Como se livrar da condensação em um tubo de ventilação: as sutilezas de eliminar gotículas do duto de ar

Você instalou um sistema de ventilação, mas ainda não consegue respirar em casa e também está úmido? Isso significa que é hora de pensar em como se livrar da condensação no tubo de ventilação e evitar sua formação no futuro. Concordo, é melhor resolver o problema imediatamente do que suportar o desconforto por muito tempo.

Diremos a você o que fazer para que você não precise gastar dinheiro na substituição de tubos de ventilação e no combate ao mofo nas salas de estar. Com nosso artigo você aprenderá a melhor forma de prevenir e eliminar a condensação. Nossas recomendações ajudarão os artesãos domésticos independentes.

O que é condensação e que danos ela causa?

As massas de ar contêm água em estado de vapor. Quando resfriado, o vapor se transforma em água líquida e se deposita nas superfícies internas dos dutos de ar em forma de gotículas, que podem escorrer formando riachos e poças.

Razões para a formação de condensação:

  • erros no projeto e instalação do sistema de ventilação;
  • aumento da umidade nas instalações;
  • proximidade de corpos d'água;
  • grande diferença de temperatura entre dentro e fora de casa.

Não apenas as poças no chão devem ser motivo de preocupação, mas também a ferrugem nos canos, a diminuição do fluxo de ar fresco e o acúmulo de umidade nas paredes e tetos através dos quais os dutos de ar são colocados.

Danos causados ​​pela condensação
A condensação no sistema de ventilação leva ao aumento da umidade do ar na própria casa, com efeitos como embaçamento das janelas

A condensação é uma fonte de umidade na casa.Serve como terreno fértil para o desenvolvimento de fungos e outros microrganismos que afetam negativamente a saúde humana. Os dutos de ar metálicos são destruídos pela condensação da ventilação. Até paredes de concreto podem “sentir” os efeitos nocivos da alta umidade.

Remoção de condensação fora dos dutos de ventilação

A coleta de condensado nas seções verticais e inclinadas dos dutos de ar é realizada em sua parte inferior. Em dutos de ar horizontais, a coleta de condensado pode ser organizada em quase qualquer lugar, exceto em áreas colocadas nas paredes.

EM tubo de ventilação um soquete em T é instalado de modo que a saída fique direcionada para baixo. A saída está equipada com um recipiente especial - um coletor de condensado.

Você pode encontrar vários tipos de coletores de condensado para ventilação no mercado aberto. Eles diferem em design e materiais de fabricação. Podem ser transparentes, o que facilita o controle do recheio, mas geralmente são feitos de aço inoxidável ou galvanizado.

Quando cheios de condensado, os recipientes com tampa de rosca são esvaziados manualmente, o que nem sempre é conveniente. Além disso, a uma temperatura exterior de -20º C e inferior, a condensação forma-se especialmente abundantemente e o recipiente é cheio num curto período de tempo.

Pesquisa de ventilação
Antes de instalar um recipiente para coleta de condensado, determine o ponto mais baixo do sistema de dutos de ar, mas se forem horizontais, a instalação do coletor de condensado é possível em quase qualquer local conveniente

Neste caso, um regador cônico coletor de condensado seria uma boa opção. É fácil conectar uma mangueira e drenar o condensado para o esgoto. Caso seja necessário organizar o escoamento de líquidos em local de difícil acesso, também se utiliza modelo com regador.

Ao organizar a coleta e descarte condensado leve em consideração a configuração do sistema de ventilação. Com múltiplas voltas de tubos, você terá que instalar não um, mas vários coletores de condensado.

Os sorventes - substâncias que retêm umidade - também ajudam a coletar e remover a condensação. Eles têm a forma de cassetes e são instalados na seção de filtração do duto de ar de insuflação. Periodicamente, o sorvente deve ser retirado para secagem, após o que está novamente pronto para uso.

A remoção da condensação é considerada uma medida temporária, principalmente devido à possibilidade de formação de congestionamentos de gelo no inverno. O isolamento dos dutos veterinários ajuda a resolver radicalmente o problema.

Requisitos para materiais de isolamento térmico

Para isolar dutos de ar em um sistema de ventilação, são necessários materiais com as seguintes propriedades:

  • baixa condutividade térmica;
  • estanqueidade ao vapor;
  • resistência ao fogo;
  • capacidade de absorção de ruído;
  • bioestabilidade.

O coeficiente de condutividade térmica é o parâmetro mais importante de um material de isolamento térmico.

Congelamento condensado
Mesmo com a instalação adequada de todos os elementos do sistema de ventilação, a remoção do condensado nem sempre é eficaz, pois pode congelar e formar um tampão de gelo.

O segundo indicador mais importante é a permeabilidade ao vapor. Muitos materiais utilizados para isolamento de ventilação têm a capacidade de liberar a umidade acumulada sob eles quando o limite de tensão para eles é excedido.

Ao preencher os poros do material, a umidade aumenta sua condutividade térmica, reduzindo assim a eficácia do isolamento. Para evitar que isso aconteça, um revestimento impermeabilizante é montado no topo do isolador térmico - uma membrana que pode permitir a saída do vapor, bloqueando seu acesso ao interior.

A resistência ao fogo determina o quão à prova de fogo será o isolamento. Existem 6 classes de resistência ao fogo no total.

Para dutos de ar é necessário isolamento de classe zero, ou seja, possui a maior resistência ao fogo e, portanto, o mais à prova de fogo. Com isolamento térmico multicamadas e uma série de condições adicionais atendidas, é permitida a utilização de materiais da primeira classe de resistência ao fogo

À medida que o ar flui pelos dutos, ele cria ruído. Nos sistemas de ventilação forçada, o ventilador em funcionamento também emite ruído e vibra. Para evitar que ruídos e vibrações sejam transmitidos através de estruturas rígidas e se espalhem pelas instalações residenciais, são utilizados dispositivos de amortecimento e gaxetas.

Mas a maioria dos materiais isolantes de calor também possuem propriedades de isolamento acústico e, além de sua função principal, ajudam a proteger a casa de efeitos acústicos desagradáveis.

Lã mineral
A lã mineral é um dos materiais de isolamento térmico mais populares em construções baixas e também é usada para isolamento de dutos de ar.

Os materiais utilizados não devem ser um ambiente favorável à vida de insetos, fungos, bactérias em decomposição e outros microorganismos nocivos.

Penetrando pelos dutos de ar nos ambientes residenciais, podem causar doenças e também danificar o próprio material, o que pode exigir sua substituição prematura. Existem microrganismos cujos resíduos são tão agressivos que podem queimar chapas de aço com 1,5 mm de espessura.

Os materiais utilizados na instalação das comunicações de ventilação devem atender às normas sanitárias e higiênicas. O isolamento não deve emitir substâncias perigosas para o homem e o meio ambiente. Respeito ao meio ambiente significa a ausência de ameaça de contaminação do ambiente natural durante o descarte.

Opções de isolamento térmico aceitáveis

Muitos materiais de fibra mineral, polímeros de hidrocarbonetos e elastômeros de espuma atendem aos requisitos acima, incluindo:

  • lã mineral;
  • cloreto de polivinila;
  • poliestireno expandido;
  • poliuretano.

Os elastômeros de espuma são produzidos por extrusão e vulcanização. Possuem estrutura porosa e os poros são vesiculares, ou seja, fechados, o que reduz a absorção de umidade e os torna estanques ao vapor. Ao polimerizar hidrocarbonetos, são obtidos materiais isolantes como poliuretano e cloreto de polivinila.

Os isoladores térmicos são comercializados na forma de rolos, folhas (tapetes), cilindros ocos (cascas). Materiais laminados e cascas são adequados para isolamento térmico de tubos e dutos de ar redondos. Os dutos de ar retangulares podem ser isolados com material em folha.

Dispositivo para cruzar o telhado com tubo de ventilação
O duto de ar é isolado em todas as áreas localizadas em ambientes sem aquecimento e os dutos de ventilação que passam pelas paredes, tetos e telhados requerem atenção especial

O isolamento de folhas e rolos é altamente flexível, é fácil dar-lhe a forma desejada, um lado pode ser liso. Graças à combinação destas propriedades, a instalação do isolamento térmico é muito facilitada. Muitos materiais não são apenas resistentes ao fogo, mas também autoextinguíveis, o que aumenta a segurança contra incêndio.

O isolamento é selecionado levando em consideração as condições ambientais em que será utilizado, incluindo a temperatura de operação. Para a Rússia central, materiais que podem suportar temperaturas ambientes na faixa de -30° C a 60° C são adequados para isolar sistemas de ventilação.

Filme de polietileno (PE) e membrana de cloreto de polivinila (PVC) são utilizados como proteção impermeabilizante.Contra danos externos, os dutos de ventilação isolados são cobertos com caixas forradas com tábuas, compensados ​​​​ou chapas de alumínio.

Características de isolamento do duto de ar por dentro

É necessário isolar todos os dutos de ar localizados fora dos ambientes aquecidos, inclusive áreas nas paredes. É possível isolar as superfícies externas e internas dos dutos de ar.

Se o isolamento for efectuado pelo interior, já na fase de projecto está previsto aumentar a secção transversal da conduta de ar de acordo com a espessura da camada isolante térmica. Caso contrário, seu rendimento diminuirá.

As fibras de lã mineral são reforçadas com adesivos. Isto é necessário para evitar que as fibras se descasquem sob a influência de uma corrente de ar. O adesivo utilizado para este fim não deve afetar o nível de resistência ao fogo do isolamento e o seu respeito pelo ambiente.

Opção de isolamento de tubo de ventilação
Para não reduzir as propriedades de arejamento da conduta de ventilação, é preferível realizar o isolamento do interior de acordo com o esquema “pipe-in-pipe”. É assim que são feitos os tubos sanduíche para chaminés. Se você não tem tempo ou vontade de fazê-los você mesmo, pode comprá-los prontos

O isolamento térmico aplicado no interior não deve aumentar a resistência aerodinâmica, retardando o movimento das massas de ar. Ou seja, é necessário suavizar sua superfície.

Devido aos requisitos adicionais de isolamento térmico interno, seu uso é muitas vezes impraticável. Inclusive se for necessário isolar um sistema de ventilação já construído com uma determinada seção transversal de dutos de ar. Nesses casos, os dutos de ar são isolados externamente.

O procedimento para instalação de isolamento térmico externo

O material de isolamento térmico mais econômico para uma casa particular é a lã mineral testada pelo tempo.Ele vem em rolos de várias larguras e pode ter uma ou duas camadas externas de papel alumínio.

Isolando o tubo com fita isolante
O material de isolamento térmico é instalado no tubo de ventilação com uma sobreposição para que não fiquem áreas desprotegidas; as juntas na parte superior são coladas com fita adesiva

Ao determinar a espessura da camada de isolamento térmico, eles são guiados pelo SNiP 2.04.14–88. Os engenheiros de aquecimento realizam cálculos complexos levando em consideração os diâmetros dos tubos e o coeficiente de condutividade térmica do material isolante térmico utilizado.

Eles levam em consideração a temperatura média anual do ar e até possíveis perdas de calor através de juntas e fixações, além de outros parâmetros, muitos dos quais podem ser encontrados em livros de referência e no SNiP mencionado acima.

Se falarmos especificamente sobre lã mineral, então, ao isolar sistemas de ventilação em residências particulares localizadas na Rússia central, geralmente é usado material em rolo com 100 mm de espessura. Você pode comprar lã mineral com 50 mm de espessura e enrolar o cachimbo duas vezes.

Para determinar a largura necessária do isolamento, meça o diâmetro do tubo e some a espessura da lã mineral multiplicada por dois ao valor resultante. Multiplique o valor resultante por 3,14 (Pi).

Ao iniciar o trabalho, prepare com antecedência uma espátula de borracha, uma faca de construção, um grampeador, fita de alumínio de 7 a 8 cm de largura, um marcador e ferramentas de medição - um esquadro, uma régua e uma fita métrica (de preferência de metal). Certifique-se de usar roupas de proteção.

Para trabalhar ao ar livre, escolha um dia sem precipitação. Caso contrário, a lã mineral pode ficar molhada. O rolo é desenrolado, marcado e cortado para obter o tamanho desejado. A folha é separada ao longo da borda para que o tubo possa ser enrolado com lã mineral sobreposta e a costura de conexão possa ser coberta com uma camada de folha metálica.

Concha para isolamento
Em locais de difícil acesso, é utilizado um tipo moderno de isolante térmico - o chamado casco, que deve ser selecionado levando-se em consideração o diâmetro externo do tubo

Em seguida, a costura de ligação é fixada em incrementos de 10 cm com um grampeador e colada com fita adesiva em todo o seu comprimento. Para fixar o isolamento ao tubo, são utilizados fixadores especiais e fios comuns.

Para proteger as juntas dos dutos de ar, o isolamento é cortado em fragmentos de formato e tamanho adequados. Não se esqueça de limpar qualquer sujeira do tubo antes de isolá-lo.

O isolamento também pode ser feito com isolamento segmentado. O invólucro monolítico tem o formato de um tubo e é rosqueado no duto de ar. É utilizado principalmente durante a instalação de um sistema de ventilação do zero.

Depois de medir os parâmetros geométricos do duto de ar, selecione um invólucro de tamanho adequado e estique-o ao longo de todo o comprimento do tubo. A folha é enrolada por cima e fixada com grampos de aço inoxidável ou cobre.

A carcaça dobrável consiste em dois semicilindros, que são aplicados ao tubo em ambos os lados e fixos. Em áreas que atravessam a parede, é difícil envolver o tubo com isolamento laminado, mas colocar a casca é muito mais fácil. A carcaça dobrável pode ser colocada em um duto de ar existente.

Combatendo a condensação usando um exemplo

Vamos considerar uma situação específica. Uma casa particular térrea possui sistema de ventilação que proporciona troca de ar no banheiro e na cozinha. Tubos de ventilação metálicos estão conectados a essas salas.

São colocados através do sótão com posterior acesso à cobertura. Com as flutuações diárias de temperatura, forma-se condensação nos tubos.Mas uma quantidade particularmente grande disso é observada no inverno, quando a água escorre do capô, formando uma poça.

Isolamento no sótão
Os sótãos geralmente não são aquecidos, portanto, os tubos de ventilação colocados nesta sala precisam ser isolados em todo o seu comprimento.

O problema é resolvido de forma abrangente. Os tubos de exaustão e alimentação são isolados. Os tubos são isolados desde a entrada até o teto até a saída para o exterior. Nas áreas que passam por sótão sem aquecimento, os tubos são isolados com lã mineral laminada de 70-100 mm de espessura.

Uma concha é usada em locais onde passa pelo teto e teto. Um tee com coletor condensador é instalado no ponto mais baixo.

Se as condutas de ventilação não passarem pelo telhado, mas sim pela parede, o troço da parede é isolado com a casca. Do lado de fora da casa, um T de 90 graus é instalado no tubo de ventilação, um coletor de condensado e um guarda-chuva (defletor) são montados.

Construção de um novo sistema de ventilação

Devido a erros de projeto e instalação, se forem utilizados tubos de baixa qualidade, todas as medidas de combate à condensação podem ser em vão.

Neste caso, é economicamente viável desligar o antigo e instalar um novo sistema de ventilação que cumpra as suas funções de remoção de ar contaminado e fornecimento de massas de ar fresco.

O projeto é realizado somente após análise dos processos de troca de ar e cálculos de acordo com as normas especificadas no SNiP, com base nas características das instalações ventiladas e no número de moradores. Pode ser necessário abandonar a ventilação natural em favor da ventilação forçada, alterando a configuração dos dutos de ventilação e instalando equipamentos para aquecimento do ar fornecido.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como determinar se há formação de condensação nos dutos de ar:

Descarga de condensado do sistema de ventilação para o sistema de esgoto:

A instalação de coletores de condensado em combinação com o isolamento dos tubos de ventilação resolve vários problemas simultaneamente. A intensidade da formação de condensação é reduzida.

Aquela pequena quantidade de umidade que ainda pode condensar na superfície do duto de ar é rapidamente removida além de seus limites, sem ter tempo de causar danos. O nível de ruído e vibração é reduzido, o que é especialmente perceptível em sistemas de ventilação forçada. Como resultado, o microclima se normaliza e a casa fica mais confortável para morar.

Você tem experiência própria em lidar com condensação em tubos de ventilação em uma casa de campo ou casa de campo? Você conhece as nuances técnicas de seu desvio ou prevenção que valem a pena compartilhar com os visitantes do site? Deixe comentários, poste fotos e faça perguntas no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Bóris.

    Tenho um sistema de ventilação com recuperador de 600 m3 por hora. A condensação persistiu apesar do isolamento de todos os dutos de ar. Além disso, o que me surpreendeu: com a ventilação desligada, após 3 semanas encontrei condensação nos mesmos locais que com o sistema de ventilação ligado... Após analisar esse fato, percebi que o calor da casa sobe pelo duto de ar e cai no condensado. Agora estou instalando válvulas reversas na frente de cada cabeçote de ventilação de alimentação, 5 peças. Ao mesmo tempo instalarei 2 peças no capô. Além disso, equiparei válvulas de drenagem...

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica