Lâmpadas de gramado movidas a energia solar: dispositivo, como escolher + nuances de instalação
A iluminação da área adjacente à casa é um dos pontos-chave na organização de uma área suburbana.Hoje, como uma alternativa válida às lâmpadas decorativas conectadas à fonte de alimentação, os análogos alimentados por células solares são cada vez mais utilizados.
Como funcionam as luzes de gramado movidas a energia solar e quais parâmetros considerar ao escolher os produtos serão discutidos no artigo.
O conteúdo do artigo:
O princípio de funcionamento das lâmpadas solares
As lâmpadas de gramado movidas a energia solar são, na maioria dos casos, usadas como iluminação adicional para composições paisagísticas no local e em cantos abertos e remotos do jardim.
Esses dispositivos de iluminação são uma verdadeira salvação em situações em que não é economicamente rentável instalar iluminação elétrica na rua ou simplesmente não há como instalar a complicada comutação de cabos.
O princípio de funcionamento das lâmpadas movidas a energia solar é simples. A bateria embutida no corpo do aparelho produz corrente elétrica sob a influência dos raios ultravioleta. Esta corrente elétrica recarrega a bateria. Ele, por sua vez, alimenta o LED conectado, que, utilizando a energia acumulada durante o dia, ilumina os próximos 1,5-2 metros no escuro.
Os principais elementos das lâmpadas solares são:
- Armazenamento de bateria. Um elemento em forma de vidro escuro está localizado na parte superior da lanterna para acumular o máximo de luz natural.
- Matriz LED. Uma fonte que emite luz quando uma corrente elétrica passa por ela.
- Bateria elétrica.
- Sensor de luz – elemento fotossensível.
- Microprocessador. Este elemento, dependendo da tensão, ajusta o brilho do LED e, quando a bateria está descarregada ao nível mínimo, desliga-o completamente. Nos modelos de orçamento, esta função é executada por um transistor.
- Fotocélula. Um dispositivo semicondutor feito com bateria solar em uma unidade comum. Sua principal função é ligar o dispositivo de iluminação e converter a energia luminosa em energia elétrica.
O tempo de operação do dispositivo depende da capacidade da bateria. As luzes solares funcionam por cerca de 8 horas quando a bateria está totalmente carregada.
Todas as luzes de gramado deste tipo estão equipadas com Lampadas de led. Esta decisão é explicada pelo fato de a iluminação LED consumir muito pouca energia e não criar um fluxo luminoso cintilante. Isto é especialmente verdadeiro quando o desempenho do fotopanel é baixo.
As lâmpadas LED podem ser de cores diferentes. Isso permite selecionar a iluminação da tonalidade desejada, criando padrões de cores espetaculares nos gramados.
Vantagens e desvantagens dos dispositivos
A principal vantagem de tais dispositivos de iluminação é que a qualidade do seu trabalho não depende das condições climáticas. Isso se deve ao fato dos raios ultravioleta serem capazes de penetrar até mesmo através da cortina de nuvens.
As vantagens inegáveis de tais lâmpadas para gramado também incluem:
- Autonomia – a capacidade de colocar cada lanterna independentemente de outras luminárias em qualquer lugar do jardim.
- Amizade ambiental – os aparelhos não emitem substâncias nocivas para a atmosfera e não prejudicam o meio ambiente.
- Econômico – as lanternas cumprem perfeitamente a tarefa que lhes é atribuída e ao mesmo tempo consomem energia elétrica.
- Confiabilidade – as caixas dos dispositivos protegem bem as baterias embutidas contra poeira e umidade e, portanto, podem ser instaladas com segurança em gramados próximos a fontes de água.
- Fácil de instalar – para instalar o dispositivo, não é necessário usar nenhum componente ou instalar equipamentos adicionais.
As opções de design para luminárias de gramado são variadas, tornando-as convenientes para combinar com o projeto paisagístico já criado no local.
A única desvantagem das lâmpadas movidas a energia solar é a sua vulnerabilidade a temperaturas abaixo de zero. Portanto, no inverno, é melhor colocar os dispositivos portáteis em uma sala fechada e quente.
Principais tipos de luminárias de gramado
Embora as luzes movidas a energia solar à venda sejam famosas por sua variedade, existem apenas dois tipos de luzes para gramado. A razão para tal é que com este tipo de iluminação o destaque não está na área coberta do equipamento, mas sim na sua componente decorativa.
As luminárias de gramado vêm em dois tipos: modelos decorativos e designs com pernas. Cada um tem suas próprias características.
Modelos decorativos para canteiros de flores
Os modelos do tipo decorativo são dispositivos com base larga e fáceis de instalar em qualquer superfície plana. As versões de design dos invólucros de tais dispositivos são infinitamente variadas.
As lâmpadas decorativas são produzidas na forma de estatuetas de heróis fantásticos, bichinhos fofos, casinhas chiques em miniatura e até pedras preciosas.
A principal característica da iluminação decorativa é que ela cria uma luz fraca que cobre apenas um pequeno raio ao redor do dispositivo.
Desenhos com pernas
Tais dispositivos de iluminação requerem fixação por recesso. O elemento luminoso, em forma de bola ou cone, está localizado sobre uma pequena perna.
Candeeiros de pé servem para realçar os contornos de relvados e relvados, delimitar canteiros de flores e realçar caminhos no jardim. A altura desses modelos é de cerca de 30 centímetros. Quando a perna é aprofundada, a iluminação fica localizada quase na superfície do gramado.
Para criar detalhes decorativos e iluminar uma grande área, use luminárias de gramado com haste de cerca de meio metro de comprimento.As hastes pontiagudas desses produtos são coroadas por corpos com elementos luminosos, feitos em forma de flores com folhagens vazadas, ou de pássaros voando alto ou borboletas esvoaçantes.
A seleção de fotos a seguir irá familiarizá-lo com o design típico de uma luminária de gramado alimentada por energia solar:
Também recomendamos a leitura de nosso outro artigo, onde falamos sobre como organizar a iluminação pública movida a energia solar em seu próprio local. Mais detalhes - acesse link.
Critérios para escolher sabiamente
As lâmpadas de gramado são projetadas para uso externo e, portanto, os invólucros desses dispositivos são feitos de materiais resistentes à precipitação. Plástico ou metal atendem melhor à tarefa.
Na hora de escolher um aparelho, siga a regra: quanto maior a área da bateria, mais intensa será a liberação de energia solar.
Mais dois parâmetros são importantes:
- Modificação da fotocélula.
- Tipo de vidro para abajur.
A base para a fabricação de fotocélulas instaladas em modelos econômicos de luminárias de rua é a pedra policristalina. Em termos de parâmetros operacionais, é inferior ao silício multi e monocristalino.
Os mais confiáveis são os elementos do módulo fotoeletrônico feitos à base de silício monocristalino. Em contato direto com o ar, são instantaneamente recobertos por uma película protetora de óxido, que não interfere na dispersão da luz. Mas devido a isso, eles são caracterizados por uma maior resistência às mudanças climáticas e às influências químicas.
Quanto à capacidade de refletir e espalhar os raios de luz, os produtos com vidro temperado apresentam as melhores qualidades. Se se deseja criar radiação difusa, deve-se dar preferência aos modelos com vidros estruturados reflexivos.
Nuances da instalação de luminárias
As lâmpadas com painéis solares embutidos devem ser colocadas de forma que os raios solares as atinjam em linha reta.
Os modelos para gramado são equipados com uma perna especial em forma de estaca. Para fixar a luminária na superfície, basta enterrar a estaca no chão. Você pode fazer isso manualmente. O principal é não usar força excessiva para não quebrar o aparelho.
Se for necessário instalá-lo em terra densa e compactada, antes de aprofundar a estaca é necessário preparar o local. Para isso, no local onde será colocada a luminária, solte o solo com um forcado ou pá e, a seguir, faça uma depressão. Depois de instalar a perna do dispositivo, resta compactar cuidadosamente a terra ao seu redor e nivelar a superfície.
Cuidar de tais dispositivos de iluminação envolve limpar periodicamente as caixas dos dispositivos contra poeira e sujeira. E o principal é retirar a poeira e pequenos detritos que grudam na parte superior da caixa onde está localizada a bateria solar. É melhor limpar com um pano macio e úmido para minimizar danos à película protetora aplicada na parte superior.
Para remover sujeira pesada do plexiglass, é permitido o uso de detergentes próprios para limpeza de vidros. Não é permitido o uso de pastas e pós abrasivos para esse fim, pois são contraindicados para plexiglass.
Conforme observado acima, no inverno é melhor colocar luminárias portáteis em casa. As únicas exceções são os modelos para todas as estações, que suportam facilmente quaisquer flutuações de temperatura e influências ambientais negativas.
Métodos para eliminar os principais tipos de avarias
O mau funcionamento mais comum de dispositivos de iluminação deste tipo é uma falha na relação entre a bateria e a caixa de energia. Isso ocorre como resultado da oxidação das partículas nos pontos de junção. Alguns “artesãos” resolvem o problema batendo no aparelho. Mas tais ações têm apenas um efeito de curto prazo e também podem danificar o equipamento.
Caso o contato seja interrompido devido ao deslocamento da bateria em relação aos contatos do recipiente, é necessário retirar a bateria e a seguir retirar com cuidado a mola negativa. O problema pode ser eliminado desmontando a lâmpada: é necessário limpar os contatos dos pólos da bateria e do recipiente de energia com uma lixa.
Futuramente, para evitar que a bateria se mova, ela poderá ser fixada no gabinete com fita dupla-face.
Há situações em que, ao guardar a lanterna na sombra por muito tempo, a bateria para de carregar. Neste caso, você precisa usar um testador para verificar a tensão da bateria. As leituras de tensão devem estar na faixa de 1,1-1,4 V. Se os valores medidos corresponderem aos valores padrão, é necessário colocar a lanterna na área iluminada máxima para recarregar a bateria.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Uma análise dos recursos de design e características dos dispositivos que utilizam fotocélulas irá ajudá-lo com escolhendo lâmpadas para paisagismo da área local.
Como funciona uma lanterna com bateria solar embutida:
Revisão de lâmpadas LED para gramados e canteiros de flores:
Iluminar uma área suburbana com lâmpadas movidas a energia solar é bastante lucrativo e econômico.Ao colocar essa iluminação no seu jardim, você pode facilmente obter um efeito em que mesmo plantas herbáceas pouco apresentáveis, que não têm muito valor estético durante o dia, “brilharão” à noite.
Que tipo de luminária de gramado você usa em sua área suburbana? Por favor, compartilhe suas impressões sobre como usá-los e fotos das lâmpadas. Diga-nos se você está satisfeito com o desempenho dos dispositivos. Deixe seus comentários no bloco abaixo do artigo.
Colocamos essas lâmpadas nos caminhos da dacha, ficou muito bonito. Claro que fornecem pouca luz, mas marcam o caminho e ninguém mais tropeça, mesmo que tenha deixado um regador no caminho. Escolhemos aqueles com perna alta para que menos poeira e sujeira se acumulassem sobre eles. Também é melhor pensar imediatamente em flores para a borda. No primeiro ano, nossas lâmpadas estavam cobertas de flores, então tivemos que cercá-las de alguma forma.
Com a ajuda dessas lâmpadas iluminamos o quintal da dacha. Eles não só destacam o espaço, mas também o decoram. Temos em forma de flores e borboletas - muito lindas. É verdade que quando está nublado, eles carregam mal e desligam rapidamente à noite. E eles estão praticamente irreparáveis. Dois de nós paramos de trabalhar. Meu marido é eletricista e consegue consertar qualquer coisa, até lâmpadas LED. Mas não consegui fazer essas lâmpadas brilharem novamente. Eu tive que jogar fora. Bem, não importa, eles trabalharam muito e os substituíram por outros. Eles não são tão caros. No verão gostamos de ficar no quintal até meia-noite. Com esta iluminação cria-se um ambiente muito romântico.