Postes de iluminação movidos a energia solar: tipos, análise e comparação de fabricantes

Recentemente, as lâmpadas de rua movidas a energia solar se difundiram, combinando eficiência e design atraente.Esses modelos são utilizados não apenas como fonte de luz artificial, mas também para decoração paisagística - decoração de quintal ou casa de veraneio.

Apresentaremos o princípio de funcionamento e o design dos dispositivos de iluminação pública, cujo funcionamento se baseia no aproveitamento da luz solar. Nosso artigo lista os principais fabricantes cujos produtos têm uma demanda merecida. São fornecidas recomendações de operação para prolongar a vida útil.

Design e princípio de operação

O design de dispositivos de iluminação com baterias solares é simples e acessível. A lanterna consiste em alguns elementos, cada um dos quais com uma função específica.

Se desejar, você mesmo pode fazer a lâmpada usando um diagrama simples para conectar as peças.

Projeto de lâmpada solar
O princípio de funcionamento das lâmpadas solares é baseado na conversão de partículas de luz em energia elétrica, que é utilizada para iluminar a área

Detalhes principais:

  • Painel (chip). A parte principal é um módulo fotovoltaico semicondutor, responsável por transformar luz em eletricidade.
  • Bateria embutida. Unidade que permite acumular e armazenar a energia elétrica recebida durante o dia.
  • Elementos brilhantes. Lâmpadas com baterias solares geralmente utilizam lâmpadas LED que consomem o mínimo de energia. A opção padrão são elementos classificados em 0,06 W.
  • Quadro. A carcaça externa do produto, projetada para acomodar o abajur e a luminária. Para alguns modelos, são fornecidos componentes ópticos adicionais para garantir a distribuição ideal dos raios de luz.
  • Controlador (interruptor). Um dispositivo que controla o modo de configuração e otimiza o processo de carga/descarga da bateria. Geralmente, controlador também é responsável por ligar e desligar automaticamente a iluminação.

A parte mecânica do design da lâmpada é o suporte. Dependendo do modelo, o projeto pode incluir um apoio para os pés (poste) de alturas variadas ou um suporte projetado para uma base vertical ou outra.

Os controladores podem ser externos (para um sistema de iluminação) ou integrados.

Prós e contras de dispositivos movidos a energia solar

Como qualquer dispositivo, a tecnologia de iluminação solar tem suas vantagens e desvantagens, que é melhor conhecer com antecedência.

Vantagens das lâmpadas recarregáveis

A principal vantagem de tais dispositivos é a sua relação custo-benefício: como o funcionamento dos produtos não requer eletricidade, gás, querosene ou outras fontes de energia, os custos de iluminação são significativamente reduzidos.

Custo-benefício das lanternas solares
Os fundos gastos na compra de luz solar podem ser rapidamente devolvidos devido à economia nas contas regulares de eletricidade

Além disso, as vantagens dessa tecnologia de iluminação incluem:

  • Amizade ambiental. Aplicação de energia solar permite reduzir o consumo de recursos naturais não renováveis ​​(gás natural, petróleo, carvão).Além disso, os dispositivos de iluminação que utilizam baterias solares não emitem substâncias nocivas e não prejudicam a atmosfera terrestre.
  • Instalação conveniente. Graças ao funcionamento autônomo, as lâmpadas solares não requerem conexão a fios, instalação de cabos ou conexão à rede. Isso garante uma operação confortável dos dispositivos, eliminando situações de emergência que muitas vezes surgem devido a fios quebrados.
  • Mobilidade. As lanternas podem ser movidas livremente dentro dos limites da casa de verão ou fora dela.
  • Segurança completa No trabalho. Lâmpadas alimentadas por baterias solares podem ser tocadas sem medo de choque elétrico.
  • Modo automático trabalhar. Os dispositivos não precisam ser ligados e desligados à força: com a ajuda de um controlador, a luz acende imediatamente ao anoitecer e apaga quando o sol aparece.
  • Grande escolha. A gama de dispositivos de iluminação é extremamente grande. Você pode encontrar uma variedade de modelos à venda, variando em potência, tamanho, formato, design e cor.

No entanto, esta tecnologia de iluminação também tem as suas desvantagens.

Desvantagens dos dispositivos de iluminação

Os pontos fracos de tais estruturas incluem:

  • Dependência da atividade solar. As poucas horas de luz do dia no outono ou inverno, bem como o tempo nublado, podem impedir que as lanternas recebam a quantidade necessária de luz solar, razão pela qual a sua carga durará apenas um curto período de tempo (4-5 horas).
  • Dificuldade de reparo. As baterias das lâmpadas não podem ser reparadas, e é por isso que os dispositivos defeituosos geralmente exigem substituição.

Apesar de alguns modelos serem projetados para operar na faixa de temperatura de -50 a +50Ó C, no inverno, muitas vezes são possíveis avarias baterias, coletando e armazenando a energia gerada por dispositivos solares.

Tipos de lâmpadas solares

Existem diversas opções para classificar os equipamentos de iluminação utilizados em uma organização iluminação pública nas ruas da cidade e áreas suburbanas.

Com base nos materiais usados ​​para fazer os dispositivos

Para a fabricação de carcaças de lâmpadas, são utilizados vários tipos de plástico durável, bronze, aço, ligas e madeira. Como os produtos são destinados ao uso ao ar livre, o material é frequentemente tratado com meios especiais: os metais são adicionalmente revestidos com tinta anticorrosiva e a madeira é revestida com um revestimento que protege contra o apodrecimento e o ressecamento.

Vários tipos de vidro são usados ​​​​para fazer abajures:

  • Superfícies lisas que transmitem luz ao máximo.
  • Vidro reflexivo que não reflete a luz solar direta. Este material é ideal para postes de iluminação pública, pois permite “ganhar” o máximo de luz mesmo em tempo nublado.
  • Vidro temperado com maior resistência e resistência aos esforços mecânicos.

As lâmpadas de vidro temperado são um pouco mais caras, mas têm uma vida útil mais longa.

Divisão por tipo de bateria

As luzes solares normalmente têm dois tipos de baterias usadas para converter a luz solar em eletricidade:

  • Baterias de níquel-cádmio com capacidade de 600-700 mAh. O carregamento de lâmpadas produzidas a partir de uma bateria de níquel-cádmio geralmente dura de 8 a 10 horas.
  • Um tipo mais moderno são as baterias de níquel-hidreto metálico.

Os modelos de níquel-hidreto metálico são mais caros, mas seu uso é economicamente vantajoso, uma vez que tais lâmpadas têm uma vida útil prolongada.

Tipo de silício para células fotoeletrônicas

Os seguintes tipos de silício podem ser utilizados na fabricação do módulo principal:

  • Policristalino. Utilizado na produção dos tipos de baterias mais baratos. Esses produtos perdem rapidamente seu potencial e já a partir da segunda temporada não funcionam mais do que 4 a 6 horas por dia.
  • Multicristalino. Os módulos são mais duráveis ​​e duráveis. Com uso adequado, sua vida útil é de vários anos.
  • Elementos monocristalinos. A opção mais confiável, com maior resistência às influências naturais e à influência de ambientes agressivos. A desvantagem desses produtos é o preço alto.

Ao escolher um módulo, deve-se levar em consideração as especificidades de operação. Para uso durante todo o ano, é melhor escolher elementos multi e monocristalinos, enquanto para lâmpadas decorativas, projetadas para uso ocasional no verão, os elementos policristalinos costumam ser suficientes.

Tipo de dispositivo e design

A aparência das lâmpadas solares pode ter uma grande variedade de formas e configurações.

montado na parede (fachada) luzes.Esses modelos são fixados nas paredes externas das casas ou em outras superfícies verticais.

Você deve selecionar cuidadosamente a localização de tais dispositivos, pois seu correto funcionamento requer um fluxo abundante de luz solar. Como em dias nublados a carga fraca da bateria pode não ser suficiente para durar a noite toda, é melhor duplicar as lâmpadas solares pelas tradicionais.

Luzes de fachada movidas a energia solar
As lanternas de fachada não só iluminam o espaço, mas também destacam detalhes arquitetônicos interessantes - neste caso, o acabamento dos mezaninos

Pendurado lâmpadas. Esses dispositivos se assemelham aos de parede, mas os fixadores permitem que sejam conectados em quase qualquer lugar, por exemplo, em grades de pontes, balaústres de gazebos ou galhos de árvores.

Da mesma forma, você pode destacar um parque infantil ou churrasqueira, criar uma decoração festiva em um local de festa ou decorar um abeto vivo para o Ano Novo.

Luzes solares penduradas
Lâmpadas solares suspensas são frequentemente usadas para fins decorativos. As composições criadas a partir delas servirão de decoração luminosa para vários recantos da casa de veraneio.

Rua lanternas em postes. Inicialmente, tais dispositivos destinavam-se a iluminar grandes espaços urbanos. Em grandes áreas povoadas são utilizadas como alternativa às lâmpadas convencionais. Elementos semelhantes também são muito utilizados no país: não só iluminam o quintal e o jardim, mas também unem as áreas em um único todo.

Luzes de rua solares
Os postes de luz em postes, via de regra, servem para iluminar as principais áreas de uma casa de veraneio: a entrada da casa, o alpendre, o portão, o caminho central

Parque lâmpadas. Esses dispositivos usam painéis grandes.Os dispositivos, geralmente feitos de aço inoxidável, possuem maior nível de resistência à umidade e grande capacidade de bateria.

Graças ao aumento da reserva de energia, podem funcionar vários dias. Ao mesmo tempo, o tempo nublado a longo prazo torna impossível carregá-los.

Lâmpadas de parque
As lâmpadas de parque podem ser usadas para iluminar grandes espaços. Células solares de grande porte permitem acumular uma quantidade suficiente de energia elétrica

Chão (gramado) lâmpadas. Esses dispositivos têm uma pequena perna presa no chão ou um poste de suporte bastante alto. Os modelos são mais frequentemente usados ​​​​para destacar caminhos e caminhos, bem como para iluminação decorativa de gramados.

Lâmpadas de gramado
As luminárias de gramado também têm um valor prático: podem servir como fonte adicional de luz para as plantas, ajudando a prolongar o horário de verão

Graças à perna pontiaguda, esses dispositivos são fáceis de instalar nos lugares certos: o suporte simplesmente gruda no solo. Devido a isso, pequenos lâmpadas de gramado pode ser facilmente movido para outro local ou simplesmente removido por um tempo (por exemplo, se você planeja cortar a grama).

Além do design de áreas, tais dispositivos também encontram outras áreas de aplicação: são utilizados, por exemplo, para iluminar outdoors.

Lâmpadas decorativas
Candeeiros decorativos em forma de figuras diversas podem servir de toque final a uma composição paisagística, complementando um canteiro de flores ou um conjunto de arbustos

Decorativo dispositivos. Pequenos elementos que emitem luz suave podem ter uma grande variedade de formas: figuras de animais, personagens de contos de fadas, flores, pedras. Eles são usados ​​para destacar os lugares mais espetaculares de uma casa de verão, por exemplo, uma colina alpina, uma ponte decorativa, uma fonte e árvores exóticas.

Lanternas para decorar lagos
Os fabricantes também produzem lanternas especiais para decorar lagos. Para a fabricação de tais modelos, são utilizados plásticos impermeáveis ​​​​e ligas especialmente duráveis.

Para colocação na água (fonte). Tipos especiais de equipamentos de iluminação são fornecidos para iluminar reservatórios. Esses modelos aumentaram a resistência à umidade e as propriedades anticorrosivas.

Fabricantes conhecidos de lâmpadas solares

Dispositivos movidos a energia solar são produzidos por dezenas de fabricantes nacionais e estrangeiros. As seguintes grandes empresas conceituadas podem ser particularmente destacadas.

Globo (Áustria). Empresa austríaca que se dedica à produção de lâmpadas, incluindo dispositivos alimentados por baterias solares. A empresa foi fundada em 1995 e já em 2009 tornou-se uma das cinco empresas europeias - líderes na produção de dispositivos de iluminação. Os produtos são exportados para 20 países, incluindo a Federação Russa.

Lâmpadas solares Globo
Designers famosos participam da criação de modelos para a Globo. Graças a isso, os produtos da empresa distinguem-se não só pelas elevadas propriedades técnicas, mas também pelo design atraente.

A Globo conquistou a reputação de ser uma criadora de tendências na área de tecnologia de iluminação: novidades interessantes aparecem constantemente nas coleções da empresa. Os produtos da empresa são muito populares devido à ótima relação custo e características técnicas.

Novotech (Hungria). A Novotech entrou no mercado de produtos de iluminação no início dos anos 2000.Entre as lâmpadas solares produzidas pela empresa, há tanto opções econômicas feitas de plástico e ligas metálicas baratas, quanto modelos caros, para cuja produção são utilizados vidro colorido e corrugado, bronze, aço inoxidável e materiais naturais.

Os produtos da empresa distinguem-se não só pelo design original, mas também pelo aumento da funcionalidade, uma vez que na concepção dos produtos é dada especial atenção às características operacionais.

Considerações cuidadosas de projeto, levando em consideração as condições ambientais, garantem a confiabilidade e durabilidade de todos os produtos Novotech, que, segundo estimativas de especialistas, apresentam o menor grau de defeitos e o mais alto nível de proteção.

Feron (China). Fundada em 1999, a empresa é atualmente considerada uma das líderes mundiais em tecnologia de iluminação. Aqui são produzidos 4.000 tipos diferentes de produtos, sendo uma parte significativa do sortimento ocupada por produtos movidos a energia solar.

Lâmpadas solares Feron
A empresa Feron produz uma vasta gama de lâmpadas decorativas, de parque, de fachada e outras lâmpadas movidas a energia solar. Materiais modernos e linhas de alta tecnologia são utilizados em sua produção.

Ao projetar novas coleções, os especialistas da empresa levam em consideração as altas demandas dos consumidores pela qualidade e design dos produtos. Todos os equipamentos de iluminação são produzidos com tecnologias inovadoras com controle obrigatório em três estágios.

Os colaboradores da empresa aprimoram constantemente os designs e processos de fabricação, acompanhando as tendências da moda no design de lâmpadas, bem como o surgimento de novos materiais no mercado. Muita atenção é dada à logística, o que permite à Feron manter preços acessíveis para todas as linhas da marca.

"Iniciar" (Rússia-China). A produção de produtos com a marca nacional “Start” começou em 2005. Esta marca oferece diversos produtos de iluminação, incluindo baterias, extensões, diversos tipos de lâmpadas e luminárias.

Os compradores também encontrarão uma ampla seleção de lanternas movidas a energia solar projetadas para iluminar áreas de jardim. Todos os produtos Start têm um design inteligente, boa qualidade e um preço acessível.

MW-Light (Alemanha). Uma empresa em desenvolvimento dinâmico que fornece equipamentos de iluminação para muitos países da Europa Ocidental e Oriental. Os produtos MW-LIGHT apareceram no mercado russo em 2004, ganhando imediatamente grande popularidade.

A empresa é especializada na produção e distribuição de diversos dispositivos de iluminação para interiores e paisagens, prestando especial atenção ao fabrico de dispositivos alimentados por baterias solares.

O catálogo é dominado por produtos de estilo clássico. Todos eles se distinguem por seu design cuidadoso, confiabilidade, durabilidade e funcionalidade.

Cuidados com a lâmpada solar

Para que dispositivos alimentados por baterias solares funcionem adequadamente por muito tempo, é necessário seguir uma série de regras:

  • Para garantir que a quantidade máxima de luz entre na bateria, você deve limpar regularmente a superfície externa com um pano macio levemente umedecido com água.
  • Nos designs de pequenas lâmpadas decorativas, via de regra, são utilizadas baterias não muito potentes, que desligam em baixas temperaturas. É melhor guardar esses produtos em quartos escuros (sótão, armário) para o inverno.
  • Os modelos de postes de luz geralmente não têm medo do gelo e do frio persistente: suas baterias são projetadas para funcionar o ano todo. Porém, se os proprietários não pretendem utilizar os aparelhos durante o inverno, é melhor levá-los para as despensas. Neste caso, as lâmpadas devem estar bem cobertas para evitar o carregamento automático das baterias.
  • Com a lâmpada instalada, você pode tentar remover a bateria do gabinete e, depois que ela estiver completamente descarregada, guarde o aparelho em um local fresco e seco.

Durante o tempo chuvoso, também é recomendável limpar as luzes com um pano ou pano seco.

Solução de problemas de dispositivos solares

O defeito mais comum é a quebra na conexão entre a bateria e o recipiente de energia, que pode ser causada pela oxidação de partículas na área do fixador. Para reparos, muitas vezes basta desmontar a lâmpada, limpar os pólos da bateria e os contatos do recipiente de alimentação.

A causa do problema também pode ser um fio quebrado. Para detectar o problema, você deve verificar a área de solda em uma sala escura. Se for detectada uma ruptura, ela pode ser soldada a frio. Se a reparação não trouxer os resultados desejados, a luminária deverá ser descartada.

Você mesmo pode lidar com problemas típicos na operação de luzes de rua em geradores solares:

Após a desmontagem, as lâmpadas solares devem ser montadas cuidadosamente e as juntas da caixa tratadas com selante.

O que procurar ao escolher

Ao escolher a iluminação pública solar, é importante observar uma série de características.

Quantidade e potência diodos emissores de luz (LED). A intensidade da iluminação depende deste recurso. As lanternas podem ter um ou mais elementos de iluminação, cuja potência padrão é de 0,06 W. Dispositivos com uma lâmpada se distinguem pela luz difusa suave, enquanto dispositivos com várias lâmpadas fornecem iluminação uniforme e brilhante.

Capacidade de carga. Quanto maior o nível de energia solar convertida armazenada na bateria, maior será sua vida útil. Para operar durante a noite, é recomendável escolher dispositivos com bateria de pelo menos 3V.

Luzes de rua em um poste
Quanto mais alta for a coluna do aparelho onde está instalada a lâmpada solar, maior será a área da casa de veraneio que ela pode iluminar

Controladores de alta qualidade. O correto funcionamento das lâmpadas movidas a energia solar depende em grande parte dos dispositivos controladores que controlam o funcionamento das baterias. As elevadas características técnicas de tais dispositivos garantem a durabilidade da estrutura.

Capacidade de trabalhar em condições difíceis. É importante verificar o grau de proteção de uma luminária destinada ao uso externo. A marcação IP fornece esta informação. Para trabalhar ao ar livre, esse número deve ultrapassar 44, e na água – 67.

Pacote. Os dispositivos devem ser bem embalados e as principais características do dispositivo devem estar impressas no invólucro externo.

Projeto. É desejável que os elementos coincidam em estilo com o desenho do quintal e/ou casa de veraneio.Não vale a pena colocar lâmpadas decorativas em forma de gnomos em um jardim japonês.

Dispositivos em forma de pedras ou figuras abstratas ficarão melhor aqui. Para áreas com design rústico, são indicadas estatuetas em forma de cegonha, corvo, raposa e outros animais.

Ele apresentará o princípio de operação e os fundamentos da escolha de fotorrelés para sistemas de iluminação pública. próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo apresentado descreve detalhadamente o design de lanternas solares e diversas opções de dispositivos de iluminação que funcionam com baterias solares.

As lâmpadas alimentadas por painéis solares combinam com sucesso funcionalidade e decoratividade. Dispositivos corretamente selecionados servirão por muito tempo e de forma confiável, decorando a área com luzes brilhantes e alegres.

Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo. Conte-nos como você organizou o local e instalou luminárias nele. Compartilhe informações úteis, tire dúvidas, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Arcádio

    É um sonho antigo tentar instalar essas lâmpadas em minha propriedade. Mas os mais simples, que ficam simplesmente cravados no chão ao longo do caminho, parecem, francamente, um brinquedo chinês. E acho que eles funcionarão na mesma quantidade de tempo. E para modelos mais sérios o preço já não é baixo... Então duvido. Além disso, eles estão preocupados com sua forte dependência da duração do dia e do clima. Acontece que onde moro (perto de Murmansk) eles não são muito relevantes.Gostaria de saber se é possível reconectá-los de alguma forma a outra fonte de energia? Por exemplo, se a bateria de uma lâmpada foi carregada em um dia, ela funciona com ela e, caso contrário, com gerador ou mesmo com rede elétrica?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      De que adianta reconectar, basta olhar os postes de luz da rede, há muitos tipos para escolher. É claro que, no clima de Murmansk, as lâmpadas movidas a energia solar serão ineficazes. E no verão não é verdade que terão tempo para carregar, e no inverno também há geadas, em condições em que seu desempenho é geralmente questionável. Você está apenas jogando dinheiro fora.

  2. Irina

    Meu quintal é decorado com luzes movidas a energia solar em postes e a iluminação do gramado é fornecida por luzes de solo (luzes de gramado). Escolhi lâmpadas da empresa alemã MW-Light. Eles têm muitas vantagens. A única desvantagem é que no inverno não há energia solar suficiente e nos dias mais frios vários deles quebram, mas substituí-los não é difícil.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica