Como desmontar um botijão de gás: instruções passo a passo + cuidados
Certamente você já se perguntou muitas vezes o que pode ser feito com um cilindro de gás antigo? Um amador confundirá o receptor com sucata desnecessária e o enviará para um aterro sanitário, mas somente um verdadeiro mestre poderá usar o contêiner como base para um novo produto.
Concordo, uma botija de gás usada é a carcaça ideal para um churrasco caseiro, fumeiro, caldeira ou mesmo lareira. Instruções detalhadas ajudarão até mesmo um iniciante a entender rapidamente como desmontar um cilindro de gás da maneira mais segura possível.
A desmontagem do receptor exige que o técnico siga regras importantes utilizadas para cortar com segurança o recipiente onde foram armazenados materiais inflamáveis. Compilamos instruções detalhadas para desmontar um tanque de propano, que descreve passo a passo como esvaziar o recipiente de resíduos de gás e cortá-lo corretamente.
O conteúdo do artigo:
Usando um receptor de gás cortado
Devido à conexão massiva de todas as casas ao sistema de gaseificação, os receptores de gás perderam popularidade. É por isso que hoje muitos artesãos se propõem a fazer novos designs a partir de cilindros usados que desempenham funções completamente diferentes.
A primeira coisa que vem à mente ao procurar opções de uso de um receptor de gás é fogão caseiro. Neste caso, um cilindro de propano é o corpo ideal para o recuperador, pois a espessura das suas paredes é de 3 mm, o que é suficiente para um funcionamento seguro.
Particularmente popular grade de um cilindro de gás. Para fazer essa churrasqueira móvel, você precisará de um cilindro simples, um queimador de um fogão a gás antigo, uma grelha e uma bandeja.
O revestimento interno da caixa permite cozinhar alimentos com segurança no forno holandês, mesmo com a tampa fechada. Uma churrasqueira a gás feita a partir de um receptor usado é ideal para uma espaçosa casa de verão onde você pode reunir um grande grupo de amigos.
A partir de vários cilindros você pode construir um verdadeiro fumeiro com recipientes separados para defumação a frio e a quente, uma churrasqueira e um compartimento para grelhar. O design pode ser adaptado tanto para espetos quanto para grelhas, o que permite cozinhar carnes e peixes de diferentes maneiras. Ao fazer uma estrutura tão complexa, você deve entender o princípio de funcionamento do fumeiro, por isso é recomendável confiar no desenho.
O processo de desmontagem de um cilindro de gás antigo requer cuidados especiais por parte do mestre, pois mesmo um leve gás remanescente no interior do recipiente, ao interagir com uma faísca de uma rebarbadora, pode provocar uma explosão. O processo de serrar um receptor de gás é precedido por uma etapa preparatória, que inclui a liberação do gás e o enchimento do cilindro com água.
Instruções passo a passo para desmontar um cilindro de gás
Se todas as ferramentas necessárias estiverem preparadas, você poderá começar a trabalhar com segurança. Neste caso, é importante realizar todas as ações na sequência apresentada para evitar erros durante o processo de desmontagem do receptor de gás.
Conjunto de ferramentas para trabalho
A desmontagem dos cilindros de dióxido de carbono ou oxigênio é realizada sem preparação prévia, pois após a sangria do gás, trata-se de cilindros metálicos comuns que podem ser facilmente cortados com uma trituradora. As coisas são um pouco diferentes com os cilindros de propano, então o recipiente terá que ser preparado antes de serrar.
Para fazer isso você precisará das seguintes ferramentas:
- chave de gás para abertura válvulaliberar todo o gás do cilindro;
- uma serra manual para cortar o gargalo de um cilindro;
- funil e mangueira de rega para encher o receptor com água;
- moedor com discos de corte de diferentes espessuras.
Ao trabalhar com uma esmerilhadeira, deve-se ter um cuidado especial, pois neste caso o mestre terá que trabalhar com uma superfície irregular, por isso a ferramenta pode escorregar durante o corte do metal.
Se você nunca trabalhou com uma rebarbadora antes, é melhor começar a praticar em uma folha plana de metal.
Antes de iniciar o trabalho, é recomendável colocar uma caixa protetora e óculos, que servirão como proteção confiável contra fragmentos e queima de abrasivos. Uma condição importante é escolher um rebolo adequado para uma determinada espessura do material, pois muitas vezes a discrepância entre o rebolo abrasivo e o metal pode levar ao seu rápido desbaste.
Antes de começar a desmontar um cilindro de gás de 50 litros, você deve abrir a válvula com uma chave de gás para sangrar completamente o gás. A presença mesmo de um pequeno volume de gás dentro do recipiente pode causar incêndio ou explosão, portanto, não importa a idade do cilindro, ele deve ser esvaziado de resíduos de propano.
Revestir a válvula com sabão ajudará a garantir que não haja mais gás no receptor. Você só pode se livrar dos resíduos de gasolina após remover completamente a válvula.
Removendo a válvula do cilindro
A seguir, recomenda-se desparafusar a válvula e a seguir retirar os pinos e o elemento de fixação. Este é um processo bastante trabalhoso, pois o mecanismo de travamento da válvula é difícil de desparafusar.
Após a conclusão bem-sucedida do processo, um orifício com diâmetro de 6 mm é formado no lugar da válvula. Se você não conseguir abrir a válvula, poderá cortá-la usando uma serra comum.
Lavando o cilindro de gás
Após a remoção da válvula, o cilindro de gás fica completamente cheio de água. Isto é necessário para remover completamente qualquer gás que possa permanecer dentro do recipiente. A solução resultante de resíduos de água e gás é segura, por isso pode ser drenada com segurança, sem medo de incêndio subsequente. Porém, é recomendável fazer isso longe de estruturas, pois o líquido tem um odor bastante pungente.
Assim, ao sangrar o gás e enxaguar o cilindro com água limpa, todos os resíduos de propano foram removidos do tanque. Então você pode prosseguir com segurança diretamente para cortar o receptor.
Dependendo das características do projeto futuro, as marcações são feitas na superfície do cilindro com giz. Em alguns casos, o corte é realizado ao longo de costuras soldadas, que por sua vez se caracterizam pela baixa resistência.
Cortando um receptor de gás
Antes de começar a cortar o cilindro, vale a pena considerar a espessura do metal utilizado. Em média, a espessura do aço de um receptor de propano é de 3 a 4 mm, enquanto nas juntas os valores podem chegar a 5 a 6 mm. Quase qualquer esmerilhadeira é adequada para tais fins, mas atenção especial deve ser dada à escolha do disco abrasivo.
Para não encontrar dificuldades adicionais no processo de corte do receptor, pode-se primeiro percorrer as marcações com uma esmerilhadeira, utilizando um disco de 1,6 mm de espessura. Na próxima vez que você cortar metal, você precisará usar uma lâmina mais larga para evitar que o acessório emperre durante o corte final.
Elementos mais grossos, como juntas, podem ser cortados com uma esmerilhadeira e depois separados com um martelo. Acelerar o processo de desmontagem de um cilindro de gás prejudica a qualidade do resultado final, por isso é melhor fazer tudo sequencialmente e não recorrer ao uso de cinzel ou martelo para cortar as juntas.
Independentemente da finalidade do receptor de gás, a carcaça é preparada de acordo com as instruções fornecidas. A partir de um cilindro de propano comum, você pode fazer um fogão e uma churrasqueira móvel.
Vale entender que para utilizar o corpo do receptor como churrasqueira ou fumeiro, a superfície externa da estrutura deverá ser revestida com tinta antiaderente e a interna deverá ser queimada com maçarico.
Regras de segurança ao trabalhar com uma rebarbadora
Ao cortar metal, é importante levar em consideração as regras básicas para o uso de uma rebarbadora, que permitem ao mestre criar as condições mais seguras possíveis durante o trabalho.
As características de trabalhar com uma rebarbadora incluem as seguintes regras:
- Antes de começar a trabalhar com uma rebarbadora, é necessário usar uma roupa de proteção especial feita de material não inflamável. Não é recomendado cortar metal usando roupas com a pele exposta, pois se fragmentos entrarem em sua superfície, poderá ocorrer queimadura.
- Antes de começar a cortar metal, você deve prestar atenção especial ao estado do disco. Recomenda-se inspecionar o bico quanto a defeitos e avaliar o grau de desgaste.
- O corte do metal é realizado apenas com óculos de segurança, pois durante o trabalho se forma um grande número de fragmentos que voam em diferentes direções e podem causar lesões oculares graves.
Em alguns casos, o procedimento de corte do aço é dividido em várias etapas. Isso é necessário quando o bico aquece durante o corte prolongado, o que faz com que ele se desgaste rapidamente.
Além disso, longo operação de uma rebarbadora muitas vezes leva a mau funcionamento em sua operação, o que pode até causar ferimentos ao mestre.
Os artesãos profissionais recomendam o uso de respirador ao trabalhar com rebarbadora, pois ao cortar aço, fragmentos microscópicos de metal podem ser liberados no ar e se depositar no trato respiratório humano.
No que você deve prestar atenção?
A desmontagem até mesmo de um cilindro de gás antigo requer cuidados especiais do mestre e consistência em todas as ações.
Para artesãos novatos que ainda não tiveram que serrar um receptor de propano, preparamos algumas dicas úteis:
- a gravidade do cheiro de propano ao enxaguar o cilindro é um indicador de alta probabilidade de incêndio ou explosão;
- É melhor desparafusar a válvula do cilindro longe dos alojamentos;
- cortar um tanque de propano perto de um incêndio ou qualquer outra fonte de fogo é contra-indicado;
- é proibido ficar em frente à saída de gás do receptor, principalmente se houver um som sibilante característico;
- As marcações no cilindro devem ser feitas com antecedência para não cometer erros nos cálculos.
Se houver cheiro forte de propano, é melhor enxaguar novamente o receptor e só então cortar a válvula.
Se o cheiro ainda estiver forte, é melhor adiar o trabalho por alguns dias e esperar até que desapareça completamente.
Imediatamente após o corte, o recipiente deve ser limpo de tinta velha e, a seguir, cuidadosamente limpo com lixa para criar a superfície mais uniforme possível.
A maneira mais fácil é instalar uma roda flap na retificadora, o que facilitará o posterior processo de tratamento de superfície, incluindo pintura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O artigo apresentava instruções passo a passo para desmontar um cilindro de gás, incluindo os segredos para sangrar adequadamente o gás e enxaguar o cilindro com água limpa. Algumas regras simples para trabalhar com uma rebarbadora irão ajudá-lo a cortar corretamente o recipiente do cilindro, reduzindo ao mínimo a probabilidade de incêndio ou explosão.
Um pré-requisito é manter a sequência de ações apresentadas nas instruções, pois disso depende o sucesso da conclusão do trabalho de desmontagem do receptor de gás.
Você pode aprender como evitar a explosão de um cilindro de gás durante sua desmontagem no vídeo:
Você pode desparafusar a válvula do receptor de propano, sem a necessidade de cortá-la, da seguinte forma:
Você já teve que desmontar um cilindro de gás sozinho? Compartilhe sua experiência com nossos leitores, conte-nos sobre os problemas que você encontrou ao desmontar um receptor de propano. Conte sua história nos comentários abaixo do artigo, onde você também poderá tirar suas dúvidas aos nossos especialistas.