Lâmpadas com sensor de movimento: como funcionam, como conectar + TOP melhores fabricantes

Devido à melhoria constante dos dispositivos de iluminação, novas oportunidades estão surgindo e as suas características de desempenho estão melhorando.O resultado são lâmpadas com sensores de movimento - dispositivos convenientes e econômicos.

Este novo produto ganhou boa reputação entre os consumidores. Neste artigo falaremos sobre o princípio de funcionamento dessas lâmpadas, suas características de design e também revelaremos os segredos de sua instalação.

Finalidade do sensor de movimento

O elemento sensor tem a função de determinar o fato do movimento de qualquer objeto ao alcance e controlar a iluminação. A lâmpada em si não tem nada a ver com a resposta a determinadas circunstâncias, mas após receber um sinal do sensor, ela liga ou desliga.

Assim que alguma ação for detectada na área de cobertura, uma função predefinida no relé é ativada. Não apenas o comando “ligar” pode ser dado, mas também um sinal para alterar um parâmetro como a potência. Para uma lâmpada com sensor de movimento e obscuro É possível ajustar os indicadores de iluminação de acordo com a hora do dia.

A interação do sensor, dimmer e lâmpada, bem como o tempo de retardo para ligar, dependem das configurações do sistema previamente programadas.A última ação é o acionamento de um comando para acionamento da lâmpada após um determinado período de tempo, com o qual é possível economizar energia.

As lâmpadas complementadas com um sensor de movimento integrado são mais frequentemente instaladas em instalações residenciais, escritórios e entradas. Eles também são usados ​​para iluminação externa inteligente.

Luz com sensor de movimento
Uma lâmpada com sensor de movimento é a melhor opção para iluminação de entrada. Só acenderá quando uma pessoa aparecer na porta da frente ou na escada

Uma pessoa, por sua desatenção característica, pode deixar a luz acesa, o que acarreta gastos adicionais. Uma luz que acende depois que a sala está vazia simplesmente resolve esse problema.

Tipos de lâmpadas com detector de movimento

Dependendo de como o portador de energia é utilizado, as lâmpadas podem ser:

  1. Estacionário. Eles só funcionam quando conectados à rede. Eles não podem ser instalados em qualquer lugar.
  2. Portátil. Estes são dispositivos independentes que funcionam com baterias substituíveis. A vantagem é que não há conexão com fios, mas há limitação de potência.

Não apenas a rede elétrica tradicional pode ser usada como fornecedor de energia. Existem lâmpadas equipadas com baterias solares e bateria recarregável. Somente lâmpadas LED podem funcionar com tal fonte de alimentação, porque... eles precisam de um mínimo de eletricidade.

De acordo com o método de conexão, existem duas opções: na primeira delas, o sensor de movimento é conectado à lâmpada por meio de um fio e é denominado remoto.

Lâmpada autônoma com sensor tipo DD
Lâmpada LED equipada com sensor tipo DD. Operado por bateria. Graças à sua portabilidade, pode ser usado em qualquer lugar

No segundo, o elemento sensor e a lâmpada são uma estrutura única, o sensor neste caso é denominado embutido. O elemento de leitura pode ser infravermelho ou ultrassônico, baseado na radiação de microondas.

Lâmpada com detector infravermelho

Os mais populares são os dispositivos complementados com detectores infravermelhos. Eles são ativados quando as características térmicas mudam na zona de controle. Esses sensores IR são classificados como passivos. Esses dispositivos possuem um grande ângulo de captura, configurações de alta precisão e radiação segura.

Lâmpadas com DD em uma sala grande
As lâmpadas equipadas com sensores de movimento são uma solução excelente e competente tanto para a iluminação moderna de residências, anexos, escadas, áreas locais, como para utilização em grande escala.

As lâmpadas com detectores IR passivos destinam-se apenas ao uso interno. A sua utilização para iluminação de pátios e ruas é impossível devido à fraca resistência às mudanças de temperatura. Eles os tiram de ação.

Opções de ultrassom e micro-ondas

Esses tipos de sensores de movimento são classificados como ativos com base no seu princípio de funcionamento. Eles têm um princípio operacional comum - emitir e receber ondas de comprimento específico. Lâmpadas com sensores que respondem a frequências ultrassônicas são universais. Não têm medo das influências atmosféricas, pelo que são adequados para instalação tanto no interior como no exterior de casa.

Mas os sensores ultrassônicos têm desvantagens, e a principal delas é o impacto negativo nos animais que conseguem detectar radiação. Somado a isso está uma área de cobertura limitada e baixa precisão.

Sensores baseados em microondas operam propagando ondas magnetoelétricas em frequências superiores a 5 GHz.Equipam lâmpadas instaladas em instalações industriais e de utilidades. Aqui sua ação é projetada para passar por divisórias e paredes.

Modelos caros de lâmpadas com sensores sensíveis ao movimento são equipados com painéis de controle. O seu design inclui vários dispositivos de leitura que controlam e, até certo ponto, sobrepõem as zonas de influência uns dos outros.

Lâmpada de nova geração
Uma lâmpada de nova geração com dois sensores de movimento - IR e ultrassônico. No momento de seu funcionamento simultâneo, a lâmpada acende

As lâmpadas com sensores são projetadas para serem alimentadas por uma fonte geradora de corrente alternada com tensão de 220 V. A potência máxima é de até 2 kW, embora existam dispositivos operando a partir de 12 V.

Recursos de design da lâmpada

A diferença entre uma lâmpada com sensor de movimento e a mais comum é a presença de um elemento responsivo. A concha é feita em forma de lanterna, abajur, lustre ou abajur. Emparelhado com um detector de movimento, são utilizados diferentes tipos de lâmpadas: LED, fluorescentes, halogênio.

O mais bem sucedido é um conjunto com Lâmpada LED. Esses dispositivos funcionais são compactos e fáceis de instalar. Os modelos LED às vezes são equipados adicionalmente com um relé ou controlador de controle independente. Graças à presença dessas opções, você pode controlar os parâmetros de brilho e brilho.

Lâmpada Lemanso lm650
A foto mostra uma lâmpada com sensor de movimento Lemanso lm650. O dispositivo é usado para iluminar qualquer ambiente. A instalação é extremamente simples – semelhante a aparafusar uma lâmpada normal

Em alguns casos, sistemas de proteção são incluídos no circuito para proteger contra curtos-circuitos, sobrecargas de temperatura e altas tensões.Independentemente da configuração interna, o princípio de funcionamento dessas lâmpadas permanece o mesmo: o dispositivo de iluminação deve possuir um elemento de leitura - um sensor.

Vantagens e desvantagens de lâmpadas com detectores de movimento

Uma lâmpada com olho eletrônico tem muitas vantagens. Esses dispositivos são muito convenientes - quando o sistema muda para o modo automático, não há necessidade de controle manual.

Outra vantagem é a versatilidade das lâmpadas. Podem ser equipadas com qualquer tipo de elemento luminoso, desde uma simples lâmpada incandescente até à mais moderna e económica lâmpada.

Os fabricantes produzem esses dispositivos em uma ampla variedade de tamanhos. Como funcionam apenas periodicamente, têm uma longa vida útil. As lâmpadas podem ser muito decorativas, por isso são frequentemente utilizadas em paisagismo.

Níveis de ajuste do sensor
Luminárias de alta qualidade com detecção de movimento possuem níveis de ajuste mecânico e eletrônico. No primeiro caso, queremos dizer o ângulo de inclinação, e no segundo - o tempo de brilho, a sensibilidade do sensor

Um sistema de alarme pode ser conectado a uma lâmpada com sensor de movimento. Essa aliança ajudará a proteger o pátio dos ladrões. Uma boa solução é um candeeiro com feixe configurado de acordo com todas as normas e colocado por cima da porta da frente ou numa garagem escura. Mas a principal vantagem é considerada a eficiência desses dispositivos de iluminação. Eles economizam de 50 a 70% de eletricidade.

As desvantagens incluem duas características dessas lâmpadas. A primeira é que o sensor não é capaz de detectar movimentos perpendiculares a ele. Em segundo lugar, tal dispositivo é de pouca utilidade para uma sala onde as pessoas ficam por muito tempo.

Características de instalação da lâmpada

Para conectar uma lâmpada complementada com um sensor, todos os circuitos utilizados para detector de movimento. Existem três tipos de tais esquemas.

A primeira é uma conexão paralela do dispositivo com um switch. Nesta situação, a iluminação é ligada tanto pela detecção de um objeto em movimento na área controlada, quanto por meio de um interruptor.

A segunda é uma conexão serial do sensor e da chave. Com este tipo de conexão, a lâmpada só pode funcionar após fechar o circuito ligando o interruptor.

A terceira é uma conexão combinada. Após detectar movimento na área controlada, a iluminação adicional é ativada por meio de um sensor.

Diagramas de conexão
Esses diagramas de conexão são os mais simples. Para evitar que o sensor dispare durante o dia, você deve adquirir uma lâmpada com sensor de movimento, complementada com um sensor de intensidade de luz

A posição do interruptor não tem efeito sobre isso. A fonte de iluminação principal é ligada por um interruptor.

Instalação de dispositivo de iluminação com sensor de movimento

Consideremos o processo usando o exemplo de uma lâmpada destinada à instalação interna. Devido ao seu design, é adequado tanto para montagem no teto como na parede. A caixa contém uma lâmpada normal, um sensor de movimento ultrassônico HF e um sensor de luz.

A tecnologia de instalação é simples e consiste em seis etapas:

  1. Na primeira etapa, o dispositivo está preparado para instalação. O kit geralmente inclui vedações de borracha. Eles são inseridos em orifícios especiais projetados para entrada de cabos.
  2. Desenergize o local de instalação desligando o disjuntor do painel.
  3. O cabo de alimentação é puxado através da vedação para dentro do corpo da lâmpada. Se houver excesso de comprimento, encurte-o.
  4. A caixa é fixada à parede ou ao teto através dos orifícios previstos para fixação.
  5. Do cabo de alimentação remova a trança. Se o material do invólucro for dielétrico, o aterramento não será necessário. São utilizados apenas os fios “zero” e “fase”, tendo previamente retirado o isolamento das suas extremidades - cerca de 7 mm.
  6. Conecte os fios aos terminais apropriados e fixe-os com uma chave de fenda. O fio de fase é inserido no terminal L e o fio neutro no terminal N.

O terminal em branco, indicado pelo símbolo L com um primo, permanecerá sem uso. É de controle e pode ser utilizado para conectar outras lâmpadas, ventilação ou outros equipamentos.

Cores dos fios de fase
Os condutores de fase são os mais perigosos ao trabalhar com fiação. Muito provavelmente, por esse motivo, eles têm a cor mais brilhante. Nos diagramas são indicados pelo símbolo L. Quando existem várias fases, um número é adicionado à letra

A única limitação é a energia consumida por esses dispositivos. Não deve exceder a carga adicional conectada especificada no passaporte.

Para determinar qual fio é fase, neutro e terra, você precisa ter a capacidade de ler codificação de cores. Tanto aqui como na Europa existe um padrão - CEI 60446 2004.

De acordo com este documento, a cor azul, ou às vezes azul-branco, indica zero operacional. O fio terra é de cor verde-amarelada. Para marcar a fase, são utilizadas as demais cores – marrom, preto, vermelho, branco e outras.

Se houver fiação antiga, as cores podem não corresponder ao padrão. Aqui, para determinar se pertencem a um tipo específico, você terá que usar um multímetro digital, uma chave de fenda indicadora ou uma luz de teste.

Conectando uma lâmpada com um sensor remoto

A instalação de uma lâmpada com sensor remoto de movimento possui características próprias.

Primeiro, instale o detector:

  1. Determine o local de instalação que oferece o melhor ângulo de visão.
  2. O suporte, previamente retirado do aparelho, é fixado na parede a uma altura de pelo menos 240 cm.
  3. Limpe as extremidades dos fios de tensão conectados ao sensor removendo deles cerca de 1 cm de isolamento.
  4. Abra a tampa da caixa de terminais do sensor. Existem fios multicoloridos dentro dele.
  5. 220 V são fornecidos ao sensor conectando os fios neutro e de fase à tensão.

Finalmente, os pontos de conexão são isolados. Em seguida, proceda à conexão da lâmpada e do sensor. Uma fase é conectada a uma extremidade da lâmpada e isolada. A outra extremidade está conectada ao fio neutro.

Marcação de fio
O fio azul é neutro, geralmente nos diagramas é designado pela letra N. O fio da fase é vermelho-marrom e marcado com o símbolo L. O fio terra é amarelo-verde (⊥)

Se a fase for invertida acidentalmente durante o processo de conexão, o dispositivo não funcionará, mas permanecerá em condições de funcionamento. Você só precisa trocar os fios. Usando o mesmo algoritmo, é possível conectar um fio com plugue ao detector.

O sensor em si é muito fácil de operar.

Existem três reguladores em seu corpo que permitem alterar as configurações de fábrica:

  1. SENS. -sensor. É usado para definir a sensibilidade do sensor. Tais parâmetros são selecionados experimentalmente para que o dispositivo não reaja a pequenos animais.
  2. TEMPO — definir o tempo de brilho da lâmpada.
  3. LUXO — ajuste dia-noite. Configure-o para que a lâmpada acenda ao anoitecer.

O tempo de resposta pode ser ajustado na faixa de 0,05 – 15 min.O sensor funciona de forma mais eficaz em um ângulo de captura de 120 a 360 graus, em uma área de cerca de 20 m.

Gama de lâmpadas com sensores
Dispositivos de iluminação com sensores são ligados ou colocados em um modo de operação especial, tanto por meio de interruptores especiais quanto comuns

Ao determinar a altura e o ângulo de inclinação, deve-se levar em consideração que alguns sensores infravermelhos podem possuir uma zona morta. Caso o dispositivo possua corpo fixo e não haja correção de posicionamento, deverá ser colocado de acordo com a ficha técnica.

Recomendações de especialistas sobre instalação

Os especialistas não recomendam a instalação de lâmpadas com sensores de movimento nos cantos. O motivo é uma redução na área de visualização.

Mau funcionamento e alarmes falsos também podem ocorrer se tal dispositivo de iluminação for instalado próximo a aparelhos de ar condicionado, radiadores e ventiladores de aquecimento. Às vezes, a lâmpada pode acender mesmo quando as pás do ventilador giram, devido aos galhos balançando do lado de fora da janela.

Ao instalar lâmpadas com sensores dentro de um apartamento, os especialistas aconselham colocá-las no centro do teto. Esta é a solução ideal para o problema de detecção de um objeto no tempo necessário e a uma distância especificada.

Parâmetros de instalação da lâmpada
Parâmetros ideais para instalação de lâmpada com sensor de movimento na parede de uma casa. Se forem seguidos, será possível controlar a zona necessária para acionamento

A instalação de lâmpadas com sensores externos envolve levar em consideração momentos individuais. Esta é a abertura do panorama, ângulo de detecção, capacidade de cross-country, carga admissível, distância às estruturas envolventes. Devido à capacidade insuficiente de cross-country, às vezes são instalados vários sensores.

Os melhores fabricantes de lâmpadas com sensores

Um dos primeiros neste segmento do mercado de iluminação foi um fabricante da China. Ferão. São conhecidos modelos desta marca como AL-559 e FN1200. Sua principal vantagem é um poderoso fluxo luminoso.

Lâmpadas LED de alta qualidade equipadas com sensores de movimento são produzidas por uma empresa alemã Steinel. Estes são modelos modificados confiáveis ​​​​de lâmpadas com sensores infravermelhos de movimento RS 16L, RS LED D1.

As lâmpadas LED com esse sensor, produzidas pelo fabricante polonês Kanlux, são populares.

Modelo com sensor de micro-ondas
Um dispositivo de iluminação equipado com um sensor de movimento por micro-ondas. O modelo TYBIA LED 38W-NW-SE 24641 foi projetado para instalação interna com potência de 38 W

Empresa da Alemanha Euroelétrica produz excelentes lâmpadas com sensores. Conhecemos a linha de lâmpadas ST deste fabricante. Assim, o modelo ST-69-2 é uma boa opção para montagem na parede de uma casa. Opera em uma ampla faixa de temperatura - de -20 °C a +40.

A empresa Hardt (Polónia) fornece ao mercado lâmpadas especiais com sensores para habitação e serviços comunitários num design à prova de humidade e poeira. Luminária de parede Led Hardt, equipado com uma lâmpada LED, é altamente resistente a impactos.

Excelentes lâmpadas para iluminação de áreas residenciais, estacionamentos e outdoors são produzidas pelo fabricante Luxo. Aqui são produzidos refletores LED com sensores de movimento, tanto de feixe estreito quanto de holofote, com grau de proteção IP65.

Um exemplo de uma boa minilâmpada universal alimentada por bateria é o modelo Luz poderosa, lançado na China. Possui um sensor fotográfico e um sensor de movimento integrado. Equipado com caixa estanque. O método de instalação da lâmpada é sem fio.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma análise completa da lâmpada noturna Xiaomi MiJIA equipada com um sensor de movimento:

Sobre a instalação de sensores de movimento de acordo com todas as regras. Dispositivos com tais sensores são instalados de acordo com um esquema idêntico:

Tanto os fabricantes como os especialistas, ao falarem das vantagens das lâmpadas com sensor de movimento, dão ênfase principal à sua eficiência. Para que realmente sejam assim, eles precisam estar devidamente instalados e configurados. As condições de uso e o tipo de proteção da lâmpada também são importantes.

Se você tem experiência no uso de lâmpadas com sensor de movimento, informe-nos qual fabricante de equipamento você prefere. Você está satisfeito com o trabalho dele? Deixe seus comentários e tire dúvidas sobre o tema do artigo no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. namorados

    Quero colocar essas lâmpadas na entrada. Acho que isso economizará significativamente o consumo geral de eletricidade da casa. Mas quais são melhores? Considerando o clima siberiano, a entrada é algo entre uma rua e uma casa (do ponto de vista da temperatura), o preço médio é interessante, pois com um custo elevado e uma vida útil insatisfatória, isso pode ser inviável. Como você pensa?

    • Semyon

      Pensei que durante muito tempo todas as entradas estavam equipadas com lâmpadas com sensores de movimento. Estamos assim há 10 anos. Não direi ao certo que tipo de sensor de movimento é, mas parece que é infravermelho. Que, com base nas oscilações de temperatura, determina se há alguém na entrada ou não. Pelo que eu sei, eles também são os de preço mais barato. Aposto que se pagará muito rapidamente através da poupança de energia.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Valentim.O autor do artigo destacou o tópico das principais marcas que produzem os produtos de que você precisa em uma seção separada. As lâmpadas com sensores de movimento produzidas pela empresa alemã EUROELECTRIC são altamente confiáveis. Ao digitar “Sensores de movimento euroelétricos para entradas” no Yandex, você será direcionado para a página da marca desejada.

      Me deparei com um “sensor de movimento de lâmpada” que opera em temperaturas de “-20~+40” graus. Garantia - um ano. Entre os resultados encontrará “luminárias com sensores para habitação e serviços comunitários” - também fabricadas pela Euroelectric, as características são semelhantes, mas há uma garantia de três anos. Os preços dos modelos mencionados são de 1.300 rublos.

  2. Alexandre

    Em geral, um sensor de movimento é útil, mas de alguma forma não tive sorte com eles. Primeiro quebrou em um apartamento sem motivo, depois em outro. Além disso, ao substituí-lo por conexão direta, tudo funcionou mais do que bem. Ainda não entendo o que pode estar errado.

  3. Elena

    Instalamos uma câmera de vídeo na entrada da entrada (uma casa particular com 4 apartamentos) e nas proximidades substituímos a lâmpada normal por uma nova, com sensor, que acende sozinha. Mas algo nesta lâmpada faz com que a câmera envie mensagens de alarme a cada dez minutos, mesmo que não haja movimento.

    Acho que a lâmpada emite algum tipo de impulso que a câmera capta e manda um alarme para nós no tablet. Porque quando só havia uma câmera e uma lâmpada comum isso não acontecia. E o alarme se chamava “Detecção de Movimento”, e agora o alarme se chama “Alerta Infravermelho”.

    Qual seria a razão?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Bom dia, Elena. Para esclarecer a situação com a posição relativa da câmera e do sensor, anexei uma captura de tela. É claro que os dispositivos ali representados são nomeados condicionalmente.

      Agora vamos direto ao ponto: alguns modelos de sensores de movimento possuem emissores infravermelhos e receptores de radiação infravermelha refletida. O elemento ativo (emissor) aumenta a confiabilidade do dispositivo. Acho que foi exatamente isso que você instalou. Sua radiação infravermelha atingindo a câmera inicia um alarme.

      O problema pode ser resolvido simplesmente - monte uma viseira compacta que bloqueie o feixe do sensor para a câmera ou mova o sensor para baixo para que o feixe infravermelho não incida sobre a câmera.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica