Como conectar um sensor de movimento a uma lâmpada: instruções passo a passo

Usar um sensor de movimento para ativar a iluminação ao se aproximar de uma lâmpada aumenta significativamente o nível de conforto em sua casa/escritório/apartamento.O dispositivo em miniatura gerencia o sistema para você, permitindo que você não se preocupe com essas pequenas coisas. O consumo de eletricidade é reduzido e você mesmo pode instalá-lo facilmente.

Vale a pena adquirir um aparelho que seja econômico em todos os aspectos. Você concorda? Diremos a você como conectar um sensor de movimento a uma lâmpada. O artigo que apresentamos fornece regras e diagramas tecnológicos disponíveis para um eletricista iniciante. As opções de posicionamento são listadas e as especificações da configuração são descritas.

Sensor de movimento: principais funções e princípio de funcionamento

O principal objetivo do sensor de movimento é comutar a rede elétrica. Pode funcionar tanto com carga ativa no circuito quanto com carga indutiva ativa. Qualquer movimento na área controlada inicia primeiro o processo de determinação do nível de luz (se tal função estiver prevista no dispositivo).

Se o indicador estiver abaixo do limite de resposta definido, o dispositivo fecha os contatos e acende a lâmpada. Assim, o detector pode operar tanto à noite quanto durante o dia. O limite de resposta é definido por meio de reguladores e pode variar de 3 a 2.000 Lux.

Na vida cotidiana, na maioria das vezes são instalados dispositivos cujo funcionamento se baseia na captura de oscilações eletromagnéticas de ondas no espectro infravermelho.O tempo após o qual o detector é acionado se um objeto em movimento for detectado também é ajustável.

Ao girar o botão, o modo de velocidade do obturador é definido. Para diferentes modelos, o tempo de atraso pode ser ajustado de 10 s a 7-15 minutos (é permitido um pequeno erro).

Como funciona o sensor de movimento
A operação dos dispositivos detectores baseia-se na detecção de movimento ou na detecção da presença de uma pessoa na área de visualização

Diretrizes para uma escolha sábia

Modelos diferentes podem ter finalidades diferentes. Alguns destinam-se apenas ao controle de dispositivos de iluminação interna, outros são mais versáteis e podem ser utilizados para circuitos com aparelhos elétricos, com dispositivos de alarme, com sistema de iluminação pública.

Os sensores podem ter visibilidade limitada e geral e ter diferentes ângulos de visão horizontais e verticais. Os dispositivos montados na parede controlam uma área em um ângulo de 110-120° ou 180° horizontalmente e 15-20° verticalmente.

Os modelos com órgão de visualização móvel facilitam muito a configuração, mas os estacionários não possuem essa opção, por isso é necessário escolher o local de colocação deles com mais cuidado.

Ângulo de visão do sensor
Para modelos com visibilidade limitada, o ângulo de visão pode variar de vários graus a centenas de graus. Ao escolher um dispositivo, você precisa considerar qual área ele pode controlar.

Detectores com visibilidade total podem cobrir a área controlada em um ângulo de 360° horizontalmente. Sua área de visualização tem o formato de um cone, expandindo-se para baixo. Apesar da grande área de controle, ainda permanecem áreas invisíveis (fora do raio, nos cantos) da sala.

Para instalar o sensor ao ar livre ou em ambientes com alta umidade, você deve selecionar um dispositivo com alta grau de proteção de fatores externos (poeira, umidade).

Por exemplo, dispositivos com grau de proteção IP20 só podem ser usados ​​em áreas internas com umidade normal; com IP33, podem ser instalados ao ar livre - em um terraço, varanda ou gazebo. Com o IP44, você pode instalá-lo ao ar livre, mas proteja-o com uma viseira contra gotas de água durante a precipitação.

Você pode comprar um complexo pronto em interruptor e sensor de movimento. Nosso artigo recomendado apresentará os recursos de sua seleção e instalação.

Método de posicionamento e orientação

As regras gerais para instalação de sensores são as seguintes:

  • a altura de instalação acima da superfície observada pode ser de 2,5 a 4 m (o parâmetro depende do modelo do dispositivo);
  • ao escolher um local de montagem, leve em consideração que o detector é mais sensível ao movimento que ocorre na área de observação;
  • A potência total de carga da lâmpada é limitada e pode variar, por exemplo, de 60 a 1200 W para lâmpadas incandescentes e de 0 a 600 W para iluminadores fluorescentes.

A temperatura também afeta a sensibilidade do detector. A faixa de valores de temperatura em que o dispositivo normalmente desempenha suas funções é de -20 a 40 °C.

Instalação do Sensor
Métodos de instalação de sensores de movimento usando o exemplo de dispositivos da TDM ELEKTRIK: DDPt-01 é montado em um soquete; E27, DDT-03, DDT-02, DDT-01 são instalados no orifício de montagem dos holofotes (o diâmetro difere para diferentes dispositivos e pode ser de 40 a 65 mm); DDSk-01 pode ser montado em parede, teto ou corpo de lâmpada

É proibida a instalação de lâmpadas:

  • em superfícies vibrantes;
  • perto de ventiladores, aparelhos de ar condicionado;
  • em superfícies de parede brancas brilhantes;
  • perto de fontes de calor - radiadores elétricos, lâmpadas;
  • em superfícies expostas à luz solar direta.

Para evitar alarmes falsos, evite expor o detector infravermelho a fontes de ondas eletromagnéticas, vento e fluxos de calor.

Área de detecção
Ao escolher um local de instalação adequado, leve em consideração a área de detecção de objetos para diferentes posicionamentos do dispositivo

Também é impossível lâmpada incandescente — um filamento de resfriamento gradual acionará o detector, pois ele responderá ligando-se a uma mudança em sua temperatura.

Isso pode continuar indefinidamente - a luz acenderá e apagará. Alarmes falsos também podem ocorrer em tempo ventoso devido à oscilação de galhos.

Operação do sensor
Na escolha do local de instalação e localização do próprio sensor é necessário levar em consideração: altura de instalação, temperatura ambiente, certificar-se de que não haja interferências

Como instalar o aparelho e conectá-lo à lâmpada?

Primeiramente, vejamos a instalação de um sensor de movimento usando o exemplo de modelos que são instalados em orifícios destinados a holofotes.

A sequência de instalação é a seguinte:

  1. Desligue a fonte de alimentação.
  2. Remova a tampa plástica protetora (Fig. 1).
  3. Conecte os condutores (Fig. 2). O fabricante indica o diagrama de conexão no próprio dispositivo e no passaporte do dispositivo.
  4. Dobre as molas de retenção apontando-as para cima (Fig. 3).
  5. Instale o sensor no orifício preparado (Fig. 4) - as molas fixarão sua posição.

A instalação pode ser considerada completa. Resta apenas ajustar e testar o funcionamento do aparelho.

Diagrama de conexão do sensor
O diagrama elétrico para instalação dos sensores de movimento, que são instalados nos furos dos refletores, está indicado na parte traseira.Pode ser um pouco diferente para diferentes séries de dispositivos

É mais fácil instalar um sensor aparafusado no cartucho. Em seguida, uma lâmpada é aparafusada nele. Neste caso, é necessário utilizar apenas lâmpadas que não sejam mais potentes do que as indicadas no passaporte do aparelho. É aconselhável comprar lâmpadas especializadas, projetado para funcionar em conjunto com detectores.

Para instalar um sensor remoto em um teto, parede ou caixa de lâmpada, você precisa inserir o dispositivo no orifício preparado e aparafusar a caixa na superfície de montagem usando parafusos auto-roscantes. A seguir, é necessário desligar a alimentação da rede e conectar os condutores fase e neutro do cabo de alimentação aos terminais conforme diagrama.

Conectando o sensor e marcando os fios
Antes de conectar, certifique-se de verificar a natureza dos condutores. Na verdade, a marcação por cores nem sempre corresponde aos padrões geralmente aceitos

Testando e configurando o sensor de movimento

Cada dispositivo possui pelo menos dois reguladores. O teste e o ajuste são realizados de acordo com dois parâmetros principais - a duração do brilho (TEMPO) e a sensibilidade de operação (LUX). O primeiro indicador significa o período de tempo durante o qual o sensor deixa a lâmpada acesa.

A cada movimento detectado, a contagem regressiva da duração do brilho recomeça. Pode ser ajustado pelo usuário por um período de 10 segundos a 4 minutos.

A sensibilidade do dispositivo também é um valor ajustável. Com ele, você pode ajustar o nível de luz natural que a luz acenderá. Assim, você pode configurar a lâmpada para acender durante o dia e à noite, ou apenas à noite.

Ao colocar um sensor de movimento em operação, ele está sujeito a testes obrigatórios.Para fazer isso, coloque o regulador do nível de luz em uma posição que corresponda à luz do dia. O botão de controle de tempo está no mínimo.

Após conectar à fonte de alimentação, é necessário aguardar cerca de 30 segundos - o sensor funcionará e acenderá a iluminação por 30 segundos. A seguir, deve-se apontar a área sensível do sensor para a área que precisa ser monitorada, verificar a sensibilidade e o alcance.

Teste se o período de resposta e funcionamento da lâmpada corresponde aos parâmetros definidos. Eles também verificam o funcionamento do dispositivo à noite e, por fim, definem parâmetros que sejam confortáveis ​​para eles.

Dispositivos mais complexos usados ​​para fins de segurança também possuem um regulador de alcance (SENS) em seu design. É usado para definir a zona de sensibilidade. Os sensores também são equipados com microfone embutido com controle de nível de ruído (MIC), no qual o dispositivo deve operar.

Os dois últimos reguladores raramente são usados ​​​​para sensores baratos, uma vez que sua funcionalidade raramente é exigida em condições domésticas.

Opções para conectar um dispositivo IR a uma lâmpada

Usando vários esquemas de conexão e dispositivos adicionais, você pode obter uma funcionalidade mais ampla do sensor de movimento. Por exemplo, expandir a área controlada, desativar o controle automático do sistema de iluminação ou controlar temporariamente o grupo de iluminação sem a participação de um sensor de movimento, etc.

Conexão para controle sem interruptor

O circuito composto por uma lâmpada e um detector é o mais simples. Ele está impresso na parte traseira do dispositivo pelo fabricante ou descrito nas instruções anexas.

Diagrama de conexão simples
O diagrama de conexão mais simples resolve o problema principal - acender a lâmpada quando for detectado movimento na zona de controle

Na disposição de ambientes alongados, ao longo de caminhos no pátio ou ao longo do perímetro do edifício, um dispositivo de detecção de movimento não é suficiente para controlar a iluminação - sua visibilidade limitada não permite isso.

Nesses casos, são utilizados dois ou mais detectores. Seus terminais de mesmo nome são conectados em um circuito paralelo e levam à lâmpada.

Circuito com dois sensores
Diagrama de conexão com dois detectores: quando algum deles é acionado, o contato na rede elétrica fecha e a lâmpada acende

Conectando a uma lâmpada com interruptor

Para desabilitar o sistema de acionamento automático, que opera com base em um detector de movimento, uma chave é adicionada ao circuito operacional. Conecte-o à seção do cabo de alimentação de entrada na frente do sensor.

Na posição ligada da chave, o circuito funciona da mesma forma como se fosse feito sem ela. Quando desligado, o módulo sensor de movimento fica completamente desenergizado e o sistema não funciona.

Diagrama de conexão com switch
Uma das opções para organizar um diagrama de conexão com switch: quando os contatos se abrem, o sistema para completamente de funcionar

Se for necessário que a luz esteja acesa quando uma pessoa está na sala, mas estar em uma posição estacionária não leva ao desligamento da iluminação, use o seguinte esquema.

Uma chave é conectada aos condutores de fase de entrada e saída do sensor - criando assim um ramal da rede elétrica, contornando a seção principal. Agora, por meio de um interruptor, você pode ligar a iluminação, que não dependerá de atividade física na área controlada.

Outro circuito com um interruptor
Neste circuito, o interruptor ligado desvia da seção do circuito elétrico que passa pelo sensor de controle de iluminação. Esta conexão cria mais conforto no controle da luminária.

Os diagramas de fiação testados em campo para um dispositivo de controle de iluminação usando um interruptor são desmontados e são dados no artigo, que recomendamos fortemente a leitura.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Como conectar um dispositivo usando um esquema simples e configurá-lo:

Vídeo nº 2. Duas opções para conectar o sensor a uma lâmpada com interruptor:

O método de conectar o sensor de movimento à lâmpada depende muito dos objetivos que você planeja alcançar. Com base na necessidade de organizar a iluminação automática em um apartamento ou na rua, próximo a um prédio ou garagem protegida, são selecionados um dispositivo e um diagrama de funcionamento.

Gostaria de nos contar como conectou um sensor de movimento a uma lâmpada com suas próprias mãos? Você tem informações úteis sobre um tópico que pode ajudar os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no formulário abaixo, poste fotos e faça perguntas.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Em princípio, um tópico muito útil. Coloque um holofote ou luminária na entrada. Você o conecta por meio de um sensor de movimento e é lindo. Saí à noite e ele clicou e ligou. Esquerda, desligado. Confortável. Na verdade, existem duas nuances. Não é desejável que o sistema funcione durante o dia, seria melhor não desligar enquanto o objeto estiver no campo de visão do sensor. Ao escolher um sensor, é necessário levar em consideração a possibilidade de tal ajuste.

    • Geórgia

      Tudo isso é regulado por sensores de movimento modernos. No entanto, por experiência própria, ajustar o nível de sensibilidade não é tão fácil.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Bom dia, Sérgio. Se você reler o artigo, descobrirá que as nuances que você mencionou foram resolvidas há muito tempo. Ao comprar um sensor, basta certificar-se de que existe uma função de detecção de “noite” - iluminação insuficiente. Ela, a “função”, decide acender ou não a luz. Se você comprou sem ele e depois percebeu, também não é grande coisa - instale um interruptor de chave (você o desligará durante o dia).

      Este site também oferece outro artigo - “Interruptor com sensor de movimento: como selecionar e instalar um interruptor de luz com sensor”. Lá você lerá sobre os tipos de sensores - eles respondem ao som, radiação infravermelha, ultrassom, microondas. O infravermelho, por exemplo, não apaga a luz enquanto uma pessoa estiver na “zona”.

  2. Alexandre

    Tenho uma dúvida sobre esses sensores de movimento para quem já instalou essas casas: há algum problema de configuração? Acabamos de ter um aparelho parecido na entrada, muitas vezes aconteciam alarmes falsos, ou vice-versa, uma resposta muito lenta, quando você já conseguia fazer um vôo e só então a luz acendia. Então eles perseguiram o eletricista, ele continuou tentando ajustar corretamente a sensibilidade do aparelho. Esta seria uma situação desagradável para um apartamento.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Alexandre. Instalamos sensores infravermelhos com ângulo de cobertura de 180 graus - eles funcionam com precisão. Levamos em consideração a experiência da casa vizinha - ali, enquanto espera o elevador, é preciso acenar ocasionalmente para que a luz acenda. Leia o artigo neste site - “Interruptor do sensor de movimento" O material contém respostas para suas perguntas.

  3. Yegor

    Os caras colocaram um desses no banheiro. Você entra e a luz acende. Sentei no penico - desliga. Isso mesmo, o que há para ver aí)))

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Egor.

      O seu comentário sobre “Medir sete vezes...” - os designers têm sempre que elaborar um “estudo de viabilidade”. Lá, o cliente do projeto recebe um cálculo do tempo de retorno do investimento do dispositivo, instalação ou instalação.

      Em relação ao sensor do vaso sanitário, a situação ficará assim:

      - perda de energia elétrica por lâmpada acesa inutilmente - ≤ 5% do consumo de energia elétrica do apartamento;
      — custos de aquisição e instalação do sensor. Para não incomodar o aparelho, você precisa comprar um caro. Por exemplo, um MTN564419 de alta qualidade fabricado pela Schneider Electric custará RUB 25.000. Compre um chinês por 300 rublos e você sofrerá.

      Substitua os indicadores econômicos do seu caso e descobrirá que mesmo um sensor de preço médio se pagará em séculos.

  4. Para que o sensor funcione corretamente:

    1. Precisa ser colocado no lugar certo.
    2. Você precisa saber que tipo de lente coletora está instalada.
    3. E, de fato, entender os princípios de funcionamento deste sensor para utilizá-lo corretamente.

    A propósito, recentemente sensores com 2 elementos dentro do sensor ganharam popularidade - ele reage às mudanças de temperatura entre os elementos, que ocorrem sequencialmente quando uma pessoa se move. Mas ele também tem sua desvantagem - se você ficar parado, ele não verá você :)

  5. Tonykok

    Acabei de conectar... Ainda não está claro, terei que verificar durante o dia.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica