Como conectar um switch com uma chave: regras e diagramas de conexão

Para controlar as fontes de iluminação elétrica doméstica, são utilizados vários dispositivos, o mais comum de todos é o interruptor.Este é um dispositivo simples localizado na parede e conectado a fios. O design dos produtos é diferente, mas o diagrama do circuito interno dos modelos individuais é o mesmo.

Em nosso material explicaremos como conectar um switch com uma chave para fazer reparos rapidamente. Por conveniência, serão fornecidos vários métodos de conexão com fotografias temáticas que demonstram claramente o processo de instalação.

Design e finalidade dos interruptores

Um interruptor é um dispositivo mecânico simples (menos frequentemente eletrônico) para fechar/abrir um circuito elétrico para ligar/desligar luminárias.

Abordaremos os recursos de design e instalação dos modelos mais simples - interruptores de tecla única.

Eles consistem em 4 partes principais:

  • nó de trabalho — base metálica com contatos e acionamento por botão;
  • fixadores - pernas ou antenas de metal conectadas a uma placa de metal;
  • desenho decorativo - painéis ou molduras;
  • parte dinâmica - chave de plástico.

Algumas peças, principalmente as internas, são feitas de metal, como aço galvanizado; os acabamentos decorativos externos geralmente são feitos de plástico seguro. Também estão disponíveis elementos cerâmicos que podem suportar cargas de até 32 A, enquanto o plástico é classificado para 16 A.

Os motivos para instalar um único interruptor de chave incluem:

A estrutura externa e interna depende de vários fatores, por exemplo, tarefas funcionais ou carga potencial. Como dispositivo adicional, alguns modelos possuem um LED que fornece iluminação externa.

Projeto do switch
O desenho de um interruptor simples com uma chave: 1 – uma chave com a qual o mecanismo é acionado; 2 – moldura decorativa; 3 – parte funcional, que contém o mecanismo elétrico

Os interruptores são instalados em todas as divisões onde existam dispositivos de iluminação que não estejam equipados com cabo de alimentação (por exemplo, não é necessário para candeeiros de pé ou candeeiros de mesa).

Na maioria das vezes, são luminárias de teto ou de parede, lustres e sistemas de iluminação complexos.

Grau de proteção do disjuntor
Na hora de escolher aparelhos para ambientes com alto índice de umidade, deve-se atentar para um indicador como o nível de proteção: para quarto ou sala basta IP 20, para banheiro ou cozinha - IP 40, para exterior (rua) instalação - IP 55

Tipos de dispositivos para uso doméstico

Não existe uma divisão estrita em categorias, uma vez que diferentes fabricantes têm suas próprias gamas de modelos de “marca”, mas podemos distinguir vários tipos de interruptores, unidos por uma característica.

Tipos de interruptores
Os dois tipos mais comuns de interruptores modernos são o modelo de parede de tecla única e o painel de controle, que geralmente é fornecido com a luminária.

Por exemplo, de acordo com o princípio da inclusão, todos os dispositivos podem ser divididos em:

  • mecânico – dispositivos de teclado elementares, fáceis de instalar e usar (a função de tecla pode ser executada por alavanca, chave seletora, botão, cabo, botão giratório);
  • toque eletrônico, ativado pelo toque de uma mão;
  • com controle remotoequipado com um controle remoto ou sensor de movimento.

O primeiro grupo é considerado o mais popular, tradicional e reconhecido desde os primeiros dias da invenção do circuito elétrico, a popularidade do terceiro também ganha força, mas o segundo de alguma forma não pegou.

Os sensores de movimento economizam energia e servem como proteção adicional. Por exemplo, se você instalar tal dispositivo na entrada da casa, ele sinalizará a chegada de convidados indesejados.

Interruptor interno
Em instalações residenciais, é preferível instalar modelos internos (com ou sem iluminação), que não se projetem acima da superfície da parede e tenham uma aparência esteticamente mais agradável.

De acordo com o tipo de design, todos os interruptores são divididos em chave única e chave múltipla (design padrão para uso doméstico - com 2-3 teclas). Cada chave serve para fechar/abrir um circuito de iluminação.

Se houver várias luminárias na sala - um lustre, luminárias de teto e arandelas - é apropriado interruptor de três grupos, o que permitirá ligar/desligar dispositivos um por um ou em conjunto.

Também são bastante populares interruptores de dois grupos que pode ser visto em quase todos os apartamentos. Eles são especialmente relevantes para lustres com várias lâmpadas.

Com base no método de instalação, dois grupos podem ser distinguidos: com instalação externa e interna. Tipo externo geralmente usado quando a fiação está aberta, e interior – com cabos costurados na parede. Para garantir a segurança e estabilidade da instalação do switch embutido, use uma caixa de montagem (caixa de tomadas) - uma caixa plástica protetora.

Diagrama de circuito para conectar o switch
Com base no método de instalação, os interruptores são divididos em embutidos e montados em superfície. Os primeiros são usados ​​para fiação fechada, os últimos para fiação aberta. Ambas as opções são instaladas de acordo com esquemas semelhantes

Colocação - comodidade e segurança

Antes instalando um interruptor você deve considerar o local mais conveniente para instalação e uso posterior. A área mais vantajosa está localizada perto das portas de entrada (na lateral da maçaneta da porta), mas pode haver exceções (por exemplo, próximo à cabeceira da cama).

Antes de traçar um projeto de fiação, é melhor consultar o documento oficial - PUE (regras de instalação elétrica), que regulamenta algumas nuances da instalação. Por exemplo, a cláusula 7.1.48 estabelece que o interruptor deve estar localizado a pelo menos 60 cm do box do chuveiro, e a cláusula 7.1.50 permite que seja instalado a menos de 50 cm do gasoduto.

Local de instalação
Como pode ser visto no diagrama de instalação, a distância das portas ao ponto de instalação deve ser de pelo menos 10 cm, e ao chão - pelo menos 90 cm

É proibida a instalação de dispositivos de controle em banheiros e saunas, devendo ser levados para fora da sala (geralmente para o corredor).

Três opções de montagem para interruptores de chave única

Vejamos três diagramas de conexão de switch que são semelhantes em design (possuem um botão), mas diferem no tipo de instalação. Além disso, todas as opções estão unidas pela lei básica da introdução de modelos de chave única: o elemento dinâmico abre a “fase” e não o “zero”. Caso contrário, pode haver risco de ferimentos durante os trabalhos de reparação e mesmo durante a simples substituição das lâmpadas.

Nº 1: Instruções fotográficas para instalar um dispositivo externo

A localização dos fios para este diagrama de ligação não é de fundamental importância: eles podem passar pela superfície ou ficar dentro da parede. Um tipo externo de interruptor em uma área residencial é bem-vindo se reparos caros acabaram de ser feitos e não há desejo de derrubar as paredes e instalar dutos novamente.

Diagrama de conexão
O diagrama de conexão mais simples para um interruptor de chave única, que serve de base para ações práticas para eletricistas novatos: o fio L (fase) vai para o interruptor, o resto - diretamente para a fonte de luz

Consideraremos a opção de colocação externa de cabos, em que os fios são encerrados em um canal protetor corrugado.

Preparação de cabos
No local onde a chave está instalada, o tubo corrugado, fixado na parede com clipes especiais, é cortado e o fio isolado de trabalho é retirado.

Sob o interruptor haverá outro dispositivo elétrico - uma tomada, de modo que os cabos de ambos os dispositivos sejam colocados em uma corrugação por razões estéticas.

Conexão dupla
O cabo de alimentação associado à tomada passará pelo interruptor de superfície, para não formar um laço e não aumentar a área de instalação

Modelo de disjuntor selecionado - Schneider Elétrica – possui caixa plástica e grau de proteção IP44. Antes da instalação, tomamos medidas de segurança: desligue a alimentação do cabo do quadro elétrico instalado no local ou no corredor.

Para garantir que não haja tensão no cabo, use uma chave de fenda indicadora. Quando o problema de desligar a energia for resolvido, começamos a desmontar o switch.

Primeiro, retiramos a chave com a mão - isso é feito com bastante facilidade.

Removendo a moldura
Sob a chave que fecha a chave por cima, há outra tira protetora de plástico - o painel frontal, que também precisa ser removido pressionando cuidadosamente os suportes

A próxima etapa é remover o mecanismo de trabalho.

Removendo o mecanismo operacional
O mecanismo que fecha/abre o circuito elétrico não é fixado com suportes ou molas especiais, por isso pode ser alcançado rapidamente e sem problemas

Agora você precisa determinar com precisão o local de instalação do switch e marcar na parede os pontos para aparafusar os fixadores. Para fazer isso, pegue uma caixa já vazia e fixe-a na parede.

Nivelamos e usamos um marcador para marcar os pontos de perfuração. Com uma broca, fazemos furos para fixação (outro método de fixação também é possível).

Montagem na parede
Fixamos a caixa de plástico em local designado na parede com buchas - a melhor opção para fixação em bases de concreto e tijolo

Retiramos o tampão elástico localizado na parte superior do corpo da chave, inserimos os fios no orifício e na extremidade do tubo corrugado que sai do teto.

Conexão com corrugação
O resultado deve ser uma conexão perfeita e firme entre a ondulação e o corpo, com livre acesso aos fios para trabalhos posteriores.

É hora de começar a se conectar diretamente. Retiramos o material isolante das pontas dos fios e descascamos 8-10 mm.

Conectamos o fio branco (fase) ao terminal marcado com L, o fio azul ao outro terminal marcado com “1”. Aperte cuidadosamente os parafusos e coloque a unidade de trabalho na caixa.

Rastreando o segundo fio
Colocamos o fio que leva ao soquete ao redor da unidade de trabalho e o trazemos para o orifício inferior da caixa, e inserimos a segunda extremidade do tubo corrugado lá

Remontamos o switch: colocamos o painel frontal no lugar e depois fixamos a chave.

Teste de switch montado em superfície
Ao final do trabalho fazemos os testes: ligamos a alimentação e pressionamos várias vezes a tecla. Se a luminária acender ao ser ligada, a conexão foi feita corretamente

É muito fácil instalar o switch sozinho, mesmo que a instalação seja complicada pela presença de dispositivos adicionais.

Porém, se você não tiver certeza da correção das ações, é melhor agir com cautela e fazer a primeira conexão sob a supervisão de um eletricista experiente.

Nº 2: Master class sobre como substituir um switch antigo

Muitas vezes, em conexão com reformas em um apartamento ou casa particular, é necessário desmontar o interruptor antigo e instalar um novo, mais moderno e conveniente em seu lugar.

Vejamos os principais etapas de substituição de um switchusando fotografias passo a passo do processo.

Interruptor antigo
Diante de nós está um modelo antigo e feio de um interruptor embutido instalado dentro da base de concreto de uma casa de painéis. É necessário removê-lo desapertando os dois parafusos de montagem

Usando uma chave de fenda, desaparafuse os parafusos e remova a tampa plástica.

Mecanismo de conexão antigo
Sob a tampa está o antigo mecanismo de conexão, no qual os núcleos são fixados por meio de uma conexão aparafusada. Os parafusos são visíveis à esquerda e as “orelhas” de fixação metálica em ambos os lados.

Nossa tarefa é determinar a “fase”.

Verificando com uma chave de fenda indicadora
Para encontrar o fio de trabalho, usamos um indicador de tensão, que geralmente é uma chave de fenda indicadora com um sinal luminoso

Levamos a chave de fenda aos contatos um a um, nunca tocando neles com as mãos (é melhor usar luvas isolantes). Para uma determinação precisa, coloque a chave em ambas as posições.

Quando a posição “fase” estiver desligada, apenas um contato estará energizado. O segundo fio é para a luminária.

Estabelecida a finalidade dos fios, desligamos a alimentação elétrica, verificamos a presença ou ausência de tensão e, certificando-nos de que é seguro, iniciamos a desmontagem do interruptor antigo. Desparafusamos os fixadores dos suportes metálicos (“garras”) e retiramos a unidade de trabalho.

Desconectando fios
Desconecte e isole cuidadosamente os fios: primeiro a “fase”, depois o segundo fio. Para isolamento, é melhor usar fita isolante de cores diferentes para não cometer erros na conexão

Finalmente liberamos o mecanismo, endireitamos os fios - o local para a nova chave está preparado. Pegamos um produto novo, adquirido antecipadamente, e preparamos para instalação, ou seja, desmontamos.

Retiramos a chave, desparafusamos o painel de proteção e vemos o mecanismo interno - com duas pinças obrigatórias e porta-espaçadores.

Finalidade dos fixadores
Os parafusos localizados nas bordas regulam o movimento das “pernas”, e os localizados na parte superior servem para conectar os fios - são eles que regulam a placa de pressão de contato

Descascamos as pontas dos fios cerca de 1 cm, inserimos nos orifícios localizados sob os parafusos superiores, tomando cuidado para que o enrolamento não deslize para dentro junto com o fio exposto. Apertamos bem para que os fios não se movam.

Marcações de furo
Se os furos estiverem marcados, insira a “fase” no furo marcado com “L”, o fio de saída – “1”. Em vez das designações indicadas, pode haver números “1” e “2” - então a “fase” irá para “1”

Depois de conectar os fios, inserimos a unidade de trabalho na caixa de instalação.

Consertando o mecanismo
Para evitar que o mecanismo “ande” dentro do soquete, fixamos-o com suportes metálicos, apertando bem os parafusos de fixação laterais

Instale o painel superior e fixe a chave.

Testando um novo disjuntor
Testamos o funcionamento do dispositivo, embora seja melhor realizar a primeira verificação antes que o mecanismo interno esteja totalmente protegido - para não ter que refazê-lo

Assim, para instalar a nova chave precisávamos de ferramentas (chave de fenda, alicate, faca, alicate, chave de fenda indicadora), algum material isolante e 20 minutos de tempo. Chamar um eletricista custaria cerca de 500 rublos.

#3: Diagrama de conexão com caixa de junção

Quando você obtém paredes nuas, o que é comum em novas casas de padrão moderno, você mesmo deve instalar portas internas, colocar pisos e arrumar as paredes.

A fiação elétrica não é exceção. Portanto, vamos ver como conectar corretamente um interruptor junto com uma luminária, um disjuntor e uma caixa de junção.

Diagrama de conexão simples
Você precisa começar escolhendo um diagrama de conexão. Na foto - o mais simples, com uma fonte de luz, interruptor de tecla única e saída para o painel; vamos complicar instalando automação

Nosso objetivo é instalar todos os dispositivos em seus locais designados e conectá-los entre si com fios sem confundi-los. Tentamos instalar a caixa de distribuição no centro.

O método aberto ou fechado de instalação do cabo não afeta fundamentalmente a disposição dos elementos do circuito.

Montagem de circuito
Como resultado da instalação preliminar, deve-se obter o seguinte diagrama: unidade automática + caixa de distribuição + caixa de montagem do interruptor + saída para a lâmpada + cabo de três núcleos com seção transversal de 1,5

Em primeiro lugar, conectamos um dispositivo de proteção automático que protege a rede contra sobrecargas e picos de energia.

Vamos decidir cor do fio que precisamos para conectar o switch:

  • branco - Estágio;
  • azul –zero;
  • amarelo - Terra.

Descascamos os fios e os inserimos nos terminais destinados a eles. Utilizamos o fio amarelo para aterramento, fixando-o separadamente com uma pinça especial.

Fixação de fio de três núcleos
O fio de três núcleos é considerado universal. Para conectar uma lâmpada bastaria uma de dois fios, mas é melhor prever acontecimentos e, por precaução, preparar a fiação para conectar 2 aparelhos ou um lustre

O papel da lâmpada será desempenhado por um soquete comum e uma lâmpada (incandescente, LED, economizadora de energia).

Conectando uma lâmpada
Descascamos os fios e ligamo-los à tomada, inserindo-os nos orifícios previstos para o efeito. Dobre cuidadosamente o fio amarelo e isole-o

Colocamos os fios na caixa de instalação para instalar o switch.

Instalação da caixa de junção
Ao conectar o switch, o fio amarelo também não é útil. Limpamos os outros dois, isolamos o amarelo e dobramos para o lado

Os modelos modernos de interruptores possuem terminais marcados, o que facilita a fixação da fiação. Nós os inserimos nos orifícios necessários e os fixamos com parafusos.

Instalação do switch
Após conectar os fios ao mecanismo da chave, insira a unidade de trabalho na caixa de montagem, coloque a caixa em cima e fixe a chave

Todos os elementos do circuito estão conectados, resta apenas conectar os fios na caixa de junção.

Conexão de fios no distribuidor
Retiramos o isolamento, descascamos as pontas dos fios, torcemos primeiro com as mãos e depois com um alicate. Fazemos a ligação de acordo com as cores conforme desenho, retiramos as pontas irregulares com alicate

Verificamos a exatidão das conexões com uma chave de fenda indicadora e testamos - pressionamos o botão do interruptor.

Teste de sistema
Se a luz acender e apagar sob o controle do interruptor, todas as etapas foram concluídas corretamente. Após desligar a energia, esconda os fios e feche a caixa de junção

Como você pode ver, você mesmo pode completar todo o diagrama de conexão usando um mínimo de ferramentas simples.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções úteis em vídeo ajudarão os eletricistas novatos a dominar a teoria e aplicá-la corretamente na prática.

Instruções do fabricante Legrand, que falará sobre como instalar o switch você mesmo:

No vídeo a seguir você pode aprender como conectar um interruptor e soquete de chave única:

Você aprenderá como substituir um switch com suas próprias mãos no vídeo a seguir:

Como você deve ter notado, os princípios de conexão de vários dispositivos elétricos são semelhantes, mas apresentam pequenas diferenças. Se você decidir substituir a chave ou instalar todo o circuito elétrico, estude cuidadosamente os diagramas, consulte especialistas qualificados e siga as precauções de segurança durante o trabalho.

Se você tiver alguma dúvida sobre a substituição de interruptores de tecla única ou tiver acréscimos ao material, deixe seu comentário no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Tive que substituir interruptores antigos por novos. Não há nada de difícil nisso. Mas quando tive que trocar a fiação, fiquei realmente convencido de que os fios eram de cores diferentes. Isso é feito corretamente, graças à coloração do isolamento é impossível confundir os fios na hora da conexão. Acontece que cada cor de fio corresponde à sua finalidade. Se você não prestar atenção a essa “dica” dos fabricantes de cabos, terá que refazer a fiação.

  2. Nikolai

    Ao comprar switches, é melhor não economizar dinheiro. Com um aparelho barato e de baixa qualidade, em no máximo um mês você corre o risco de se deparar com um interruptor com chave quebrada ou partes internas quebradas. O mau contato do fio elétrico dentro do interruptor pode, por sua vez, causar faíscas e incêndio.Sempre compre produtos comprovados e de alta qualidade. É conveniente quando há uma luz de fundo LED no switch, o que o ajudará a determinar facilmente sua localização no escuro.

  3. Serguei

    Comprei um interruptor Schneider Sedna, ele não funciona como deveria, enquanto você segura a chave, ele fica ligado, você solta a chave, ele volta à posição original e a luz não acende, qual é o problema ??

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica