em caso de incêndio.
Para fazer isso você precisa:
- Pressione uma bandagem de pano úmido no rosto e respire apenas através dela.
- Determine o caminho para a saída. Se estiver bloqueado por incêndios locais, tente neutralizá-los jogando um cobertor ou agasalhos grossos sobre a lareira.
- Caso não seja possível sair pela entrada principal, deve-se avaliar as chances de sair do local pelas janelas.
Em algumas situações, é mais sensato esperar pela equipe de resgate do que evacuar você mesmo.Por isso, é importante avaliar corretamente os riscos e não ceder ao pânico.
Depois de sair de casa, os socorristas aconselham afastar-se do prédio o máximo possível e manter uma distância segura até que todas as fontes de perigo sejam eliminadas. O pessoal dos serviços de emergência notificará os residentes sobre isso.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo, o especialista elenca mais uma vez as principais causas dos acidentes, menciona a necessidade de monitoramento constante do gasoduto e mostra amostras de analisadores automáticos de gases:
Um tanque de propano pode explodir? Sim! O gás natural pode explodir em um apartamento? Sim. Qualquer combustível é uma fonte de perigo. Portanto, é obrigatório o cumprimento de todas as normas e regulamentos relativos ao armazenamento, instalação e operação de equipamentos a gás.
Se você tiver informações úteis, quiser compartilhar sua experiência ou avisar outros usuários, escreva. Abaixo está um formulário onde qualquer pessoa pode fazer perguntas, postar comentários ou fotos. Participe de discussões e expresse sua opinião competente.
É tudo muito assustador. E é surpreendente para mim - um vazamento de um pequeno cilindro no mezanino poderia causar uma grande explosão que poderia destruir a parede da casa?
Olá. Uma mistura explosiva requer 3 componentes – gás, oxigênio e uma fonte de chama/faísca. Para uma explosão, a concentração de gás deve ser de 5 a 15% do volume da sala para gás natural e de 1,5 a 9,5% para gás liquefeito.
Se em fogo baixo, quando o fogão esquenta, o fogo salta para o bocal, fazendo com que tanto o queimador quanto o bocal embaixo do queimador queimem (enquanto o fogão chia um pouco), isso é perigoso?
Gás principal, fogão no apartamento.
Na Ucrânia, chamar os trabalhadores do gás quando é detectada uma fuga de gás é a solução mais estúpida. Foi devido à sua inacção ou como resultado de acções não qualificadas de trabalhadores regulares do gás que tivemos uma série de explosões em casas com consequências trágicas.
Não faz muito tempo, um conhecido meu quase morreu em uma explosão de gás no Dnieper. Devido a uma lesão recente, ele havia perdido o olfato, por isso não sentiu o cheiro do gás. Mas seus vizinhos sentiram o cheiro do gás. O serviço de emergência de gás foi acionado com queixas de forte cheiro de gás. Eles vieram, olharam, disseram que não encontraram nenhum vazamento e saíram sem fazer nada. E nem na manhã seguinte houve uma explosão seguida de incêndio e o conhecido ficou gravemente queimado. Agora, esses mesmos trabalhadores do gás estão culpando um conhecido pelo incidente.
E se olharmos para um exemplo muito recente em Kiev, a entrada explodiu precisamente depois de os trabalhadores do gás terem realizado uma substituição programada dos contadores. Muitos vizinhos, depois dos operários oficiais do gás, começaram a sentir cheiro de gás indiscriminadamente, como sempre, ligações com reclamações para o serviço de gás não deram em nada, até que ocorreu uma explosão com a destruição de uma dezena de apartamentos.
Outro exemplo: em Mariupol, região de Donetsk, um vizinho de dacha, Oleg, que é treinado para trabalhar com equipamentos de gás, mas não tem licença oficial, queixou-se dos trabalhadores regulares do gás. Ele conta que de alguma forma teve que chamá-los para casa, seja para ligar um fogão novo, seja para alguma outra tarefa.Ao ver as violações com que os trabalhadores do gás começaram a trabalhar, Oleg tentou intervir, mas não permitiram, como “é impossível”. Depois que os trabalhadores do gás foram embora, Oleg teve que refazer tudo depois deles, agora pelo menos ele dorme em paz.
Bem, para começar, deixe-me lembrá-lo da explosão da entrada de uma casa no Dnieper em 2007. Novamente, depois que os trabalhadores do gás chegaram e investigaram o sistema de distribuição, em várias casas os moradores descobriram uma pressão inadequadamente alta nas tubulações de gás, que começaram a apitar. Disseram que acenderam um fogão na cozinha e a chama atingiu o teto. Eles tentam fechar a válvula, mas não funciona - eles não conseguem lidar com a pressão do gás. Então houve uma explosão, restando apenas uma parede da entrada, e a onda de choque danificou casas particulares próximas.
Minha proposta: todo apartamento deveria ter um analisador de gases com
desligando o gás. Se não existir tal dispositivo, “vamos desligar o gás”, como dizem. Esta medida
deve ser incondicional.
referência: o custo de tal dispositivo não passa de 5 mil e a instalação custa 2 toneladas
Eu mesmo troquei meu fogão por outro com desligamento automático caso a chama se apagasse
Fogão de combustão de fabricação tcheca
Artigo estúpido. Se houver um vazamento, a concentração de gás, embora ainda não explosiva, criará um odor específico perceptível. O principal motivo é o fator humano. Gente fraca, bêbado, drogado, terrorista e distraído. Coloquei no fogão, esqueci, ele fugiu e apagou a chama. E o gás escorre. Entrei mecanicamente e apertei o botão e houve uma explosão.