Ventilação de exaustão através da parede para a rua: instalando uma válvula através de um orifício na parede
A maioria dos novos materiais e estruturas acabadas introduzidas na indústria de construção e acabamento eliminam quase completamente a livre circulação de ar. A estanqueidade que proporcionaram, juntamente com as vantagens, trouxeram uma desvantagem significativa - uma violação dos processos de ventilação.
Eles só precisam ser restaurados, porque, veja bem, sem um fornecimento regular de ar fresco ao ambiente é impossível morar nele!
Sabemos como resolver um problema tão difícil: a ventilação de exaustão através da parede para a rua formará o movimento normal das massas de ar. Um pequeno dispositivo de parede garantirá a remoção do fluxo de exaustão e excelente troca de ar.
O artigo que propomos apresentará os meandros da escolha de uma válvula para organizar a ventilação exaustora e as regras para sua instalação e operação. As informações apresentadas para consideração são confirmadas por materiais fotográficos, diagramas e instruções em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Problemas típicos de ventilação
A ventilação natural das instalações residenciais baseia-se na presença de microfendas, características das estruturas de janelas de madeira. Através dessas pequenas aberturas, o ar entrava regularmente do exterior e era retirado da casa através de dutos de ventilação instalados nas estruturas do edifício.
Assim, ocorria uma constante alteração das massas de ar no apartamento, promovendo um nível normal de humidade, eliminando odores desagradáveis, etc.
A troca inadequada de ar na casa é um problema quase inevitável quando se tomam medidas para reduzir a perda de calor. Ao instalar novas janelas e portas, tentando minimizar a perda de calor, poucas pessoas pensam em ventilar suas casas.
Mas logo os problemas se manifestam na forma de uma atmosfera abafada, crescimento de mofo no banheiro e outros fenômenos semelhantes. Logo, o microclima anormal começa a afetar negativamente a saúde de quem mora nessa casa.
Ventilação unidades de fornecimento de ar vários tipos e tipos ajudam a lidar com a vedação excessiva dos ambientes, mas isso pode não ser suficiente para a ventilação normal.
A tiragem da ventilação natural de exaustão é muitas vezes fraca, ou mesmo completamente ausente. Devido a problemas com o projeto das estruturas de ventilação, algumas das massas de ar que deveriam ser retiradas da casa penetram de volta.
Sobre o estado de tiragem do sistema de ventilação da casa ou apartamentos A temperatura do ar externo também se reflete, ou melhor, a diferença de temperatura interna e externa.
No inverno, essa lacuna é bastante grande, o que proporciona uma boa tração. Mas no verão, a diferença de temperatura entre o ar externo e o interno não é tão significativa, e isso não afeta muito bem a qualidade da tração.
Por estas razões, você deve considerar a instalação de válvulas de escape especiais. Eles garantirão a remoção rápida e eficaz do ar de exaustão da casa e também impedirão sua reentrada.
Tipos de válvulas de escape
A baixa eficiência da ventilação exaustora é na maioria das vezes explicada por vários motivos, por exemplo, violação da permeabilidade dos canais ou sua estanqueidade.
Em edifícios de vários andares, tais situações surgem frequentemente devido a falhas durante os reparos, e eliminar as consequências erros e restaurar o estado normal dos dutos de ventilação nem sempre é possível.
Neste caso, válvulas de escape podem ser mais que adequadas. O design desses dispositivos é muito simples: seu objetivo principal é deixar o ar fluir para fora e evitar que ele volte. De acordo com o tipo de instalação, tais válvulas são divididas em horizontais e verticais, tudo depende da direção do fluxo de ar.
Se o fluxo de exaustão precisar se mover verticalmente, escolha uma válvula com instalação horizontal. E para remover o ar horizontalmente, é necessária uma válvula vertical.Normalmente, os modelos de válvula de escape são equipados com fã. Eles são usados onde o ar deve ser removido da sala à força.
Outro ponto significativo é o nível de ruído que o dispositivo operacional produz. Quanto mais baixos forem os efeitos sonoros da abertura das pás da válvula e/ou da rotação do ventilador, melhor. Muitas informações úteis podem ser encontradas na ficha técnica do produto.
Projeto de dispositivo de parede
Uma válvula de escape típica consiste em três partes principais:
- mesa;
- amortecedores;
- treliça decorativa.
Um flange redondo é um elemento de conexão que permite conectar a válvula ao duto de ventilação. A grade é um elemento decorativo que simplesmente mascara um buraco na parede e também evita a entrada acidental de grandes detritos. A base do design é o amortecedor.
É uma pétala móvel, redonda ou quadrada, montada sobre um eixo. Ele só pode abrir em uma direção, garantindo o fluxo de ar adequado. O projeto também pode incluir um prumo que permite que a válvula permaneça fechada se o ventilador for desligado.
Para aplicações industriais é geralmente recomendado selecionar uma válvula com boas características de proteção contra explosão, mas para aplicações residenciais outras características são importantes.Por exemplo, seria útil ter uma junta de borracha que pudesse reduzir a quantidade de ruído.
Uma opção comum de válvula de escape é o design borboleta. Consiste em duas lâminas montadas em um eixo central. Outro design popular para esses dispositivos é chamado de design de pétala, que inclui uma série de lâminas paralelas que se movem como uma persiana.
A instalação de um ventilador axial para ventilação exaustora é realizada de acordo com o mesmo esquema para todos os sistemas:
Este tipo de ventilador é frequentemente instalado em banheiros, banheiros.
Escolha informada da opção apropriada
Na maioria das vezes, as válvulas de exaustão de ventilação de parede são feitas de metal ou plástico durável. Os produtos plásticos não são adequados para condições de alta temperatura e umidade, por exemplo, para o banho, mas têm se mostrado excelentes em situações menos difíceis.
Ao selecionar uma válvula, deve-se levar em consideração sua seção transversal: retangular ou redonda.
O indicador mais importante é a velocidade do fluxo de ar para a qual o dispositivo foi projetado. Os mais comuns são modelos projetados para vazões de 4 a 6 m/s.
Se a válvula for selecionada para um sistema de ventilação natural, é muito importante que os elementos amortecedores respondam com sensibilidade até mesmo a pequenos fluxos de ar. Já para sistemas com baixa tiragem, a presença de exaustor é obrigatória, portanto tal sensibilidade não é necessária.
Mas aqui é importante escolher um ventilador que tenha potência adequada dependendo do volume da sala para a qual o dispositivo foi selecionado. Assim, para uma cozinha, a potência do ventilador é calculada multiplicando o fator dez, e para um banheiro esse valor pode ser de sete unidades.
Em edifícios de vários andares, o tubo de exaustão deve ser instalado um metro acima do telhado para que os odores desagradáveis não penetrem dos andares inferiores para os superiores.
Sutilezas da construção de ventilação de exaustão na parede
Em habitações particulares e mesmo em edifícios de vários pisos, em muitos casos é mais cómodo fazer a saída de ventilação directamente através da parede. Para tanto, são utilizados modelos de válvulas de exaustão com ventilador, que é inserido no acoplamento de montagem destinado à sua localização.
Você também pode usar modelos de ventiladores suspensos montados na parte interna da parede.
Para instalar uma estrutura tão simples, você precisará fazer um furo bastante grande para instalar a ventilação na parede externa da casa. Mas primeiro você precisa escolher o dispositivo certo.
Os modelos controlados manualmente têm um preço acessível, mas são extremamente inconvenientes de usar, pois é preciso lembrar constantemente de ligar ou desligar a válvula de escape.
Para automatizar o processo, você pode usar um cronômetro. Você precisará selecionar um horário; de acordo com essas configurações, a válvula ligará e desligará no horário especificado. Pode ser mais eficaz usar um sensor que responda ao nível de umidade do ambiente.
Neste caso, o aparelho começará a funcionar quando o ar do ambiente ficar muito úmido e o ventilador irá parar quando a umidade cair.Ao escolher dispositivos de controle automático, certifique-se de que, quando a energia for desligada, as configurações definidas anteriormente sejam mantidas.
Para garantir uma boa troca de ar na sala, é necessário utilizar um ventilador suficientemente potente. Uma unidade fraca nesse aspecto simplesmente não consegue lidar com o movimento de um grande volume de massas de ar e, como resultado, a ventilação não será suficientemente eficaz.
Ao fazer cálculos, geralmente é usada uma fórmula simples:
M=O*B
Onde:
- M é a potência necessária do ventilador;
- О é o volume da sala onde o dispositivo será instalado;
- B - aumento do coeficiente de troca de ar.
O volume de uma sala, como você sabe no curso escolar de matemática, pode ser calculado como o produto da área pela altura da sala. O coeficiente de troca de ar é determinado dependendo da finalidade da sala.
Este indicador deve ser:
- para banheiro separado - 8;
- para cozinha - 15;
- para banheiro ou banheiro combinado - 20.
Resta determinar o volume da sala e multiplicá-lo pelo coeficiente adequado para obter um indicador que o ajudará a escolher uma válvula com ventilador suficientemente potente. Não se deve escolher um modelo muito potente, isso só causará gastos desnecessários e não terá um efeito benéfico no processo de ventilação.
Ao calcular a potência de um exaustor, é necessário levar em consideração a sensibilidade desse equipamento à resistência do sistema. A presença de uma grade decorativa e de uma válvula pode reduzir a velocidade do fluxo de ar em três a cinco e até dez vezes.Portanto, você não deve escolher um dispositivo com tamanho e potência mínimos.
O desempenho do ventilador deve ser suficiente para garantir que o ar de exaustão saia através da válvula de salas adjacentes e não apenas da sala em que o dispositivo está instalado. Antes de iniciar os trabalhos de instalação de uma válvula de exaustão com ventilador, deve-se selecionar um local adequado.
Para isso, utilize uma parede o mais afastada possível do local de entrada de ar fresco. Normalmente, a ventilação fornecida é instalada nas paredes ou janelas de ambientes como quartos ou salas de estar.
Uma cozinha ou cozinha é mais adequada para ventilação exaustora. banheiro. Como resultado, odores desagradáveis, excesso de vapor de água, etc. também são removidos com o ar de exaustão.
O furo para a válvula de escape deve ser feito no topo da parede. Primeiro eles marcam e depois começam a perfurar. Um furo de tamanho adequado é feito com uma broca e uma broca anular de penas. Às vezes você tem que usar uma ferramenta especial com um acessório de diamante.
A abertura da válvula de exaustão deve ser dimensionada e configurada para corresponder às dimensões do ventilador. Geralmente é um dispositivo redondo, mas às vezes é mais conveniente usar um dispositivo com corpo quadrado. Neste caso, o orifício para a válvula deve ser escavado com um martelo perfurador com acessório em forma de espátula.
Esse trabalho costuma vir acompanhado de uma grande quantidade de poeira, da qual nem mesmo o uso de um aspirador industrial pode ajudar. Antes de iniciar a perfuração é necessário cobrir as superfícies com filme ou outros materiais adequados para protegê-las de contaminação.
Uma máquina de perfuração pode ser usada para perfurar paredes externas particularmente espessas feitas de materiais duráveis. Este é um equipamento caro e mais barato alugar do que comprar. Empresas especializadas prestam serviços de perfuração a um preço relativamente baixo, que depende da profundidade da perfuração e do material da parede.
Durante a operação de tais equipamentos, é utilizado resfriamento a água. Ao mesmo tempo, é utilizado um dispositivo para coletar resíduos e água, mas parte ainda vai parar na parede, ponto que deve ser levado em consideração antes de iniciar os trabalhos.
Depois de preparado o furo e limpo de poeira, é necessário inserir nele um acoplamento, que é fornecido completo com a válvula.
Agora você precisa marcar os locais de montagem do ventilador. O dispositivo é fixado à parede através dos orifícios previstos para o efeito. Os espaçadores de cavilha são mais frequentemente usados como fixadores. Normalmente existe um pequeno espaço entre o acoplamento e a parede, através do qual o ar pode posteriormente penetrar.
Todas essas fissuras são cuidadosamente preenchidas com espuma de poliuretano, o que proporcionará à estrutura a estanqueidade necessária. Depois disso, você pode começar a instalar a válvula de escape.Deve-se agir com muito cuidado para não danificar a própria válvula durante a instalação e evitar que detritos de construção entrem nela.
Após a instalação, certifique-se de que as abas da válvula se movam livremente e não emperrem. Depois disso, é necessário instalar uma grade decorativa na parte externa da parede da casa, que fechará o buraco e dará um aspecto estético à estrutura.
Para melhorar a eficiência da válvula de escape e reduzir a probabilidade de congelamento no inverno, é recomendável colocar uma camada de material isolante térmico ao redor do acoplamento. Este ponto deve ser levado em consideração no cálculo do diâmetro do furo da válvula de escape.
Alguns artesãos consideram que o acoplamento que acompanha a válvula de escape não é forte o suficiente. Eles observam que se a instalação for necessária, o acoplamento pode ser danificado acidentalmente e recomendam substituí-lo por um pedaço de tubo de plástico mais forte e com diâmetro apropriado.
Se esse tubo for um pouco mais largo do que o ventilador inserido nele, você pode enrolar fita isolante ou outro material adequado para que o dispositivo se encaixe com firmeza suficiente.
O ventilador deve ser alimentado por dentro. O cabo é conectado ao quadro elétrico, na conexão são utilizados fusíveis por motivos de segurança.
Ao instalar uma válvula de exaustão em um vaso sanitário ou banheiro, a fonte de alimentação pode ser conectada para que o ventilador ligue simultaneamente com iluminação. Neste caso, o temporizador pode ser configurado para desligar após um determinado período de tempo após o apagamento das luzes.
Para que a ventilação de exaustão no vaso sanitário e no banheiro funcione de maneira eficaz, o fluxo de ar para esses ambientes deve ser garantido. Normalmente, grades de ventilação especiais são instaladas na parte inferior das portas para esse fim.
Durante o funcionamento da válvula de escape, deve-se levar em consideração um problema como a ocorrência de bloqueios. Se detritos entrarem na unidade, podem danificar a válvula e dificultar o funcionamento do ventilador.
Se isso acontecer, o dispositivo deverá ser desmontado, limpo de sujeira e instalado novamente. No inverno, as válvulas borboleta podem ficar cobertas por uma camada de gelo, o que também causa problemas no funcionamento do mecanismo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O processo de instalação de um ventilador e válvula de retenção através da parede é descrito em detalhes neste vídeo:
Aqui demonstramos o funcionamento de um exaustor de alta potência com válvula de retenção. O dispositivo é caracterizado por maior durabilidade e baixo nível de ruído durante a operação:
A ventilação de exaustão é um elemento necessário para a troca normal de ar na casa. Se for instalado corretamente, a umidade normal e um microclima favorável à saúde humana serão mantidos nas instalações residenciais.
Você tem experiência na instalação de dutos de ventilação de parede? Ou ainda tem dúvidas sobre o tema? Por favor, compartilhe sua opinião e deixe comentários. O formulário de feedback está localizado abaixo.
Parece-me que muitas pessoas tiveram problemas de ventilação. Ao utilizar novas estruturas seladas e materiais isolantes, é necessário instalar ventilação exaustora mesmo na sua dacha.Antes de fazer isso, é claro que é melhor estudar você mesmo esse assunto, porque nem todos os artesãos fazem seu trabalho com responsabilidade e eficiência, e você pode falar muito e cobrar uma taxa excessivamente cara por isso. Depois de ler o material, notei muitos pontos importantes. Agora posso observar o processo de instalação como uma pessoa competente no assunto.
A ventilação forçada é especialmente relevante em edifícios de apartamentos. Por exemplo, a ventilação do nosso banheiro não funciona, não importa o que tenham feito com ela. Instalar um aparelho desses... bom, não sei, o nível de ruído me assusta, embora se diga que eles são silenciosos. Em uma casa particular, sim, essa não é uma má opção, mas, novamente, e no frio? Eles também influenciarão, e o aperto não ajudará aqui.
Olá a todos! Pessoal, por favor me digam!
Eu tenho uma casa particular. Foi feita uma extensão com blocos de espuma Poritep e nele foi construído um banheiro combinado. Quero fazer ventilação de exaustão pela parede. A questão é: a tubulação deve ser instalada em ângulo com inclinação para a rua (para que o condensado escoe para a rua) ou pode ser horizontal? É necessário isolar o tubo e, em caso afirmativo, o que é melhor? Disseram-me que existe isolamento tubular de espuma. Funcionará ou existe uma alternativa?
E outra pergunta está um pouco fora do assunto, mas acho que haverá especialistas aqui também. Teto de tábuas ásperas no banheiro. Preciso passar vapor ou impermeabilizante? No futuro vou abaixar o teto em 10-15 centímetros e fazer com painéis!
E a última pergunta - é necessário ventilar essa lacuna? Se sim, então como? Se não se importa, desenhe tudo esquematicamente com explicações! Agradecemos antecipadamente a todos!
O tubo, principalmente a parte que vai passar pela parede, deve ser isolado. O material que lhe foi recomendado é ideal para isso. Monte o canal horizontalmente, não há necessidade de fazer uma grande inclinação, não mais que 1-2 graus. Para evitar a formação de condensação e a entrada de ar frio, use uma válvula de retenção.
Agora em relação ao teto. É necessário não apenas cobri-lo com impermeabilização, mas também isolá-lo. Se instalado corretamente, não será necessário fazer furos técnicos adicionais.
O projeto de ventilação precisa ser pensado nos mínimos detalhes e tudo deve ser calculado corretamente para que não haja muita umidade no banheiro, causando formação de mofo. Não faz sentido desenhar um diagrama, pois não possuo dados precisos sobre o objeto em questão.
Resta esclarecer a questão principal: onde está a autorização dos serviços especializados responsáveis pelo estado técnico dos edifícios de apartamentos? Ou todos podem perfurar paredes externas onde e como quiserem?
Enviei um comentário e a mensagem “Seu comentário está aguardando revisão” foi exibida. Que tipo de verificação é essa? Lealdade ao governo, ou algo assim...
Olá! Quanto à verificação de comentários: o site é pré-moderado, portanto você terá que esperar algumas horas para que o moderador verifique o comentário, após o que ele ficará visível para todos os visitantes do site.
Quanto à realização de furos técnicos para ventilação em paredes externas: se tudo for feito de acordo com SANPIN, não será necessária nenhuma autorização. Naturalmente, a integridade da parede externa não deve ser comprometida. Além disso, não se esqueça de coordenar esse assunto com outros moradores.Tivemos um caso em que um café foi obrigado a refazer a parte externa da ventilação, o que os moradores do prédio reclamaram.
Alexey, as paredes externas são paredes estruturais. E nem sempre é possível abandoná-los. Por exemplo, de acordo com o Apêndice nº 1 da Resolução do Governo de Moscou de 25 de outubro de 2011 nº 508-PP. Cláusula 11.12:
Na realização de obras de reconstrução e (ou) requalificação de instalações residenciais e não residenciais em edifícios de apartamentos, não é permitido: […] 11.12. Instalação de ranhuras em costuras horizontais e sob painéis de parede internos, bem como em painéis de parede e lajes para colocação de fiação elétrica e tubulação (em prédios de apartamentos de série standard).
A ventilação é uma reconstrução. Mas, ao mesmo tempo, existe o PP nº 508, que não permite: “p. 11.4. Violação da resistência e estabilidade das estruturas de suporte do edifício, o que pode levar à sua destruição.” Ou seja, em qualquer caso, aqui está um acordo que será obtido de forma duvidosa.
"Especialista"! Você não respondeu à pergunta: “Por que a moderação é um site técnico?” Você tem medo de críticas? Além disso, toda a sua dissertação descrita acima será anulada devido a uma reclamação de um vizinho com quem tal nanotecnologia não foi acordada. Porque o ar expelido da cozinha (com toda a porcaria) espalha-se pela parede e penetra alegremente nas janelas abertas dos vizinhos.
Ventilação semelhante na cozinha com acesso à varanda do apartamento do 5º andar foi instalada pelo proprietário do apartamento do 4º andar. Como resultado, durante muitos anos todos os cheiros da cozinha e fumaça de cigarro entraram no apartamento do 5º andar. Isso agravou significativamente o estado de saúde do inquilino do apartamento do 5º andar. Ele estava constantemente sufocando, sofreu muito e morreu.A presença do capô foi descoberta apenas recentemente. O dono do apartamento do 4º andar é policial.
Conselho?
Olá. Conselhos sobre o quê? Como ir a tribunal e provar danos à saúde? Dificilmente se poderá provar que a saúde do empregador tenha sido agravada por esta situação. Não há dificuldade em eliminar um capuz ilegal - uma queixa ao Código Penal, ao Rospotrebnadzor, ao Ministério Público e assim por diante. O fato de uma pessoa ser policial não lhe confere direito à imunidade.
Toda a sua dissertação descrita acima será em vão devido a uma reclamação de um vizinho com quem tal nanotecnologia não foi acordada. Porque o ar expelido da cozinha (com toda a porcaria) espalha-se pela parede e penetra alegremente nas janelas abertas dos vizinhos.