Como funciona um aspirador: características de design e funcionamento de vários tipos de aspiradores

Entender como funciona um aspirador de pó, sua estrutura e as principais diferenças entre os diferentes designs de equipamentos semelhantes facilita a escolha de um potencial comprador. Afinal, suas características de qualidade, propriedades de consumo e regras de manutenção dependem do princípio de funcionamento e das características de design do dispositivo.

Todos esses pontos foram estudados por nós e descritos detalhadamente no artigo. As informações apresentadas irão ajudá-lo a compreender as especificidades do funcionamento dos vários tipos de aspiradores, bem como a escolher a opção mais adequada entre a variedade de designs.

Recursos de dispositivo e design

O design da unidade não mudou muito nos últimos cem anos, nem o seu desempenho. Tendo passado de uma vassoura elétrica, uma máquina acionada manualmente, para um “renovador” pneumático de carpetes movido a gás, o aspirador tecnicamente se estabeleceu no modelo James Spangler.

Um zelador de Ohio revolucionou ao criar uma máquina vertical e portátil com uma vassoura, uma fronha e um motor elétrico. A invenção de Spangler foi vendida sob a marca Hoover. O aparelho moderno herda o mesmo design da parte elétrica, escova e coletor de pó.

Um dos primeiros aspiradores
Os aspiradores Hoover são os primeiros a usar alumínio em suas carcaças. Isso aconteceu por volta de 1923

Os principais componentes de um aspirador convencional:

  1. Compressor centrífugo - cria vácuo e bombeia ar.
  2. Motor comutador - aciona o compressor.
  3. Purificador de ar — separa a poeira do ar e a coleta em recipientes especiais.
  4. Conjunto de acessórios e pincéis para vários fins.

O próprio corpo do dispositivo é feito de plástico durável. Um motor, compressor, coletor de pó, filtros e unidade de controle são construídos dentro dele.

O design doméstico padrão de um aspirador de pó é equipado com uma mangueira de ar flexível e um tubo de extensão. As exceções são modelos manuais de pequeno porte e dispositivos onde o compressor é embutido em um tubo com bico ou escova.

Sistema de filtragem de aspirador de pó
Qualquer aspirador também possui um sistema de filtragem de três níveis através do qual passa o ar sugado. Consiste em uma parte principal do motor e um filtro fino (às vezes um recipiente com água serve como filtro)

Para ampliar o escopo de aplicação, os fabricantes equipam os dispositivos com diversos acessórios.

O universal está sempre presente neste conjunto. Ele foi projetado para limpar superfícies horizontais planas e carpetes. O design inclui interruptores, rolos para manobrabilidade e escovas com cerdas diversas.

Acessórios para aspirador
O bocal para fendas é prático para limpar locais de difícil acesso (cantos, vãos, espaços entre a parede e os móveis). Existem também designs dobráveis ​​2 em 1 - universais e uma superfície removível com pilha

Uma variedade separada são representadas pelas escovas turbo, cuja estrutura permite coletar lã e cabelos de tapetes. Há relativamente pouco tempo surgiram escovas elétricas, rolos cilíndricos, bicos para parquet, detritos metálicos, sifões de limpeza e outros.

Como funcionam os diferentes tipos de dispositivos?

Todos os aspiradores executam uma função - limpeza. Por que os dispositivos inventados e fabricados com um único propósito diferem tanto uns dos outros em forma, tamanho e princípio de operação?

Quando você conhece o dispositivo pela primeira vez, a localização do coletor de pó, o número de rodas ou o material do qual as mangueiras são feitas não parecem importantes. A compreensão do significado de cada detalhe ocorre durante a operação.

Vamos analisar as características de design e o princípio de funcionamento dos dispositivos dependendo dos tipos de coletor de pó e da funcionalidade dos dispositivos.

Aspirador com saco ou recipiente

Esquematicamente, o princípio de funcionamento deste dispositivo pode ser representado da seguinte forma. Através do bico e da mangueira, o ar cheio de poeira entra no dispositivo, ou seja, no coletor de pó - um saco ou filtro de ciclone.

Aspirador com recipiente
Em um aspirador de pó com recipiente, o lixo primeiro não cai em um saco, mas em um recipiente centrífugo especial, onde ficam retidas grandes frações

Então uma parte da sujeira permanece no recipiente, a outra se move pelos poros e flui em vórtice do tanque de armazenamento em direção ao motor. Para protegê-lo, foi inventado um filtro grosso.

Mas também não é o ideal – a sujeira vai até a saída e se aproxima do filtro fino (HEPA).

Unidades verticais compactas

A peculiaridade desse projeto é a ausência de mangueira. Às vezes, está incluído no kit e pode ser usado para realizar manipulações individuais. O papel do principal absorvedor de poeira vai para a escova - turbo ou “batedor”.

Dispositivo aspirador vertical
Dispositivos verticais modernos podem interagir com smartphones, graças aos quais o proprietário pode ajustar programaticamente a potência de sucção, ver quantos quilômetros o assistente doméstico percorreu e outras informações

O motor e o coletor de pó do dispositivo estão localizados em um tubo - o corpo da unidade. O motor não cria força de sucção, mas gira o eixo da escova. Nesse caso, o lixo parece ser “varrido” para o coletor de pó.

EM modelos verticais Existe também um módulo de sucção. Mas é usado quando o dispositivo é usado na horizontal.

Design de água filtrada

EM aspiradores com filtro aqua um método diferente é fornecido para limpar o ar que entra, daí as características estruturais. O dispositivo é externamente semelhante a um aspirador de pó tipo recipiente convencional - inclui um bico e uma mangueira, de onde os detritos caem no coletor de pó-aquafiltro.

Mas este último é feito em forma de frasco com água. A ideia dos engenheiros é que detritos e sujeira afundem sob a influência de fluxos de vórtices.

O que cria esses fluxos? Uma turbina ou separador girando dentro do frasco. Esta parte visível do motor levanta poeira e cria alta pressão. Este último “captura” partículas independentemente do tamanho, mergulha-as na água e não lhes dá chance de sair.

Nesses dispositivos, o formato da turbina e sua velocidade de rotação são importantes. Os fabricantes ainda precisam adicionar filtros a projetos que não são tecnicamente bem pensados. A declaração se aplica a modelos de separadores de orçamento.

Aspirador com filtro aqua Krausen
Em um dispositivo com filtro de água Krausen, a poeira se move através do tubo (1) para o filtro de água (2), então o separador (3) cria fluxos de vórtice de água (4) e atinge o coeficiente de purificação de ar ideal (5)

Esses aspiradores também não podem ser chamados de totalmente sem filtro, pois contêm um filtro protetor para o motor. Apenas engenheiros alemães conseguiram se livrar dele, que “costuraram” o motor em uma cápsula de aço inoxidável.Neste caso, o motor está protegido de forma confiável contra poeira e sujeira úmida.

Modificações integradas complexas

Esses dispositivos não são portáteis e geralmente são montados dentro das paredes. Seus bicos e mangueiras não estão conectados ao corpo do aspirador, mas são inseridos em tomadas pneumáticas localizadas em toda a área de operação pretendida do aparelho.

Aspirador embutido com mangueira longa
Os aspiradores embutidos não são muito comuns no dia a dia devido à necessidade de utilização de mangueiras compridas, o que dificulta a limpeza completa das instalações.

Nas paredes é instalada uma complexa cadeia de dutos de ar, por onde os resíduos coletados são direcionados para um coletor de pó comum. Este último encontra-se nas despensas ou na cave, se disponível.

A própria unidade inclui o motor e os filtros. A usina também costuma estar localizada em salas de serviço.

Características dos modelos de máquinas de lavar

A principal diferença de design entre máquinas de lavar e modelos com saco e recipiente é a presença de reservatório para água limpa e suja. Frações pequenas e grandes de sujeira afundam nesse recipiente.

A principal vantagem desse tanque é que o proprietário não precisa respirar poeira ao esvaziar o tanque.

Princípio de funcionamento de um aspirador de lavagem
O design do aspirador de lavagem possui reservatório adicional para água e detergente, bomba, canais de abastecimento de líquido integrados em mangueiras e tubos

Mas no design lavar aspiradores O motor também é protegido da umidade, o que aumenta significativamente o custo do aspirador. E a sujeira úmida se acumula no filtro HEPA, o que cria um terreno fértil para muitas bactérias.

Existem aspiradores de lavagem com gerador de vapor. Este dispositivo permite limpar superfícies com vapor sem o uso de produtos químicos.

Aspiradores robóticos de alta tecnologia

Os aspiradores robôs só apareceram há cerca de 10 anos. Seus designs são constantemente atualizados e aprimorados. Os dispositivos são criados de acordo com um design de bloco. Isso garante facilidade de manutenção e substituição de peças durante os reparos.

Elementos comuns aspirador robô, que estão disponíveis em todos os modelos:

  • escova lateral;
  • módulo de bloco;
  • base de carregamento;
  • sensores para detecção de obstáculos, poluição, diferenças de altura.

A operação de tal dispositivo é baseada em uma unidade de limpeza, navegação, mecanismos de acionamento e um dispositivo de bateria.

Sistemas de navegação de gadgets

O sistema de navegação de última geração consiste em laser, câmera, sensores internos e externos. A câmera lê um mapa da sala. Os lasers telêmetro transmitem a ela informações sobre a presença de objetos na sala e as distâncias entre eles.

O aparelho se move em linha reta tanto durante a limpeza quanto durante o processo de retorno à base.

Operação do aspirador robô
Os aspiradores robôs ainda não sabem descer escadas ou ultrapassar limites elevados. Os desenvolvedores estão tentando eliminar esse defeito nos gadgets inventando novos modelos.

Ainda existem à venda modelos cujo princípio de funcionamento é baseado apenas em sensores. Eles estão localizados na parte externa do dispositivo e dentro dele.

Com a ajuda deles, o robô navega no espaço e ajusta seu trabalho, além de perceber as áreas mais contaminadas e ter mais cuidado na limpeza.

Fita magnética também pode ser usada para navegar no robô. Cria uma barreira virtual além da qual o dispositivo não se move. Se o aspirador estiver equipado com uma câmara, faz leituras do teto e das paredes.

Processo de limpeza

Aqui os modelos diferem nos tipos de limpeza - para lavagem a seco e lavar aspiradores robôs. Na primeira, a escova lateral pega toda a sujeira e direciona para a escova central. O central tem superfície felpuda e é capaz de acumular cabelos e lã.

Escovas para aspirador robô
O desenho da escova frontal do robô é instalado com inclinação para dentro do aparelho, e a lateral possui fios flexíveis, o que garante uma coleta completa dos detritos

Em seguida, essas duas partes enviam o lixo para o coletor de pó, onde é comprimido pelas correntes de ar. E o ar passa pelos filtros para o exterior.

Dependendo do fabricante, os designs dos robôs diferem nas seguintes nuances:

  1. Pincéis principais. A maioria dos modelos possui dois deles - lã e borracha. Eles trabalham em pares. Alguns dispositivos são equipados apenas com borracha.
  2. Escovas laterais. Existem dispositivos que possuem uma escova lateral adicional embutida.
  3. Filtros. Os robôs são equipados com “guardanapos” padrão e HEPA multicamadas.
  4. Recipiente + potência do motor. O recipiente para coleta de resíduos pode ter volume de 0,4 a 1 litro. A potência de tais dispositivos é de 40 a 65 watts. Se os primeiros números são importantes durante a operação, os segundos não são importantes devido ao pequeno intervalo.

A principal parte de consumo dos aspiradores robóticos é a escova principal. A qualidade da limpeza depende disso, e não do motor, como acontece com as unidades convencionais.

Um aspirador de pó úmido possui em seu projeto um sistema de tanque de água e sprinkler. Ele pode coletar detritos, borrifar líquido, polir o chão e coletar água suja de volta ao tanque.

Existem modelos de robôs projetados para limpeza mista. O princípio de seu funcionamento é limpar superfícies lisas com pano e carpetes com escovas básicas.

Retornar à base

A etapa final do trabalho do robô é o seu retorno à base mãe.O dispositivo é alimentado por baterias. Se estiverem descarregados, o dispositivo desliga.

Retornando o aspirador robô à base
Existem robôs com programa que deixa o aparelho no local de limpeza, e o usuário força o retorno à base

O dispositivo reage automaticamente a uma percentagem de carga baixa. Usando um sensor especial, ele detecta um feixe infravermelho vindo da base e começa a se mover em direção a ele. Assim que o encontra, ele se acopla e carrega.

Detalhes construtivos e qualidade de limpeza

Algumas características de design do dispositivo afetam a qualidade da limpeza e a facilidade de uso. Por exemplo, uma mangueira. Deve ter diâmetro suficiente (pelo menos 5 cm) para não entupir com frequência.

Mangueira de aspirador
O comprimento da mangueira flexível é importante - quanto mais longo for o acessório, mais conveniente será a limpeza. Principalmente em salas de 15 metros quadrados. e mais. É necessário um comprimento de 2,5 m para limpar móveis altos e tetos

A resistência do material também é importante, caso contrário a peça irá rachar, o que reduzirá a força de sucção.

Além dos componentes principais, a qualidade de funcionamento do dispositivo também é influenciada por vedações, buchas e rolamentos. Se as juntas forem feitas de fluoropolímeros, isso garante sua estanqueidade.

Buchas e rolamentos feitos de fluoroplástico e poliamida prolongam a vida útil das partes móveis do dispositivo.

Para obter mais informações sobre os diferentes tipos de aspiradores, bem como dicas para escolher a unidade certa, consulte Este artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Análise do projeto e princípio de funcionamento de um aspirador com sensores de pressão e dois motores elétricos - na escova e no corpo do aparelho.

Os exemplos de vários modelos de aspiradores mostram claramente que, independentemente do tipo, todos servem igualmente como “aspiradores de pó”.Sua eficácia depende do sistema de filtragem, da potência do motor e da presença de vários bicos.

Qual aspirador você escolheu para sua casa ou apartamento? Diga-nos por que você escolheu um modelo específico e se está satisfeito com o desempenho do equipamento adquirido. Adicione avaliações, comentários e tire dúvidas - o formulário de contato está abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Durante muitos anos sofri com aspiradores que recolhiam o lixo em sacos. É muito difícil jogar o lixo fora do saco, acontece que a poeira se espalhou por todo o perímetro próximo ao balde. Agora compramos um aspirador potente com recipiente, agora o processo de limpeza é muito simples e os custos de mão de obra são mínimos. Eu gostaria de comprar um aspirador vertical, mas é muito mais caro do que um modelo normal com fio.

    • Anatólia

      É muito mais fácil jogar fora o lixo de um aspirador com saco do que sacudir e limpar o recipiente. Você acabou de abrir a tampa, puxou a etiqueta, o buraco foi lacrado e você vai jogar fora com as mãos limpas, ao invés de abrir o recipiente, tenha medo que um pouco do lixo voe em sua direção, então vá lavar as mãos após a limpeza o recipiente.. Não é para os fracos de coração.
      Além disso, a qualidade de limpeza dos sacos é superior à dos recipientes.
      mas se você não precisa de qualidade especial e os problemas com a limpeza do recipiente não o incomodam, então, claro, você pode usar um recipiente

  2. Cristina

    É importante para mim que o aspirador tenha alta potência, porque tem um gato em casa com cabelo comprido. É necessário que o aspirador consiga limpar tapetes e móveis com eficiência. É bom que existam bicos convenientes para móveis: planos e estreitos, para que você também possa remover migalhas. O cabo deve ser longo o suficiente para chegar ao final da sala.

  3. Vladislav

    Aspirador com filtro de água, a melhor escolha para casa. Após a limpeza, sem agitar, apenas despeje a água suja no vaso sanitário e coloque o aspirador de volta no lugar.

    • Júlia

      Ah, eu não diria que tudo é tão róseo para aspiradores de pó com filtro aqua. Lutei com o aspirador de pó Thomas com filtro aqua por algum tempo. O aspirador é volumoso e pesado. Talvez para você, como homem, isso não seja um sinal negativo, mas para mim não foi fácil de limpar. E não basta apenas derramar a água enquanto você escreve. Depois de CADA limpeza é preciso lavar os recipientes, eles demoram muito para secar e, se não secar bem, começam a ficar com cheiro de mofo. Pelo que me lembro, ele estremece.

      Agora quero comprar um aspirador de pó compacto e prático com ciclone. Eles escrevem que uma de suas desvantagens significativas é a pouca capacidade de remover pelos de animais, mas eu não tenho nenhum, então isso não é um problema.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica