Como consertar um aspirador com as próprias mãos: as avarias mais comuns e sua reparação
A vida útil dos aspiradores é em média de 5 a 10 anos, e os reparos em garantia são fornecidos pelo fabricante ou distribuidora – 1-2 anos. Durante esse período, o equipamento raramente falha. As exceções são defeitos de fabricação, produtos baratos e de baixa qualidade.
Portanto, se a unidade quebrar após o término do período de garantia, você deverá entrar em contato com centros de serviço caros. Concordo, não seria bom aprender como resolver alguns problemas sozinho? Essa habilidade ajudará quando não houver tempo para esperar por um mestre e também economizará o orçamento familiar.
Você duvida de suas próprias habilidades? Nós o ajudaremos a lidar com os problemas que surgirem. No artigo, identificamos as avarias mais comuns de diferentes tipos de aspiradores e também fornecemos instruções detalhadas para eliminá-las.
Além disso, listamos as regras básicas de funcionamento e prevenção, cuja observância evitará a ocorrência de qualquer mau funcionamento no seu dispositivo.
O conteúdo do artigo:
- Mau funcionamento em diferentes tipos de aspiradores
- Instruções de reparo para várias avarias
- Falha nº 1 – o dispositivo não aspira detritos
- Falha nº 2 - o aspirador emite cheiro de queimado
- Falha nº 3 – o equipamento não liga
- Falha nº 4 – problemas com o carregamento da bateria
- Falha nº 5 – problema ao consertar o cabo de alimentação
- Falha #6 – diminuição da capacidade de sucção
- Falha #7 – mau funcionamento do indicador do coletor de pó
- Falha nº 8 - quebra da escova na unidade de lavagem
- Prevenção de avarias no aspirador
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Mau funcionamento em diferentes tipos de aspiradores
Antes de descobrir quais tipos de avarias ocorrem com mais frequência em dispositivos de limpeza, você deve se familiarizar com os tipos de unidades mais populares.
De acordo com as especificidades da limpeza, distinguem-se os dispositivos para limpeza a seco e a úmido. O primeiro tipo é uma opção mais econômica, produzida por quase todas as marcas conhecidas - Samsung, Bosch, LG, etc.
Os aspiradores de lavar pertencem ao segmento premium: seu custo é muito maior, mas a funcionalidade dos aparelhos também é alta.
Seu design é semelhante aos dispositivos convencionais de lavagem a seco, porém contém adicionalmente um reservatório de água, bicos especiais e filtros.
Por tipo de construção Os seguintes tipos são diferenciados:
- família padrão – dispositivos de chão que se movem por meio de rodas na parte inferior do gabinete;
- vertical – unidades alimentadas por bateria e com fio que proporcionam uma limpeza confortável devido ao seu tamanho compacto e peso leve;
- portátil (tipo manual) – destinado à limpeza de showrooms de automóveis, pequenos espaços, limpeza de móveis;
- robótico – dispositivos com programas de limpeza automática sem intervenção do usuário, controlados por controle remoto.
Dependendo do tipo de unidade, partículas de poeira e detritos podem ser coletados em um tecido especial ou saco de papel, em um recipiente plástico ou em um recipiente especial, passando por um filtro de água.
Características de reparo de dispositivos com bolsa
O princípio de funcionamento de uma unidade com saco de pó é que as massas de ar passem por ela, depois por um filtro de ultralimpeza e pelo compartimento do motor. O filtro HEPA usado nesses produtos não apenas retém micropartículas de poeira, mas também atua como compressor.
Na maioria das vezes, nesses modelos, os filtros são as peças principais que falham mais rapidamente.
Alguns modelos possuem função de sensor para determinar a intensidade da entrada de ar: caso sejam detectados problemas, o aspirador desliga automaticamente e o filtro é limpo.
Se o dispositivo não fornecer essa tecnologia, você deverá monitorar de forma independente a qualidade da sucção do lixo. Definitivamente, você deve estar atento ao aparecimento de zumbido ou superaquecimento do corpo do equipamento - este é um motivo para verificar todos os elementos filtrantes.
“Doenças” de unidades com filtro ciclone
A vantagem dos modelos de contêineres é a ausência da necessidade de substituição frequente de filtros descartáveis, limpeza rápida do recipiente de resíduos, limpeza de superfícies de alta qualidade com limpeza adicional do ar.
EM filtro de ciclone ocorre a retenção máxima de micropartículas. Portanto, as massas de ar purificadas, que passam pelo compartimento do motor e depois pelo filtro HEPA, não o obstruem. Assim, o filtro dura muito mais do que nas opções com bolsas.
Durante a operação do dispositivo, o elemento filtrante protege o motor do ventilador de objetos metálicos e pontiagudos que podem danificar a integridade da peça. Portanto, você definitivamente deve verificar se não está entupido com detritos antes de iniciar a limpeza.
Tipos de avarias de modelos com filtro aqua
O processo de coleta de pó é realizado da seguinte forma: o ar que entra transforma a água do recipiente em pequenas partículas, removendo-a sob a viseira frontal.
Massas de poeira, juntamente com um vórtice nebuloso, passam continuamente pela mangueira e depositam-se no fundo do coletor de poeira. As partículas de poeira restantes passam por onde a umidade fica presa. Em seguida, o ar purificado sem água passa pelo motor e o resfria.
Tendo entendido o princípio de funcionamento do dispositivo, consideraremos agora as falhas mais comuns em seu funcionamento.
Para uma longa vida útil do aspirador, você deve seguir todas as instruções. Recomenda-se encher o recipiente somente com água purificada ou destilada até a marca indicada.
Também é necessário limpar, enxaguar e secar todas as peças utilizadas. Isso permitirá que você use o dispositivo sem substituir o filtro de névoa HEPA por 2 anos ou mais.
Outro problema é a falha do motor do ventilador devido à queima do enrolamento. Isso pode ser percebido se a unidade começar a superaquecer, zumbir, o poder de sucção dos detritos diminuiu, nocauteando o RCD, máquinas automáticas. Se um problema for detectado, você precisará substituir a peça defeituosa.
Instruções de reparo para várias avarias
Em cada um dos tipos de aspiradores discutidos acima, vários elementos e componentes podem falhar.Isso depende do design da unidade e do princípio de sua operação.
Por exemplo, na maioria das vezes os usuários encontram os seguintes problemas:
- sem tração;
- há um cheiro estranho;
- O dispositivo não liga;
- ocorre um curto-circuito, os plugues são retirados;
- não há fixação do cordão;
- o poder de sucção diminuiu;
- ruído e vibração;
- outro.
A seguir, consideraremos em detalhes quais defeitos ocorrem com mais frequência em vários tipos de produtos e como corrigi-los você mesmo.
Se o seu dispositivo quebrou e o período de garantia já expirou, não se apresse em levá-lo a um centro de serviço. Talvez a avaria seja simples e você mesmo possa consertar o aspirador, sem a ajuda de especialistas.
Os exemplos de avarias apresentados a seguir, métodos para diagnosticá-las e repará-las irão ajudá-lo a resolver de forma independente este ou aquele problema com a unidade.
Falha nº 1 – o dispositivo não aspira detritos
Quando tal mau funcionamento é detectado, o dispositivo emite um som característico na forma de um zumbido. Isto indica que o motor está funcionando, mas não absorve poeira.
Para fazer isso, você deve realizar uma série de ações:
- Verifique se o saco ou recipiente está cheio de lixo.
- Separe todas as peças da mangueira - escova, tubo. Eles podem conter detritos que interferem na livre passagem do fluxo de ar. Se encontrar, limpe os acessórios em água corrente ou com uma agulha de tricô longa.
- Se o motivo não estiver na mangueira, o bloqueio se formou dentro do dispositivo. Verifique todos os filtros (exaustão, fino). Se possível, leia as instruções, enxágue o filtro fino e seque-o.Depois disso, instale a peça no corpo do aspirador e verifique se está funcionando.
- Inspecione o recipiente de lixo com cuidado. Os sacos de tecido devem ser lavados ou limpos do pó fino acumulado, que obstrui as células e atrapalha a livre passagem do ar.
Outras razões para a má sucção de pó podem ser juntas deformadas, vedações ou falta de uma conexão firme entre a mangueira e o corpo do produto. Um anel de vedação desgastado ou uma bucha do regulador de vácuo quebrada devem ser substituídos por peças novas.
Em outro caso, quando o ar passa bem pelo tubo e pela escova, mas permanecem detritos no chão, deve-se verificar a altura do rolo da escova.
Caso não seja possível obter a absorção ideal de detritos, será necessário substituir o bico.
Falha nº 2 - o aspirador emite cheiro de queimado
Se durante ou após a limpeza aparecer cheiro de borracha queimada e o motor parar de funcionar, o motivo está no enrolamento. Para fazer isso, você precisará desmontar completamente o motor, reparar ou substituir a armadura ou estator queimado por um novo elemento.
Instruções de desmontagem do motor:
- Desaparafuse os parafusos do corpo do produto.
- Incline a tampa da caixa, mova a bobina e os fios e remova o motor.
- Desaparafuse os parafusos laterais e remova a vedação de borracha.
- Separe a caixa em duas partes usando uma chave de fenda.
- Remova o motor da caixa protetora.
- Dobre os flanges e separe a peça, liberando a turbina.
- Desaperte o parafuso com uma cabeça sextavada, fixando firmemente o estator e o resto da estrutura.
- Desparafuse todos os elementos de conexão e remova as escovas.
- Retire a âncora usando uma chave inglesa e um martelo.
Verifique a operacionalidade dos rolamentos e, se necessário, trate-os com óleo.
Após a desmontagem, substitua os elementos defeituosos e remonte a peça na ordem inversa.
Falha nº 3 – o equipamento não liga
Você já percebeu que ao tentar ligar repetidamente o aparelho, não há sinais de seu funcionamento? Então vale a pena verifique a tensão na tomadaao qual o dispositivo está conectado, bem como a integridade do cabo de alimentação.
Via de regra, o fio se rompe no local onde o cabo está preso ao plugue, resultando na falta de contato. Se você encontrar esse problema, precisará substituir completamente o cabo por um novo.
Para reparos você precisará de:
- Remova a tampa traseira do dispositivo.
- Desaparafuse os parafusos que prendem o diafragma.
- Remova-o com cuidado, sem tocar nos fios.
- Mova o bloco com a junta para o lado.
- Remova a mola e verifique sua operacionalidade.
- Se necessário, substitua a fiação e os elementos danificados.
Após a conclusão do reparo, remonte a unidade na ordem inversa de acordo com as instruções.
Interruptores e fiação interna defeituosos também podem causar avaria. Outro possível motivo é o funcionamento da autoproteção contra superaquecimento do aparelho. Esta tecnologia evita danos ao motor devido ao aumento da carga durante a operação do dispositivo.
A presença de um interruptor térmico permite evitar o superaquecimento do dispositivo a tempo e opções adicionais eliminam a causa - por exemplo, limpam o filtro HEPA de partículas de poeira.
Muitos modelos de unidades de lavagem possuem um relé especial instalado que liga quando é detectado superaquecimento do dispositivo.
Os motivos do superaquecimento do produto são filtros entupidos, coletor de pó, duto de ar.
O motivo mais desagradável para a unidade não ligar é a quebra do motor elétrico. Portanto, a primeira coisa a verificar são as escovas e o comutador. A desmontagem da peça deverá ser realizada de acordo com as instruções descritas acima.
O conjunto coletor deve ser verificado quanto a umidade, o que pode causar curto-circuito no enrolamento do motor. Se encontrar um ambiente úmido no interior, será necessário secar tudo bem.
Um curto-circuito no compartimento do comutador também é possível devido ao pó de grafite das escovas. Para eliminá-lo, será necessário limpar o coletor com escova e pano.
Falha nº 4 – problemas com o carregamento da bateria
Os dispositivos de bateria também tendem a funcionar mal, mais cedo ou mais tarde. Além de danos mecânicos, quebras de escovas elétricas e outros acessórios, os usuários geralmente observam descarga rápida da bateria, carregamento prolongado ou perda de poder de sucção de poeira.
A razão está na bateria. Dependendo da frequência de uso do produto, a bateria deve ser substituída após 2 a 3 anos. Durante este tempo, o elemento esgota completamente os seus recursos e o carregamento repetido já não dá quaisquer resultados.
A potência de sucção do fluxo de ar diminui à medida que a capacidade da bateria diminui.
A substituição deve ser feita com cuidado: abrindo a caixa do produto, desconecte a bateria quebrada e instale uma nova em seu lugar.
Se você notar problemas com a bateria dentro de 1 a 2 anos de operação, este é um motivo para enviar o equipamento para reparo em garantia.
Falha nº 5 – problema ao consertar o cabo de alimentação
Nos aspiradores com fio, ocorre frequentemente um mau funcionamento do tambor de enrolamento: o cabo não retrai quando o botão é pressionado ou é constantemente enrolado durante o funcionamento do dispositivo.
Se for detectado um mau funcionamento, os reparos deverão ser realizados na seguinte ordem:
- Remova a tampa do invólucro do produto.
- Remova o tambor e a mola helicoidal da alavanca com bucha.
- Remova o rolo e a alavanca do freio.
- Substitua elementos deformados - mola helicoidal, suporte, etc.
- Ajuste a tensão do cabo no tambor.
- Monte o tambor e instale-o no lugar.
- Verifique a funcionalidade da alavanca limitadora.
- Monte o aspirador fixando a tampa da caixa.
Após a montagem completa, você deve certificar-se de que o mecanismo de corda automática está funcionando corretamente.
Falha #6 – diminuição da capacidade de sucção
A tração reduzida pode ser causada por um recipiente de pó entupido, filtros sujos, problemas no motor ou falha na mangueira. Outra razão são os processos de corrosão no mecanismo de retração do cabo de conexão.
O que, devido ao funcionamento prolongado do dispositivo, pode causar mau funcionamento periódico e também reduzir o poder de sucção das massas de pó.
Você pode restaurar o funcionamento correto da unidade desta forma:
- Remova a tampa traseira do produto.
- Lixe os contatos com uma lixa de grão 20.
- Trate-os com um pano umedecido em álcool.
- Usando o mesmo procedimento, limpe os anéis coletores no mecanismo do tambor.
- Reinstale a tampa.
- Verifique se há contato elétrico no mecanismo de enrolamento.
Após essas manipulações, você poderá utilizar o aparelho com segurança, e sua capacidade de sucção será restaurada caso o problema esteja oculto na corrosão da unidade de corda automática.
Falha #7 – mau funcionamento do indicador do coletor de pó
O bloqueio do sistema de pistão do mecanismo e a deformação da mola indicadora impedem o seu correto funcionamento.
Para reparar um mecanismo com falha, você deve:
- Remova a tampa frontal.
- Retire o saco para o pó, o filtro, a grelha, o filtro ultralimpante e a pega do aparelho.
- Desaparafuse o parafuso que prende o indicador.
- Remova o tubo indicador da caixa.
- Remova a bucha de borracha e a mola do tubo.
- Desmonte completamente todo o mecanismo em detalhes.
- Substitua o tubo deformado, tampão, mola e, se houver bloqueio, remova-o com um objeto pontiagudo e uma escova.
- Monte os elementos um por um na caixa do indicador e instale-o na tampa do dispositivo.
Com base nos resultados do procedimento concluído, certifique-se de que o indicador esteja funcionando.
Falha nº 8 - quebra da escova na unidade de lavagem
O mau funcionamento do acessório de limpeza úmida é consequência do uso indevido do aparelho pelo usuário. De acordo com as instruções, o aspirador de lavagem deve ser enchido com água até a marca do tanque.
Os tubos de pulverização de água e detergente estão localizados na parte externa. Quando estão entupidos é muito fácil determinar visualmente: são transparentes.
Para limpar, você precisará puxar o tubo da conexão e do mecanismo de pulverização e instalá-lo novamente. Se uma peça estiver danificada, você pode usar qualquer tubo de plástico de comprimento e diâmetro adequados.
Prevenção de avarias no aspirador
Para aumentar a vida útil do equipamento, devem ser tomados os devidos cuidados. A prevenção regular de falhas garante a operação ininterrupta e de alta qualidade da unidade e também evita quebras ou falhas repentinas durante o uso.
A inspeção visual periódica do dispositivo permitirá identificar peças e componentes desgastados e substituí-los a tempo. A substituição oportuna de peças sobressalentes é necessária para evitar danos mais graves a outras peças.
Cuidados preventivos com o motor
O cuidado com o motor elétrico e o diagnóstico precoce de falhas evitam possíveis malfuncionamentos no funcionamento do equipamento.
O aspirador deve ser desmontado na seguinte ordem:
- retire o recipiente ou saco de lixo, elemento filtrante;
- desparafuse a tampa da caixa;
- limpe todas as peças e mecanismos de uma camada de poeira;
- Desaperte os parafusos e desligue o motor;
- desmontar em partes, lavar, lubrificar, verificar o estado do enrolamento, conjunto escova-comutador, mancais;
- se necessário, substitua as peças desgastadas;
- Limpe o filtro HEPA.
Em seguida, você precisa remontar o dispositivo na ordem inversa.
Recomendações gerais para cuidar da unidade
Como a principal função de um aspirador de pó é limpar a poeira do ambiente, ele deve ser esvaziado regularmente de detritos acumulados.
Para evitar superaquecimento e danos aos componentes e mecanismos do dispositivo, recomenda-se:
- Após cada limpeza verifique a limpeza dos filtros e limpe-os se necessário;
- Esvazie o saco de pó e o recipiente de lixo em tempo hábil;
- armazenar o equipamento em local seco, evitando que água entre no motor e nas peças internas;
- Evite o contato com objetos pontiagudos que possam danificar componentes importantes do aparelho;
- observe o modo de operação da unidade e não a superaqueça.
Se surgirem problemas com o dispositivo, siga as recomendações básicas acima para solucionar problemas do aspirador de pó.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Reparo passo a passo do motor do dispositivo:
Má absorção de ar - procurando causas e eliminando-as:
Para garantir que o seu aparelho elétrico funcione durante anos, mantenha os elementos filtrantes limpos, lubrifique e troque os rolamentos em tempo hábil e guarde o aspirador corretamente.
Se ocorrerem pequenos problemas de funcionamento, não se apresse em gastar dinheiro em uma oficina. Graças às instruções propostas, você poderá reparar de forma independente o aparelho, peças do aspirador e economizar suas finanças.
Compartilhe com os leitores sua experiência no conserto de um aspirador de pó. Conte-nos qual foi o mau funcionamento do aparelho e como você conseguiu consertar o equipamento. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.