Como desmontar corretamente uma lâmpada: instruções para desmontar vários tipos de lâmpadas
Para fazer algo interessante com as próprias mãos, os entusiastas do faça você mesmo implementam ideias fora do padrão usando meios improvisados.Também foi encontrado um uso para a lâmpada comum de uma lâmpada incandescente queimada. Mas as fluorescentes e os LED não são adequados para esses fins, são desmontados apenas para reparos.
Em qualquer caso, é importante saber desmontar a lâmpada, para depois experimentar a sua posterior utilização.
Sugerimos que você entenda as complexidades desse processo. O artigo descreve detalhadamente como agir corretamente caso haja necessidade de abrir e desmontar diversos tipos de luminárias. Além disso, preparamos interessantes soluções caseiras a partir de antigas lâmpadas incandescentes.
O conteúdo do artigo:
Sobre desmontar uma lâmpada incandescente
Lâmpadas antigas são usadas para criar vasos e recipientes para temperos, aquários em miniatura e muitos outros artesanatos.
Se você decidir dominar esse processo, comece com uma lâmpada incandescente comum. No seu interior não possui recheio prejudicial à saúde na forma de aditivos de substâncias nocivas. Portanto, desmontá-lo não é apenas simples, mas também totalmente inofensivo à saúde.
Resumidamente sobre o dispositivo
Para começar a desmontar o interior da lâmpada, você precisa se familiarizar com sua estrutura em termos gerais. O elemento principal é o corpo do filamento, cujas extremidades seguram os eletrodos.
A rigidez adicional é criada por suportes montados em um suporte de vidro - uma conta. A haste é conectada a uma perna, que inclui eletrodos, uma haste e uma placa.
Todos os elementos internos deverão ser retirados do frasco através de sua parte inferior.
Como desmontar
Aqui é necessário levar em conta algumas nuances, pois Você terá que trabalhar com vidro. O material da perna é muito fino, enquanto o do isolador de base é bastante áspero.
Para evitar fragmentos voadores e riscos associados, você precisa usar uma caixa de papelão como espaço de trabalho. Seu fundo é revestido com material macio.
Antes de iniciar a operação, você precisa se armar com um alicate de ponta fina. Com a ajuda deles será possível desmontar o contato, firmemente selado no gargalo do frasco.
O elemento é afrouxado e girado até que os dois fios que vão para a parte principal da lâmpada - o corpo do filamento - se quebrem. A seguir, o contato liberado é removido.
A próxima tarefa é abrir o isolamento da base. Isso exigirá a mesma ferramenta. Usando um alicate de ponta fina, balance a perna da lâmpada e remova-a junto com a placa, a haste, os eletrodos e o corpo do filamento.
Tendo aberto o acesso à cavidade interna da lâmpada, limpe-a cuidadosamente com um pedaço de tecido. Sem o interior da lâmpada, resta apenas a lâmpada de vidro resistente ao calor.
A forma de usá-lo depende da sua imaginação - pode se tornar um recipiente para temperos, um pequeno aquário, um abajur ou uma luminária.
Para alguns artesanatos, a base será supérflua.Não é difícil removê-lo porque a conexão não é muito forte. Você pode simplesmente mantê-lo por um dia em uma mistura de ácido clorídrico com nitrato de amônio ou em ácido fluorídrico. O que irá dissolver a cola que fixa a base ao fundo do frasco.
Com esta opção, é importante enxaguar abundantemente o produto com água e sabão após o ácido. E não se esqueça de usar luvas para realizar todas as manipulações.
Outra forma é desparafusar a peça no ponto de contato com o vidro, depois retirar a cola e retirar o vaso. Às vezes basta riscar a junção da base e do bulbo com um cortador de vidro para se livrar dele.
Desmontando a lâmpada com soquete
No substituindo uma lâmpada Todos os tipos de problemas acontecem. Acontece também que se separa da base. Neste caso, você não pode prescindir da desmontagem do cartucho. O trabalho exige o uso de equipamentos de proteção na forma de óculos e luvas de borracha.
Desligue a eletricidade e certifique-se de que não há tensão usando um indicador. Remova os detritos do chão.
A seguir, armam-se com um alicate de bico estreito e, girando a base no sentido oposto ao sentido horário, giram para fora. Para uma pegada mais segura, as bordas da base são dobradas para dentro.
Se a tentativa falhar, a conexão deve ser afrouxada girando em diferentes direções.Quando esta ação não traz resultado, a ferramenta é apoiada nas paredes internas da base e desta forma desparafusada.
Artesanato com lâmpadas incandescentes
Vejamos exemplos de uso de uma lâmpada incandescente. Muitos decoradores usam uma luminária velha para fazer um miniterrário. Alguns DIYers aprenderam a converter uma lâmpada padrão em um dispositivo de iluminação LED econômico.
Miniterrário original feito de lâmpada
Primeiro, a lâmpada está preparada. Após retirar o contato, divida o isolamento preto e retire-o. Usando uma chave de fenda, retire a estrutura interna e remova-a. Um frasco vazio com base e um orifício liso e limpo permanece em suas mãos.
Em seguida, você pode pegar uma pedra bonita ou fazer um suporte de arame torcido. No primeiro caso, um adesivo hot melt é aplicado em uma das faces em quatro pontos e uma lâmpada é colada. Agora você pode começar a decorar.
O musgo comum da floresta é usado como enchimento para o terrário. Para isso você precisa adicionar um pouco de solo e casca de árvore. Para garantir que tudo isso fique dentro, é feito um cone de papel e inserido no buraco. Uma drenagem de pedrinhas é colocada no fundo da lâmpada e uma camada de areia é colocada sobre ela.
Nivele tudo cuidadosamente com um pedaço de pau e adicione terra. Então eles pegam uma pinça e usam para colocar as plantas. A água é colocada em uma seringa com agulha e “regada” a área plantada. Agora o buraco precisa ser fechado. Para fazer isso, você pode usar uma tampa de bolota ou uma rolha cortada de um galho.
Sua própria microflora é formada em seu interior. As plantas continuam a crescer e a se desenvolver.
Fazendo uma lâmpada LED
Alguns artesãos domésticos fabricam seus próprios dispositivos de iluminação LED baseados em lâmpadas incandescentes.
Para isso, aqueça o ferro de solda e retire a solda do ponto mais baixo da base. A seguir, o isolamento é fissurado, o enchimento interno é retirado e o furo é ampliado ao máximo.
Três LEDs estão conectados em paralelo. Um resistor é soldado ao “mais” de cada um deles. Como o valor da resistência depende da fonte de alimentação, seu valor pode ser diferente. Dois fios são conectados ao circuito para fornecer tensão.
A estrutura é inserida no orifício e cuidadosamente endireitada para evitar que os fios se conectem. Os fios são retirados pelo orifício na base. Conecte a lâmpada a uma tensão constante para verificar seu funcionamento. Então a base é soldada.
Trabalho seguro com lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes compactas podem ser desmontadas, mas não para uso posterior em artesanato, mas apenas se você precisar consertar o lançador. frasco lâmpada fluorescente É melhor não tocá-lo, pois você precisa ficar longe dos vapores tóxicos de mercúrio.
Esta lâmpada consiste em cinco partes:
- Frasco em forma de U ou espiral;
- o componente superior do corpo com o bulbo preso a ele;
- uma placa eletrônica com reator montado;
- o elemento inferior da caixa com os componentes eletrônicos alojados nele lastro;
- rodapé - junto com a parte inferior da caixa, esta é uma estrutura integral.
Para desmontar e acessar o controlador de lançamento, use uma chave de fenda de ponta larga. Com a sua ajuda, as travas da caixa são desconectadas uma a uma. Para realizar a operação, é necessário inserir a ferramenta na ranhura e girá-la.
Isso não é tão fácil de fazer. Após uso prolongado, acompanhado de aquecimento constante, o plástico perde substâncias voláteis e endurece. As próprias travas freqüentemente quebram durante o processo de desconexão.
Se as constipações ainda quebrarem, elas serão simplesmente cortadas com uma ferramenta afiada ou serradas. Para fazer isso, você precisa se armar com um pequeno cortador de disco. Você pode comprar ou fazer você mesmo.
Primeiro, meça a circunferência do corpo com um paquímetro. Em seguida, um pino com um cortador é inserido no mandril da furadeira. Isto é feito de forma que este fique acima do quadro a uma altura igual a ½ do diâmetro do corpo da lâmpada.
O equipamento de perfuração é ligado, o corpo da lâmpada é pressionado contra a ferramenta de corte e a parte externa do corpo é cortada com cuidado. Cortes semelhantes são feitos em intervalos de 1,5 cm ao longo de todo o contorno.
Uma chave de fenda com haste fina é inserida nas ranhuras e os cortes são levantados. Em seguida, pegue uma chave de fenda um tamanho maior e abra a caixa da luminária.
Em seguida, verifique se a lâmpada está funcionando. Por que pegar um multímetro e verificar as conclusões aos pares. A resistência dentro de 15 ohms é considerada normal. Se tudo estiver normal, concluem que há um mau funcionamento módulo de lastro.
Se o filamento quebrar, o reator ainda poderá estar operacional. Neste caso, o frasco é descartado e o dispositivo de trabalho é utilizado como peça sobressalente.
Se houver um fusível no circuito de controle, ele poderá queimar. O problema é resolvido instalando em seu lugar um resistor com resistência de vários ohms.
Se apenas um filamento estiver queimado, ele poderá ser desviado com uma resistência, mas isso resultará em uma sobrecarga do reator. Essa lâmpada restaurada não poderá funcionar por muito tempo - um ano no máximo.
Assim que o reparo estiver concluído, as duas metades da lâmpada são simplesmente coladas. Para simplificar o processo de reconstrução, o produto às vezes é aquecido com secador de cabelo.
Se a lâmpada não puder ser reparada, ela deverá ser descartada. Leia sobre onde descartar lâmpadas fluorescentes usadas em Este artigo.
Como desmontar uma lâmpada LED
Em primeiro lugar, é necessário verificar a alimentação de tensão nos contatos do cartucho. Para isso, aparafuse uma lâmpada de trabalho; se a luz acender, o dispositivo anterior está com defeito.
As razões para a falha de uma lâmpada LED podem ser muito diferentes - o diodo está queimado ou a placa não está em ordem.
Freqüentemente, eles param de funcionar devido à condensação acumulada dentro da caixa. Em qualquer caso você precisa Reparação de lâmpadas LED com desmontagem preliminar da estrutura.
Os componentes de uma lâmpada LED são:
- concha;
- base;
- matriz com pacote de LEDs;
- difusor;
- motorista.
A lâmpada não é hermética porque não contém gases.A concha pode ser feita de plástico ou vidro. O difusor de luz de plástico está localizado na parte superior.
Aplicável Soquetes para lâmpadas LED variado. Os componentes do pacote são grupos de LEDs soldados em PCB ou placas de alumínio.
Drivers em forma de blocos individuais ou embutidos na caixa servem para transformar a tensão de entrada em um valor mais adequado para LEDs montados em grupos. Os esquemas de fonte de alimentação mais populares são do tipo transformador.
Para tornar o interior acessível, é necessário abrir os clipes de fixação que prendem a cúpula do difusor. Se estiver fixado à caixa com parafusos, eles devem ser desparafusados.
Existe outro método de desmontagem usado para dispositivos feitos com cola de selante. Para a implementação você precisará de uma seringa com agulha, um furador e um solvente. Para retirar o difusor, será necessário remover o selante que o fixa ao anel de retenção.
Um furador é passado ao longo da borda e o solvente com o qual a seringa é preenchida é injetado na ranhura. Após 30 segundos, o difusor é removido girando. O radiador é removido com uma chave de fenda e a matriz de LED é dessoldada.
Um LED queimado pode ser facilmente identificado visualmente. Ele se revela por ter um ponto preto. Como opção, para que a lâmpada volte a funcionar, é colocado um jumper nas bordas do LED inutilizável, mas é melhor substituí-lo por um novo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo do processo de desmontagem, onde tudo fica claro sem explicações desnecessárias:
O processo de desmontagem e reparo de uma lâmpada LED:
Desmontar a lâmpada incandescente é fácil. Você pode fazer muitas coisas interessantes com isso, mas não pode reutilizá-lo para a finalidade pretendida. As lâmpadas fluorescentes e LED podem ser desmontadas até certo ponto e reparadas.
Você tem experiência em desmontar lâmpadas? Ou talvez você tenha feito objetos interessantes com lâmpadas antigas? Por favor, compartilhe suas habilidades com os leitores - deixe comentários e anexe fotos de seus produtos caseiros. O formulário de feedback está localizado abaixo.
Reparar lâmpadas LED não é uma má ideia. Encomendei um monte de LEDs em lojas chinesas e os soldei em lâmpadas queimadas. Você pode economizar muito dinheiro com isso. Mas, novamente, esta é uma atividade para quem gosta de fazer coisas com as próprias mãos. O maior problema é remover o vidro protetor da lâmpada de diodo. Você tem que removê-lo para que não estoure. Caso contrário, a lâmpada perderá o seu aspecto estético.
Fiquei entusiasmado com a ideia de decorar o interior da oficina. Desmontei muitas lâmpadas antigas diferentes e instalei iluminação em todo o perímetro. E penduradas em cima estão lâmpadas com um terrário dentro. Continuarei em busca de inspiração, talvez encontre algo mais interessante em sites semelhantes. E mais uma pergunta: depois de quanto tempo leva para trocar o terrário (limpar a lâmpada), etc.?
Qual solvente?