Iluminação pública movida a energia solar: tipos de lanternas autônomas e opções de aplicação

A área local, caminhos, gramados e jardins precisam de boa iluminação.Para ver o quintal e as calçadas à noite, não é necessário criar uma Las Vegas em miniatura conectando lâmpadas elétricas.

Você pode organizar uma iluminação pública suave usando baterias solares - isso não é difícil de fazer e os benefícios de tal solução são óbvios. As lâmpadas trazem benefícios práticos, ajudam a economizar recursos energéticos e melhoram o aspecto decorativo do jardim. Ainda está em dúvida?

Convidamos você a aprender mais sobre lanternas movidas a energia solar. No artigo examinamos o design, princípio de funcionamento, tipos, vantagens e desvantagens de tais lâmpadas. Além disso, preparamos uma análise dos melhores modelos e opções para sua colocação em terreno pessoal.

Por que pagar pela iluminação pública?

Nos últimos anos, é possível ver postes de iluminação não só perto de casas particulares, lojas, cafés, escritórios, mas também em dachas, onde os proprietários aparecem de vez em quando e por pouco tempo.

Ao que parece, por que investir dinheiro em iluminação onde os proprietários visitam apenas ocasionalmente? Mas faz sentido.

Iluminação da lagoa com lâmpadas solares
Lâmpadas multicoloridas movidas a energia solar são usadas para decorar áreas individuais - lagos artificiais, varandas, gazebos, etc. Eles criam cores e efeitos de luz excepcionalmente bonitos e únicos.

A dacha é um lugar onde as pessoas vêm para relaxar, desfrutar do sossego e da companhia de familiares e amigos. Deve ser aconchegante e bonito aqui.

Além disso, a iluminação no país é um sinal definitivo para intrusos. Indica que a casa não está abandonada e os proprietários podem estar nela.

A iluminação pública é vital. Em qualquer caso, terá que ser equipado. A única dúvida é quanto será necessário investir para sua organização e funcionamento.

A opção mais lucrativa é comprar postes de luz movidos a energia solar.Eles não aumentam suas contas de energia e não requerem nenhuma manutenção especial.

Desmascarando mitos sobre lanternas solares

Os oponentes das lâmpadas movidas a energia solar para iluminação pública argumentam que tais dispositivos não podem competir com as lâmpadas elétricas. Mas faz sentido compará-los? Eles são originalmente projetados para finalidades diferentes.

Iluminação de varanda movida a energia solar
Comparar lâmpadas elétricas e lanternas movidas a energia solar é incorreto. Eles fornecem uma luz completamente diferente. Os primeiros são brilhantes e nítidos, os segundos são suaves e suaves.

Propósito lâmpadas elétricas – fornecem luz brilhante e contrastante, graças à qual você pode ver todos os detalhes. Mas as lanternas movidas a energia solar têm uma função completamente diferente - iluminar a área para que você possa navegar normalmente à noite e à noite.

Eles não se destinam a iluminar áreas onde são planejadas atividades ativas que exigem atenção e precisão.

Lanternas de jardim para iluminação
As lanternas movidas a energia solar não devem ser consideradas uma alternativa adequada às elétricas. Eles destacam e decoram a área, criam uma atmosfera de calma e romance, mas não são capazes de criar áreas de luz forte

As lanternas baseadas em fotocélulas não podem competir com os dispositivos elétricos em termos de brilho, por isso faz sentido organizar a iluminação combinada.

Por exemplo, uma lâmpada elétrica é apropriada acima da varanda de uma casa. Para melhorar a facilidade de utilização e poupar energia, pode ser complementado sensor de movimento ou relé fotossensível. E caminhos, gramados e jardins podem ser iluminados com lâmpadas movidas a energia solar.

Ao organizar um sistema combinado, é preciso lembrar que a luz elétrica bloqueia a luz solar.

Combinação de lâmpadas elétricas e solares
A iluminação combinada terá sucesso se as lâmpadas elétricas e solares iluminarem áreas diferentes e não se sobrepuserem. Ao escolher os dispositivos certos em termos de brilho e cor, você pode organizar transições suaves

A intensidade e a duração da operação das luzes solares autônomas dependem em grande parte do clima.

Se estiver nublado durante o dia, não se pode esperar uma luz boa e duradoura à noite, porque... Para carregar totalmente a bateria, são necessárias de 8 a 10 horas e boa luz solar. Esta é a principal desvantagem das luzes de rua fotocélulas.

5 razões para escolher a iluminação com fotocélula

As lâmpadas baseadas em fotocélulas apresentam diversas vantagens que compensam perfeitamente as desvantagens:

  1. Autonomia. As luzes não requerem eletricidade para funcionar, portanto não há necessidade de instalar fios ou conectar dispositivos à rede. Esta é uma economia significativa de esforço e dinheiro.
  2. Independência energética. Você pode instalar várias dezenas de lâmpadas e suas contas de luz não aumentarão.
  3. Automação total. Os dispositivos são carregados, ligados e desligados sem intervenção do usuário.
  4. Fácil de instalar. A instalação das lâmpadas exigirá um mínimo de tempo e esforço. Você não precisa ter nenhum conhecimento especial para instalá-los e garantir o funcionamento normal. Se desejar, os dispositivos podem ser facilmente movidos para outro local.
  5. Despretensão. As lâmpadas são fáceis de usar e não requerem cuidados e manutenção complexos.

O custo das luzes elétricas de rua e das luzes de jardim alimentadas por baterias solares de alta qualidade não é muito diferente. A diferença de custos torna-se óbvia durante a operação.

Uma lanterna solar é um investimento único, e a operação até mesmo dos aparelhos elétricos mais econômicos envolve custos contínuos de energia.

Características de design e operação de lâmpadas

Existem muitos tipos de dispositivos de iluminação movidos a energia solar, mas seu design e princípio de funcionamento dos painéis de luz aproximadamente o mesmo. A energia solar é acumulada por meio de baterias e acumuladores especiais.

Quando a energia é aplicada a um LED semicondutor, ele emite luz visível. O sistema de controle de LED consiste em um sensor de luz e um microcircuito.

Design e princípio de funcionamento da lâmpada
Pelas peculiaridades de seu design, as lâmpadas podem funcionar tanto no verão quanto no outono. Dependendo da estação e do grau de iluminação, acendem aproximadamente das 18h às 21h às 22h (+)

A intensidade do brilho da lanterna depende da voltagem. Quando a bateria está fraca, o sistema de controle apaga a luz. Seu acendimento é feito por meio de uma fotocélula especial, cuja função é converter a energia solar em energia elétrica.

Modelos de baixo consumo para iluminação de caminhos
Instalar modelos poderosos nem sempre é conveniente. Em muitos casos, é melhor selecionar lâmpadas de baixo consumo e instalá-las mais próximas do solo. Isso permitirá que você economize em equipamentos e a qualidade da iluminação do caminho não diminuirá

Na escolha das lâmpadas, deve-se levar em consideração não só as características técnicas dos próprios aparelhos, mas também as características climáticas da região. As baterias não suportam geadas, portanto, em regiões onde são possíveis invernos rigorosos, as lanternas são desmontadas no final do outono e devolvidas ao seu lugar apenas na primavera.

Carregando uma lâmpada de rua
No final do outono, quando o dia é curto e o tempo costuma estar nublado, as baterias das lanternas movidas a energia solar raramente estão totalmente carregadas.Porém, a energia é suficiente para várias horas de iluminação à noite.

A maioria dos modelos possui fotocélulas feitas de silício. Esta é uma nuance importante, porque dispositivos baseados em silício monocristalino são mais confiáveis ​​​​e duráveis ​​​​do que modelos com fotocélulas policristalinas.

Eles também prestam atenção ao tipo e à qualidade do vidro. A melhor opção são lanternas com fotocélulas policristalinas e vidro temperado.

Variedades de modelos de postes de luz

Os tipos mais populares de lâmpadas baseadas em fotocélulas:

  • parede;
  • parque;
  • grama;
  • decorativo.

As lâmpadas de rua podem ser usadas em qualquer área do local. Na verdade, o âmbito da sua aplicação é limitado apenas pelos planos do proprietário para a decoração paisagística.

O principal é que as fotocélulas recebam a quantidade certa de luz solar, e qualquer modelo será útil e funcional.

Luzes autônomas podem ser colocadas onde o proprietário considerar apropriado.Se os painéis solares forem expostos à luz solar durante 10 horas por dia, é garantido o funcionamento ininterrupto e de alta qualidade das lâmpadas.

TOP 7 melhores lâmpadas baseadas em fotocélulas

Milagres não acontecem, então é improvável que você consiga comprar uma boa lâmpada por alguns centavos. Se seus planos incluem a iluminação adequada da área, e não apenas decorá-la com figuras brilhantes originais, você deve prestar atenção aos produtos de alta qualidade.

Modelo MJJC-SLYF170 com fotocélulas
O aplique MJJC-SLYF170 pode ser instalado em qualquer altura, mas é mais beneficiado quando colocado em posição baixa. Ao montar alguns desses modelos na parte inferior da escada, você pode melhorar sua aparência, além de proteger você e sua família contra lesões.

Modelos que provaram ser bons:

  1. Star Alliance YH0607A-PIR. O corpo do modelo é lacrado, possui sensor de movimento e sistema de ajuste dos modos de iluminação.
  2. MJJC-SLYF170. O modelo de baixo consumo de energia foi projetado para ser instalado bem acima do solo. Uma boa opção para iluminar degraus e parte inferior das paredes de uma casa.
  3. MK02500. A lâmpada foi projetada para montagem na parede; o corpo é impenetrável a gotas de água e poeira.
  4. ZY-TYN-T10W. O modelo é caro, mas os custos são mais que compensados. As vantagens da lâmpada são potência, presença de sensor de movimento, confiabilidade e durabilidade.
  5. RDF YD04. O aparelho possui design exclusivo e acabamento de alta qualidade, mas seu escopo de aplicação é limitado devido ao baixo brilho da luz.
  6. Luz solar M3. São modelos de baixo consumo de energia que colocam várias peças ao mesmo tempo. Vantagens: design elegante, custo relativamente baixo.
  7. Luminária solar. A intensidade da luz depende do sensor de movimento. Quando é acionado, a luz acende na potência máxima. Uma boa solução para iluminar a porta da frente.

Nem todas são lâmpadas de rua de alta qualidade baseadas em fotocélulas. Existem outros modelos dignos de atenção. Informações adicionais sobre os tipos e características de escolha de lanternas solares são apresentadas em Este artigo.

Muitos usuários compram dispositivos de alta qualidade através do site Aliexpress. Ao escolher modelos em catálogos online, tome cuidado para não encontrar falsificações de baixa qualidade.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

As lanternas autônomas movidas a energia solar ainda não são muito difundidas, então escolhê-las pode ser difícil. Oferecemos uma seleção de vídeos que simplificarão a tarefa.

Instalação de dispositivos de iluminação movidos a energia solar:

Diagrama do dispositivo e reparo de uma lâmpada usando fotocélulas:

Os melhores modelos de lâmpadas no Aliexpress:

Revisão em vídeo da lâmpada de um usuário real:

As luminárias de rua que utilizam fotocélulas são bem protegidas da umidade, autônomas, fáceis de usar e manter. Se necessário, eles podem ser facilmente removidos ao cortar a grama ou aparar árvores. No resto do tempo irão deliciar os seus proprietários com uma luz suave e uma vista agradável.

A vida útil aproximada de uma decoração paisagística prática é de 5 a 10 anos. Este é um bom investimento em paisagismo.

Você tem algo a acrescentar ou tem alguma dúvida sobre como organizar a iluminação pública movida a energia solar? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência no uso dessas lâmpadas. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Já faz algum tempo que vejo lâmpadas como essas. Quero tentar decorar o espaço da dacha com eles: para destacar caminhos, canteiros de flores, etc. Mas sempre há algumas perguntas que me confundem:

    1.Em primeiro lugar, existem opções com resistência a baixas temperaturas? Por exemplo, passo muito tempo na dacha no inverno e quero que tudo brilhe o ano todo. Talvez você possa instalar uma bateria para todos eles e colocá-la em uma garagem aquecida, e então alimentar todas as luzes dela... Ou o problema não está na bateria, mas nos próprios painéis? Então esta não é uma opção para as nossas latitudes.
    2. Em segundo lugar, não consigo entender completamente se isso é relevante se a casa estiver localizada perto de São Petersburgo e houver alguns dias de sol lá no verão e menos ainda no inverno... Para carregar , você precisa de luz solar direta?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Os raios diretos são totalmente opcionais. Mesmo num dia nublado, a radiação ativa é suficiente para carregar a bateria incorporada.

    • Sergei

      Mas eu não recomendaria essa iluminação para você em São Petersburgo. Eles não terão tempo para carregar normalmente. Depois de um dia ensolarado eles trabalharão por 3-4 horas, depois de um dia nublado por 1-2 horas. Pense se duas horas de luz de fundo são suficientes para você no escuro?

      • Especialista
        Amir Gumarov
        Especialista

        Bem, quem disse que o tempo em São Petersburgo está tão ruim? Como as pessoas sobrevivem lá? E a rede ainda é Foggy Albion - esta é a Inglaterra. Lá o nevoeiro e o tempo nublado são ainda piores, mas acredite ou não: eles também usam não apenas lâmpadas semelhantes, mas até painéis solares completos.

        Sim, o desempenho das lâmpadas não será tão alto se o tempo não estiver bom, mas mesmo em um dia nublado a luz penetra nas nuvens e as fotocélulas das baterias a captam. Assim, a produtividade atinge 30-40% do máximo. Isso significa que as lâmpadas funcionarão à noite não por 1 a 2 horas, mas 2 a 3 vezes mais.E ninguém proíbe usar a iluminação comum como principal se a iluminação das lâmpadas movidas a energia solar não for suficiente.

        Além disso, você mesmo pode montar essa lâmpada. Aqui está um diagrama se alguém estiver interessado.

        Fotos anexadas:
  2. Na verdade, é inútil comparar dispositivos elétricos e dispositivos solares. Instalei luzes movidas a energia solar no meu quintal. É muito econômico e fácil de instalar. Durante todo o período de uso experimentei vários tipos diferentes e percebi que preciso escolher lanternas apenas com fotocélulas policristalinas, então não haverá problemas com sua substituição frequente. Existem muitos modelos, mas você não deve economizar na escolha.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica