Ventilação de exaustão em varandas e galerias: opções para organizar a ventilação

A vidraça de varandas e galerias é uma ótima oportunidade para conseguir outro quarto, embora não muito grande, aconchegante e aconchegante.Concorde que qualquer ambiente isolado precisa de ventilação, portanto a ventilação exaustora na varanda deve ser instalada sem falhas.

Sem ventilação de alta qualidade, a umidade começará a se acumular no vidro das janelas com vidros duplos e a umidade no ambiente será cada vez mais sentida. Se o problema não for resolvido radicalmente, pode levar ao aparecimento de mofo, o que representa uma ameaça direta à saúde dos moradores do apartamento.

Falaremos sobre as regras de instalação de ventilação e consideraremos todos os meandros da execução do trabalho. Vamos conhecer as opções de criação de sistemas de ventilação e nos aprofundar na execução dos projetos. Você verá que não precisa de nenhum equipamento ou tecnologia especial para instalar a ventilação, e todo o trabalho pode ser feito facilmente por você mesmo.

Em que casos é necessária ventilação na varanda?

Inicialmente, a varanda e a loggia eram uma estrutura aberta utilizada para o cultivo de plantas ou para secar roupas. A tendência dos envidraçados veio mais tarde, mas como as janelas tinham esquadrias de madeira, a estrutura do material permitia ventilação natural.

A situação mudou com o advento das janelas plásticas com vidros duplos, que garantem a estanqueidade quase total do ambiente.

Consequências da falta de ventilação
A falta de ventilação leva ao aumento da umidade no ambiente e ao desenvolvimento de fungos e mofo, que podem se tornar uma ameaça à saúde de pessoas e animais

Os benefícios dessas janelas são óbvios:

  • Altas propriedades de isolamento térmico;
  • Altas propriedades de isolamento acústico;
  • Aperto;
  • Longa vida útil.

Mas juntamente com uma série de vantagens, surge o problema da condensação, que inevitavelmente tem de ser resolvido. Parcialmente, o problema do excesso de umidade pode ser resolvido com isolamento de alta qualidade, mas mesmo esse trabalho eficaz não elimina a necessidade de sistema de ventilação.

Causas de condensação

O ar quente e úmido de uma varanda ou loggia, ao entrar em contato com as superfícies frias de divisórias ou janelas com vidros duplos, atinge rapidamente o ponto de orvalho. Como resultado, o vapor resultante deposita-se nas paredes e no vidro.

Condensação nas janelas
O ar quente e úmido de uma varanda ou loggia, ao entrar em contato com os vidros frios das janelas com vidros duplos, devido à falta de ventilação exaustora de alta qualidade, deposita-se na forma de condensação

Em primeiro lugar, forma-se condensação em superfícies insuficientemente isoladas. Mas não há como escapar do excesso de umidade, mesmo com isolamento de alta qualidade. A umidade continuará a se acumular, embora não tão rapidamente. Para eliminá-lo, você precisará de um sistema de ventilação.

Sinais que indicam a necessidade de ventilação

Qualquer varanda ou loggia fechada (se houver vidros de alta qualidade instalados) precisa de um dispositivo de ventilação.

Os principais sinais que indicam a necessidade de melhorar as trocas aéreas:

  • Aumento da umidade, formação de condensação;
  • Formação de fungos mofo preto;
  • Mofo e entupimento perceptíveis no ar;
  • Apodrecimento de estruturas de madeira ou tecidos naturais.

A ausência dos problemas descritos ainda não é motivo para recusar a ventilação na varanda.

Um sistema de ventilação é necessário se:

  • A varanda ou loggia é envidraçada com modernas janelas com vidros duplos.
  • O espaço envidraçado e sem aquecimento situa-se no último andar ou no primeiro andar, o que aumenta o risco de humidade.
  • A sala é usada para secar coisas ou armazenar alimentos.
  • Coisas que se deterioram quando expostas à umidade são armazenadas em ambientes fechados.
  • Falta de ventilação regular através da abertura de janelas.

Outros problemas também podem surgir - quando aparece mofo, ao secar roupas ou objetos ele pode entrar em outros cômodos do apartamento.

Tipos de ventilação exaustora para varandas e galerias

Ao organizar um sistema de ventilação em uma loggia ou varanda com vidros duplos, geralmente é suficiente garantir o fluxo de ar. No entanto, em alguns casos seria apropriado instalar um exaustor.

Os sistemas de ventilação podem ser classificados de acordo com dois critérios principais:

  • Direção do fluxo de ar – o ar pode ser removido ou fornecido;
  • O método de troca de ar é a ventilação natural ou ventilação forçada com ventiladores.

Vejamos o princípio de funcionamento de cada sistema e os diagramas de instalação com mais detalhes.

Ventilação na direção do fluxo de ar

Via de regra, para organizar a ventilação de uma varanda ou loggia, basta garantir o fluxo de ar.

Um sistema de remoção de ar pode ser necessário nos seguintes casos:

  • Na sala está instalada uma churrasqueira elétrica ou fumeiro;
  • As instalações são utilizadas para fumar;
  • Presença de animais;
  • Cultivo de plantas sensíveis à deficiência de oxigênio.

Ao instalar apenas ventilação de alimentação, o ar será removido através exaustor de banheiro ou cozinhas.

Ventilação por método de troca de ar

Dependendo do método de troca de ar, distinguem-se a ventilação natural e a forçada. Em alguns casos, um esquema misto pode ser usado, quando o ar é fornecido à força e o ar é removido naturalmente.

Ventilação natural de varandas e galerias

Com ventilação natural, tanto o fornecimento quanto a exaustão do ar são feitos através de aberturas de ventilação, sem o uso de ventiladores. Este sistema distingue-se pela sua simplicidade, a sua criação não necessita de nenhum equipamento eléctrico.

Janela aberta para ventilação
O exemplo mais simples e eficaz de ventilação natural é uma janela aberta. Porém, em climas frios, essa ventilação é ineficaz, pois um grande volume de ar frio penetra no ambiente.

O fluxo de ar pode ser garantido da seguinte forma:

  • Mantenha as janelas abertas. Este método é aceitável na estação quente, quando não há poeira ou barulho na rua.
  • Instalação de janelas com função de microventilação. Uma pequena aba fornece fluxo de ar, mas evita a entrada de insetos na sala e reduz significativamente o volume do som.
  • Instalação de válvula de janela, que garante o fluxo de ar mesmo com a janela fechada. A desvantagem é que tal válvula só pode mover uma pequena quantidade de ar, portanto, pode ser necessário instalar várias válvulas.
  • Instalação de válvula de parede.A essência é a mesma de uma válvula de janela, a única diferença é que a válvula é instalada na cerca. Válvula de parede tem uma seção transversal maior, permitindo a passagem de um maior volume de ar.

O ar é descarregado pela sala adjacente à varanda.

Grade de transferência em portas interiores
Ao instalar uma grelha de fluxo numa porta de varanda, pode resolver eficazmente o problema de ventilação do ar para a divisão com a sua posterior remoção através do sistema de ventilação da casa de banho ou cozinha

Você pode garantir o fluxo de ar de uma varanda ou loggia para a sala da seguinte forma:

  • Instalação de grelha de transferência na porta da varanda;
  • Instalação da válvula em janela ou porta de varanda;
  • Instalação de válvula de parede na parede entre a loggia e a sala;
  • Uma porta de varanda aberta ou uma fresta sob a porta.

A par das vantagens associadas à facilidade de instalação e manutenção, a ventilação natural apresenta desvantagens significativas, uma vez que o desempenho do sistema depende em grande parte das condições meteorológicas, do desempenho das condutas de ventilação e não há como regular a taxa de troca de ar.

Ventilação forçada de varandas e galerias

Na maioria das vezes, a ventilação forçada da varanda é feita por fornecimento de ar, mas a opção também é possível sistema de alimentação e exaustão. A desvantagem deste último é que se instalado incorretamente, o ar fresco permanecerá apenas na varanda e na loggia, e não entrará na sala.

As principais vantagens da ventilação forçada são que seu funcionamento não é afetado pelas condições climáticas e a taxa de troca de ar é determinada pela potência do ventilador utilizado.

Ao instalar a ventilação fornecida, o ventilador é montado na parede, mas também é possível instalá-lo em uma janela.Como a varanda e a loggia têm uma área relativamente pequena, para garantir o funcionamento eficiente do sistema de ventilação bastará instalar um ventilador com diâmetro de 10 cm.

Ventilador para válvula de parede
Devido ao pequeno tamanho da loggia ou varanda, para organizar uma ventilação eficaz basta instalar um ventilador com diâmetro de saída de 100 - 150 mm

Você pode aumentar o conforto do sistema de alimentação equipando o ventilador com um sensor de umidade. Se você tiver várias velocidades de ventilador, poderá acelerar o processo de troca de ar, o que pode ser muito importante ao fumar na varanda ou ao secar roupas.

O sistema de alimentação e exaustão difere porque em vez de um ventilador, são utilizados dois. O primeiro é responsável pela injeção forçada de ar no ambiente e o segundo é responsável pela sua retirada. A coifa de alimentação deve ser instalada o mais baixo possível, e a coifa de exaustão deve ser instalada o mais alto possível, com a distância máxima entre si.

Desvantagem sistema de alimentação e exaustão considera-se sua complexidade, que se baseia em conseguir com precisão um equilíbrio entre o volume de ar injetado e retirado. Um exaustor muito potente levará ao ciclo de troca de ar apenas na varanda e na loggia.

Princípio de cálculo do sistema de ventilação

Não existem padrões que determinem o volume de troca de ar em galerias e varandas anexas. Mas, se nos guiarmos pelo fato de que este local é utilizado como residencial, então podemos utilizar o padrão de 30 m³/hora por pessoa. Mas, na prática, esse número é até um pouco superestimado.

Claro, se você deseja organizar a ventilação com suas próprias mãos, não apenas na loggia, mas também na sala adjacente, é necessário levar em consideração o volume total da sala.Para uma loggia, um volume de troca de ar de 20 m³/hora é suficiente. Este número pode ser aumentado em 50% se, por exemplo, uma loggia ou varanda for usada como sala de jogos para crianças.

Para garantir um volume de troca de ar de 20 m³/hora, será suficiente um orifício de exaustão com diâmetro de 100 mm, para 30 m³/hora - 150 mm.

Ventilação faça você mesmo: regras e recursos

Consideremos os esquemas mais utilizados na prática. Quase todo o trabalho pode ser feito de forma independente. Para realizá-los você só precisará de um pequeno conjunto de ferramentas.

Os esquemas mais comuns são ventilação com alimentação natural, alimentação forçada e alimentação e exaustão forçadas. Detenhamo-nos detalhadamente nos métodos de implementação desses esquemas e nas nuances da execução do trabalho.

Ventilação natural

Conforme mencionado acima, a maneira mais fácil de organizar o fluxo de ar é por meio de ventilação regular através de uma janela aberta. No entanto, este método simples tem muitas desvantagens:

  • A poeira entra;
  • Os insetos entram;
  • No inverno, o ar frio penetra;
  • Precipitação em forma de chuva ou neve.

Obviamente, se se trata de ventilação numa loggia com modernas janelas de vidros duplos, todos estes inconvenientes são resolvidos pela presença de uma função de microventilação.

Função de microventilação em janela de PVC
A função de microventilação fornece ar fresco, minimizando a entrada de poeira e insetos no ambiente. Também reduz significativamente os níveis de ruído em comparação com uma janela aberta

Porém, se alguns problemas forem resolvidos, outros aparecem imediatamente: mesmo todas as janelas abertas para microventilação não conseguirão proporcionar a troca de ar no volume necessário.

Instalação de válvula de janela

Uma válvula de janela é a maneira mais simples de organizar a ventilação fornecida.A própria válvula possui o seguinte dispositivo:

  • Bloco de vedação (instalado acima da janela);
  • Unidade interna com bocal, filtro e mecanismo de ajuste;
  • A parte de conexão que passa pela janela e conecta os blocos externo e interno.

Embora tal válvula seja fácil de operar, ela requer trabalhos relacionados à violação da integridade da moldura da janela. As válvulas rebatidas parecem muito mais preferíveis, ao instalá-las não há necessidade de perfurar a estrutura.

Válvula de entrada da janela
A válvula de janela rebaixada é fácil de instalar e proporciona boa ventilação. A única desvantagem do dispositivo é que ele não cabe em todas as janelas com vidros duplos.

A válvula de desconto é uma estreita caixa de plástico instalada no espaço livre entre o caixilho e a moldura. O princípio de funcionamento da válvula é que o ar flui através da válvula da rua para a loggia. O filtro evita a penetração de poeira e insetos.

Instalação de difusores e grades

A grade é um dispositivo simples e funcional que pode ter diversas soluções de design. Para instalar, basta fazer um furo na parede com o diâmetro desejado e fixar a grade com parafusos auto-roscantes ou selante.

A desvantagem da grade é óbvia - no inverno, o ar frio penetra facilmente na loggia ou varanda através do buraco. Portanto, em baixas temperaturas é impossível utilizar as grelhas, e o buraco deverá ser fechado pelo lado de fora.

O difusor elimina completamente o problema da entrada de ar frio na sala. Para instalá-lo, será necessário fazer um furo na parede com um martelo perfurador e uma coroa especial. Em seguida, você precisa preparar um slot para instalação do dispositivo.

Difusor - válvula de ventilação na parede
O difusor não necessita de ligação à rede eléctrica, garante a normal circulação do ar, evitando a penetração de poeiras e ruídos

Um tubo de ventilação com o diâmetro necessário pode ser usado como ninho. Basta inserir o tubo no orifício e fixá-lo com espuma. A espuma congelada é cortada com faca e não requer processamento adicional.

Resta instalar o difusor na tomada preparada. Neste caso, você deve garantir que as travas do dispositivo estejam completamente travadas. Você pode dispensar a preparação do ninho com tubo de ventilação, bastando fixar o difusor com gesso ou selante.

Vale ressaltar que o difusor pode ser não apenas alimentação, mas também alimentação e exaustão. Esse dispositivo é capaz de organizar uma troca de ar completa de alta qualidade em uma sala pequena.

Ventilação forçada

A organização da ventilação forçada envolve a instalação de um ou mais ventiladores que fornecerão ar à loggia.

O ventilador é montado em uma parede externa. Tal como acontece com a instalação de grelhas e difusores, é necessária a perfuração das paredes. Para fazer um furo, é melhor usar um martelo perfurador com uma coroa especial de diâmetro adequado.

Preparando o furo para instalação de uma válvula de parede
Ao usar um perfurador com coroa especial, você consegue um furo perfeito para o ventilador, o que minimizará o trabalho de instalação e vedação do dispositivo

Primeiro você precisa instalar o cabo elétrico e instalar o switch. Resta conectar o ventilador ao cabo de alimentação, inseri-lo no orifício preparado e fixá-lo com gesso ou selante.

Este sistema de ventilação funcionará se necessário; deve ser iniciado manualmente. Ao utilizar um ventilador capaz de operar em duas direções, é possível organizar o funcionamento do sistema de ventilação para alimentação ou exaustão. Deve-se levar em conta que o trabalho simultâneo em duas direções é impossível.

Os modelos modernos de ventiladores são equipados com grades decorativas que ocultam com sucesso o interior feio do dispositivo. Portanto, você não precisa se preocupar se o ventilador atrapalhará o design da sala e a grade não afetará de forma alguma a funcionalidade e o desempenho do dispositivo.

Fornecimento forçado e ventilação de exaustão

Se a loggia ou varanda for grande, pode ser necessário instalar um sistema completo de alimentação e exaustão para garantir a troca normal de ar. Não há nada de complicado nisso, na verdade, em vez de uma ventoinha você precisa instalar duas.

O método de instalação dos ventiladores não difere do descrito acima ao considerar a ventilação forçada. Na hora de escolher o local, é preciso levar em consideração que o ar quente sobe, por isso o exaustor deve ser posicionado o mais alto possível.

O ventilador responsável por fornecer ar ao ambiente deve ficar localizado próximo ao chão. O local de instalação dos ventiladores deve ser escolhido de forma que a distância entre eles seja máxima. Com a correta localização e utilização dos dutos de ar, é possível fornecer ventilação não só para a loggia, mas também para o ambiente adjacente.

Outros métodos de ventilação

Você pode organizar ventilação forçada de alta qualidade usando um respirador.Uma solução bastante cara, mas de alta qualidade, já que o aparelho é altamente funcional. O respiro é de tamanho compacto e limpa eficazmente o ar de poeira, fumaça e odores. Pode operar no modo de aquecimento de ar.

A instalação de um respiro é semelhante à instalação de um ventilador de alimentação ou exaustão. A perfuração da parede também é necessária. A única diferença é que é necessária uma vedação cuidadosa.

Instalando um respiro em uma parede de loggia
A instalação de um respiro não apenas fornecerá fornecimento e ventilação de exaustão de alta qualidade da loggia, mas também regulará a temperatura do ambiente

Outra forma de organizar a ventilação de uma varanda ou loggia envidraçada é instalar um ar condicionado. A alta funcionalidade do dispositivo é determinada pelo modelo. Mas quase qualquer ar condicionado moderno é capaz, além de resfriar e aquecer o ambiente, de desempenhar as funções de insuflação e exaustão.

A umidade excessiva pode não apenas causar desconforto, mas também causar doenças graves se levar ao desenvolvimento de fungos e mofo. Portanto, a ventilação de varandas e galerias é uma medida obrigatória, como em qualquer espaço residencial.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instalação da válvula de alimentação de ventilação:

Fazer um sistema de ventilação de alta qualidade não é nada difícil e quase todos os métodos discutidos podem ser implementados de forma independente. Na maioria dos casos, a ventilação normal com ar fresco será suficiente.

Mas se você tiver dinheiro, é melhor instalar um respirador e sentir o conforto de usar um aparelho multifuncional que pode ser controlado à distância por meio de um aplicativo especial no seu smartphone.

Gostaria de compartilhar sua experiência pessoal na organização da ventilação em sua própria loggia ou varanda? Você tem informações úteis ou sutilezas tecnológicas que podem ser úteis aos visitantes do site? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Amigos, saudações! Informação para quem tem uma churrasqueira desregulada na varanda, que deixa frio, molhado e barulhento. Agora surgiu uma solução interessante - a instalação de persianas de ventilação ajustáveis. São instalados como segundo circuito ou com desmontagem completa da grade antiga. As persianas de ventilação possuem mecanismo de ajuste das persianas. No verão, quando o ar condicionado estiver funcionando, gire a maçaneta e abra as persianas. No inverno, feche. O fechamento é hermético. Isolamento acústico. Você também pode instalar uma rede mosquiteira. O produto é de altíssima qualidade. Se alguém precisar de contatos, aqui está um link com exemplos de trabalho e a essência https://ventstavni.ru/balkon

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica