Interruptor de luz sem fio: critérios de seleção + análise dos melhores modelos
O prático interruptor de luz sem fio é um elemento multifuncional que permite controlar o sistema de iluminação de sua casa.Ele ativa fontes de luz enviando um sinal de um transmissor para um receptor.
Para instalar o módulo, não é necessário cortar paredes ou instalar nova fiação. O interruptor montado na superfície pode ser colocado em qualquer lugar sem causar danos ao acabamento decorativo.
O conteúdo do artigo:
Componentes do módulo sem fio
O design de um switch sem fio é muito simples e consiste em dois componentes funcionais: um receptor e um transmissor. Cada um destes nós tem a sua própria área de responsabilidade e desempenha funções estritamente definidas que garantem o correto controle do sistema de iluminação.
Design e princípio de operação do receptor
O receptor é um relé controlado por rádio que, durante a operação, capta o sinal correspondente e fecha o circuito galvânico da fiação elétrica doméstica.
O relé é colocado o mais próximo possível da luminária, ou em algum lugar da vizinhança, mas sempre em local que esteja dentro da área de cobertura do transmissor.
Outra opção é montar o elemento em uma caixa de distribuição, se suas dimensões permitirem que isso seja feito tecnicamente. O minidispositivo é controlado por controle remoto, smartphone, tablet, computador via Wi-Fi ou ondas de rádio.
Especificações da operação do transmissor
Para uma operação correta, o transmissor não precisa estar conectado a uma fonte de alimentação ativa. A energia é fornecida por fontes de energia autônomas - baterias.
Modelos mais avançados possuem um pequeno gerador interno que gera corrente elétrica quando o usuário pressiona uma tecla. O pulso de energia que ocorre neste momento é transformado em um sinal de rádio, que é captado pelo dispositivo receptor.
Um transmissor de sinal equipado com um gerador de energia é mais caro do que um modelo similar alimentado por bateria. Mas o preço é rapidamente compensado pela facilidade de uso, e os proprietários não precisam pensar sempre em como não esquecer e substituir as baterias gastas em tempo hábil.
A área de cobertura de um dispositivo depende de muitos parâmetros. Isto é influenciado principalmente pelas características técnicas gerais do produto e pelas características estruturais da sala (disposição, presença de móveis, paredes falsas, etc.) onde o módulo está localizado.
Dispositivos simples de orçamento transmitem o sinal correto em um raio de 20 a 50 metros. Nos modelos mais avançados, esse número chega a 350 metros, mas o preço desses aparelhos potentes ainda é alto.
Alguns fabricantes produzem produtos com funcionalidade expandida. Dispositivos inteligentes Eles assumem não apenas o controle padrão de ligar/desligar lâmpadas, mas também regulam a intensidade dos dispositivos de iluminação e o grau de iluminação do ambiente. Este modo é garantido por um componente especial – um dimmer.
Propósito obscuro — ajuste da potência elétrica responsável pelo brilho da luz. O dispositivo funciona normalmente tanto com LED quanto com tradicional Lâmpadas incandescentes.
Características distintivas dos dispositivos sem fio
Os interruptores sem fio modernos, fabricados sob diferentes marcas, são semelhantes em design e princípio de operação.
Os dispositivos diferem nos seguintes parâmetros:
- tipo de controle (botão, touch, remoto);
- a capacidade de controlar a intensidade do fluxo luminoso na sala (presente ou não);
- número de dispositivos a serem gerenciados (de 1 a 8 dependendo do modelo e fabricante).
Além dos itens acima, existem diferenças significativas na funcionalidade. A maioria dos dispositivos simplesmente controla o ligar/desligar das luzes nas salas.
Apenas modelos avançados estão equipados com recursos adicionais, como:
- atraso de resposta - o dispositivo é ativado ou desativado não imediatamente no momento em que o botão é pressionado, mas um pouco mais tarde, por exemplo, enquanto uma pessoa caminha para a cama ou para sair do quarto;
- controle multicanal - é possível configurar vários canais, permitindo ligar vários dispositivos ao mesmo tempo, mesmo aqueles localizados em salas diferentes de um mesmo edifício;
- painel de toque - não há botões que possam perder sensibilidade e falhar com o tempo. Para acionar o equipamento basta tocar no display;
- disponibilidade de Wi-Fi - a extensão permite enviar sinal através de gadgets disponíveis como smartphone, tablet ou computador com acesso à Internet.
Quanto mais ampla for a funcionalidade do dispositivo, maior será o seu custo.
A classe premium inclui switches sem fio “inteligentes” com amplo raio de cobertura (até 350 metros), equipados com gerador de energia interno, painel de controle sensível ao toque e capacidade de multicontrole do sistema de iluminação.
Tais dispositivos são geralmente instalados em casas grandes, apartamentos amplos ou chalés que possuem um amplo sistema de iluminação. Os econômicos incluem modelos simples alimentados por bateria. Sua área de cobertura é limitada a 20-50 metros, o que é suficiente para um apartamento médio na cidade.
Classificação por tipo de controle
Com base no método de controle, os switches sem fio são divididos em três grupos. O primeiro inclui dispositivos eletrônicos que controlam o sistema de iluminação por meio de botões mecânicos.O segundo inclui modelos com controles de toque.
O terceiro grupo consiste em dispositivos equipados com controle remoto. Ele fornece sinais digitais a um interruptor, que os recebe e ativa ou desativa as luminárias.
A presença de um controle remoto permite ao proprietário ativar simultaneamente até 8 sistemas wireless e permite ajustar a iluminação de todo o apartamento ou casa sem sair do sofá.
O alcance do dispositivo depende de critérios como:
- disposição geral das instalações;
- recursos de design específicos;
- tipo de materiais nos quais os componentes de trabalho são colocados.
O próprio switch está equipado com uma fonte de alimentação autônoma que recebe a energia necessária de baterias recarregáveis. O alcance dos controles remotos é geralmente de 25 metros. Para atender adequadamente grandes instalações, recomenda-se a instalação de um repetidor, caso contrário o sinal fornecido simplesmente não “alcançará” a estação receptora.
Área de aplicação dos dispositivos
O escopo de uso de dispositivos sem fio é muito amplo. Os modelos são instalados em apartamentos onde há necessidade de instalação mudança sobre o interruptor ou na transferência do antigo interruptor tradicional, mas isso é dificultado pelas características estruturais da sala, eletrodomésticos e móveis.
Para corrigir os erros de fiação incorreta, não é mais necessário desmontar a decoração externa das paredes e perfurar novos canais ranhurados. O problema será resolvido instantaneamente com a instalação de um switch sem fio. Pode ser colocado em qualquer local conveniente, esquecendo para sempre as dificuldades associadas ao sistema de iluminação doméstica.
A falta de espaço livre em uma área residencial é outro motivo para instalar um módulo sem fio. O aparelho pode ser colocado em uma área mínima e até embutido em qualquer móvel.
Para edifícios de madeira, onde os equipamentos de fiação elétrica estão associados a medidas de segurança aumentadas, os elementos sem fio são mais do que relevantes. Claro, você pode organizar a fiação externa, mas isso nem sempre combina com o interior e muitas vezes prejudica a atratividade do ambiente.
Além disso, os fios elétricos expostos são vulneráveis a danos mecânicos causados por residentes, crianças e animais.Para proteger você e sua casa, é mais sensato instalar módulos sem fio e não se preocupar mais com situações de força maior (incêndio, curto-circuito, etc.) resultantes de danos nos fios.
Se a sala estiver dividida em locais, cada um dos quais requer seu próprio tipo de iluminação, não é necessário fazer muito trabalho e passar a fiação para todos os interruptores.
Fácil de instalar dispositivo wireless, capaz de controlar diversas fontes de luz e usar um controle remoto para ligar ou desligar as luminárias conforme necessário.
Quando todos os trabalhos de reparação de uma divisão estão totalmente concluídos e as paredes estão decoradas com um revestimento de acabamento (papel de parede, tecido, tinta, azulejos, laminado, etc.), mas há necessidade urgente de instalar outro interruptor, não adianta na desmontagem do acabamento e na perfuração de canais de ranhura adicionais.
É melhor instalar um dispositivo sem fio prático. Isso levará um tempo mínimo e a aparência da sala não será afetada de forma alguma.
Para controlar o sistema de iluminação em grandes chalés, salas de conferências, longos corredores e outros grandes espaços, são simplesmente criados módulos sem fio. Permitem acender a luz estando a uma grande distância da divisão ou mesmo da rua.
Se o edifício tiver valor histórico (casas antigas, museus, etc.) e a realização de alterações nas soluções interiores for considerada inaceitável, vale a pena utilizar interruptores sem fios. Proporcionarão total controle do sistema de iluminação e se “esconderão” facilmente nos móveis, sem revelar sua presença e pertencimento à vida moderna.
Aumentar o conforto da sua casa é um excelente motivo para instalar um sistema wireless. Permitirá aos proprietários controlar a iluminação dos quartos e despensas, literalmente, com o clique de um botão e ajustar a intensidade da luz de acordo com as necessidades e preferências pessoais.
Prós e contras dos sistemas
Os dispositivos sem fio para controlar sistemas de iluminação são práticos, convenientes e modernos.
As principais vantagens dos módulos incluem o seguinte:
- instalação elementar, que não implica desmontagem do acabamento das paredes, portões e colocação de ramais de fiação adicionais;
- a possibilidade de controlar todas as luminárias da sala ao mesmo tempo através de um único painel de controle (smartphone, tablet, computador desktop com acesso à Internet);
- amplo raio de recepção do sinal fornecido - de 20 a 350 metros, dependendo do modelo, disposição e grau de ocupação da sala com móveis e elementos interiores;
- segurança operacional absoluta para os moradores - o dispositivo é projetado para um nível mínimo de corrente de operação e, mesmo com uso descuidado ou com danos à integridade estrutural, não causará nenhum dano à saúde humana.
A lista de deficiências não é tão ampla, mas ainda contém vários pontos importantes.
O Wi-Fi instável tem um efeito negativo no desempenho do dispositivo. O receptor não capta um sinal fraco e mal definido e bloqueia a capacidade do usuário de ligar/desligar as luminárias domésticas.
O que considerar antes de comprar?
Você deve adquirir um módulo wireless em loja especializada, levando em consideração características do produto como:
- tipo de lâmpadas disponíveis para controle;
- dimensões e aparência geral do produto (material de que é feita a caixa, esquema de cores, formato e número de chaves);
- faixa de tensão operacional;
- número de canais;
- raio de cobertura do sinal;
- carga máxima permitida durante a operação;
- nível atual nominal;
- equipamentos de fábrica;
- lista de frequências de operação;
- método de transmissão de um sinal de comando;
- codificação (presença ou ausência);
- tipo de alimentação do transmissor (gerador, bateria);
- o período declarado pelo fabricante para o qual a capacidade da bateria é suficiente;
- princípio de montagem do dispositivo;
- preço.
Além disso, você precisa saber com o vendedor qual o período de garantia que o fabricante oferece para o produto e onde estão localizados os centros de serviço. Informações completas ajudarão você a fazer a escolha certa e comprar exatamente o modelo que satisfará os requisitos do comprador para o dispositivo em todos os aspectos.
Os 5 produtos mais populares
O mercado de luminárias e módulos de comunicação relacionados oferece a mais ampla gama de switches sem fio.
Todos eles são semelhantes em princípio de operação, mas possuem configurações diferentes e diferem seriamente entre si em aparência, forma, cor e funcionalidade disponível. A escolha é feita pelo comprador com base em suas próprias necessidades e capacidades financeiras.
Recursos do módulo Feron TM-75
Feron TM-75 é feito de plástico durável e projetado para uma tensão base de 220V. Funciona corretamente com lustres multi-lâmpadas suspensos, LED, holofotes e luminárias de trilho, arandelas e luminárias de chão.
A unidade wireless está equipada com 2 canais com boa potência. Cada um deles pode ser conectado a um grupo separado de dispositivos. Existe uma função de atraso de desligamento e o raio de cobertura é de 30 metros.
Introdução ao dispositivo Inted 220V
O switch de rádio sem fio Inted 220V possui uma caixa de plástico elegante, mas durável, 1, 2 ou 3 chaves e uma unidade receptora. Opera com tensão de 220V. A faixa de impacto varia de 10 a 50 metros. Paredes estruturais, painéis falsos e divisórias não afetam de forma alguma a transmissão do sinal.
Fixado na parede com fita dupla-face (para produtos de chave única) ou com parafusos auto-roscantes (para dispositivos com 2-3 chaves).
Breve visão geral do modelo INTED-1-CH
O INTED-1-CH possui tensão de operação de 220 V e pode controlar um sistema com potência de lâmpada base de até 900 W. Recebe sinais do controle remoto e os retransmite a uma distância de até 100 metros.
O único aspecto negativo é o corpo sensível à umidade. Por isso, não é recomendado instalar o dispositivo em ambientes úmidos ou ao ar livre sem proteção adicional especial.
Características do dispositivo Sapphire-2503
Além do “recheio” básico, o dispositivo infravermelho Sapphire-2503 é equipado com um dimmer progressivo. É verdade que este elemento funciona corretamente apenas com lâmpadas incandescentes tradicionais. A unidade não é adequada para controlar fontes de luz economizadoras de energia.
O corpo do modelo é feito de plástico moderno de alta resistência. A carga operacional permitida é de 40-400 W.
Vantagens do dispositivo Feron TM72
Feron TM72 parece elegante, se encaixa perfeitamente em vários designs de interiores e afeta aparelhos elétricos localizados em um raio de 30 metros.
O dispositivo possui dois canais para conectar diferentes fontes de luz. A potência de cada um deles chega a 1 kW.
Isso possibilita o uso total de uma variedade de fontes de iluminação em seu sistema doméstico.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Análise interessante de switches sem fio. Uma descrição clara e detalhada dos recursos de design.Princípio de funcionamento e regras de utilização dos equipamentos.
Um guia para instalar um dispositivo liga/desliga de luz sem fio e alguns recursos interessantes deste trabalho.
Regras para seleção e compra de controladores sem fio. O que você definitivamente deve observar antes de comprar e onde pode fazer concessões. Dicas úteis de um faz-tudo doméstico por experiência própria
Ao instalar um sistema de iluminação em casa, vale a pena equipá-lo com um interruptor wireless. A instalação do aparelho dispensa a desmontagem da decoração externa do ambiente, a confecção de ranhuras nas paredes e a colocação de nova fiação.
O trabalho de instalação levará pouco tempo e proporcionará aos proprietários a oportunidade de controlar as luminárias domésticas da maneira mais conveniente.
Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo. Conte-nos como você escolheu um dispositivo switch sem fio. Compartilhe informações e diretrizes úteis com base nas quais você decidiu o modelo ideal para você.
Certa vez, compramos um lindo lustre para a sala e o controlamos remotamente usando um controle remoto - diferentes modos de iluminação criavam uma certa atmosfera. Além disso, junto com o switch wireless, deixaram o usual na parede. E sempre quis acender a luz com palmas, pois, na minha opinião, até os sensores de movimento são um pouco inferiores nesse quesito, porque a luz às vezes acende na hora errada.
Coisas legais! Preciso mover o interruptor, mas realmente não quero entrar nos fios. Tem tanta sujeira que é preciso colar novamente o papel de parede. E esse interruptor pode ser ativado de maneira muito mais conveniente.Gostaria de saber como está a estabilidade do sinal e quanto tempo duram as baterias?
Dispositivos sem fio, Gena, são diferentes. Por exemplo, o switch de rádio HiTE PRO LE-1, que custa menos de 1.000 rublos, funciona com uma bateria por 7 anos, e o Delumo Takto, que custa 2.000 rublos, dura quase três vezes mais - 24 anos. O que você quer dizer com “estabilidade do sinal” não está claro. Se você estiver interessado no alcance, ambos os modelos cobrem uma zona de “controle remoto – receptor de sinal” de 250 metros.