O que é um cabo VVG: explicação, características + sutilezas na escolha de um cabo

Construir uma rede elétrica doméstica está disponível para qualquer pessoa que tenha dominado um curso escolar de física.Concordo, os serviços de um eletricista não serão baratos, mas a experiência independente sempre será útil.

Mas os artesãos amadores geralmente enfrentam problemas quanto à escolha do cabo. Que tipo de fiação é mais confiável e segura? A resposta é simples - cabo VVG padrão projetado para montagem de circuitos CA.

Se você decidir fazer a fiação doméstica por conta própria, sugerimos que você se familiarize com informações úteis. Analisaremos o que é um cabo VVG: decodificar os símbolos das letras e revisar as características o ajudará a escolher a modificação ideal.

Finalidade e recursos do aplicativo

O cabo VVG foi projetado para transmissão e distribuição de energia elétrica em instalações estacionárias com frequência de 50 Hz e tensão de operação de 660 a 1000 V.

É utilizado para fins de instalação, reparo ou conclusão substituindo a fiação em edifícios residenciais e industriais. Os tipos reforçados são adequados para instalação em áreas subterrâneas úmidas e com risco de incêndio.

Cabo VVG na caixa de junção
VVG é a melhor opção de fiação elétrica para casa. Os produtos fabricados na fábrica atendem integralmente aos requisitos de certificação, são seguros contra incêndio e eletricidade, distinguem-se pelo baixo preço e variedade de tipos.

Além dos tipos populares projetados para frequência de 50 Hz, existem modificações para uso em 100 Hz.Se necessário, você pode selecionar fios para um circuito monofásico ou trifásico, para instalação dentro e fora de edifícios.

Se o fio for puxado para fora de casa, ele precisará de proteção adicional - uma luva de metal durável canal a cabo, bandeja especial ou tubo corrugado.

Para fiação no terra, poço ou coletor a proteção deve ser máxima, pois o produto não possui blindagem alguma. Especialmente para condições difíceis de instalação, existe outra opção - cabo blindado VBBShV.

Dispositivo de fiação elétrica casa de madeira também requer proteção na forma de mangueira metálica, canal não inflamável ou tubo metálico.

Decodificação de designações de letras e tipos de VVG

O tipo de cabo é fácil de determinar, mesmo que esteja embalado em bobina: a marcação apropriada é aplicada na superfície do isolamento externo. Entre os diversos caracteres alfanuméricos e o tipo de cabo. O que significam essas combinações de letras geralmente aceitas?

VVG – um cabo de cobre, cada núcleo protegido por uma bainha de policloreto de vinila, e o isolamento externo também é feito de PVC. “G” - falta de armadura ou outro projétil durável para uso em condições agressivas.

Literalmente significa isto:

  • “B” – vinil;
  • “B” – vinil;
  • "G" - nu.

Tanto os núcleos quanto as bainhas são confeccionados em diversos materiais com características técnicas especiais. Com base nisso, vários tipos de cabos VVG são diferenciados.

Cabo plano VVG
Amostra de fio de cobre. De acordo com os requisitos atuais da PUE, o alumínio não pode ser utilizado para a fabricação de condutores com seção transversal inferior a 16 mm²; os maiores ainda são permitidos - por razões de economia e menor peso

Conseqüentemente, os produtos de cobre são ideais para uso doméstico.

Os tipos mais populares de fios de energia.

VVGng – não inflamável/baixa inflamabilidade.A resistência ao fogo se deve à adição de ingredientes não inflamáveis ​​ao plástico. Se ocorrer um incêndio, a fiação não queimará nem será inflamada pelos cabos adjacentes.

VVGng LS – um tipo de cabo não inflamável e com baixa emissão de gases e fumaça. LS significa Baixa fumaça.

VVGng LSLTx – LTx – Low Toxic (baixo nível de toxicidade) é adicionado às qualidades acima. Quando aceso, nenhuma substância perigosa é liberada do invólucro. O cabo mais seguro deste tipo é procurado em instituições pré-escolares e educacionais, clínicas e hospitais.

VVGng HF – a carcaça não contém substâncias halógenas, como cloro, etc. HF – Livre de halogênio (sem halogênios).

VVGng FRLS – cabo para instalação em grupo, sua característica é a máxima resistência ao fogo. FRLS – Resistência ao Fogo (resistente ao fogo). Mesmo dentro de 3 horas o cabo não pegará fogo nem fumegará graças ao invólucro de mica.

VVG-Png – fio plano com 2-3 núcleos, não inflamável. Às vezes é mais conveniente conectar um cabo plano a outros fios ou colocá-lo em rodapés ou caixas.

Cabo de cobre VVG
Todos os fios que não possuem a letra “p” no nome possuem seção transversal redonda, independente da quantidade de condutores localizados em seu interior e do tipo de isolamento

Para instalar circuitos elétricos domésticos, você não precisa adquirir tipos caros com proteção adicional.

Normalmente eles usam cabo econômico VVG, que é mais adequado para trabalhos internos, ou VVGng se a instalação em grupo estiver planejada.

Número e forma dos condutores

Todos os cabos podem ser divididos em duas categorias - núcleo único e núcleo múltiplo.

Cabo VVG de três núcleos
Diagrama de um cabo VVG de três núcleos.Cada núcleo de cobre é protegido por uma bainha de PVC com código de cores e todo o feixe é protegido por outro isolamento externo

O número de condutores sob a bainha externa do cabo é de 2 a 6, enquanto a seção transversal dos núcleos pode ser qualquer - de 1,5 a 250 mm².

Para redes elétricas domésticas, produtos com condutores neutros e de aterramento são mais utilizados. O isolamento do primeiro é pintado de azul, o segundo é verde-amarelo.

Além do formato redondo, também existem no mercado formatos de condutores segmentados. É aconselhável utilizá-lo na fabricação de cabos de grande diâmetro para serem compactos, para que não haja vazios entre os núcleos individuais.

Cabo VVG com composto plástico
Se os condutores que transportam corrente tiverem formato redondo, todo o espaço livre entre eles pode ser preenchido com composto plástico - um material cujas propriedades se assemelham ao isolamento do cabo

Em produtos VVG de pequeno diâmetro - até 25 mm - não pode ser utilizado enchimento interno.

Características técnicas do cabo VVG

Para determinar corretamente a finalidade do fio, é necessário esclarecer suas características técnicas e operacionais, que dizem respeito às características de projeto, dimensões e peso, e características físicas. Consideremos os principais critérios de seleção.

#1 – recursos de design

Considerando as diversas modificações, você deve escolher a de maior sucesso dentre todas as opções apresentadas no mercado. E para fazer isso você precisa comparar as características de diferentes produtos.

Suponha que a escolha seja entre VVG e VVGng - qual é mais adequado para fiação elétrica de cozinha? Ambos são de cobre, de três núcleos, “selados” em bainha de PVC. É impossível perceber a diferença pela aparência.

Cabo VVGng em bobinas
O segredo da resistência ao fogo do cabo VVGng está na composição da capa protetora. Sob quaisquer condições de operação, é menos suscetível à combustão do que o isolamento VVG

Considerando que a cozinha costuma estar abarrotada de eletrodomésticos, é melhor prevenir e escolher uma opção com trança não inflamável. Embora para fios simples com uma carga pequena um cabo padrão VVG de 2-2,5 mm de 3 núcleos seja adequado, mas para instalação em grupo é melhor levar um produto com isolamento não inflamável.

É possível utilizar outros tipos de fios, por exemplo, VVGng LS? Sim, mas nem sempre isso é aconselhável. Os cabos com emissão reduzida de fumaça têm design mais complexo: são multicondutores, consistem em condutores redondos ou segmentados torcidos, preenchidos com plástico, um fio pode ter seção transversal menor.

A opção marcada LS é normalmente utilizada em oficinas industriais ou outras instalações onde existe um risco real de incêndio acidental.

#2 – seção transversal

Para uso doméstico é utilizado um cabo com seção transversal de cada núcleo de 1,5 a 3,5 mm², para uso industrial - até 250 mm². Produtos com seção transversal pequena estão sempre à venda, modificações com parâmetros acima de 35 mm² geralmente são entregues sob encomenda.

Marcação de cabo VVG
O número de núcleos e sua seção transversal geralmente são escritos imediatamente após o nome do cabo, por exemplo: VVG 3x1,5 ou VVGng 4x2,5. Esta é uma marcação comum

Se lhe for oferecido um cabo com um condutor de diâmetro menor, tudo bem. Muito provavelmente, este é um condutor de aterramento, que geralmente é envolto em uma bainha verde-amarelada.

Se existe um núcleo com diâmetro menor que o restante dentro da bainha externa também pode ser determinado pelas marcações. Normalmente, a designação digital “+1” é atribuída ao nome. Exemplo de nome: VVGng 3x2,5 mm²+1 – ou seja, 3 núcleos com seção transversal de 2,5 mm² mais um degrau menor, 1,5 mm².

Conexão terminal do cabo VVG
Porém, na maioria das vezes, todos selecionam condutores da mesma seção transversal, o que é conveniente para conectá-los a instalações eletromecânicas e entre si em caixas de junção

Tanto os produtos de “bitola única” quanto os fios com núcleo de seção transversal desigual são classificados como padrão e são fabricados de acordo com GOST.

#3 – parâmetros de corrente permissível de longo prazo

Na escolha da seção transversal, o papel principal não é tanto a resistência dos condutores, mas a magnitude da corrente elétrica, máxima permitida no circuito.

Depende dos seguintes fatores:

  • método de instalação;
  • Número de núcleos;
  • seção transversal de cada núcleo.

O método de instalação significa instalação aberta ou fechada (em ranhuras).

Tabela de seção transversal do cabo VVG
A tabela mostra a dependência do valor da corrente contínua permitida do número de condutores do cabo e sua seção transversal - de 1,5 a 35 mm²

Lembramos que os fios VVG são utilizados para fiação elétrica CA de 0,66 a 1 kW.

#4 – Peso do cabo VVG

O cabo é comercializado por fabricantes e empresas intermediárias, que são lojas de construção, materiais elétricos e empresas especializadas. Várias modificações com seção transversal de 1,5-2,5 mm² são vendidas em bobinas e seções de 10 a 100 m.

É claro que o peso dependerá diretamente da seção transversal e da metragem. Calcula-se que a massa de uma bobina de fio VVGng com 1 km de comprimento, dependendo da seção transversal, pode pesar 30, 10 ou 250 kg.

Uma baia de 100 metros de cabo VVG de 3 núcleos com seção transversal de 2,5 mm² pesa pouco mais de 13,5 kg.

#5 – outros indicadores operacionais e físicos

Ao adquirir uma bobina ou pedaço de cabo, você pode consultar outras características técnicas, que estão obrigatoriamente indicadas na documentação que o acompanha.

Os seguintes valores são típicos para cabos VVG:

  • temperatura de operação – -50°С – +50°С; temperatura máxima – até +70 °C (com uso prolongado); temperatura de emergência – +80 °C (durante sobreaquecimento de curta duração);
  • o valor mínimo de temperatura para instalação é de -15 °C ou superior;
  • umidade relativa do ar – 98% (a t +35 °C);
  • versão climática - T/UHL (clima tropical ou moderadamente frio, respectivamente);
  • vida útil – 30 anos, garantia – até 5 anos;
  • raio de curvatura - pelo menos 7,5 diâmetros externos para produtos multi-core, 10 diâmetros externos para produtos single-core.

As bobinas devem ser armazenadas em ambientes fechados por no máximo 10 anos, e ao ar livre (sob uma cobertura) por no máximo 5 anos. A ausência de dossel reduz o prazo de validade para 2 anos.

Tabelas de características de cabos VVG
Nas tabelas você poderá se familiarizar com os demais parâmetros: espessura do isolamento e resistência do núcleo. São indicados valores padrão para cabos de vários tamanhos.

Recomendações para usar VVGng em casa:

  • contornos de iluminação – 3x1,5;
  • grupos de soquete – 3x2,5;
  • ligação de equipamentos potentes (caldeira, fogão, máquina de lavar louça) - 3x4.

A versão mais recente do cabo pode suportar uma carga de até 8 kW - isso é suficiente para construir a rede de cozinha com maior consumo de energia.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Sobre marcações de cabos:

Qual tipo de cabo é melhor para tomadas e por quê:

Sobre a escolha da seção transversal do cabo:

A melhor opção para uso em edifícios residenciais é o cabo de cobre VVGng. Redes elétricas econômicas, fáceis de usar e montar, adequadas para conexão de instalações eletromecânicas e eletrodomésticos.

Ao escolher uma seção transversal, leve em consideração a carga aproximada, se tiver dúvidas sobre as conclusões corretas consulte vendedores ou eletricistas qualificados.

Lembre-se: a vida de sua família e a segurança de seu patrimônio dependem de material confiável e seguro para fiação elétrica!

Apresentamos apenas informações gerais sobre o cabo VVG, sem tocar nos detalhes técnicos de produção, instalação e métodos de conexão. Se houver eletricistas experientes entre vocês, comente sobre questões controversas, compartilhe sua própria experiência ou conselhos valiosos. Ilustrações fotográficas serão o melhor complemento para sua história.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica