Restaurando a ventilação: razões para diminuição da eficiência e restauração dos dutos de ar
A organização adequada da ventilação não só garante a entrada de ar fresco e a saída do ar de exaustão, mas também minimiza o risco de formação de mofo no apartamento.No entanto, com o tempo, até mesmo um sistema que funciona bem falha, sinalizando problemas com manifestações desagradáveis.
Independentemente dos motivos da falha, a restauração da ventilação deve ser realizada em tempo hábil - após uma verificação abrangente e avaliação do estado dos dutos de ar. Como realizar a verificação corretamente e no que você deve prestar atenção - consideraremos todas essas questões em nosso artigo.
Também analisaremos detalhadamente os principais motivos que influenciam a diminuição da eficiência das trocas aéreas. Complementaremos o material com diagramas visuais e fotos temáticas.
O conteúdo do artigo:
Sinais de diminuição da eficiência da ventilação
Em edifícios de apartamentos e edifícios privados, a qualidade do ar é normalmente mantida através do funcionamento de um sistema de alimentação e exaustão com circulação natural.
O fluxo de ar fresco é fornecido por janelas, respiros, portas ou válvulas especiais. A remoção de resíduos é feita através de dutos de exaustão instalados na cozinha ou no banheiro.
Com circulação de ar suficiente, poucas pessoas pensam em instalar um complexo de troca de ar.
Estas questões tornam-se relevantes com o aparecimento dos primeiros sinais de deterioração da ventilação:
- aumento da umidade e entupimento do ar;
- aparecimento de condensação nas janelas, “manchas pretas” nas encostas, mofo nas paredes, principalmente nos cantos e atrás dos móveis;
- após a ventilação, o ambiente fica abafado muito rapidamente - as janelas devem ser sempre mantidas no modo “microventilação”;
- impulso reverso com odores estranhos vindos de vizinhos - o fluxo de ar entra no apartamento e não no duto de ventilação;
- A poeira se acumula rapidamente nos móveis;
- aromas de cozinha espalhados por todo o apartamento.
Além das manifestações externas, há sinais indiretos de falta de ar puro. Os membros da família começam a reclamar da deterioração da saúde, do aparecimento de sonolência e fadiga inexplicáveis. Para se sentir confortável, o ar da sala deve conter pelo menos 21% de oxigênio.
Os fatores listados indicam mau funcionamento do sistema de ventilação e são a base para verificar o desempenho dos dutos de ventilação. É necessário estabelecer prontamente a causa da falha e determinar um método para restaurar a ventilação.
Causas de má ventilação e soluções
Os problemas com o funcionamento da ventilação natural ocorrem pelos seguintes motivos principais: diminuição da capacidade da conduta de ar, bloqueio do fluxo de ar ou “equalização” da temperatura interior e exterior do edifício.
Vejamos cada motivo e as possíveis maneiras de eliminá-lo com mais detalhes.
Problema nº 1 – mau funcionamento do eixo de ventilação
A tiragem insuficiente do poço de ventilação é mais frequentemente explicada pelo entupimento do canal, estreitamento da seção transversal do duto de ar ou seu bloqueio total.
Com o tempo, uma impressionante camada de poeira se deposita nas paredes do duto de ventilação, e o duto de ar fica coberto de teias de aranha. Os detritos acumulados ao longo de muitos anos levam ao estreitamento do eixo - o volume de ar de exaustão é reduzido.Além disso, a ventilação obstruída pode causar incêndio.
Às vezes, o entupimento da mina ocorre por culpa de proprietários de apartamentos inescrupulosos ou de trabalhadores contratados. Sem pensar nas consequências, alguns construtores jogam parte do lixo no duto de ar. O estreitamento do canal também é acelerado pelos processos irreversíveis de encolhimento da fundação, deformação de paredes e tetos.
A solução para o problema é óbvia. É necessário determinar o grau de contaminação e realizar limpeza de dutos de ventilação. Você mesmo pode processar a ventilação de exaustão do lado do apartamento. A limpeza profunda é realizada por mestres com equipamentos especiais.
Muitas vezes, os culpados por uma diminuição acentuada na eficiência da ventilação são os próprios residentes. Ao reparar ou remodelar um apartamento, alguns “artesãos” bloqueiam as condutas de ventilação: instalam móveis embutidos ou estreitam a saída de exaustão a seu critério. Ações precipitadas levam à interrupção da circulação de ar ou à tiragem reversa.
Quanto maior o número de andares da casa e o número de canais de abastecimento, mais forte será a tração. Conseqüentemente, se você remover qualquer elemento do sistema de escapamento da corrente, a tiragem enfraquece. Quando várias “mangas” são bloqueadas simultaneamente, a potência do fluxo não é suficiente para levantar e expulsar o ar de exaustão.
Como resultado, ocorre o efeito oposto - os fluxos de ar descem e entram nos apartamentos principalmente nos andares superiores.Para evitar a tiragem reversa, os dutos de exaustão dos andares superiores são conduzidos diretamente para o sótão. No entanto, isso não elimina o problema do fluxo de ar insuficiente no duto de ventilação.
O problema é especialmente grave em casas onde o duto de ventilação passa pela cozinha. Em um esforço para liberar espaço utilizável, os aspirantes a artesãos cortaram total ou parcialmente o duto de ar. A “modernização” do espaço traz consequências desagradáveis para os vizinhos.
O ar com “aromas” entra nos canais do banheiro e da cozinha. Após caminhar cerca de 3 metros, ele acaba em uma mina. Graças a este dispositivo, os gases de escape não passam dos pisos superiores para os inferiores e evitam que os fumos da cozinha entrem nas casas de banho, nas instalações sanitárias e nas salas.
Depois de cortar parte da caixa, o eixo se estreita significativamente e uma pequena porção (cerca de 30-40 cm) permanece das “mangas” de três metros. Como resultado da alteração, o ar que vem de baixo encosta na barreira e forma-se um excesso de pressão - parte do fluxo sobe e parte vai para a janela de ventilação mais próxima.
A solução para o problema se resume às seguintes etapas:
- Convide um especialista para uma análise especializada da eficácia da ventilação.
- Obtenha uma conclusão diagnóstica. O documento deve indicar o nível de troca aérea, as prováveis razões para sua diminuição e recomendações para melhorias.
- Obrigar o proprietário do apartamento que bloqueou a escotilha de exaustão a restaurar a conduta de ventilação. A exigência é emitida por uma autoridade de supervisão ou por decisão judicial.
Após a restauração da conduta de ar, o proprietário do apartamento recebe os documentos para os transferir para a fiscalização da habitação, IPV, tribunal, DEZ e outras autoridades.
Problema nº 2 - alta estanqueidade da sala
Segundo o SNiP, o fluxo total de ar durante a ventilação com impulso natural ocorre por meio de vazamentos nas cercas externas, principalmente no preenchimento de janelas.
Na era da “renovação europeia”, este dogma exige revisão. A substituição de janelas antigas com vidros duplos por sistemas de janelas em PVC e a instalação de portas modernas bloqueiam o fluxo de ar. As estruturas de nova geração são altamente herméticas, resolvendo assim o problema de conservação de calor e isolamento acústico.
Ao mesmo tempo, o bloqueio dos canais de abastecimento leva ao mau funcionamento da ventilação. Há uma sensação de entupimento no ar, aumento de umidade e aparecimento de umidade e mofo.
Maneiras de resolver o problema:
- operação de janelas em modo microventilação;
- instalação válvula de janela de abastecimento ou sua variedade de parede.
A primeira opção pode ser implementada na maioria das unidades de janela. O mecanismo de ajuste da posição do caixilho é montado no perfil durante a montagem da janela. Os acessórios são controlados girando a manivela 45°.
Um método mais eficaz de restaurar a circulação é instalar uma válvula de alimentação.As entradas de janelas e paredes normalizam a velocidade do ar na sala, mantendo os indicadores de microclima (temperatura e umidade) normais.
Cada tipo de válvula de alimentação possui características próprias. Os modelos de janela são fáceis de instalar, mas nem sempre seu desempenho é suficiente para resolver o problema.
E aqui válvulas de alimentação de parede são mais eficazes, mas para a instalação será necessário fazer um furo passante na parede. Erros de instalação podem causar o congelamento do duto de ar ou da parede.
Problema nº 3 – influência de fatores externos
A ventilação funciona de forma eficaz quando o ar externo está mais frio do que dentro de casa. No inverno, o ar quente da sala penetra mais rapidamente nos dutos de exaustão - ocorre uma circulação intensa.
As altas temperaturas externas no verão podem causar estagnação do ar ou correntes de ar. Não há pré-requisito para o influxo natural de massas de ar - uma diferença de temperatura na qual as correntes frias substituem as mais quentes. É por isso que, quando está quente e úmido lá fora, o mofo aparece com mais frequência nas paredes do banheiro.
Solução para o problema: instalação de ventilador no banheiro ou na cozinha para fornecer exaustão forçada.
Diagnóstico de desempenho e eficiência
Verificar o funcionamento da ventilação resolve os seguintes problemas:
- Análise dos parâmetros microclimáticos e sua conformidade com as normas sanitárias.
- Detecção de avarias no funcionamento dos componentes de exaustão e alimentação do sistema.
- Desenvolva um plano de solução de problemas.
A organização da inspeção inclui diagnósticos visuais e táteis, bem como marcadores e controle instrumental do fluxo de ar.
Inspeção da sala e exaustor:
- Verifique os caixilhos das janelas, paredes nos cantos e atrás dos móveis. Superfícies molhadas são um sinal claro de circulação de ar insuficiente.
- Avaliação da capacidade de abastecimento do sistema. Coloque a palma da mão úmida na moldura da janela - a sensação de corrente de ar indica a operacionalidade do canal de abastecimento. O funcionamento da abertura de exaustão é verificado da mesma forma.
- Controlando a velocidade de remoção de odores. Deixando as janelas fechadas, saia do apartamento por 30-40 minutos. Se, ao retornar, sentir cheiro de comida ou “aromas” de lata de lixo na cozinha, há problemas de ventilação.
- Verificação da grade externa do duto de exaustão. O simples entupimento dos orifícios de ventilação pode reduzir bastante a tiragem de exaustão.
Para futuras pesquisas, a grade deve ser removida, limpa e reinstalada. Após a manipulação, a pressão no duto de ventilação deve aumentar.
Às vezes, se o sistema de ventilação estiver funcionando bem, os “odores” são causados pelos vizinhos. Neste caso, instalar um dispositivo tão simples, mas eficaz como válvula de retenção para ventilação.
Verificando a tração experimentalmente:
- Abra uma janela em qualquer sala para garantir o fluxo de massas de ar.
- Coloque papel fino próximo à grade do duto de ventilação.
- Avalie o resultado. Se a folha estiver presa e não se mover, significa que a tiragem é suficiente e o exaustor está funcionando bem.Se o papel se desviar na direção oposta, podemos falar de empuxo reverso.
A folha é atraída para a grelha se colocada perto da parede. A uma distância de 10-15 cm do duto de ar, a força de impulso é de cerca de 5% do valor real.
As medições instrumentais permitem avaliar objetivamente a eficácia da ventilação de insuflação e exaustão.
Condições para obter dados de verificação corretos:
- diferença de temperatura entre o ar interior e exterior – pelo menos 13 °C;
- temperatura exterior – não superior a +5 °C.
Um anemômetro é usado para diagnóstico - o aparelho mostra a velocidade do movimento do ar no duto de ventilação. As leituras obtidas pelas medições são comparadas com velocidade padrão ar no duto.
Algoritmo de medição:
- Abra ligeiramente a janela.
- Solte a ventilação de exaustão da grade.
- Ligue o anemômetro e leve o aparelho até o canal.
- Faça leituras.
A velocidade mínima de circulação dos fluxos de ar no poço comum é de 5 m/s, nos ramais do canal – 3 m/s.
Fórmula de cálculo:
Q = V * S * 360,
Onde V – velocidade do ar medida (m/s), S – seção transversal do duto de ventilação (m²).
De acordo com os padrões aceitos, pelo menos 60 metros cúbicos por hora devem sair pelo exaustor da cozinha e a partir de 25 metros cúbicos por hora no banheiro.
Quer verificar a ventilação sozinho, mas nunca o fez? Recomendamos que você leia as instruções passo a passo para verificar o funcionamento dos canais.
Métodos para eliminar defeitos de ventilação
O método para restaurar a funcionalidade do sistema de ventilação depende do motivo da diminuição de sua eficiência.Alguns métodos de solução de problemas podem ser implementados de forma independente. No entanto, uma série de questões requerem o envolvimento de profissionais e a utilização de equipamentos especiais.
Limpeza de dutos de ar faça você mesmo
A limpeza da linha de ventilação geral do edifício, à qual estão ligados os ramais laterais, é tarefa dos trabalhadores das concessionárias. Eles são obrigados a realizar inspeções preventivas e manutenção do sistema de ventilação duas vezes por ano.
Os residentes estão proibidos de realizar qualquer manipulação nos sistemas centrais de engenharia. O máximo que um proprietário de apartamento pode fazer é limpe o duto de ventilação da sua casa.
O primeiro passo é retirar a grelha, limpá-la e enxaguar em água corrente. Para lavar a grelha de ventilação é permitido utilizar detergentes neutros. Nenhum produto químico deve ser usado dentro do canal.
Para uma limpeza mais profunda da conduta de ventilação, é adequado um cabo de aço flexível com escova para manutenção de chaminés. Insira a estrutura na abertura do duto de ar e raspe a sujeira das paredes com uma escova. Remova quaisquer detritos remanescentes do canal com um aspirador de pó.
Se as medidas tomadas não melhorarem a tiragem de escape, significa que o eixo principal está entupido. Para limpá-lo é necessário convidar um serviço especial.
Restauração do riser de ventilação
Modificações espontâneas que afetam o duto de ventilação terão que ser corrigidas mais cedo ou mais tarde.Compreendendo a estrutura da conduta de ar, o seu restauro não causará dificuldades particulares.
O custo do próximo trabalho deve incluir o seguinte:
- material para vedação do duto de ventilação (bloco de espuma, gesso cartonado, blocos de gesso ou placas OSB com proteção contra fogo);
- tubos corrugados para instalação de dutos de ventilação vindos da cozinha e banheiro;
- argamassa de cimento-areia ou composição adesiva pronta para assentamento de blocos de espuma;
- gesso e acabamento da caixa.
Para restaurar o duto de ar da cozinha, placas de gesso ou blocos de espuma são ideais. Os materiais de construção possuem a resistência, impermeabilidade e resistência ao fogo necessárias. Além disso, as lajes proporcionam isolamento acústico suficiente.
A restauração do riser de ventilação é realizada em várias etapas.
Etapa 1 - preparação das instalações e abertura de acesso à mina
A cozinha deve ser esvaziada o máximo possível - retire móveis, louças e eletrodomésticos leves. Revestir armários embutidos, armários, equipamentos e pisos com polietileno.
Para abrir o acesso ao poço, devem ser feitas marcações na parede e no piso de acordo com as dimensões da futura caixa. Retire os ladrilhos, a betonilha e abra a conduta de ar.
Etapa 2 - restauração de paredes laterais e divisórias
São dispostas as laterais e frontais do duto de ar, correspondendo à estrutura previamente desmontada. Os canais complementares são separados entre si e do eixo comum por blocos de espuma.Ao mesmo tempo, é preservada a área da seção transversal das “mangas” necessária para a livre passagem do ar.
Etapa 3 - verificação de ventilação e decoração
Para avaliar a eficácia do sistema de ventilação, é melhor convidar um especialista. Em qualquer caso, ele deverá apresentar uma conclusão para receber o certificado de aceitação do trabalho executado.
Projeto decorativo. Se a circulação de ar não suscitar dúvidas por parte das autoridades de fiscalização e não houver reclamações dos vizinhos, pode-se começar com segurança o acabamento da caixa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Funcionamento do sistema de ventilação de um prédio de apartamentos, motivos da diminuição da eficiência e solução do problema:
Restaurando um duto de ventilação usando blocos de espuma e tubos de metal:
Pré-requisitos para o aparecimento de impulso reverso e formas de eliminá-lo:
A verificação regular da eficiência do sistema de ventilação e a limpeza preventiva das condutas de ar irão ajudá-lo a evitar consequências desagradáveis: aparecimento de humidade, danos no acabamento das paredes e deterioração do bem-estar. A operação ininterrupta dos dutos de abastecimento e exaustão é a chave para um microclima saudável.
Você descobriu uma diminuição na eficiência da ventilação e deseja identificar a causa e eliminá-la sozinho? Talvez você tenha problemas para identificar a causa ou queira consultar nossos especialistas sobre uma solução?
Ou talvez você esteja profissionalmente envolvido na instalação de sistemas de ventilação, limpeza de dutos e restauração de ventilação e queira complementar o material acima com dicas úteis e nuances importantes? Escreva seus comentários, faça perguntas, adicione fotos - sua atividade ajudará os iniciantes a entender melhor o tema do artigo e a resolver seus problemas de ventilação.