Tipos e tipos de interruptores de luz: visão geral das opções de conexão + análise de marcas populares

O mercado de equipamentos de iluminação está em constante evolução e a gama de interruptores é atualizada com desenvolvimentos inovadores que proporcionam o máximo conforto. No entanto, os dispositivos tradicionais não perdem popularidade. Concordo, entre tanta variedade não é fácil decidir pela compra de um interruptor de luz adequado.

Para facilitar a tarefa de seleção, preparamos uma visão geral detalhada dos dispositivos de comutação existentes, classificamos os tipos e tipos de interruptores de luz de acordo com os principais parâmetros técnicos e também descrevemos as características de sua instalação e utilização.

Além disso, o artigo lista os melhores fabricantes de luminárias. Essas informações o ajudarão a escolher uma opção confiável e de alta qualidade para condições operacionais específicas.

Trocar: para que serve?

Um interruptor é um dispositivo de comutação responsável por fechar/abrir o circuito elétrico que alimenta a luminária. É sempre instalado na área onde o fio da fase se rompe.

Você não pode confiar em “eletricistas” analfabetos que afirmam que os fios neutro e de fase devem ser conectados ao switch. Isso causará um curto-circuito e problemas de fiação.

Os modelos domésticos de interruptores são projetados para funcionar com fiação que utiliza uma carga padrão. Eles não podem ser conectados a uma rede com outros parâmetros. Cada um dos interruptores só pode operar com uma determinada tensão e corrente operacional. Estes parâmetros estão sempre indicados na documentação técnica e no corpo do dispositivo.

A principal tarefa do dispositivo é fornecer energia ao dispositivo elétrico e desligá-lo quando não houver necessidade de usar a lâmpada. Os interruptores estão disponíveis em uma ampla variedade de designs. Eles diferem significativamente entre si de várias maneiras. Vamos dar uma olhada mais de perto nessas diferenças.

Diagrama de conexão do switch
Uma chave padrão é conectada à área onde o fio da fase está quebrado. A finalidade do dispositivo é fechar ou abrir um circuito elétrico, ligando assim a luminária

Métodos de comutação usados ​​em switches

Ao instalar interruptores, são usados ​​​​apenas dois métodos de conexão de fios, que possuem determinados recursos.

Mecanismo de fixação de parafuso

Para trocar os fios, esse tipo de chave possui braçadeiras especiais que são fixadas com parafusos comuns. Este método de conexão é mais difícil de instalar, mas o resultado é um contato de alta qualidade. Com o tempo, essa conexão pode se soltar um pouco e então será necessário apertar levemente o parafuso.

Braçadeira de parafuso
O contato mais confiável é obtido usando uma braçadeira de parafuso para conectar os fios. No entanto, tais dispositivos são um pouco mais difíceis de instalar do que produtos com contatos de mola.

Os especialistas acreditam que os interruptores com terminais de parafuso são mais utilizados para trabalhar com fios de alumínio.

Mecanismos de contato de mola

Pode ser considerado condicionalmente uma versão melhorada da braçadeira de parafuso. Há uma placa de contato com mola que prende uma seção de fio exposto, garantindo assim uma conexão bastante confiável. Este é o método de instalação mais simples possível.

A principal desvantagem dessas pinças é que o fio deve ser fixado corretamente. Caso contrário, o dispositivo não poderá funcionar totalmente. Chaves com contatos acionados por mola funcionam melhor com fiação de cobre.

Alternar método de instalação

O dispositivo pode ser instalado de diversas formas, a partir disso são divididos em dois tipos.

Dispositivos aéreos. Este é o nome dos interruptores colocados na superfície da parede e fixados. Eles se projetam caracteristicamente acima da parede, o que pode não parecer totalmente esteticamente agradável. Dispositivos suspensos são usados ​​com mais frequência quando instalação com fiação externa, mas também pode ser conectado a um oculto.

Interruptor montado em superfície
Os dispositivos são mais fáceis de instalar, confiáveis ​​e funcionais. À venda você pode encontrar interessantes modelos de design projetados para instalação em interiores vintage.

Interruptores integrados. Os interruptores são instalados em uma cavidade de tamanho adequado, pré-fabricada na parede. Isso complica muito a instalação, mas melhora a aparência.

O painel decorativo superior do switch se projeta ligeiramente acima da superfície da parede ou está completamente embutido nela. Os modelos integrados são projetados para uso com fiação oculta; eles não podem funcionar com fiação externa.

Grau de proteção habitacional

Os interruptores domésticos são utilizados em diversas condições, portanto seus invólucros podem ser fabricados em diferentes níveis de proteção. Existe um GOST que regulamenta este grau.

O sistema elétrico foi adotado Marcações IP, caracterizando a proteção da carcaça contra a entrada de água e partículas sólidas em elementos condutores de corrente. É aplicado ao switch e indicado na documentação anexa.

Marcação do grau de proteção
Todos os dispositivos de instalação elétrica possuem um certo grau de proteção contra poeira e água. Existe uma marcação internacional que mostra claramente esse grau. Pode ser aplicado diretamente no corpo do produto

A marcação em si é um registro alfanumérico. As letras IP são aplicadas primeiro, indicando o tipo de marcação. A seguir está um número que indica o grau de proteção contra a poluição.

O mais baixo é indicado por um zero, o mais alto por um seis. Os aparelhos do grupo “zero” não possuem nenhuma proteção contra poeira, os aparelhos com o número 6 no corpo estão totalmente protegidos dela. Eles funcionam muito bem mesmo em ambientes com alto nível de poeira.

O segundo dígito da marcação indica o nível atual de proteção contra umidade. Existem números de zero a nove. O primeiro grupo de interruptores está equipado com uma caixa que não possui proteção contra umidade. Este último indica o mais alto grau de proteção.

Esses dispositivos podem funcionar normalmente se estiverem completamente imersos em água, inclusive água quente. Após esses dois números também podem haver letras que fornecem informações adicionais. Mas eles praticamente não são usados ​​para switches.

Levando em consideração esta marcação, deve-se escolher interruptores para ambientes não residenciais e residenciais com finalidades diversas.Por exemplo, para quartos e salas de estar, a proteção IP20 será suficiente; em ambientes úmidos e banheiros, deverão ser instalados dispositivos com IP44 ou superior.

Para saunas, banheiras ou chuveiros, são adequados dispositivos com IP54. Outros semelhantes são instalados nas ruas, em ambientes sem aquecimento e empoeirados. Neste último caso, o grau de protecção pode ser superior.

Opções de gerenciamento de dispositivos

Existem muitas opções de controle de interruptores, o que é explicado pela facilidade de uso do dispositivo. Com base nisso, esses tipos de switches são diferenciados.

Recursos de dispositivos de teclado

Estruturalmente, tais interruptores consistem em contatos fixados permanentemente dentro da caixa e em um mecanismo oscilante pressionado por uma mola. Este último funciona em compressão ou tensão.

Com base nisso, distinguem-se duas variações de instrumentos de teclado. O primeiro usa uma bola que, ao pressionar uma tecla, começa a se mover ao longo de um balancim oscilante.

Interruptor de chave
Os interruptores com duas ou mais teclas são especialmente convenientes para controlar vários grupos de iluminação. Por exemplo, podem ser grupos de lâmpadas em um lustre multiluz

Ele passa pelo eixo e rola ao longo do braço do balancim, movendo assim o mecanismo móvel equipado com contatos na direção oposta.

O segundo tipo de interruptor de chave está equipado com uma estrutura com mola. Tem a capacidade de oscilar sobre seu eixo, quebrando ou criando contato elétrico. Independentemente do tipo de dispositivo, a chave é trocada pressionando uma tecla.

Esses interruptores são caracterizados por uma longa vida útil. Desde que os parâmetros sejam corretamente selecionados e usados ​​corretamente, eles podem operar sem falhas por várias décadas.O custo dos dispositivos de teclado é baixo.

Eles estão disponíveis em versões montadas em superfície ou embutidas. Você pode encontrar designs complexos à venda quando duas ou mais chaves são fixadas em uma base. Em alguns casos, eles podem ser muito convenientes de usar.

Interruptores com fio

Eles eram muito populares nas décadas de 70 e 80 do século passado, mas ainda hoje são usados ​​​​em diversas variações. Sua principal característica é a presença de um cabo durável que se estende desde o corpo do switch. Na verdade, você pode desligá-lo/ligá-lo puxando este cabo.

Este último é montado em uma alavanca rotativa e, por sua vez, interage com um bloco de contato móvel.

Interruptor de cabo
Os interruptores do tipo cabo raramente são usados ​​​​hoje em dia. Eles são bastante convenientes para lâmpadas localizadas acima da cama, mesa e outros locais semelhantes

Após a liberação do cordão, a mola fixada na carcaça se endireita e retorna o bloco ao seu lugar original. Uma modificação interessante do dispositivo de cabo é um dispositivo para controlar dois ou mais grupos de lâmpadas. Eles respondem à quantidade de tensão na renda.

Na primeira acende uma das unidades de iluminação, na segunda, a próxima e assim sucessivamente. O desligamento é feito na ordem inversa.

Interruptores de botão de estilo retro

Os interruptores de botão funcionam segundo o princípio de uma chave. Isso significa que o primeiro toque no botão fecha os contatos, o segundo abre. Existem variedades desses interruptores que funcionam com os chamados botões de retorno automático, quando o dispositivo opera sem segurar o botão.

Neste caso, um circuito de relé é conectado adicionalmente para controlar a iluminação.

Os interruptores de botão funcionam com sucesso em todos os tipos de luminárias de piso e de mesa. Eles também são encontrados em modelos de parede, mas neste caso o botão é substituído por uma alavanca com mola. Esses dispositivos são duráveis ​​e confiáveis.

Os modelos com botão decorativo ampliado são especialmente convenientes, geralmente são instalados na base de luminárias de chão.

Modelos de toque inovadores

Tais dispositivos funcionam sem qualquer impacto mecânico. Para fechar/abrir o circuito, basta tocar levemente em um painel sensível especial localizado na parte externa do dispositivo. Esses painéis podem operar no modo botão ou no modo chave.

Projeto interruptor de toque inclui um circuito eletrônico que funciona com semicondutores, um elemento sensor e a própria chave.

Interruptor do sensor
Um interruptor de toque é um dispositivo bastante complexo que pode responder a um leve toque. Muito fácil de usar

O elemento sensor responde ao contato tátil e envia o sinal recebido ao circuito eletrônico. Transforma-o num comando compreensível para o órgão executivo que o executa.

Dispositivos sensíveis ao toque são universais. Eles podem ser equipados com sensores adicionais e responder aos seus sinais ou trabalhar remotamente.

Dispositivos controlados remotamente

Esses interruptores permitem controlar a lâmpada à distância. Para isso, é utilizado um controle remoto especial, que transmite comandos ao dispositivo de iluminação por meio de um canal de rádio.

O próprio interruptor, neste caso, é um receptor equipado com contatos de comutação que cortam o fio de alimentação da lâmpada.

Se for necessário controlar lâmpadas LED ou fluorescentes, um zero e uma fase são fornecidos à fonte de alimentação.

Alternar com controle remoto
O dispositivo abre/fecha o circuito com base em um sinal transmitido pelo controle remoto. Em média, a potência desse sinal é suficiente para 25 m

O controle remoto pode ter designs diferentes, na maioria das vezes é feito na forma de um pequeno chaveiro. O alcance do seu funcionamento depende em grande parte dos materiais com os quais o edifício é construído e do seu design. Em média, o poder dessa radiação é suficiente para percorrer cerca de 20-25 m.

O controle remoto não poderá funcionar sem energia, que é fornecida por baterias. Controladores microprocessados ​​podem ser usados ​​em tal esquema de controle. Isso permitirá utilizar funções adicionais: temporizador, controle de intensidade de luz, etc.

Interruptores com sensores integrados

O projeto de tais dispositivos inclui detectores que analisam determinados parâmetros ambientais. Pode ser a ausência ou presença de movimento de um objeto suficientemente grande na área de responsabilidade ou a intensidade da iluminação.

Os sinais do sensor são enviados ao controlador, que os analisa. Assim que os parâmetros pré-determinados são registrados, um sinal é enviado ao órgão executivo.

Alternar com sensor
Esse interruptor não apenas desempenha sua função direta, mas também ajuda o proprietário a economizar energia. Acende somente quando há movimento em sua área de responsabilidade

Depois disso, os contatos do circuito fecham/abrem. Na maioria das vezes, essas opções podem ser programadas. Ou seja, o usuário pode definir de forma independente os parâmetros de resposta do dispositivo.

Os aparelhos são muito fáceis de usar e podem economizar significativamente recursos energéticos, pois funcionam apenas quando há real necessidade de acender a iluminação.

Leia mais sobre interruptores com sensores de movimento em Este artigo.

Modelos pass-through ou reversíveis

Switches deste tipo podem ser considerados um tipo de modelo de teclado. Principal diferença interruptores de passagem – não abrem/fecham contactos, mas comutam-nos. Como resultado, uma das lâmpadas conectadas a esse interruptor acende ou apaga.

Você pode controlar a iluminação de vários lugares remotos ao mesmo tempo interruptores de mudança. Uma ou mais luminárias podem ser conectadas a tais dispositivos.

Fabricantes populares: quem preferir

A qualidade dos interruptores, como qualquer outro produto, depende em grande parte do fabricante. As empresas que conquistaram uma boa reputação monitoram rigorosamente a qualidade de seus produtos, garantindo aos clientes um serviço de longo prazo e sem problemas para seus produtos.

Por isso, na hora de escolher um switch para sua casa, é importante ficar atento a esse ponto e, se possível, escolher produtos de fabricante confiável. Vamos falar sobre o melhor deles.

Empresa Legrand da França

A marca francesa entrou no mercado em meados do século XIX com porcelanas de mesa. Após o advento da eletricidade, a porcelana passou a ser procurada como isolante e a empresa passou a produzir produtos elétricos.

A gestão contou inicialmente com a utilização das mais recentes tecnologias de produção, o que deu bons resultados - a empresa é um dos cinco melhores fabricantes eléctricos europeus.

Trocar Legrand
As carcaças dos interruptores da marca Legrand são feitas apenas de plástico autoextinguível, o que os torna o mais seguros possível durante o funcionamento.

Produtos Legrand conhecido em mais de 150 países ao redor do mundo, é vendido sob diversas marcas, incluindo Contator, B Ticino, Sarlam, Legrand e outros. Os produtos da empresa se diferenciam pela mais alta qualidade, segurança e confiabilidade.

A gama de produtos é muito ampla e inclui uma variedade de tipos de interruptores de parede. Entre eles você encontra modelos tradicionais, além de dispositivos combinados inusitados.

São interruptores de três teclas ou padrão instalados em um invólucro comum com tomada. A empresa dá especial atenção à qualidade dos componentes.

Além disso, as carcaças de todos os dispositivos, independente do custo, são feitas apenas de plástico autoextinguível. Isto aumenta significativamente a segurança operacional dos dispositivos. A Legrand produz dispositivos de diversos designs que cabem em qualquer interior.

Empresa sueca ABB

Surgiu no final do século passado como resultado da fusão de duas grandes empresas suecas. Hoje é um dos principais fabricantes de produtos para instalações elétricas. Sua característica distintiva é a mais alta segurança e qualidade.

A marca oferece soluções modulares convenientes que permitem montar as variações necessárias a partir dos elementos propostos. Para a produção de caixas, são utilizados apenas materiais resistentes a impactos e aos raios UV.

Mudança de marca ABB
Os produtos da marca ABB se distinguem não apenas pela mais alta qualidade, mas também pelo design elegante. É verdade que o custo de tais dispositivos de instalação elétrica é bastante alto.

Entre eles estão os naturais, como o aço, a madeira ou o bronze.A simplicidade estrutural dos produtos permite uma instalação simples e rápida.

Variedade de marcas ABB inclui diversas linhas de produtos, cada uma com um design especial e facilmente reconhecível. Por exemplo, Reflexo feito em formas geométricas estritas tradicionais, mas Impulsos tem linhas suaves e arredondadas.

As coleções de produtos para instalação elétrica são diversas. Além disso, mesmo em coleções básicas, o fabricante não oferece apenas soluções padronizadas.

Por exemplo, todos possuem molduras com revestimento fluorescente, que iluminam o corpo do aparelho no escuro. Os produtos ABB são altamente caros, o que alguns consideram uma desvantagem significativa.

Marca francesa Schneider Electric

Fundada no século XIX como uma empresa de produção de armas, há muito que domina o mercado eléctrico e se tornou líder na produção de produtos para instalações eléctricas.

Na gama de produtos Schneider interruptores com indicação luminosa, interruptores walk-through, com controle remoto, com sensores e outras variações complexas. Além disso, são todos da mais alta qualidade.

Produtos Schneider
A empresa Schneider lançou a produção de dispositivos de instalação elétrica combinados montados em uma base comum

A característica marcante dos produtos Schneider é a presença de contatos de mola feitos de bronze. Isto permite evitar o uso de uma pinça adicional sem perder a qualidade do contato criado. Graças a isso, a instalação dos produtos da marca francesa é extremamente simples e rápida.

O design dos dispositivos de instalação elétrica é muito variado. Aqui você pode encontrar modelos interessantes em uma gama diferente: desde clássicos lacônicos até vanguarda cativante.

Todas as coleções da marca incluem molduras horizontais e verticais removíveis em diversas cores. Os produtos da empresa são representados por diversas linhas de modelos. Muito popular Única, oferecendo dispositivos modulares que permitem criar uma variedade de combinações de elementos com base em um assento unificado.

Os produtos da Schneider são muito caros, e isso se aplica até mesmo aos modelos padrão, sem falar nos modelos de design.

No nosso site existe uma série de artigos dedicados à descrição dos vários tipos, seleção e ligação dos diferentes tipos de switches, recomendamos que leia:

  1. Switches inteligentes: tipos, marcações, como escolher e conectar corretamente
  2. Switch com temporizador de desligamento: como funciona e qual tipo é melhor escolher
  3. Interruptor de luz sem fio: critérios de seleção + análise dos melhores modelos

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Comparamos dispositivos de instalação elétrica de diferentes fabricantes:

O que significa a marcação do grau de proteção da habitação:

Os interruptores modernos são dispositivos complexos que tornam a vida humana o mais confortável possível. Ao mesmo tempo, também ajudam a poupar energia; isto aplica-se aos modelos de alta tecnologia equipados com sensores de luz e movimento.

Os fabricantes produzem produtos com designs diferentes, o que lhes permite caber facilmente em interiores de qualquer estilo. Entre a gama de modelos, é fácil escolher a opção adequada, bastando determinar qual interruptor é necessário para as condições de operação existentes.

Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre como escolher um interruptor de luz? Você pode deixar comentários na publicação e participar de discussões. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Natália

    Lembro-me que antes, quando era pequeno, tinham acabado de aparecer interruptores brancos que eram lindos para aquela época. E agora você não surpreenderá ninguém com essas opções. Agora existem todos os tipos: sensíveis ao toque, com sensores e com temporizadores. Em termos de design, surgiram muitas opções. Agora, ao contrário, no estilo retrô também ficarão mais caros. É assim que acontece. Antes tentávamos colocar as coisas de uma forma mais moderna, mas agora voltamos ao vintage.

  2. Sergei

    Natalia, sou da geração que conhece muito bem os botões de pressão. Quanto a mim, isso é uma coisa terrivelmente inconveniente. Este pequeno botão central, estreito, teimoso, muda de posição com dificuldade e com um som alto... O conforto do consumidor naquela época claramente não estava em primeiro lugar. Quando tal interruptor começou a quebrar, o botão já apertado mudou com um esforço ainda maior. Em uma palavra, escuridão. Eu ficaria muito surpreso se alguém em nossa época procurasse conscientemente esses interruptores para instalar em casa.

  3. Ignat

    Quanto aos interruptores sensíveis ao toque e remotos, tudo é simples - estética, moda e tudo mais, mas caro no momento. Muito mais caros que os interruptores de chave convencionais, embora desempenhem a mesma função, razão pela qual não são muito difundidos em nosso país. Mas interruptores com sensores de movimento são muito úteis. É verdade que dois dos meus queimaram por razões desconhecidas, mas mesmo assim aumentam claramente o conforto, embora não faça sentido instalá-los em todos os lugares - no corredor, ou no patamar, ou na rua.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Sim, Ignat, é um pouco caro. Nosso salário modal médio é de 25.000 rublos. A taxa mínima francesa é de 1.498 euros por mês ou 105.000 rublos nossos.Um interruptor de toque livolo de tecla única custa 1.015 rublos ou 14 euros, e um interruptor de toque de seis teclas custa 3.490 rublos ou 50 euros. Ou seja, o francês médio pode comprar 100 teclados individuais e um russo pode comprar 25.

      • “Dois gansos estão voando, um é branco e o outro é cinza, quantos anos eu tenho?”, pergunta uma jovem professora aos seus alunos. Respostas Vovovchka - M.I. você tem 24 anos. A professora pergunta surpresa: como você sabia? Vovovchka diz: quando eu “congelo o grão”, me dizem que sou meio idiota e tenho 12 anos.

  4. Kolya

    E se eu quiser instalar um interruptor que regule o brilho da luz? Tenho governantas comuns. Funcionarão ou preciso trocar as lâmpadas por outras especiais? E ainda assim, existe alguma maneira de conectar isso a um smartphone para que você possa controlar a luz do seu telefone?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Os interruptores que permitem ajustar o nível de luz em uma sala são chamados de dimmers. Atualmente, dois tipos de dímeros de controle de fase são usados ​​para lâmpadas LED:

      1. Dimmers de borda principal que cortam a borda principal;
      2. Dimmers na borda traseira que cortam a parte traseira.

      O primeiro tipo de dimmer corta a borda principal da sinusóide; estou anexando a curva operacional deste dimmer. Não entrarei em detalhes técnicos, mas apenas observarei que o dimmer pode fazer barulho durante a operação. O segundo tipo de dimmer não cria picos repentinos de tensão, como pode ser visto no diagrama. Portanto, o equipamento opera silenciosamente.

      Para escolher um dimmer adequado, você precisa saber que as lâmpadas LED possuem um driver integrado que converte corrente alternada em corrente contínua. É exatamente nisso que você precisa prestar atenção na hora de comprar - o dimmer deve ser compatível com o driver da lâmpada LED.

      Quanto ao controlo da iluminação através de um smartphone, isto pode ser conseguido através do Smart Panel Controlle montado na parede.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica