Ventilação em casa particular de concreto aerado: opções e métodos de construção
O concreto aerado ganhou grande popularidade nos últimos anos.Cada vez mais pessoas estão optando por esse material para construir suas casas. Atrai pelo preço acessível, excelentes características técnicas e vantagens tecnológicas: trabalhar com ele é muito mais fácil e rápido do que com tijolo.
Muitas vezes, o proprietário de uma casa nova considera antes de mais nada necessário instalar electricidade, aquecimento, água e esgotos na casa, esquecendo ou relegando deliberadamente o sistema de ventilação para segundo plano. Então, a ventilação é necessária em uma casa particular de concreto aerado? E se sim, qual é melhor escolher? E como fazer isso?
Você aprenderá tudo sobre a importância de um sistema de ventilação em uma casa feita de blocos de concreto aerado em nosso artigo. Apresentaremos a você os tipos e especificidades da organização de comunicações que garantem uma troca aérea padrão estável. Vamos falar sobre os recursos do dispositivo deles.
O conteúdo do artigo:
Por que a ventilação é necessária e o que isso afeta?
Para uma estadia confortável de uma pessoa em instalações de trabalho/residencial/utilitárias, certos parâmetros microclimáticos devem ser mantidos: iluminação, temperatura, umidade, concentração de oxigênio, dióxido de carbono, porcentagem permitida de poluentes suspensos no ar, etc.
Você provavelmente já percebeu que às vezes, mesmo em uma temperatura confortável, nos sentimos abafados, úmidos e desconfortáveis.Os cheiros da cozinha ou dos banheiros se espalham pela casa e não desaparecem por muito tempo, e inúmeras partículas de poeira podem ser vistas sob os raios de sol. Infelizmente, tais situações são familiares para muitos proprietários de casas.
A causa de todos esses problemas, na maioria dos casos, é a operação inadequada ou a falta de sistema de ventilação. Afinal, é ela a responsável por retirar a massa de ar residual do ambiente e fornecê-la com um fluxo fresco e limpo em seu lugar.
Desde a escola sabemos que no processo de respiração e de vida uma pessoa consome oxigênio e libera dióxido de carbono e umidade no ar que nos rodeia. Além disso, muita umidade entra no ar ao lavar e secar roupas, cozinhar, fazer limpeza úmida e tomar banho.
Constantemente, sem pensar, trazemos poeira para nossas roupas e coisas. A atmosfera dentro de espaços fechados está literalmente repleta de contaminantes orgânicos e minerais microscópicos voláteis e pêlos de animais.
Se não há sistemas de ventilação, então toda a umidade, poeira e CO2 acumular no ar. Ao mesmo tempo, a quantidade de oxigênio, ao contrário, diminui, tornando insuportável a nossa permanência no quarto. Se você ignorar esse estado de coisas por muito tempo, poderão surgir problemas de bem-estar e saúde.
Sem troca de ar estável em uma casa com paredes feitas de blocos de concreto aerado, a condensação não será removida em tempo hábil. Como resultado, um fungo se instalará nas estruturas dos edifícios, destruindo os materiais de construção e a saúde dos proprietários e das famílias.
Padrões sanitários para ventilação
Ao contrário dos incorporadores privados, os funcionários de organizações de design e médicos sanitários estão bem conscientes da importância da troca de ar em edifícios residenciais. Portanto, juntamente com aquecimento, abastecimento de água e iluminação, seções inteiras de documentos regulamentares são dedicadas à ventilação.
Aqui estão algumas dessas regras:
- SP 13330.2016 Aquecimento, ventilação e ar condicionado. Versão atualizada do SNiP 41-01-2003;
- SanPiN 2.1.2.2645-10 “Requisitos sanitários e epidemiológicos para condições de vida em edifícios e instalações residenciais” (Seção IV. Requisitos higiênicos para aquecimento, ventilação, microclima e ar ambiente das instalações);
- «SNiP 2.08.01-89*. Edifícios residenciais" (Seção 3. Aquecimento, ventilação e ar condicionado. Apêndice 4 (obrigatório). Projetar parâmetros de ar e taxas de troca de ar em edifícios residenciais).
Resumidamente, os requisitos destas regras são assim:
- Todos os edifícios residenciais devem ter sistema de ventilação;
- O sistema de ventilação deve garantir a substituição do ar de exaustão por ar fresco em intervalos estabelecidos;
- A exaustão do ar das dependências de um edifício residencial deve ser feita através dos dutos de exaustão das cozinhas, banheiros e banheiros (chuveiros).
Mas os seguintes padrões para a quantidade de ar removido são estabelecidos pelas regras:
Sala | A quantidade de ar removida da sala |
Sala de estar | 3m3/h por 1 m2 instalações |
Cozinha com fogão elétrico | Pelo menos 60 m3/h |
Cozinha com 2-queimador fogão a gás | Pelo menos 60 m3/h |
Cozinha com 4-queimador fogão a gás | Pelo menos 90 m3/h |
Banheiro | Pelo menos 25 m3/h |
Banheiro | Pelo menos 25 m3/h |
Banheiro e toalete combinados | Pelo menos 50 m3/h |
Vamos calcular o volume de troca de ar para uma casa de dois andares com quatro cômodos e área total de 80 m2, dois banheiros conjugados e uma cozinha com fogão a gás 4 bocas:
Padrão para quartos = 80 m2 * 3m3/h por 1 m2 instalações = 240 m3/h;
Padrão para cozinha = 90 m3/h;
Padrão para banheiros = 2 banheiros * 50 m3/h = 100m3/h.
TOTAL: 430 m3/h.
Exatamente tal troca de ar é necessário proporcionar em nossa casa condicional um bem-estar confortável e manter o mobiliário com acabamento em bom estado.
Concluindo o tema dos padrões, deve-se notar que é importante não apenas alcançar a troca de ar padrão, mas também não exagerar. Afinal, quanto maior for a troca de ar, maior será a velocidade do fluxo de ar nas instalações e, se os seus valores forem excessivos, podem ocorrer fenómenos negativos - correntes de ar.
Esquemas de ventilação para casas de concreto aerado
Em geral, os sistemas de ventilação podem ser divididos em dois grupos principais - natural e forçado (mecânico).
Esquema natural funciona devido a diferenças de temperatura e valores de densidade de massa de ar dentro e fora do edifício. É totalmente autónomo e funciona independentemente do fornecimento de energia eléctrica. Porém, quanto mais próxima a temperatura externa estiver da temperatura ambiente, pior será a troca de ar, até a parada total.
Isto é especialmente sentido no verão. Alcançar alto desempenho com ventilação natural é problemático. Além disso, se for projetado de acordo com o princípio do canal com inúmeras voltas e curvas: quanto mais complexo o circuito, mais fraco será o empuxo;
Diagrama mecânico muito mais poderoso que o sistema natural. Muitas vezes é equipado com funções adicionais de aquecimento ou resfriamento de ar, uma função de economia de calor (recuperação) e a capacidade de integração no sistema Smart Home. Esta ventilação funciona independentemente das mudanças de temperatura.
O que ambos os tipos de sistemas têm em comum é que é aconselhável pensar na ventilação natural e mecânica na fase de projeto de uma casa e instalá-la imediatamente durante a sua construção.
Por que isso é importante? Como o sistema de ventilação, na maioria dos casos, é uma rede metálica ou dutos de ar de plástico, que precisam ser encaminhados das instalações e levados para o telhado.
Se você não levar em consideração imediatamente todas as nuances da instalação, a instalação de ventilação no futuro poderá estar associada a muitas dificuldades (perfuração ou furos nas paredes principais e tetos, a necessidade de colocar tubos das instalações do primeiro andar através as salas de estar da segunda aparência feia, etc.).
Apesar da aparente complexidade, compreender as questões organizacionais para instalar ventilação em concreto aerado em casa com as próprias mãos ou solicitar corretamente a sua instalação sem pagar a mais por equipamentos e trabalho, é bastante simples.
Então, vamos passar aos tipos de ventilação.
Sutilezas dos dispositivos de ventilação natural
Já descobrimos que a força que faz a ventilação natural funcionar é o desejo do ar quente de subir. Para que esse movimento comece, é necessário um duto de ar que permita que o ar quente da sala saia para a rua mais fria.
Os dutos de ar são feitos de tubos redondos de plástico, metal galvanizado ou aço inoxidável ou perfis de seção quadrada ou retangular. Também dutos de ventilação podem ser feitos em forma de vazios nas paredes durante a sua construção.
Se os tubos acima forem colocados em tais vazios, isso será chamado manga, esse método é muito utilizado, pois elimina vazamentos na alvenaria e facilita a manutenção.
Com a ventilação natural, os dutos de ar ficam verticais e o mais retos possível, e o número de voltas e trechos horizontais (inclinados) é minimizado, pois reduz a tiragem. Também para melhor tração é impossível estreito diâmetro do tubo.
As aberturas de exaustão estão equipadas com grades de ventilação. São instalados na parte superior das paredes ou diretamente sob o teto, pois é por aqui que o ar sobe e precisa ser retirado.
O fluxo de ar nos esquemas de ventilação natural ocorre através de vazamentos nas estruturas dos edifícios, janelas e portas, bem como através de aberturas especiais de abastecimento localizadas na parte inferior da casa.
Janelas de plástico e portas seguras praticamente não permitem a passagem de ar. Portanto, ao instalar ventilação natural em habitações modernas, a presença de aberturas de entrada ou válvulas é um pré-requisito para o funcionamento do sistema de ventilação.
A solução mais simples é instalar janelas com válvulas de ventilação. Eles permitirão o fluxo de ar fresco para a sala sem fazer furos adicionais.
Mas não se desespere se as janelas da sua casa forem instaladas sem essas válvulas. Para esses casos, são oferecidos no mercado dispositivos embutidos nas paredes. Têm uma capacidade de rendimento significativamente superior aos de janela e também podem ser equipados com filtros, o que permite purificar o ar antes de ser fornecido à casa.
Vale lembrar que por conta própria válvulas de parede eles não podem ventilar a sala. Para que funcionem, o exaustor embutido ou o ventilador de alimentação devem estar funcionando. As válvulas permitem simplesmente que o ar da rua passe por elas e permitem regular o seu fluxo abrindo ou fechando o amortecedor.
A ventilação natural é boa pela sua simplicidade, baixo custo e independência energética. É fácil instalá-lo sozinho.Pode ser uma excelente solução para pequenas habitações.
Nuances da organização da ventilação mecânica
A diferença entre um sistema de ventilação mecânica e um natural é que o ar é movido por ventiladores elétricos. Graças a isso, a ventilação mecânica pode ter um sistema complexo e longo de dutos de ventilação com seções verticais e horizontais.
As perdas de pressão nas versões duto de ventilação mecânica são compensadas pelo aumento da potência do ventilador. Isso permite instalar dutos de ar em todos os ambientes necessários sem se preocupar com a falta de correntes de ar.
Outra característica distintiva de um sistema de ventilação mecânica é a capacidade de automatizá-lo. Graças à instalação de ventiladores com controle de velocidade multiestágio, bem como outros dispositivos que regulam a velocidade, a direção do fluxo de ar e sua temperatura, a ventilação mecânica permite obter uma ótima troca de ar em cada ambiente.
É mais lucrativo equipar uma casa particular com um sistema de ventilação mista, que contém componentes do tipo gravidade e forçado. Nestes esquemas, o movimento do ar é estimulado por um ventilador montado na parte de alimentação ou na parte de exaustão.
A ventilação mecânica e mista pode ser local ou centralizada.
Com sistema de ventilação local Cada sala da qual o ar é removido possui seu próprio ventilador. Um exemplo típico é um exaustor de cozinha e um ventilador no exaustor do banheiro.
Esta solução é frequentemente utilizada se por algum motivo a tiragem de ventilação natural não for suficiente e precisar ser aumentada. Instalação de exaustores locais baixo custo um método que você mesmo pode fazer.
Tanto para o esquema natural quanto para a ventilação exaustora mecânica, é necessário que haja caminhos de fluxo de ar através de vazamentos, ou através de aberturas ou válvulas especiais de alimentação.
Com sistema de ventilação centralizado na casa, geralmente no sótão, é instalado um exaustor ou fornecimento e ventilação de exaustão. Mais longe desta unidade, são colocados dutos de ventilação nas salas necessárias, removendo o ar de exaustão e, se a instalação for um sistema de alimentação e exaustão, fornecendo ar fresco.
As unidades de ventilação de insuflação e exaustão estão equipadas com dois ventiladores e garantem quantidades iguais de entrada e saída de ar. Além disso, tais instalações podem ser equipadas com sistemas de aquecimento e filtragem do ar de entrada e automação, o que permite manter os parâmetros especificados de temperatura e troca de ar.
Unidades de ventilação com recuperação estão equipados com um dispositivo que aumenta o efeito econômico do uso do equipamento.Trata-se de um recuperador que permite gerir racionalmente a energia dos sistemas de aquecimento e poupar nas contas de serviços públicos.
Com qualquer outro tipo de ventilação mecânica, o calor é simplesmente liberado da sala para a rua junto com o ar de exaustão! Poupança de ventilação com recuperação Isto é especialmente relevante no inverno, quando muita energia térmica escapa para o tubo de ventilação. Ao mesmo tempo, o ar frio que recebe da rua também precisa ser aquecido à temperatura ambiente.
O recuperador é um trocador de calor por onde passam simultaneamente o ar quente da casa e o ar frio da rua. Vários modelos de recuperadores usam aquecedores de placas adicionais com freon ou água.
Assim, o ar fresco é aquecido não por aquecimento ou eletricidade, mas pelo ar previamente aquecido retirado da sala. As perdas de calor ao usar um recuperador são mínimas.
Nos dias quentes, quando está calor lá fora, o recuperador também é útil: neste caso, arrefece o ar quente que vem da rua com o ar mais fresco da divisão, reduzindo os custos de ar condicionado.
Infelizmente, apesar das suas vantagens óbvias, a recuperação tem duas desvantagens:
- Em primeiro lugar, as unidades de ventilação com recuperação são muitas vezes mais caras do que unidades semelhantes sem recuperador;
- Em segundo lugar, os recuperadores só podem funcionar de forma estável quando a temperatura do ar exterior não for inferior a – 10 ÓCOM.Em temperaturas mais frias, as placas ficam cobertas por uma crosta de gelo.
Porém, mesmo com suas deficiências, o recuperador é a melhor solução para sistemas que processam todos os cômodos da casa. Entre as opções locais, o respiro é o líder.
Breeze - Este é um dispositivo para ventilação em uma sala separada. É composto por uma conduta de ventilação e uma caixa onde estão instalados: resistência elétrica, ventilador, filtros, persianas e comando automático.
Para facilitar a configuração, respiradores pode ser um controle remoto. Alguns respiradores estão equipados com trocador de calor cerâmico, que permite operar em modo de recuperação.
Breezers o ar fresco é bombeado à força para a sala, pré-filtrado e, se necessário, aquecido. Modelos com trocador de calor são capazes não apenas de bombear ar para o ambiente, mas também de remover o ar antigo dele.
Auto-instalação em casa de concreto aerado respiradores e as válvulas não são difíceis: basta fazer um furo na parede de diâmetro adequado para o tubo de ventilação e fixar o aparelho na parede.
Purificação do ar na ventilação
No início do artigo, foi mencionado sobre poeira voando no ar devido à ventilação inadequada ou ausente. Para resolver este problema, os modernos sistemas de ventilação de fornecimento podem ser equipados com filtros especiais para limpar o ar que entra na sala vindo da rua.
Além disso, dependendo da sua necessidade, o conjunto de filtros pode ser diferente: desde limpeza grossa, que retém apenas partículas grandes; para uma limpeza fina que não permite a passagem de odores e pólen.
Os filtros têm apenas uma desvantagem: precisam ser trocados periodicamente.
Chaminés de fogões e lareiras em instalações residenciais
Se está a planear ou já tem um recuperador de calor ou lareira em sua casa, então ao calcular a ventilação deve ter em atenção que as chaminés dos fogões e lareiras também são exaustores.
No estado frio, as chaminés funcionam como um exaustor natural normal e, na queima de lenha, este efeito é significativamente potencializado, uma vez que uma grande quantidade de ar é consumida para a combustão.
E embora as chaminés não possam desempenhar plenamente a função de ventilação exaustora, a sua presença deve ser tida em consideração na determinação da dimensão das aberturas de alimentação para que possam fornecer o fornecimento de ar fresco necessário tanto para o funcionamento da ventilação principal como para o funcionamento do dispositivo de aquecimento.
Instalação pessoal do sistema de ventilação
Já na Internet existe qualquer informação sobre a seleção e instalação de sistemas de ventilação, que você pode facilmente construir com as próprias mãos em uma casa de concreto aerado. Em uma loja de ferragens você pode comprar livremente dutos de ventilação, ventiladores ou unidades de ventilação sérias.
A única coisa que é melhor confiar aos projetistas é o cálculo da ventilação, pois dificilmente será possível fazer isso sozinho sem ter o conhecimento.
O cálculo correto é especialmente importante se você planeja usar ventilação natural, pois neste caso é importante escolher a quantidade e a seção correta dutos de ventilaçãopara que forneçam a tiragem e a troca de ar necessárias.
Se você planeja instalar ventilação mecânica, então um cálculo aproximado de seu desempenho pode ser feito com base em normas, como no exemplo indicado no início deste artigo. Para fazer isso, você precisa calcular o valor de ventilação padrão para sua casa e aumentar esse valor em 10-20% para compensar as perdas quando o ar passa. dutos de ventilação.
Quanto à instalação da ventilação em si, para quem constrói uma casa com as próprias mãos, geralmente não é nada complicado.
Os dutos de ventilação são montados como um conjunto de construção, quando uma parte é inserida livremente na outra. Um grande número de comprimentos, formatos e seções de canais, bem como diversas curvas, T, transições, válvulas, válvulas gaveta e outros produtos permitem montar um duto de ventilação de qualquer configuração.
Além disso, graças à padronização de tamanhos, os dutos de ventilação podem ser facilmente conectados a uma ampla variedade de instalações de abastecimento, exaustão e abastecimento e exaustão de ventilação mecânica.
Aliás, a escolha dessas instalações e de seus fabricantes também é grande: desde as econômicas com funcionalidade simples até as premium com automação total.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo a seguir apresentará as características do sistema de troca de ar em uma casa de concreto aerado:
Ventilação corretamente selecionada e instalada na casa de bloco arejado - Esta é a chave para uma boa saúde e bem-estar dos membros da família. A ventilação natural é adequada para casas pequenas, mas para edifícios grandes com muitos cômodos, um sistema mecânico é a melhor solução.
Você pode selecionar e instalar a ventilação de forma independente ou confiando-a aos construtores, mas em ambos os casos é recomendável fazê-lo na fase de projeto (planejamento) e construção da casa.
Quer compartilhar sua própria experiência na instalação de sistema de ventilação em uma casa feita de blocos de concreto aerado? Por favor, deixe comentários no formulário abaixo. Nele você pode tirar dúvidas, postar fotos sobre o tema do artigo e dar recomendações úteis aos visitantes do site.