Switches inteligentes: tipos, marcações, como escolher e conectar corretamente
Para garantir um estilo de vida confortável, as casas modernas utilizam cada vez mais equipamentos e eletrodomésticos de alta tecnologia com uma ampla gama de opções. Esses dispositivos incluem switches inteligentes que operam em modo automático. Vale a pena conhecer as peculiaridades do trabalho deles, não concorda?
O artigo que propomos descreve detalhadamente o princípio de funcionamento e as características da utilização de switches inteligentes, cujo funcionamento é controlado remotamente - por meio de um tablet, smartphone ou computador. São fornecidos conselhos sobre a seleção e as especificidades da rotulagem são discutidas. É dada a classificação dos principais fabricantes do segmento.
O conteúdo do artigo:
- Princípio operacional de um dispositivo inteligente
- Usando dispositivos inteligentes
- Eletrodomésticos inteligentes: prós e contras
- Tipos de unidades inteligentes
- Interação com outros dispositivos
- Como escolher o produto certo?
- Rotulagem de dispositivos inteligentes
- Recursos de conexão de switches
- Os 7 principais fabricantes de dispositivos inteligentes
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Princípio operacional de um dispositivo inteligente
O kit de switch Wi-Fi contém dois dispositivos: um receptor e um transmissor. O primeiro dispositivo é um relé em miniatura que pode ser controlado por meio de um smartphone ou controle remoto. Tendo detectado o sinal fornecido, o relé fecha o circuito elétrico.
O aparelho, de tamanho compacto, costuma ser instalado próximo à luminária, por exemplo, sob um teto falso. O relé também pode ser montado num painel de distribuição ou dentro de uma luminária.
As funções do transmissor são executadas por um interruptor, cujo projeto é equipado com um pequeno gerador elétrico. Ao pressionar uma tecla ou enviar um comando específico de um smartphone, o aparelho gera uma corrente elétrica, que é transformada em sinal de rádio.
Além de emitir um comando, o aparelho também registra informações que confirmam a execução da ordem. As informações podem ser transmitidas ao controlador responsável pelo funcionamento do sistema, ou diretamente ao smartphone.
Um switch inteligente pode substituir ou complementar um dispositivo de switch tradicional. Isto permite manter as funções habituais do dispositivo, nomeadamente ligar/desligar a luz através de um botão ou tecla. Ao mesmo tempo, adquire opções “inteligentes”, que serão discutidas a seguir.
Usando dispositivos inteligentes
Os switches inteligentes oferecem aos proprietários muitas opções novas. Com a ajuda deles, você pode ajustar os parâmetros de luz da sala usando seu smartphone. Um recurso muito conveniente é programar dispositivos para ligar/desligar automaticamente em um determinado horário.
Além disso, o proprietário pode verificar à distância se as luzes de um determinado cômodo estão acesas e, se necessário, desligar remotamente alguma das lâmpadas.
Outra opção: a modalidade de acender a iluminação do ambiente assim que uma pessoa entra e apagar a luz na saída do proprietário ou hóspede.
Uma opção que permite acender automaticamente as lâmpadas quando escurece e desligá-las quando há luz solar suficiente permite reduzir significativamente os custos de eletricidade. Alguns modelos também oferecem uma função de monitoramento do uso de energia elétrica.
Oportunidades ainda maiores são fornecidas por dispositivos inteligentes com dimmers. Eles são projetados não apenas para ligar/desligar luminárias, mas também para alterar o nível de intensidade da iluminação.
Esses dispositivos inteligentes permitem alterar o brilho das lâmpadas de acordo com um determinado programa ou levando em consideração os dados recebidos dos sensores de luz e movimento.
Eletrodomésticos inteligentes: prós e contras
Dispositivos que podem ser controlados por smartphones têm vantagens inegáveis:
- para instalá-los, não é necessário instalar um ramal especial dedicado de fiação elétrica;
- permitem regular o funcionamento de fontes de luz, bem como de outros dispositivos, centralmente a partir de um só lugar;
- como ponto de controle é possível utilizar smartphones, tablets, computadores, bem como controles remotos;
- dispositivos inteligentes contribuem para uma redução significativa nos custos de energia - segundo cálculos de cientistas americanos, a economia pode chegar a 42%;
- os dispositivos possuem amplo raio de ação (até 100 metros), enquanto o sinal passa livremente por diversos obstáculos, por exemplo, paredes;
- para seu funcionamento basta uma corrente fraca, que não prejudicará ninguém mesmo que o sistema esteja danificado.
A principal desvantagem dos switches inteligentes é a necessidade de uma fonte de Internet.
Tipos de unidades inteligentes
Os fabricantes oferecem uma gama bastante ampla de soluções inteligentes que podem funcionar em Wi-Fi, Bluetooth, ZigBee, Z-Wave.
Os dispositivos também diferem nos recursos de design. Alguns deles são projetados especificamente para conexão a uma rede na qual está presente um fio neutro. Ao mesmo tempo, a fase “0” não é necessária para a instalação de muitos produtos, incluindo a maioria dos dimmers inteligentes.
Dispositivos com função de escurecimento
Uma parte significativa dos modelos de dispositivos inteligentes para ligar/desligar luzes também desempenha com sucesso o papel de dimmer - dispositivo que regula o brilho das luminárias. Todas as opções neste caso são preservadas: o dispositivo inteligente, controlado a partir de um smartphone, pode operar em modo automático.
Recursos adicionais fornecidos pelos dimmers permitem expandir significativamente a gama de uso dos interruptores.
Com a ajuda deles, é fácil criar um ambiente aconchegante no ambiente, acendendo a luz forte apenas quando necessário.Além disso, os dimmers também são amplamente utilizados por designers de interiores como dispositivos de controle de iluminação.
Dispositivos com controle remoto
Outro tipo de dispositivo inteligente é um switch remoto. Na aparência lembra um tradicional, mas na verdade é um controle remoto.
Um dispositivo inteligente, como um switch normal, consiste em uma moldura e uma chave. Como não requer fiação elétrica, pode ser instalado em quase qualquer lugar da sala.
A função do switch remoto é transmitir comandos via ondas de rádio para outros dispositivos. Funciona necessariamente em conjunto com outros dispositivos, por exemplo, junto com interruptor de escurecimento, que, após receber um sinal, reduzirá a intensidade da luz do lustre aceso.
O mesmo dispositivo também pode ser usado para controlar o funcionamento de uma tomada inteligente.
Interação com outros dispositivos
A autonomia de um dispositivo inteligente depende das suas características de design. Dispositivos Wi-Fi podem funcionar diretamente de um smartphone sem o uso de dispositivos adicionais.
Ao mesmo tempo, para regular o funcionamento de dispositivos que operam nos protocolos ZigBee ou Z-Wave, é necessário um produto adicional - um controlador, que atua como intermediário entre o switch e o smartphone.
O mesmo dispositivo de controle também é utilizado para armazenar programas do usuário, por exemplo, informações sobre o horário de acendimento/desligamento automático de lâmpadas. No momento certo, o controlador transmite os sinais necessários às luminárias, o que garante a execução dos algoritmos especificados.
Com a ajuda de tecnologias modernas, é possível estabelecer uma rede interoperável composta por vários dispositivos inteligentes. O consumidor tem a oportunidade de acionar o interruptor para acender a luz a partir do sinal de um sensor que é acionado quando as portas são abertas.
Por sua vez, acender a iluminação da sala pode afetar o funcionamento de outros eletrodomésticos, por exemplo, um ar condicionado.
Como escolher o produto certo?
Há uma série de fatores a serem considerados ao escolher um eletrodoméstico inteligente. Em primeiro lugar, deve considerar se existe Wi-Fi ou outras fontes de Internet em casa.
Muitos modelos estão equipados com um conjunto de funções adicionais, por exemplo, compatibilidade com lâmpada com sensor de movimento ou iluminação. Tais funções ampliam significativamente a gama de aplicações do dispositivo, mas aumentam seu custo.
Para dispositivos inteligentes planejados para serem colocados em áreas úmidas ou externas, o nível de proteção contra água transportada pelo ar é importante. Existem também modelos especiais projetados para trabalhar em condições difíceis.
Se o switch adquirido for planejado para ser colocado em uma tomada, seu design não desempenha um papel especial. É desejável, entretanto, que o dispositivo seja dimensionado para caber no nicho a ele destinado.
Ao adquirir um disjuntor planejado para montagem na parede, deve-se prestar atenção ao seu aspecto: cor, formato, presença de retroiluminação.
A qualidade do produto é de grande importância. É aconselhável dar preferência a aparelhos de marcas conhecidas. Se o dispositivo for comprado em uma loja, você deve inspecioná-lo cuidadosamente. Um modelo de alta qualidade deve ter uma superfície lisa, linhas claras, componentes organizados e facilmente desmontáveis.
Um fator importante é a densidade do polímero com o qual o dispositivo é feito. Como os produtos feitos de plástico macio ficam rapidamente cobertos de arranhões e amassados, é melhor escolher um interruptor de plástico rígido que não perca sua aparência estética por muito tempo.
Fabricantes confiáveis geralmente oferecem seus produtos completos com fechos e travas. É aconselhável que o produto venha acompanhado de instruções de montagem e instalação. O manual pode ter a forma de brochura, folheto ou simplesmente texto impresso na embalagem.
Rotulagem de dispositivos inteligentes
Os switches inteligentes geralmente têm letras e números impressos para indicar suas características. Tenha em atenção que diferentes fabricantes utilizam frequentemente a sua própria rotulagem, pelo que as designações podem não ser as mesmas.
No entanto, citaremos algumas opções típicas. Em primeiro lugar, o nome dos dispositivos pode mencionar o método de controle, por exemplo, Wi-Fi. Em soluções híbridas que podem ser controladas através de um sinal de rádio, é utilizada a designação Wi-Fi/R ou Wi-Fi/RF.
O número de dois dígitos localizado no final do nome do modelo - 01, 02, 03 - indica o número de grupos de luzes que podem ser controlados a partir deste dispositivo.
A marcação do dispositivo também pode conter as seguintes letras:
- S – com função de chave pass-through;
- D – permite diminuir a intensidade da iluminação;
- T – a presença de um temporizador que permite ligar/desligar a luz num determinado momento.
Freqüentemente, um ponteiro também é colocado no dispositivo indicando grau de proteção contra umidade e poeira. Consiste em uma combinação das letras IP, seguidas de um número de dois dígitos.
Seu primeiro dígito na faixa de 0 a 6 indica o nível que evita a penetração de poeira e objetos estranhos no produto. O segundo, na faixa de 0 a 8, indica resistência ao vapor d'água. Quanto maiores forem os números indicados, maior será o grau de proteção.
Os seguintes sinais também são colocados em qualquer dispositivo: I ou In, significando ligar; O ou Out – desligue o dispositivo.
Recursos de conexão de switches
A instalação de dispositivos inteligentes depende do tipo de luminária com a qual irão funcionar. Se o produto for destinado a um sistema onde lâmpada incandescente, a instalação é realizada da mesma forma que a conexão de um analógico tradicional.
Para uso pretendido LEDs ou lâmpadas economizadoras de energia Para uma operação segura, você precisa conectar o dispositivo à fiação com os fios neutro e de fase existentes. Via de regra, nesses casos é colocado próximo ou mesmo dentro das lâmpadas.
Os interruptores que fornecem controle acústico são montados no lugar de dispositivos padrão ou próximos a fontes de luz.
Todos os dispositivos inteligentes são fáceis de conectar. Geralmente vêm com instruções, a partir das quais você mesmo pode montar o dispositivo, gastando um mínimo de tempo.
Primeiro você precisa instalar o receptor de sinal. Para isso, é necessário interromper a fase e, em seguida, conectar o aparelho à rede elétrica existente, alinhando os fios corretamente.
Ao instalar um dispositivo que regula o funcionamento de um grupo de lâmpadas, o procedimento será um pouco mais complicado. Neste caso, após fornecer os fios neutros à iluminação, é necessário ramificar a fase que vai para o dispositivo Wi-Fi, direcionando cada um para um grupo separado de fontes de luz.
Após a montagem do dispositivo, é necessário instalar também o aplicativo apropriado, que será utilizado para realizar o processo de regulação. Isso pode exigir registrar o dispositivo na rede ou ligá-lo Sistema "Casa Inteligente".
Assim que todas as operações forem concluídas, a tela exibirá todas as opções disponíveis para o produto conectado, bem como seu status atual.
Os 7 principais fabricantes de dispositivos inteligentes
Os interruptores capazes de controlar a luz por meio de um smartphone são produzidos por diversas empresas nacionais e estrangeiras. Vejamos apenas alguns deles que receberam reconhecimento do usuário.
Legrand. Uma conceituada empresa francesa fundada na primeira metade do século XIX. Especializada na produção de equipamentos elétricos, a empresa produz uma linha de dispositivos de controle sem fio Celian.
Delumo. Um popular fabricante russo cuja linha de produtos inclui uma ampla variedade de diferentes tipos de interruptores, termostatos e dimmers. Os produtos são procurados devido à ótima relação custo e qualidade.
Sonoff. A empresa é especializada na produção de dispositivos inteligentes sem fio, como tomadas, interruptores e relés. Todos os equipamentos são oferecidos com instruções em russo, bem como com aplicativos especialmente desenvolvidos, também feitos em russo.
Vitrum. Fabricante italiano que produz dispositivos baseados na tecnologia Z-Wave. Via de regra, esses dispositivos são usados em sistemas Smart Home para automatizar o ajuste de luz.
Xiaomi. Uma empresa chinesa em rápido crescimento fundada em 2010. Além dos modelos populares de smartphones e tablets, as instalações de produção também produzem dispositivos elétricos de alta tecnologia, incluindo interruptores inteligentes.
Noólito. Uma empresa bielorrussa ativamente envolvida no desenvolvimento e venda de produtos inteligentes, incluindo dimmers, controladores, temporizadores, interruptores e módulos de proteção. Eles se distinguem pela confiabilidade, facilidade de uso e preço baixo.
Também merecem atenção os produtos econômicos, mas de alta qualidade, dos fabricantes chineses Kopou, Broadlink, Livolo, bem como os produtos caros produzidos pela empresa americana Lutron e pela empresa alemã Jung.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo apresentado você pode ouvir uma visão geral detalhada do popular modelo de switch Wi-Fi fabricado pela Soniff. Instruções visuais para conectar este dispositivo também são fornecidas:
Os aparelhos inteligentes podem melhorar significativamente o nível de conforto das instalações residenciais. Eles também são importantes para fornecer aos proprietários de apartamentos ou casas. Os aparelhos acenderão as luzes automaticamente e poderão espantar criminosos de um apartamento vazio, simulando a presença dos proprietários.
Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo. Conte-nos como você escolheu um switch inteligente. Compartilhe os critérios que foram decisivos para determinar o melhor modelo para você.
Fiquei com ciúmes do meu vizinho porque ele tem interruptores “inteligentes” em seu apartamento. Perguntei quanto custava, onde ele encomendou e, em geral, quais as desvantagens do funcionamento. Ele contou tudo, esses sistemas certamente não são baratos. Nem todo técnico cuidará da instalação; às vezes há falhas, por exemplo, se o Wi-fi estiver desligado. Este sistema também consome mais eletricidade do que interruptores convencionais. Dados esses fatos, prefiro usar as opções regulares por enquanto.
Ao ler o artigo, lembrei-me de uma história sobre como um amigo instalou interruptores semelhantes para si mesmo, mas economizou em tudo que pôde. Incluindo um eletricista decente. Graças a tudo isso, algo estava errado com ele e, como resultado, o apartamento quase pegou fogo. Ele não desistiu da ideia, mas na segunda vez abordou-a de forma mais aprofundada. Contratei um eletricista e comprei bons materiais. Se ele tivesse lido este artigo antes, talvez tudo tivesse sido diferente.
Instalei o Sonoff T4 e posso citar duas grandes desvantagens da tão esperada compra:
1) Todas as manhãs o interruptor do telefone tem que ser ligado, toda primeira ligação é problemática, o sensor não reage de forma alguma.
2) Os LEDs do painel de controle organizaram a iluminação estéreo, que eu não planejei, e agora durmo em um quarto azul)