Ventilação em casas com fogões a gás: regras e regulamentos para organizar trocas de ar estáveis

O desejo de economizar nos custos de serviços públicos é comum à maioria de nós.E você deve concordar que mudar para o uso de gás natural para cozinhar e aquecer é a forma ideal de tal frugalidade. Mas a ventilação em casas com fogões a gás deve ser construída de acordo com regras muito rígidas.

Você aprenderá tudo sobre os requisitos para instalação de exaustor de cozinha em nosso artigo. Apresentaremos a você os regulamentos da documentação regulatória, cobrindo detalhadamente todos os aspectos desta difícil questão. Vejamos as opções padrão para organizar um sistema de remoção de massa de ar.

Requisitos padrão de troca de ar

Ao projetar a ventilação em cozinhas com fogões a gás, é necessário atender aos requisitos das normas sanitárias e de segurança contra incêndio (GOSTs, SNiPs, SanPiNs e SP). O fornecimento de gás para apartamentos e chalés é um benefício indiscutível, pois pode reduzir significativamente os custos de serviços públicos. Mas há vários pontos.

Ambas as opções de entrega: transportado por tubos gás principal e o GLP de um reservatório ou cilindro de gás é uma fonte de perigo. É impossível negligenciar os regulamentos e esquecer as regras de segurança.

Padrões para projeto de ventilação
A concepção e instalação de cozinhas com fogões domésticos a gás são regulamentadas por diversos documentos. Além disso, existem todos os tipos de recomendações baseadas nos padrões fornecidos

Se a exaustão e o fornecimento de ar em uma cozinha gaseificada não estiverem organizados corretamente, a sala pode se tornar uma fonte de sérios problemas associados ao fogo aberto e a uma possível explosão de “combustível azul”.

É permitida a instalação de fogões a gás tanto em residências particulares quanto em prédios de apartamentos. A altura do edifício não pode ultrapassar 10 andares. Neste caso, o local destinado a eles deve ter janela e ser bem iluminado pela luz solar natural.

Fogão a gás na cozinha
Se a exaustão do ar de uma cozinha com fogão a gás for insuficiente, se o queimador apagar ou o cano quebrar, o gás se acumulará no ambiente e mais cedo ou mais tarde explodirá

Uma cozinha para instalação de fogão a gás deve:

  • ter tetos com altura igual ou superior a 2,2 m;
  • possuir ventilação com entrada/retirada natural de ar;
  • ter uma janela com caixilho de abertura ou travessa ou janela na parte superior.

A capacidade cúbica de uma sala com fogão doméstico a gás deve ser mínima (ou melhor ainda, mais):

  • 8 metros3 – com dois queimadores;
  • 12 metros3 – com três queimadores;
  • 15 metros3 – com quatro queimadores.

Em alguns casos, é permitido desviar-se ligeiramente destas normas, mas apenas se tais desvios forem acordados com os inspetores do Ministério de Situações de Emergência e outras autoridades reguladoras.

Troca de ar em sala com fogão a gás
Para evitar problemas com o fogão, deve haver ar suficiente na cozinha para queimar gás e também deve ser constantemente substituído por novo ar externo.

Ao organizar troca de ar na cozinha É importante garantir que o ar novo venha exclusivamente da rua. Isso evitará que massas de ar com excesso de odores e umidade, bem como baixo teor de oxigênio, entrem na área da cozinha. O metano ou o propano-butano por si só não são suficientes para um fogão a gás funcionar.

A taxa de troca de ar para uma cozinha com fogão a gás é de 100 m3/hora. Além disso, na maioria dos prédios de apartamentos, os dutos de ventilação com largura de 130–150 mm do sistema de ventilação geral são projetados para um fluxo de até 180 m3/hora.

Só é necessário garantir o fluxo de ar externo necessário.Numa casa particular tudo depende do projeto. Aqui você precisa olhar para um exemplo específico para ver o que o existente sistema de ventilação.

Organização da ventilação de fogão a gás

A ventilação em uma cozinha onde está instalado fogão a gás pode ser:

  • com compulsão
  • com impulso natural;
  • combinado.

Qualquer opção é permitida. Porém, de acordo com as normas de segurança contra incêndio, a troca de ar no ambiente em questão deve ser natural. Um sistema forçado com ventilador é volátil e só pode ser usado como complemento.

Capuzes forçados e naturais
Havendo fogão a gás, a ventilação forçada na cozinha só é permitida como exaustor adicional além de sistema com circulação natural de ar

Se você colocá-lo na cozinha capuz com ventilador e saída para o riser, então para seu bom funcionamento:

  • é necessário garantir o volume adequado de fluxo de ar na sala;
  • é proibido fechar o duto de ventilação com ventilação natural com novo tubo de saída;
  • é necessário que o riser de ventilação seja capaz de passar o volume de ar soprado nele.

Se a ventilação for reconstruída para um fogão a gás em uma casa de campo, haverá um mínimo de problemas com a ampliação e reconstrução dos dutos de ventilação. Tudo que você precisa é de dinheiro e tempo para trabalhar.

Mas se um fogão a gás e sua ventilação forem instalados em um apartamento de um prédio de apartamentos, a situação costuma ser terrível. Nem todos os edifícios altos, se não estiverem inicialmente incluídos no projeto, são projetados para a instalação de equipamentos movidos a gás.

No mínimo, você terá que instalar o Windows e válvulas de parede para fluxo adicional de ar externo. É improvável que os dutos de ventilação padrão e as aberturas de alimentação existentes sejam projetados para atender aos parâmetros exigidos.

O que pode e deve ser feito?

Se o sistema de ventilação existente for capaz de fornecer uma troca de ar de 100 m3/hora, basta instalar um fogão e ligá-lo ao gás. E você pode começar a preparar sua própria comida. Caso contrário, ao instalar um fogão a gás, a ventilação do apartamento e do chalé deverá ser modificada em duas direções - a primeira é a entrada e a segunda Escape de ar.

Saída de ventilação forçada
Para organizar um exaustor adicional, será necessário instalar um novo duto de ventilação com conexão ao espelho acima da abertura existente de ventilação natural

O fluxo de ar adicional é fornecido por:

  • fazer um furo na parede externa da rua e instalar nela uma válvula de ventilação;
  • instalação de válvulas de alimentação nas janelas da cozinha;
  • aumentando o vão sob a porta da cozinha.

Na situação geral, o fluxo de ar é fornecido pela rua e pelos demais cômodos da casa. Mas no caso de uma cozinha e um fogão a gás, a maior parte deveria ir para fora.

É aceitável que venha de uma janela do quarto ou da sala, mas a folga do piso sob a porta da cozinha deverá ser maior do que o padrão de 15–20 mm. Aqui a folha da porta deverá ser elevada em 20–30 mm. Se você montá-lo mais abaixo do chão, a troca de ar será insuficiente.

Recomenda-se fazer válvulas de alimentação em projeto de parede. Em climas frios, as contrapartes das janelas podem congelar e parar de fornecer fluxo de ar. As opções embutidas são maiores e livres de problemas de formação de gelo.

Se a casa for velha, então sem instalação de válvulas de abastecimento insuficiente. Os edifícios construídos na União Soviética foram inicialmente concebidos para ventilação devido ao fluxo natural de ar através de portas soltas e janelas de madeira.

No entanto, agora estão instaladas janelas e portas com vidros duplos com vedações em todos os lugares. Como resultado, os padrões de troca de ar estabelecidos no projeto são violados em todos os lugares, muitas vezes por simples desconhecimento.

Como resultado, o sistema de ventilação já não consegue dar conta da tarefa e é adicionado um fogão a gás, que requer volumes adicionais de oxigênio para funcionar. Sem válvulas de abastecimento ar, neste caso muitas vezes é impossível fornecer o microclima adequado em instalações residenciais.

O que é proibido?

Nas casas antigas, os dutos de ventilação costumavam ser feitos com peças de madeira. Além disso, podem conter cabos para alimentação e/ou sistemas de comunicação. É proibido direcionar a saída do exaustor acima do fogão a gás para tais poços.

Os produtos da combustão de um forno a gás têm temperatura elevada e também contêm vapor de água, CO e CO2. Você não pode puxar esse coquetel para um duto de ventilação que não seja destinado a esse fim.

Duto de ventilação de fogão a gás
A exaustão do ar do fogão a gás é permitida em dutos de ventilação feitos exclusivamente de materiais incombustíveis - concreto ou aço

Por um lado, as condutas de ventilação de uma cozinha com fogão a gás devem garantir uma boa troca de ar e, por outro lado, excluir a possibilidade de incêndio dos produtos da combustão do gás natural.

Outro ponto é a compra e instalação de exaustor-guarda-chuva com ar forçado na cozinha. Os vendedores desses equipamentos elogiam seus produtos e recomendam a compra de equipamentos mais potentes para 900–1100 m3/hora. No entanto, mais poder nesta situação é mais prejudicial do que benéfico.

Se o orifício de ventilação na parede e o poço do riser forem projetados para uma passagem de 180–200 m de diâmetro3/hora, então eles não permitirão fisicamente que você bombeie muito mais através deles mesmos.

Mesmo que o “guarda-chuva” zumba na potência máxima e empurre um volume maior de ar, o canal não conseguirá bombeá-lo. Como resultado, o “capô” ficará ocioso ou uma tiragem reversa se formará no eixo. Ambas as opções são inúteis.

Muitas vezes também surgem dificuldades quando o apartamento está localizado no último andar de um prédio alto. Em tal situação, a ventilação da cozinha muitas vezes funciona mal. O diâmetro do duto de ventilação permite a troca natural de ar no nível adequado e praticamente não há tiragem.

Velocidade do movimento do ar no duto de ventilação
De acordo com os requisitos dos documentos regulamentares, o ar na ventilação doméstica com impulso natural deve mover-se a uma velocidade de aproximadamente 0,5–1 m/s

Para que a tiragem necessária seja gerada, o fluxo de ar da sala deve entrar em um tubo vertical e, em seguida, passar por ele sem impedimentos por pelo menos 2 metros. Porém, no último andar, o respiradouro da cozinha fica próximo ao teto e não oferece a folga necessária.

Acima fica apenas o sótão e falta menos de meio metro até o final do poço de ventilação, que ali termina. Como resultado, ocorre troca de ar, mas é muito pequena para um fogão a gás.

Nesta situação, será necessário instalar um tubo vertical adicional com a altura necessária, caso contrário será impossível cumprir os requisitos de ventilação numa divisão com fogão a gás. A exaustão forçada pode resolver esse problema. Mas quando as luzes são apagadas, o ventilador para de funcionar, o que já é proibido pelas normas contra incêndio.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Regras para a escolha de um exaustor de tiragem forçada:

Projeto bem-sucedido de um exaustor caseiro para fogão a gás:

As violações mais típicas nos sistemas de ventilação em cozinhas com fogões a gás:

Para evitar que uma cozinha com fogão a gás se transforme em incêndio, o sistema de ventilação nela contido deve ser natural e atender aos requisitos dos SNiPs para taxas de troca de ar por hora.

E ao instalar um exaustor adicional, não devemos esquecer de garantir o fluxo adequado de ar da rua. Devido ao seu baixo custo, o gás natural permite economizar dinheiro, mas é difícil chamá-lo de totalmente seguro. Você não deve ignorar as instruções das normas sanitárias e de segurança contra incêndio.

Deixe comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas. Compartilhe sua experiência adquirida ao instalar ventilação em uma cozinha gaseificada. Conte-nos sobre as nuances tecnológicas que serão úteis aos visitantes do site.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Ao construir minha casa, preciso coordenar o projeto de ventilação com alguém?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá. Para uma casa particular, não é necessário coordenar o projeto do sistema de ventilação em nenhuma estrutura. Mas se você deseja que a ventilação funcione corretamente, o projeto deve estar de acordo com o SNiP.

      Muitas pessoas economizam na ventilação quando constroem uma casa, mas, na realidade, conseguir um projeto de ventilação pronto para sua casa não é tão caro. Levando em consideração, é claro, que você mesmo irá implementá-lo.

      O projeto inclui:
      - tarefa técnica;
      - nota explicativa detalhada;
      — fórmulas e cálculos;
      — desenhos detalhados do sistema de ventilação. sistemas;
      — especificação do equipamento recomendado;
      — estudos de viabilidade com base no equipamento selecionado.

      Se você mesmo deseja elaborar e calcular o projeto, a fórmula mais simples é baseada no número de pessoas.

      Fotos anexadas:
  2. Dmitry

    Artigo muito interessante. Apenas nem uma única referência a documentos regulamentares onde tudo isso possa ser especificamente esclarecido e lido. Quais devem ser os canais, qual o diâmetro, como calcular a troca de ar necessária. Dependendo disso, como escolher uma válvula de ventilação de alimentação para a parede ou para as janelas, e assim por diante.

  3. Alexandre

    Concordo plenamente com o comentário de Dmitry: agora estamos trabalhando em um prédio de apartamentos (há 2 semanas) para substituir todas as tubulações de gás dentro do apartamento e no prédio, e não há projeto, licença, admissão, etc. - não, não há nada e o capataz diz que não temos nada a ver com a Mosgaz. Além disso, a substituição das tubulações de gás ocorre com diminuição de todos os diâmetros (tubos riser e intra-apartamentos), alterações no planejamento e nas soluções arquitetônicas. Portanto, as normas ainda não são para todos. E o mais importante, não há “fins” a serem encontrados.
    E o artigo é bom, mas sem referências a normas (pelo menos gerais) não é nem material de aula.

  4. Marina

    Olá. O apartamento fica no último andar, a caldeira de circuito duplo sopra ventilação para dentro do apartamento e não sopra. Não há entrada. Há um balneário no apartamento. O que você aconselha

  5. Valéry

    Concordo com a matéria. Da experiência na operação e manutenção de gêiseres:
    1. Janelas e portas de plástico modernas causam falha no HSV. O sensor de tração está ativado. O consumidor fica perplexo: a nova coluna está com defeito! É muito importante, especialmente no HSV antigo, onde o sensor não está instalado ou está com defeito, verificar a tiragem de forma independente antes de ligá-lo.
    2 Sinais de falta de tração:
    — ar abafado na sala;
    — dores de cabeça entre os residentes;
    —- as aves domésticas morrem sem motivo;
    -- fusão do revestimento plástico do teto.
    O MELHOR método para verificar a tiragem é colocar uma folha de jornal contra a janela aberta do poço da chaminé. Ao mesmo tempo, deve pressionar contra a parede com um estalo. Se não for mantido, o impulso é zero!

  6. Tatiana

    Olá, compramos um apartamento acima de um fogão a gás e queremos instalar um exaustor. Questões:
    1. O exaustor da casa é um sistema de alimentação e exaustão, mas não sei se é um duto de ventilação separado ou não.
    2. É possível instalar duto de ventilação da laje sob teto falso?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica