Como trocar uma lâmpada corretamente: análise das nuances técnicas de uma tarefa nada trivial
Parece que a resposta à questão de como trocar uma lâmpada é conhecida por quase todas as pessoas desde a infância.Mas, por alguma razão, acidentes ocorrem regularmente durante a execução de tais ações.
Isto indica que a preparação dos cidadãos está longe de ser ideal e, em diversas situações, eles não possuem quaisquer competências ou conceitos especiais sobre as medidas de segurança necessárias. O que leva a consequências desastrosas.
Para evitar que a substituição de uma lâmpada cause choque elétrico, envenenamento por vapor de mercúrio ou alguma outra situação desagradável, vamos dar uma olhada nas especificidades da execução dessa tarefa nada trivial. Neste artigo daremos especial atenção ao processo de substituição adequada, bem como à questão da segurança pessoal e do descarte adequado das lâmpadas desmontadas.
O conteúdo do artigo:
Como substituir uma lâmpada
A substituição adequada de uma lâmpada começa muito antes da sua desmontagem/instalação, uma vez que o empreiteiro ou proprietário do local deve realizar previamente uma série de trabalhos preparatórios. Estes incluem a preparação de munições, ferramentas e equipamentos de proteção.
Ignorar qualquer um dos pontos listados é prejudicial, pois deles dependem em grande parte a eficiência, a segurança e a qualidade da iluminação. Definitivamente, eles devem ser levados em consideração antes de planejar a substituição de qualquer lâmpada.
Passo #1 – preparação para o trabalho
Ao preparar a substituição de qualquer lâmpada, esteja ciente dos riscos elétricos. Portanto, todo trabalho deve ser realizado utilizando ferramentas, instrumentos e equipamentos de teste especiais.
Ou seja, alicates, chaves de fenda e tudo mais devem ter isolamento que possa proteger contra danos. Além disso, com a sua ajuda você pode se proteger da eletricidade quando sua tensão for inferior a 24 Volts, mas em outros casos não garante nada.
O trabalho deve ser realizado exclusivamente com equipamentos de proteção, que incluem luvas de borracha e óculos especiais, que ajudarão a protegê-lo na desmontagem de uma lâmpada incandescente quente, bem como em caso de danos acidentais. luminescente ou lâmpada LED.
O contratante deve ter consigo instrumentos de medição que ajudem a verificar a funcionalidade do circuito e da lâmpada e, assim, garantam um nível de segurança suficiente. Isso inclui chaves de fenda indicadoras e outros equipamentos similares.
Além disso, quem decide substituir a lâmpada deve saber com antecedência como desligar a energia da sala e fazê-lo corretamente. Se a questão não for tratada no devido tempo, a segurança necessária não será garantida, o que acarretará consequências desastrosas.
Passo #2 – apagão completo
Você precisa entender que qualquer ação nas redes elétricas deve ser realizada por sua própria conta e risco - por que não chamar um eletricista para substituir a lâmpada? Mas se houver alguma consequência, você terá que assumir a responsabilidade por ela e pode até ser criminosa. Deve-se lembrar que qualquer procedimento deste tipo deve ser realizado respeitando as medidas de segurança.
Os documentos orientadores indicam que apenas pessoas que tenham recebido formação adequada, possuam competências práticas e tenham recebido instrução podem ser autorizadas a realizar esse trabalho. É verdade que na vida cotidiana todo consumidor que utiliza eletricidade para um sistema de iluminação enfrenta esse problema.
Em primeiro lugar, a rede deve ser desenergizada. Além disso, colocar o interruptor na posição desligado não será uma medida suficiente. Uma vez que não garante segurança alguma.
Por exemplo, há muitos casos em que eletricistas cometeram erros e a chave não abriu o fio de fase. Portanto, a corrente continuou a fluir para a lâmpada, o que foi uma surpresa para o artista.
A mesma coisa acontece frequentemente quando são usados interruptores com retroiluminação que são populares hoje em dia. Com isso, apenas um blackout completo do ambiente onde será realizada a substituição pode evitar danos elétricos.
Para fazer isso, você precisa colocar a máquina de entrada na posição desligada. Geralmente são instalados em quadros elétricos localizados próximos aos apartamentos.Se a corrente foi instalada há muito tempo, podem ser usados plugues em vez de máquinas, o que significa que precisam ser desparafusados.
Além disso, o contratante é obrigado a verificar a ausência dos chamados “bugs”. O perigo é que os fios sejam conectados diretamente, evitando engarrafamentos, o que pode resultar em choque elétrico.
Se a lâmpada receber energia da tomada, será necessário retirar o plugue de lá. Mas deve ser lembrado que a tensão residual também é fatal. E esse fenômeno ocorre com bastante frequência, portanto as medidas de proteção devem ser as mesmas da troca de qualquer outra lâmpada.
Depois que a sala for desenergizada, use uma chave de fenda indicadora para garantir que o resultado desejado seja alcançado e que nenhuma corrente seja fornecida à lâmpada. Somente após todas as operações acima é permitido realizar a substituição diretamente.
Mas mesmo durante este procedimento, você não deve se apoiar, encostar em objetos de metal ou realizar este procedimento em condições de alta umidade.
Quando a lâmpada está localizada em altura, o artista precisa estocar uma escada forte ou uma escada extensível. Com a ajuda de tais equipamentos é permitido realizar substituições em alturas de até 5 metros.
Se ocorrer mais alto, é necessário utilizar equipamentos especiais, que são guindastes e assim por diante.
Além disso, trabalhos em altura superior a 5 m são chamados de trabalhos em altitude e devem ser realizados por especialistas com folga adequada.
Você não deve considerar as informações listadas sobre medidas de segurança frívolas - o mesmo professor de educação física, trabalhador de armazém ou qualquer outro artista que utilize equipamentos não autorizados e não possua as habilidades adequadas pode ser responsabilizado pelos resultados de suas ações e suas consequências.
Passo #3 – desmontagem/instalação de lâmpadas
Para realizar este procedimento, é necessário realizar uma série de ações obrigatórias, mas simples, em uma sequência estritamente especificada. E sem usar nenhuma ferramenta especial.
Esses incluem:
- Remoção de abajures, lustres, vidros protetores e quaisquer elementos decorativos que impeçam o acesso à lâmpada. Todas essas operações devem ser realizadas com equipamento de proteção (luvas, óculos de proteção).
- A desmontagem das lâmpadas é feita com movimentos de torção da direita para a esquerda. Ao mesmo tempo, não se deve agarrar o vidro quente com as mãos, pois pode causar queimaduras. Isto diz respeito Lâmpadas incandescentes. Para evitar problemas, você deve usar uma luva protetora junto com uma luva de borracha. Também protegerá contra ferimentos se o bulbo de vidro estiver danificado.
- A instalação de uma nova lâmpada é feita com movimentos de aparafusamento, ou seja, da esquerda para a direita.
- Instalação de abajures, elementos decorativos e de proteção.
Independentemente do tipo de luminária, o procedimento de substituição é semelhante e tecnologicamente simples.
Mas na hora de preparar não se esqueça que os elementos de vidro devem ser limpos com algum tipo de pano, isso eliminará marcas de gordura deixadas pelos dedos. Pois podem levar à falha prematura, que ocorre em decorrência do superaquecimento local.
Durante o trabalho, o executor precisa segurar as ferramentas apenas pelas partes isoladas, o que garante a prevenção de lesões.
Antes de instalar uma nova luminária, você deve encontrar e dobrar o contato cartucho lâmpada Pois muitas vezes não fornecem o contato necessário. O mesmo procedimento deve ser realizado quando a lâmpada instalada não acender. Por que deveria ser desmontado novamente?
Mesmo se você usar óculos ao verificar a funcionalidade de uma luminária recém-instalada, você ainda não deve estar perto dela. Porque ocorrem frequentemente explosões que podem causar ferimentos.
Isto se aplica principalmente a lâmpadas incandescentes. A razão é que a sua qualidade é muitas vezes bastante baixa, o que leva a várias consequências desagradáveis.
Às vezes, o artista não consegue desmontar a lâmpada. Neste caso, deve ser desparafusado junto com parte do cartucho. Você também deve lembrar que não deve exercer pressão sobre os elementos de vidro, pois isso poderá danificá-los, podendo causar ferimentos.
Sutilezas de substituição de lâmpadas danificadas
Muitas vezes acontece que os frascos de vidro são danificados durante a desmontagem/instalação. Nesses casos, a própria base pode ser desparafusada com um alicate. Mas antes disso, você precisa coletar os fragmentos espalhados.
Se tal problema aconteceu com dispositivo contendo mercúrio, então deve-se ter cautela. Sua despressurização pode levar a um envenenamento rápido e significativo por vapores, que em questão de segundos podem preencher um volume de 50 metros cúbicos.
E o excesso dos padrões permitidos neste momento será mais do que impressionante - 160 vezes. Portanto, se ocorrerem danos, o empreiteiro deverá evacuar imediatamente todas as pessoas presentes nas instalações.
Em seguida, faça a ventilação - sua duração deve ser de no mínimo 20 minutos. Além disso, estas medidas são obrigatórias e a ausência de quaisquer sinais de exposição ao vapor de mercúrio não deve tranquilizar uma pessoa.
Por serem incolores e inodoros, isso não impede que o veneno se acumule rapidamente no corpo, o que levará ao envenenamento. Do qual todos os sistemas do corpo, os órgãos da visão, sem exceção, sofrerão.
Continue a substituir uma lâmpada despressurizada contendo mercúrio somente após ventilação completa e remoção de vidros quebrados.
Além disso, para realizá-la devem ser utilizadas luvas de borracha, óculos de proteção e atadura de gaze de algodão, que pode ser substituída por qualquer pano úmido.
Após eliminar as consequências, deve-se ligar para os especialistas do Ministério de Situações de Emergência, que determinarão se é seguro a permanência de pessoas no quarto. Eles também precisam entregar uma lâmpada despressurizada contendo mercúrio.
Como descartar corretamente uma lâmpada indesejada?
A lâmpada desmontada deve ser manuseada com cuidado. Ou seja, não precisa ser colocado em superfícies duras, em locais onde o movimento descuidado de alguém possa causar lesões.
Não é recomendado jogá-los no lixo geral. É melhor eliminar imediatamente as lâmpadas desnecessárias. Isso ajudará a eliminar problemas acidentais.
Mas você deve se lembrar que apenas lâmpadas incandescentes seguras e seus análogos de LED podem ser simplesmente jogados na lixeira geral. Uma vez que não podem causar nenhum dano além de ferimentos se manuseados de maneira descuidada.
E os produtos que contenham mercúrio devem ser entregues aos responsáveis, que podem ser eletricistas de concessionárias de habitação, representantes de estruturas especializadas em reciclagem, ou colocados em recipientes destinados a esse fim. O procedimento de substituição da lâmpada é considerado concluído com sucesso apenas após a sua eliminação.
E só depois de tudo isso a troca da lâmpada pode ser considerada concluída e esperar resultados positivos em termos de segurança, conforto e eficiência.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O primeiro vídeo ajudará você a entender o procedimento correto na troca de lâmpadas:
O vídeo irá ajudá-lo a descobrir como desmontar uma lâmpada de vidro danificada:
O ponto principal na substituição de todos os tipos de lâmpadas é cumprir inúmeras medidas de segurança. Que exigem que o artista tenha certos conhecimentos, habilidades e use ferramentas e equipamentos especiais.
Somente todos os itens acima permitirão realizar a substituição de maneira correta, ou seja, com segurança para a saúde do intérprete e de todos os moradores da casa.
Você já presenciou repetidamente acidentes por descumprimento das normas de segurança elétrica ocorridos na troca de uma lâmpada? Conte-nos sobre isso na seção de comentários - essas histórias ajudarão muitos artesãos domésticos que são descuidados com a questão da segurança pessoal a evitar ferimentos e choques elétricos.
O que poderia ser mais fácil do que trocar uma lâmpada? Mas vou lhe contar quais problemas encontrei.
Não se apresse em desparafusar a lâmpada antiga imediatamente após desligá-la, ela está quente. Da mesma forma, não se deve aparafusar imediatamente uma lâmpada trazida do frio.
Também tive problemas ao comprar uma lâmpada de reposição incorretamente. Visualmente podem ser iguais, mas os tamanhos básicos E14 e E27 são diferentes.
Além disso, é necessário desparafusar a lâmpada com luvas ou levar uma toalha. Neste caso, é aconselhável não direcionar o olhar para a lâmpada. Como a lâmpada pode quebrar, isso é improvável, mas ainda assim. E o principal é não fazer esforço.Se a lâmpada não desenroscar, é melhor sacudi-la um pouco ou girá-la na outra direção.
Antes de trocar uma lâmpada, desligue a eletricidade. O motivo pelo qual uma lâmpada se recusa a acender nem sempre é devido ao seu desgaste. Se o lustre ficar pendurado por muito tempo, os contatos podem abrir ou o fio de alimentação pode quebrar. Claro que leva tempo para desligar, mas você não deve arriscar sua saúde. Além disso, se você trabalha no escuro, leve uma lanterna para iluminar o espaço. Toques excessivos podem manchá-los, mas em condições de funcionamento não podem ser limpos de marcas de mãos.