A estrutura da válvula em um cilindro de gás e como substituí-la, se necessário
Os cilindros são equipamentos universais para armazenamento e transporte de substâncias gasosas para fins domésticos e industriais.As válvulas de corte neles não duram para sempre; portanto, com o tempo, a válvula do cilindro de gás precisa ser substituída. Você pode fazer isso sozinho, seguindo uma série de regras de segurança.
Diremos como escolher a válvula certa para equipar um cilindro de gás. Para artesãos independentes, fornecemos instruções detalhadas sobre como trocar um dispositivo desgastado. Aqui você aprenderá quais medidas de segurança devem ser observadas ao instalar um dispositivo de desligamento em um tanque de gás.
O conteúdo do artigo:
Componentes de um cilindro de gás
Os requisitos para processos de produção e características técnicas dos cilindros de gás são regulamentados pelos antigos GOSTs 949-73 e 15860-84.
A pressão máxima de operação nos dispositivos varia de 1,6 MPa a 19,6 MPa, e a espessura da parede pode variar de 1,5 a 8,9 mm.
Um conjunto de cilindro de gás padrão consiste nos seguintes elementos:
- Corpo do cilindro.
- Válvula com válvulas de corte.
- Tampa de fechamento da válvula.
- Anéis de apoio para fixação e transporte.
- Sapato de apoio.
Um elemento importante do cilindro também são as informações técnicas nele estampadas.
A parte inferior dos cilindros tem o formato de um hemisfério para distribuição uniforme da pressão interna. Para melhor estabilidade do corpo, uma sapata é soldada na parte externa, em cujas bordas inferiores geralmente existem orifícios para fixação do cilindro em superfícies horizontais.
Com tipos de cilindros de gás e características de suas marcações Leia o artigo, que recomendamos visualizar e ler.
Tipos e design de válvulas
As roscas das válvulas para cilindros de gás são padronizadas, mas elas próprias podem ter vários designs. A escolha do modelo da válvula é influenciada pelo tipo de substância química armazenada, pelas características de operação da produção e pela quantidade de dinheiro.
Antes de adquirir um novo equipamento, você deve se familiarizar com as opções de projeto e a estrutura interna das válvulas.
Classificação de válvulas de corte para cilindros
As características de projeto das válvulas dos cilindros de gás são determinadas não pelos caprichos dos engenheiros, mas por considerações de segurança.
Dependendo do material utilizado, as válvulas de corte são divididas em latão e aço. A escolha do metal para a fabricação do corpo da válvula é determinada pelo tipo de gases contidos no cilindro.
Existem os seguintes tipos de válvulas de corte, dependendo do tipo de produtos químicos armazenados:
- Acetileno. O corpo desses cilindros é pintado de branco. Válvulas especiais são utilizadas em cilindros contendo acetileno, cloro, amônia e outras substâncias agressivas.
- Oxigênio. Os cilindros são pintados de azul e destinam-se ao armazenamento de oxigênio, argônio, hidrogênio, nitrogênio, dióxido de carbono e outros gases inertes.
- Propano-butano. São pintados de vermelho e destinam-se ao armazenamento de substâncias correspondentes ao nome e outros hidrocarbonetos gasosos. O modelo de válvula mais comum para esse tipo de cilindro é o VB-2.
As válvulas para cilindros de acetileno não são feitas de latão porque as substâncias que contêm podem reagir quimicamente com o cobre. Normalmente, aço carbono ou liga é usado para fabricar válvulas de corte desse tipo.
Dispositivo de válvula de gás
Uma válvula de gás padrão tem a forma de um T, cada conexão possui uma rosca externa. Modelos mais avançados podem ter uma saliência adicional - uma válvula de segurança. Sua finalidade é aliviar o excesso de pressão em caso de aquecimento do cilindro cheio ou em caso de enchimento incorreto.
O encaixe inferior da válvula é usado para conectar ao cilindro de gás, o superior é usado para fixar o volante e o lateral é usado para conectar as comunicações para saída e injeção de gás. A disposição da torneira do cilindro de gás é bastante simples.
As válvulas de corte geralmente consistem nos seguintes elementos gerais:
- Corpo em latão ou aço.
- Uma válvula de caixa de empanque ou volante conectado ao corpo com uma porca de capa.
- Mecanismo de travamento interno com válvula e haste.
- Juntas de vedação.
- Plugue para tomada.
Você pode examinar detalhadamente o projeto das válvulas nos cilindros de gás de cada tipo nas imagens apresentadas.
Válvulas gastas podem vazar pequenas quantidades de gás, o que pode levar a consequências imprevisíveis em espaços fechados. Para evitar tais situações, é utilizado um tampão na conexão lateral, que serve para vedação adicional do cilindro durante o transporte e armazenamento a longo prazo.
A direção das roscas nos orifícios de saída depende dos produtos químicos contidos nos cilindros: a direita é usada para gases não inflamáveis (oxigênio, nitrogênio, argônio, etc.) e a esquerda é usada para gases inflamáveis (hidrogênio, acetileno , propano, etc.)
O princípio de funcionamento da válvula de gás montada não é digno de nota. Para fornecer gás e desligá-lo, basta girar lentamente o volante na direção apropriada.
Precauções obrigatórias
Antes de substituir a válvula do cilindro de gás, devem ser tomadas precauções. O trabalho deve ser realizado de forma a proteger as pessoas de perigos potenciais e manter o equipamento em boas condições de funcionamento.
As seguintes precauções são usadas ao preparar a substituição de uma válvula de gás:
- O conteúdo restante do cilindro só pode ser ventilado em espaço aberto. Uma exceção só pode ser feita para nitrogênio, ar e argônio.
- A área de trabalho deve ser bem ventilada, embora seja aconselhável realizar os trabalhos ao ar livre.
- Deve haver apenas um cilindro de gás fechado no local de trabalho.
- O volante deve ser desparafusado lentamente para evitar eletrificação.
- Você pode começar a substituir a válvula somente depois que a pressão dentro e fora do cilindro estiver completamente equalizada.
Ao aparafusar a válvula no cilindro, utiliza-se fita adesiva ou lubrificantes especiais, que proporcionam maior estanqueidade e resistência da conexão. Ao substituir uma torneira, essas vedações complicam muito o processo de desmontagem. Para resolver este problema, você pode aquecer a válvula com um secador de cabelo.
É possível aquecer as válvulas de corte somente após sangrar o gás do cilindro e fechar a torneira. Nesse caso, o procedimento é seguro e não acarretará situações imprevisíveis.
Uma alternativa ao secador de cabelo é enrolar um pano em volta da válvula e despejar água fervente sobre ela. Com este método de aquecimento, qualquer tampão adequado deve ser aparafusado na saída para evitar a entrada de água.
Depois de tomar todos os cuidados e aquecer as válvulas de corte, você pode começar a desparafusar a válvula, o que pode ser uma tarefa difícil em casa.
Se, além de substituir o dispositivo de travamento do cilindro, você também precisar substituição de torneirainstalado em gasoduto, aconselhamos o estudo do procedimento e das regras para a execução desta obra.
Guia para desparafusar a válvula
Um fornecimento adicional de estanqueidade nunca é supérfluo, mas ao substituir as válvulas de corte em um cilindro de gás, a resistência de sua fixação pode se tornar um grande problema. A dificuldade está em fixar o corpo do cilindro para que não gire ao desparafusar a válvula com chave.
É com este problema em mente que serão consideradas outras ações passo a passo para a substituição das válvulas de corte. Há muitas maneiras de proteger o corpo de um cilindro de gás; vejamos algumas delas.
Método 1: Anexando a barra limite
Você precisará das seguintes ferramentas e materiais: uma chave de tubo, dois parafusos de pelo menos 20 mm de comprimento com duas porcas e um perfil de canto de metal com pelo menos um metro de comprimento. Em vez de um canto, você pode usar qualquer outro produto no qual não se importe de fazer dois pequenos furos.
Em seguida, você precisa medir a distância entre os dois furos mais próximos na sapata do cilindro e fazer os furos correspondentes em uma das bordas do perfil de metal. Em seguida, aparafuse a barra de ferro ao corpo do cilindro com parafusos e coloque-a de lado. Este projeto não permitirá que o cilindro gire.
Depois é necessário colocar o pé no perfil metálico e, com a mão, usando uma chave, desparafusar cuidadosamente a válvula.
Instruções fotográficas passo a passo para o processo são apresentadas abaixo.
Método 2: soldar o cilindro a uma base de metal
Este método é bastante perigoso e só deve ser usado por um soldador profissional com extremo cuidado. A sapata é agarrada em dois lugares para que, após desparafusar a válvula, você possa facilmente arrancar o cilindro da base.
Após a soldagem do corpo, as conexões são desparafusadas cuidadosamente com uma chave de tubo. Em seguida, a rosca interna do cilindro deve ser limpa de qualquer resíduo de selante.
Os métodos de fixação de um cilindro de gás não estão limitados às opções descritas. Muitos métodos alternativos podem ser usados para protegê-lo. A condensação de água líquida às vezes se acumula no fundo do recipiente, portanto, após remover a válvula, vire o recipiente para que a água possa fluir dele.
Aparafusando novas válvulas de corte
Antes de apertar a válvula, todas as peças conectadas devem ser desengraxadas para evitar entupimento do mecanismo de travamento. Para isso, pode-se usar um pano com detergente comum ou umedecido em álcool branco. Depois disso, enxágue as superfícies com água corrente e deixe secar.
Uma válvula nova nunca é aparafusada a um cilindro com roscas desencapadas. É imprescindível o uso de um selante: composto de rosca especial ou fita adesiva fluoroplástica. Eles são aplicados na conexão inferior e somente depois a válvula é apertada.
A espessura da fita adesiva a gás é maior que a da fita sanitária e é de 0,1 a 0,25 mm, e sua bobina deve ser amarela. A fita é enrolada com tensão em 3-4 camadas. É melhor torcê-lo novamente quando ele quebrar do que soltar a vedação.
É aconselhável apertar a válvula com uma chave dinamométrica. As válvulas de corte de aço são aparafusadas com uma força máxima de 480 Nm e as válvulas de latão - 250 Nm. Depois de fixar a válvula, você pode prosseguir para as etapas subsequentes para testar a estanqueidade da conexão resultante.
Verificando o aperto e concluindo o trabalho
Ao verificar o aperto da conexão da válvula, você precisará bombear gás sob pressão para dentro do cilindro de gás.
Isso pode ser feito de duas maneiras:
- Bombeie gás usando equipamento compressor ou bomba de carro.
- Conecte dois cilindros com uma mangueira, o primeiro vazio (testado) e o segundo cheio de gás.
Primeiro, sob o controle de um manômetro, você precisa encher o cilindro de teste com gás com pressão de 1,5-2 atmosferas.Em seguida, aplica-se espuma de sabão na conexão e abre-se ligeiramente a torneira.
Se as bolhas de sabão não inflarem em nenhum lugar, a conexão está selada. Mas se aparecer um leve inchaço de espuma, será necessário reapertar a válvula.
Se o cilindro for pequeno, você pode mergulhar a válvula em uma pequena tigela com água e ver se há bolhas.
Após a substituição das válvulas de corte, a marca correspondente deve ser colocada no passaporte da botija de gás.
Deve-se lembrar que os métodos descritos acima para substituição de uma válvula usada são aplicáveis apenas a tanques metálicos. Se você tem cilindro de armazenamento de gás composto, você não pode agir desta forma devido à possibilidade de danificar o frasco e quebrar sua estanqueidade.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos apresentados permitem que você veja com seus próprios olhos todos os detalhes e dificuldades na substituição de válvulas em cilindros de gás.
Vídeo nº 1. Desparafusando a válvula do cilindro de gás:
Vídeo nº 2. Aparafusando uma nova válvula com um método original de fixação de um cilindro de gás:
Vídeo nº 3. Como substituir a válvula de um cilindro de gás:
Ao realizar o trabalho de substituição de uma válvula de gás, você precisa dedicar algum tempo e pensar em cada ação subsequente e suas consequências.
Mesmo que todas as precauções sejam tomadas, as manipulações descritas com equipamentos a gás são bastante perigosas para um iniciante. O melhor é confiar este trabalho a profissionais que o realizarão num stand especializado.
Se você tiver alguma dúvida durante a leitura do artigo, pode perguntar no bloco abaixo.Aqui você pode deixar comentários e compartilhar informações úteis. Comente o material, estamos interessados na sua opinião.
Me deparei com seu artigo e me surpreendeu. Não pensei que, se fosse detectado um vazamento de gás na válvula, ele ainda pudesse ser reparado com suas próprias mãos. Eu tenho um cilindro assim na cozinha do meu jardim. Às vezes eu troco se ficar sem gasolina. Na hora da troca eles te dão outro cilindro (não gosto disso), encontram os antigos. Minha opinião pessoal é que nem todos realizarão reparos em válvulas. É mais fácil comprar um novo cilindro. Mas se alguém precisar, uma pessoa especialmente treinada deverá fazê-lo.
O principal é ter as mãos no lugar certo e o cérebro. Qualquer pessoa com braços retos pode consertar uma válvula. Nesse assunto, o principal é pensar bem, descobrir o diagrama da sua válvula (encontre o diagrama do tipo de válvula que você vai consertar) e trabalhar, observando rigorosamente as normas de segurança. Tudo é real, e não só com propano. Apenas ATENÇÃO: VÁLVULAS DE DIAFRAGMA CHEIAS DE GASES NÃO PODEM SER REPARADAS EM NENHUM CASO! A válvula disparará para o céu.
As membranas podem ser reparadas sem problemas. Você precisa de um bom plugue, um pino de aço e uma nova membrana. Não importa quantos reparos foram feitos, não houve problemas.
Quando você abre a válvula da varanda de gás, não sai gás. Como sangrar o gás de um cilindro?
hmm, esperava mais detalhes sobre as válvulas, infelizmente, é uma pena.
Tenho vários cilindros de gás antigos com válvulas, quero substituí-los por válvulas, pois não enchem mais de válvulas. A questão é: qual a melhor forma de selar o fio e existem outras nuances?
Lubrificante especial para conexões roscadas de equipamentos CILINDROS DE GÁS.
Depois de encher o cilindro, o propano envenena a válvula. Válvula VT-2. O que pode ser feito?
Olá. Em geral, é estranho que eles não tenham verificado vazamentos durante o reabastecimento; isso é responsabilidade deles. E a pergunta para você é esta: a resposta exige esclarecimento, você tem certeza que a válvula é VT-2, e não VB-2?
GOST 21804-94 Dispositivos de fechamento para cilindros de gases de hidrocarbonetos liquefeitos para pressões de até 1,6 MPa. Condições técnicas gerais.
Extrair:
2 Principais parâmetros e dimensões
2.1 Os dispositivos devem ser fabricados:
— válvulas dos tipos 1 e 2 — para cilindros com capacidade de 5,0, 12,0, 27,0 l; tipo 3 - para cilindros com capacidade de 5,0, 12,0 l;
— válvulas dos tipos 1 e 2 — para cilindros com capacidade de 5,0, 12,0, 27,0, 50,0 l.
Exemplo de símbolos de dispositivos:
válvula (K) cilindro (B) tipo 2: KB-2 GOST 21804-94
válvula (B) cilindro (B) tipo 1: VB-1 GOST 21804-94
Verifique a VÁLVULA ou substitua-a por uma nova de acordo com todas as normas de SEGURANÇA,
Olá. Quando você abre a válvula de um cilindro de gás nº 1 totalmente cheio (para fornecer gás ao fogão a gás), nenhum gás flui. Coloquei o cilindro nº 2 e o gás começou a fluir. Ou seja, o problema está no cilindro nº 1. De que maneira? causa? Na válvula? Se sim, que tipo de falha está impedindo o gás de fluir do cilindro quando a válvula está na posição aberta?
Mas no meu cilindro há um balde de líquido “balançando”! Desparafuso a válvula, aperto - NÃO SENTIDO!!! O GÁS NÃO SAI! SEM CHEIRO!
O que fazer? Desparafusei completamente a porca superior e a rosca sob a haste da válvula - nada aconteceu. Olhei para dentro: alguns escombros. Parece uma caixa de eixo frágil.Eu escolhi peça por peça. um permaneceu “mordido” entre o quadrado da haste inferior e o corpo.
Acho que esse é o motivo do “congelamento” da válvula de escape. O que vocês podem me dizer sobre esse problema? Vou cortar o balão para outros fins!
Para esvaziar um CILINDRO de 50 litros, é necessário virá-lo e despejar o conteúdo, gota a gota. Se necessário, substitua a VÁLVULA. Estude CUIDADOSAMENTE o projeto da VÁLVULA.
Olá! Dizer! Fecho levemente o botão de um grande cilindro de gás e depois de algum tempo ele abre com dificuldade, como se tivesse sido apertado com uma chave
É necessário utilizar lubrificante especial, veja o diagrama da VÁLVULA.
Onde você pode substituir o redutor de balão (na foto) por um para poder usar o balão?
Em estações como PROMCRYOGEN eles trocam CILINDROS antigos por antigos e cobram recargas para e
aquele SERVIÇO Uma certa quantia em dinheiro REAL, eles não dão garantia. Eles consertam RUIM! Na loja, um botijão novo custa de 3 a 4 mil!
Eu tenho um velho cilindro soviético de 5L!Qual torneira é adequada para substituição para que um queimador turístico moderno caiba nele?