Como e com que medir a umidade em uma sala: uma visão geral dos instrumentos e dos melhores métodos
O conteúdo de vapor d'água no ar é um importante indicador do conforto do microclima interno.Concordo que a secura excessiva ou, inversamente, a umidade do ar podem ter um impacto extremamente negativo no bem-estar não apenas das pessoas.
Um microclima desconfortável também afeta as plantas, os animais de estimação, o estado dos móveis, das paredes e sua decoração. Para otimizar o microclima é necessário saber como medir a umidade de um ambiente e quais indicadores são considerados ótimos para a vida humana?
Você pode encontrar respostas para essas e muitas outras perguntas em nosso material.
O conteúdo do artigo:
Os primeiros sinais de mudança microclimática
Um microclima desconfortável pode ser definido como qualquer desvio na umidade relativa. O ar está muito seco, assim como excessivamente molhado, prejudica a saúde humana, os itens de interior, os móveis e todos os seres vivos.
As principais formas de determinar as flutuações na umidade e secura do ar são:
- sensações desagradáveis nas mucosas, pele seca incomum em humanos, aparecimento de tosse, resfriados frequentes ou reações alérgicas;
- formação de condensação em janelas, espelhos e outras superfícies de vidro;
- a ocorrência de mofo, umidade;
- murchamento de plantas;
- mudança na aparência dos móveis (ressecamento, inchaço de peças envernizadas, etc.).
Qualquer uma dessas alterações pode ser causada por ar muito seco ou úmido.
Preste atenção aos primeiros sinais de aumento de umidade ou ressecamento - eles se tornam um motivo importante para começar a medir indicadores.
Para medir com mais precisão a umidade relativa e tomar medidas para equilibrar este indicador, instrumentos especiais devem ser utilizados.
Métodos para medir umidade
O indicador de um microclima interno confortável é chamado humidade relativa ar. Este parâmetro é calculado com base no teor de vapor e na sua interação com o ar.
A umidade relativa é medida de várias maneiras:
- visualmente e de acordo com as sensações de quem está regularmente na sala;
- utilização de equipamentos especiais;
- usando métodos alternativos.
Vamos dar uma olhada em como você pode medir a umidade do ar interno e o que é necessário para fazer isso.
Medição de umidade relativa por hardware
Para o mais preciso e exigido instrumentos de medição de umidade são considerados higrômetros.
Um higrômetro é um dispositivo projetado para medição de alta precisão da umidade do ar e é dividido em vários subtipos.
As versões mais clássicas de tais dispositivos são: cabelo, filme e higrômetros psicométricos.
Opção número 1 - higrômetro capilar
Este tipo de higrômetro é baseado em cabelo sintético, escala de medição com seta e mola. Quando os indicadores flutuam em relação à umidade, a força de tensão do cabelo muda, o que faz com que a mola opere e exiba os dados medidos na escala.
Tal dispositivo pode medir leituras que variam de 30% a 80%.
Opção nº 2 - higrômetro tipo filme
Tal dispositivo consiste em um filme sensível e um contrapeso que responde às mudanças na secura ou umidade do ar. Os indicadores são apresentados em escala e, como no caso anterior, variam de 30% a 80%.
Opção nº 3 - dispositivo psicométrico
Higrômetro tipo psicométrico. Este dispositivo funciona segundo o princípio da interação entre dois termômetros (seco e úmido). As leituras exibidas na escala do termômetro devem ser verificadas com uma tabela especial e devem ser calculados dados precisos sobre a umidade do ambiente.
Esse tipo de dispositivo vem em três tipos: remoto, estacionário e aspiração. O mais popular é o higrômetro de estação.
Opção nº 4 - instrumentos de laboratório
Tais dispositivos pertencem à categoria de higrômetros profissionais, utilizados exclusivamente em condições de laboratório. Este subtipo de instrumentos de medição inclui dispositivos mecânicos de pesagem e condensação.
Seu uso requer habilidades e conhecimentos especiais, portanto esses higrômetros não são usados para medições de umidade doméstica.
Opção nº 5 - higrômetros eletrônicos
Esses dispositivos são instrumentos digitais para medir o clima interno. São compactos, fáceis de usar e não requerem nenhuma habilidade especial do proprietário.
Os higrômetros digitais são equipados com um sensor especial e podem operar tanto com rede elétrica quanto com bateria, dependendo do modelo e seu custo.
Os higrômetros digitais multifuncionais são frequentemente anunciados pelos fabricantes como estações meteorológicas. Esses dispositivos não só permitem monitorar os níveis de umidade interna, mas também possuem um design moderno e uma incrível combinação de opções.
Métodos alternativos para medir umidade
Você não deve confiar 100% em métodos alternativos, no entanto, suas leituras podem ser um motivo para adquirir equipamentos de medição profissionais.
Além de equipamentos especiais, existem métodos alternativos, no entanto, essas técnicas não estão entre as mais eficazes. Eles só conseguem indicar desvios na umidade relativa do ambiente.
Então, como medir a umidade relativa em uma sala se não tiver um higrômetro em mãos?
Método número 1 - um copo de água
Para colocar este método em ação, você precisa colocar água da torneira comum em um copo e resfriá-lo na geladeira a uma temperatura não superior a +5 ° C. Em seguida, retire o vidro da geladeira, deixe-o na sala por 10 minutos e avalie o resultado do experimento.
Se o vidro secar após 10 minutos, você pode concluir que o ar está muito seco.O resultado ideal é a presença de condensação que não seca, mas não escorre em grandes gotas.
Isso indica umidade normal do ar, confortável para os humanos.
Método número 2 - usando um termômetro de mercúrio
Este método baseia-se num princípio semelhante ao funcionamento de um higrômetro psicométrico. Para medir a umidade de uma sala, é necessário medir a temperatura do ar com um termômetro de mercúrio comum e registrar as leituras.
Em seguida, enrole a cabeça do termômetro com um pano grosso de algodão ou gaze embebida em água e meça novamente a temperatura ambiente. Para obter indicadores precisos, é necessário calcular a diferença entre a primeira e a segunda medições e calcular o resultado usando uma tabela especial.
Os resultados dos dois métodos acima para determinação de umidade não podem ser chamados de confiáveis, portanto, para obter indicadores precisos, recomenda-se o uso de higrômetros profissionais ou domésticos.
Recomendações para escolher um higrômetro
Os higrômetros modernos diferem não apenas em funcionalidade, mas também em tamanho, preço e precisão de medição.
O tipo de dispositivo mais adequado são os dispositivos digitais, para cuja utilização não é necessário fazer quaisquer cálculos ou ter quaisquer competências profissionais.
Esse higrômetro deve ser selecionado com base nos seguintes critérios:
- erro de medição permitido pelo fabricante;
- largura da faixa de valores operacionais;
- limite de aquecimento se o dispositivo for planejado para uso em saunas ou banhos;
- rapidez no cálculo dos resultados;
- compacidade e mobilidade;
- a presença de opções adicionais - relógio, calendário, despertador, barômetro, módulo Wi-fi integrado e outros;
- categoria de preço e fabricante.
Antes de adquirir um higrômetro, você deve estudar cuidadosamente não apenas as características dos aparelhos oferecidos no mercado, mas também as avaliações de clientes que já testaram o aparelho em ação.
Ao adquirir um higrômetro de alta qualidade, você pode ter certeza da precisão das medições de umidade relativa. No entanto, surgem uma série de questões relacionadas sobre como normalizar o microclima e quais métodos e dispositivos utilizar para normalizar os indicadores.
Dicas para criar um microclima confortável
Siga os conselhos sobre a regulação da humidade interior e confie no conforto e na saúde do seu agregado familiar.
Em vez de um umidificador você pode usar equipamento climático com função integrada de umidificação e ionização.
Em ambientes onde a umidade é superior ao normal, é necessário evitar secar a roupa em ambientes fechados e garantir uma ventilação de boa qualidade do ambiente. Lembre-se de usar o desumidificador regularmente.
A medição e o controle cuidadosos da umidade relativa em qualquer ambiente são a chave para a saúde e o bem-estar dos humanos, das plantas, dos animais e da longevidade dos móveis e outras estruturas que podem perder a aparência devido ao excesso de umidade ou ao ar seco.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como medir a umidade do ar interno usando um copo de água:
Como você pode ver, um bom dispositivo de medição é apenas metade da batalha, o mais importante é tomar medidas oportunas para restaurar o microclima na sala e monitorar regularmente as mudanças nas leituras do higrômetro.
Você mede a umidade do ar em sua própria casa? Que métodos ou dispositivos você usa para fazer isso? Por favor, compartilhe sua própria experiência com nossos leitores. Deixe seus comentários no bloco abaixo.