Como se livrar da umidade em um apartamento: maneiras eficazes de reduzir a umidade em uma sala
A alta umidade e a sensação de umidade são o flagelo não só das casas particulares, mas também dos apartamentos urbanos.Mesmo os apartamentos localizados em novos edifícios modernos e luxuosos muitas vezes sofrem com a alta umidade: o local preferido para fungos de mofo é a parte inferior das paredes.
Surge uma questão completamente lógica - o que fazer para evitar um fenómeno tão indesejável, garantir uma diminuição da humidade do ar na divisão e não encontrar tal problema no futuro.
Para respondê-la é preciso entender os motivos que causam o aumento da umidade e, se possível, tentar diminuir sua influência.
O conteúdo do artigo:
Fatores que causam aumento de umidade
Infelizmente, eliminar a umidade em um prédio de apartamentos é muito mais difícil do que em um prédio privado - se neste último basta fornecer ventilação normal ou instalar materiais de isolamento térmico para resolver o problema, então no caso de um apartamento tudo é muito mais complicado.
Mas primeiro, vejamos as causas mais comuns de alta umidade em uma sala.
As causas mais comuns de alta umidade são:
- Isolamento de má qualidade entre a fundação e a parede.
- Vazamentos em tubulações localizadas no subsolo.
- Ventilação insuficiente. Muitas vezes acontece que a ventilação do apartamento está mal ajustada ou a priori ausente. Na maioria das vezes, os próprios residentes impedem a ventilação normal, cobrindo as aberturas de ventilação com papel de parede. Além disso, é inseguro e proibido pelas normas de habitação e serviços comunitários.
- Vizinhos inescrupulosos ou telhado com goteiras. E se neste último caso você puder pelo menos ver vestígios de vazamentos de água, então as maquinações dos vizinhos acima podem passar fisicamente despercebidas - a menos, é claro, que haja uma inundação total. Acontece que nem sempre a água escoa pelo teto e penetra no apartamento localizado no andar de baixo. Pequenas porções são absorvidas pela sobreposição. Ou pode não passar despercebido por um teto suspenso de plástico. São precisamente essas situações que criam o aumento da umidade com todas as consequências.
- Presença de mal selado entre paredes costuras. Se durante a reparação ocorreram violações, incluindo acabamento inacabado e reboco das paredes, também não será necessário esperar pela humidade normal.
- Inundações no porão. A razão para isso pode ser não apenas um cano rompido, mas também uma inundação comum com água do degelo. Basta que a água fique vários meses na cave e apareçam fungos nos primeiros andares.
- Quebra de um tubo montado na parede. Um acidente deste tipo representa um grande perigo para toda a casa, pois haverá humidade não só no apartamento onde ocorreu a fuga, mas também em todos os restantes.A situação atual também é problemática porque o acesso a essas tubulações é difícil - elas estão localizadas dentro de caixas e não será possível determinar rapidamente a localização do vazamento.
- Instalação incorreta de qualquer equipamento relacionado à água de uma forma ou de outra. Uma torneira aberta constantemente ou mesmo um acúmulo banal de condensação na cisterna do vaso sanitário - todas essas coisas causarão umidade.
Os defeitos que causam alta umidade ficam ocultos nas primeiras etapas da construção. E, se no caso da casa própria tudo pode ser corrigido, então os proprietários de apartamentos terão mais dificuldades.
Os incorporadores muitas vezes cometem erros grosseiros, forçando assim os proprietários de apartamentos a lutar constantemente com a alta umidade e suas consequências. Além disso, uma longa permanência em tal cômodo pode afetar negativamente a saúde de todos os membros da família.
As doenças mais comuns que ocorrem em pessoas que permanecem por muito tempo em apartamentos com alta umidade são asma brônquica, tuberculose e aspergilose.
Em teoria, a sociedade gestora deveria estar envolvida na eliminação de problemas deste tipo, mas nem todas tratam conscientemente as suas obrigações.
Existe uma maneira eficaz de identificar a fonte do excesso de penetração de umidade. Pegue um pedaço plano de vidro e encoste-o na parede. Fechar. Depois de alguns dias, remova o vidro.
Se, após a remoção, houver umidade na superfície da parede em que estava encostado, significa que ela está penetrando no apartamento pela rua.Se a superfície sob o vidro permanecer seca, é necessário procurar a fonte de umidade nas paredes do apartamento.
Recomendamos também a leitura de nosso outro artigo, onde falamos detalhadamente sobreinfluência da umidade do ar sobre a saúde humana.
Maneiras eficazes de reduzir a umidade
E ainda assim, o problema da alta umidade no apartamento pode ser resolvido. A seguir discutiremos detalhadamente várias formas de combatê-lo, que não serão difíceis de implementar. Para alcançar o resultado desejado, faz sentido utilizar vários deles ao mesmo tempo.
Para garantir que a umidade do ar na sala seja excedida, sugerimos usar os seguintes dispositivos.
Opção nº 1 - ventilação do apartamento
O método proposto de secagem ao ar é simples e acessível, mas ao mesmo tempo bastante eficaz. Observe que é necessário ventilar o ambiente apenas em tempo seco e ventoso - caso contrário o evento perde todo o sentido.
É especialmente importante ventilar após o cozimento, procedimentos de água, lavagem ou limpeza geral acompanhada de uso. lavar aspirador de pó.
Um ponto interessante sobre como reduzir o nível de umidade de um apartamento no verão, primavera e inverno. Tudo é muito simples - para resolver o problema, se a umidade for alta, mas não muito, um ventilador potente servirá.
Com este dispositivo, você pode secar o ar do ambiente - nem sempre é possível ventilá-lo.
Opção nº 2 – aquecedores e desumidificadores
Se os níveis de umidade na sala excederem todos os limites permitidos e você sentir umidade constantemente, você terá que pensar em comprar desumidificadores domésticos. Ao contrário dos dispositivos industriais, estes são compactos e operam silenciosamente. E não precisam trabalhar constantemente - para combater com sucesso a umidade, bastará ligar o aparelho 2 a 3 vezes por semana.
Na estação fria e no início da primavera, proporcionam excelente proteção contra a umidade. dispositivos de aquecimento. O calor que geram seca significativamente o ar - mas é preciso ter cuidado aqui, pois existe o risco de ressecá-lo.
Para não exagerar no combate à alta umidade, não use aquecedores durante a estação de aquecimento.
Opção nº 3 - materiais de acabamento modernos
Você deseja fornecer proteção de longo prazo contra a umidade? Prepare-se para uma grande reforma.
A utilização de materiais não naturais contribui para o aumento da humidade no apartamento, pelo que faz sentido, se possível, evitar a utilização de plásticos e outros tipos de acabamentos que retêm humidade.
A realização de reparos de “drenagem” envolve a realização das seguintes atividades:
- Remoção de restos de acabamentos anteriores.
- Elimine, se possível, a fonte do aumento da umidade.
- Usar uma pistola de ar quente permite secar muito bem as paredes.
- Diligentemente selo todas as fontes possíveis de alta umidade. Em primeiro lugar, é necessário prestar atenção às juntas das paredes e às costuras do piso.Para tanto, as fissuras são preenchidas com argamassa de cimento e tratadas duas vezes hidro- E bioprotetor composições. Os selantes mais comumente usados são à base de silicone.
- As paredes precisam ser tratadas com primer hidrorrepelente ou bioproteção. A opção ideal é utilizar os dois meios.
- A sala preparada deve estar terminada resistente a humidade placa de gesso - aquele que tem uma tonalidade verde. Espessura da folha gesso cartonado é cerca de 10–12 mm.
Para decoração de interiores de residências com alta umidade, deve-se utilizar não tecido papel de parede com revestimento vinílico. Este revestimento resiste eficazmente à umidade.
Além disso, ao limpar não tecido Você pode limpar o papel de parede com um pano úmido. Se você não quiser usar não tecido papel de parede, papel de parede de vinil compacto é adequado.
Tinta acrílica e massa são uma combinação ideal para tratar paredes em ambientes com alta umidade. O próprio acrílico tem um alto resistência à água, e misturado com massa, fornece um filme repelente à água confiável.
Outra opção adequada para decorar ambientes úmidos são os revestimentos cerâmicos. Mas o seu elevado preço limita a sua abrangência, pelo que na grande maioria dos casos o seu âmbito de utilização limita-se à cozinha e à casa de banho.
Embora, se os fundos permitirem, as salas também possam ser revestidas com azulejos, apenas os próprios ladrilhos devem ser maiores do que aqueles que foram utilizados para evitar o aumento da humidade nas divisões acima mencionadas.
Opção número 4 - pastilhas anti-umidade
Um remédio eficaz são os comprimidos absorventes especiais. Por exemplo, Ceresit «Parar Umidade", Henkel «Parar Umidade". Eles são usados em conjunto com um dessecante - um recipiente no qual flui a solução de salmoura formada a partir da umidade absorvida. O produto proposto pode absorver cerca de 0,4 litros de água por mês.
Observe que a área da sala em que a pastilha absorvente é usada não pode ser superior a 20 metros quadrados. m. 1 comprimido pode ser usado por 2-3 meses.
Opção nº 5 - remédios populares
Se a umidade do ar no seu apartamento for ligeiramente excedida e a umidade não for particularmente sentida, pelo menos não leva a fungo.
Ou o problema é agudo e precisa ser resolvido com urgência, mas no momento em que você não tem dinheiro suficiente para iniciar um reparo completo, pode tentar combater a alta umidade do ambiente com remédios populares.
Produtos com propriedades absorventes
Os produtos alimentares com propriedades de absorção comprovadas são:
- sal;
- açúcar;
- cereal de arroz;
- grãos de café.
É claro que não há necessidade de colocar sacos de sal, arroz ou açúcar bem no meio dos cômodos.Basta colocar os produtos listados acima em pequenos recipientes e colocá-los em locais discretos - embaixo da cama, na cômoda, etc.
Deve-se lembrar que a utilização do açúcar como produto de qualidade absorvente de umidade meio de atrair vizinhos indesejados para sua casa - todos os tipos de insetos como baratas, formigas, etc., que são muito mais difíceis de combater do que a alta umidade.
Portanto, é melhor usar quaisquer outros produtos como absorventes naturais. Aliás, com a ajuda dos grãos de café você pode fazer uma bela composição decorativa em um matagal de vidro - basta adicionar outros componentes brilhantes ali.
Usando Sílica Gel
A sílica gel é um composto cujos sachês podem ser encontrados em diversos produtos industriais feitos de couro genuíno (sapatos, bolsas, carteiras). O composto absorve perfeitamente a umidade. A única coisa é que para reduzir a umidade do ambiente, a quantidade de sílica gel que você obtém com sapatos e outros produtos de couro claramente não será suficiente.
Você pode comprar absorvente em uma loja de animais - eles vendem sílica gel como componente para areia de gato. Ao trabalhar com sílica gel, tenha muito cuidado: em hipótese alguma crianças pequenas que queiram experimentar de tudo “com os dentes” devem ter acesso a bolas de sílica gel.
A opção ideal é usar sílica gel não a granel, mas espalhar sacos de tecido preenchidos com esse material.
Cloreto de cálcio, carvão e cal viva
Se for observada alta umidade exclusivamente nas áreas não residenciais do seu apartamento - despensa, vestíbulo, varanda, é permitido o uso das substâncias listadas acima como absorventes. Mas em nenhum caso devem ser usados para reduzir a umidade de instalações residenciais - isso pode causar uma forte deterioração na saúde dos membros da família.
O princípio de utilização das substâncias listadas acima como absorventes é extremamente simples. Cloreto de cálcio, carvão e cal virgem são colocados em recipientes previamente colocados nos cantos da sala úmida.
É isso, não é preciso mais nada - depois de seis meses a composição dos recipientes precisará ser substituída, pois a substância ficará saturada de umidade até o limite.
A opção mais segura e adequada para reduzir a umidade em salas é o carvão. No entanto, é necessário garantir cuidadosamente que não se torne uma fonte de pó de carvão: isso terá um efeito prejudicial na saúde dos membros da família.
Escolha apenas pedaços grandes de carvão e em nenhuma circunstância coloque carvão em áreas de passagem. A cal é adequada para reduzir a umidade em uma loggia/varanda envidraçada. Se for usar cloreto de cálcio como absorvente barato, não se esqueça de secá-lo bem no forno antes de usar e depois triturá-lo.
Flores de interior na luta contra a umidade
Muitas pessoas nem percebem que algumas plantas absorvem efetivamente a umidade, então flores de interior podem ser usadas para resolver o problema do aumento da umidade!
Então, se desejar, você pode aliar o útil ao agradável tendo flores de interior que absorvem o excesso de umidade do ar. Observe que nem todas as plantas são capazes de absorver a umidade de maneira eficaz.
Os absorventes de origem natural incluem:
- gerânio;
- spathiphyllum;
- samambaia;
- murta;
- limão;
- um cafeeiro;
- Louro nobre;
- singonia.
Apenas gerânios podem ser cultivados em casa. Porque todas as outras plantas listadas acima precisam de rega abundante.
Conseqüentemente, eles próprios podem facilmente se tornar uma fonte de umidade e até mofo no ambiente. Especialmente se houver vários vasos de flores no mesmo peitoril da janela.
Recomendações para combater a umidade
É muito importante desumidificar o ar do apartamento, mesmo que a umidade e a umidade elevada em si não incomodem.
Acontece que essas condições contribuem para a formação de mofo - fungos perigosos, cuja atividade pode causar doenças graves ao ser humano, além de causar danos a bens e materiais utilizados na decoração do ambiente.
Se você perdeu o momento e já está lutando não só com o aumento do nível de umidade no apartamento, mas também com as consequências desse fenômeno.
Ou se você está pensando em realizar medidas preventivas que visam evitar o aumento da umidade, faz sentido seguir as dicas abaixo:
- Faça o possível para identificar as causas da alta umidade e tente eliminá-las. Caso contrário, o combate ao aumento da umidade será constante;
- certifique-se de ventilar os ambientes após quaisquer manipulações que de uma forma ou de outra envolvam o uso abundante de água - isso vale para lavar, cozinhar e também para procedimentos de higiene.
- se você não quiser manter as janelas abertas por muito tempo no inverno e, em geral, não há necessidade especial disso - a entrada de neve na casa não reduzirá a umidade, a maneira mais fácil é usar o Tática de “ventilação extrema” - abra as janelas completamente, mas apenas por 2-3 minutos;
- instale um exaustor e use-o diariamente - pelo menos 30-40 minutos, mesmo que não esteja preparando alimentos;
- aqueça sistematicamente a sua casa durante a estação fria - pelo menos até que o aquecimento central seja ligado. Lembre-se: economizar no aquecimento acarreta o aparecimento de fungos e a necessidade de combatê-los. Acredite, é melhor secar um pouco o ar do que deixar a umidade aumentar;
Use janelas de plástico com vidros duplos com ventilação embutida - a estanqueidade absoluta causa uma supersaturação significativa do ambiente com umidade.
Usar um ar condicionado com função de purificação de ar e função de controle de umidade também ajudará.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como se livrar da umidade em um ambiente usando um absorvedor de umidade:
O nível de umidade na sala será discutido no vídeo a seguir:
O aumento da umidade em si não é tão perigoso quanto as consequências que acarreta - uma sensação constante de umidade, aparecimento de fungos, doenças na casa e outras coisas muito desagradáveis. Só uma abordagem integrada para a resolução do problema permite normalizar a humidade do ar no apartamento.
Você já teve problemas com muita umidade em sua casa e como conseguiu lidar com eles? Por favor, compartilhe sua experiência com nossos leitores. O bloco de comunicação está localizado abaixo do artigo.